O Planeta TV

"Vidas em Jogo": Vivendo e aprendendo a jogar...

Por: Jeferson Cardoso

"Vidas em Jogo": Vivendo e aprendendo a jogar...

Estou impressionado com a atual fase da novela "Vidas em Jogo". A trama de Cristianne Fridman está sensacional. Uma pena a Rede Record pretende exibi-la até abril, totalizando 240 capítulos, o que deve prejudicar o seu ritmo. Escrever novela na Record não é fácil, meus queridos. No entanto, confio no talento da autora e de sua equipe.

Na última crítica feita á novela, disse que ela ainda não havia começado. É verdade, a autora – por motivos óbvios já que precisará escrever 240 capítulos – empurrou algumas tramas para a segunda parte, que teve início no centésimo capítulo.

A grande virada na novela aconteceu com um incêndio no restaurante de Severino (Paulo Cesar Grande). A autora eliminou dois personagens Belmiro (Ricardo Petraglia) e Hermezinda (Bia Montez), que não tinham mais função na trama, e aproveitou para criar novas situações. Jorge (Sacha Bali) ficou com o rosto desfigurado e Daniel (Guilherme Prates) cego.

O incêndio criminoso, ao que tudo indica, foi cometido por alguém que faz parte do bolão. A princípio suspeito da Dona Augusta (Denise Del Vecchio). No entanto, chama a atenção a dupla personalidade dos personagens e, às vezes, fico confuso. A verdade é que "Vidas em Jogo" é uma trama interessante e se fosse mais curta seria perfeita.

Através da personagem Zizi, brilhantemente interpretada por Lucinha Lins, a autora aumentou a carga dramática, o que segundo a minha concepção era uma das coisas que faltava à trama. Essa personagem, pra mim, é a melhor de "Vidas em Jogo". Lucinha Lins, merecidamente, ganhou status de protagonista e vem dando show. Acho injusto não incluí-la na lista de melhor atriz do ano ao lado de Cássia Kiss, Lília Cabral, Glória Pires e Ana Beatriz Nogueira.

A audiência de "Vidas em Jogo" é baixa? Não! Só não é surpreendente. Particulamente, torcia para que o folhetim alcançasse uma média em torno dos 13 pontos, no entanto, a trama acumula 11 pontos. A TV como um todo, nos últimos anos, vem perdendo audiência, mas isto não justifica o desempenho da trama. A Rede Globo conseguiu emplacar programas populares como, por exemplo, "Tapas & Beijos". Idem, a Band com "CQC", "A Liga" e "Polícia 24H". A forte concorrência, meus caros, prejudica os índices do folhetim. Restam ainda seis meses para "Vidas em Jogo" atingir a marca dos 12 pontos, o que deve acontecer.

Outro dia um jornalista conceituado disse que "Vidas em Jogo" poderia ser encurtada por causa de sua audiência. Acredito que isto não chegou a ser cogitado, mas se a Record não está satisfeita com os 11,2 pontos de "Vidas" é bom ela ir se preparando porque a substituta, assinada por Lauro César Muniz, vai deixá-la desesperada e de cabelos em pé.

Expectativa!!!

Finalmente voltarei a acompanhar uma novela das sete. Nada contra "Morde & Assopra", apenas não curti a novela de Walcyr Carrasco. Já disse e reafirmo: cansei das mesmices do autor. Enfim, que venha Miguel Falabella.

Infelizmente, "Aquele Beijo" estreia numa semana complicadíssima. É início do horário de verão e, para variar, enfrentará os jogos do Pan-Americano (Vôlei e Futebol). A Rede Globo poderia ter evitado esse "choque", antecipando ou adiantando em uma semana a antecessora. Enfim, acredito que "Aquele Beijo" estreia com uma média entre 27 e 28 pontos. Se vai manter é que são elas!!!

Torço pelo sucesso desta novela. Vamos que vamos!

PS: U-hu!! Aquele Beijo estreou com 34 PONTÕES! Que maravilhaaaaaaa!! Calma, Jeferson! É muita emoção. Agora é pedir à Santa Clara para que mantenha uma média acima dos 28 pontos.

Pan-Americano

A Rede Record está de parabéns com a transmissão dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A emissora está exibindo, ao vivo, praticamente todas as modalidades. É por isto, meus queridos, que a concorrência é necessária.

A Vida da Gente

Não estou acompanhando essa novela na íntegra, entretanto, sempre vejo algumas cenas. Estou impressionado com a atuação de Ana Beatriz Nogueira. A autora, Lícia Manzo, está presenteando a atriz com ótimas cenas e diálogos maravilhosos. Talentosa, a atriz aproveita para arrasar.

"A Vida da Gente" apresenta um ritmo e situações tediosas. É outra novela que não faz meu tipo, uma vez que, gosto de tramas divertidas e alto astrais. Repito: é uma boa novela, uma pena que é muito focada nas Donas-de-casa.

Capítulos dinâmicos aos sábados!

Perceberam que há duas semanas os capítulos de sábados de "Fina Estampa" estão mais ágeis? E, pasmem, com ótimos acontecimentos durante a exibição.

Gosto bastante de "Fina Estampa" e espero que alguns núcleos como, por exemplo, o de Letícia, Juan, René Junior, Patrícia e Antenor sejam mais dinâmicos. Tenho a sensação de que esses personagens estão parados no tempo.

A novela apresenta ótimos índices de audiência, com uma média de 38 pontos. O Mago, digo, Aguinaldo Silva não pode vacilar e deixar escapar a tão sonhada média final de 40 pontos. Continuo achando que se a trama não se tornar mais dinâmica, os índices continuarão empacados nos 36/38 pontos.

A melhor do ano

De fato a melhor novela do ano é Cordel Encantado. "O Astro" é ótima, mas é remake de uma novela de 180 capítulos reduzidos em 60. Assim é fácil! "Cordel" é inédita; foi inovadora e surpreendente.

E "Fina Estampa"? Calma, queridos, a novela ainda tem dois meses para ao menos "ameaçar" o posto de "Cordel". É uma tarefa difícil, mas não impossível.

Tchau!





Comentários (69) Postar Comentário

@FABIODIASR comentou:

:tchauGrazi: A vida da Gente é a melhor novela do ano, se continuar com essa qualidade não tenho dúvidas! Só me surpreendi com essa novela, esperava menos!

Agora Aquele Beijo que eu esperava mais, teve um capítulo de estreia BEM FRACO! Mas vamos aguardar, confio no Falabella!

Fina Estampa ta bem mais ou menos! A tendencia agora é cairrrr....


Jeferson Cardoso respondeu:

Cair? Hahahahahahahahahahahha! Vou ficar calado porque vão me acusar de puxa-saco. Cala-te-boca! O capítulo desta segunda diz tudo!


Thales comentou:

Cordel divou em 2011. Um encanto de novela! Novelão Encantado, devemos chamar.
Em breve a Poderosa Cristina vai cometer dois assassinatos. No primeiro, ela irá referenciar a poderosa Nazaré. Fina Estampa promete! :flora: Aquele Beijo parece ser beeeeeeeeem melhor que Morde & Assopra. Aliás, foi bem estranho aqueles dinossauros vivos no último capítulo. Mas na minha opinião, bem-vindos. A TV Brasileira estava precisando de algo mais diferente.

Arnando comentou:

Já tô cansado de ver vcs se referirem ao Agnaldo Silva como MAGO, ow puxa-saquismo. O pior e quanto, intencionalmente, alguns, como o próprio Jeff, coloca, MAGO, DIGO... Affffffff

Cai na rotina, vez ou outra isso soa até bonitinho, mas sempre, já é puxa saqusmo demais....

A cobertura do PAN na Record, tá boa, mas a audiência não... Que pena, torço tanto pelo crescimento da Record.

Aquele beijo, acho que não se deve ter tanto entusiasmo por conta de uma estréia, afinal Tempos Modernos estreou com 33 e foi um FIASCO TOTAL, ridícula. A Morte da Gente também vai cair, não vai ter Santa Clara que segure, ontem deu 22.

Fina Estampa vem caindo, vc dizer que a média tá entre 37 e 39, como se 2 pontos não fosse nada hj em dia, rsrsrsrs. É quase a audiência do Manhã Maior da Rede VT.

Beijos Amores!!!!! Adoro esse blog!


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahah! Não tenho culpa se os fãs gostaram do adjetivo que atribui a Aguinaldo Silva. Como fã, continuarei chamando ele assim. Sempre! ;)


Andre comentou:

Opa Jef!

A única novela que consigo ver é a FE, que está bem, mais nestas semanas deu uma parada .... espero que com a virada dessa fase fique melhor! Falta ainda uma vilã, o autor ta demorando a mostrar a Tereza Cristina que eu acho díficil ser pior que a Nazaré hauahuah, mais cala-te boca! o MAGO promete muita coisa ainda, espero não ter q esperar muito, pois devidas as últimas noevlas o público anda frustado kkkk
Abraço Jeff :urru1:

Paulo comentou:

So voce acha a cobertura do Pan fantastica!!!!!!!Todos os comentarios que li ate agora dizem que a cobertura e uma porcaria.
Novela e entertenimento, nao tem nada a ver com a realidade,


Jeferson Cardoso respondeu:

Continuo achando a cobertura excelente, exibindo todos os eventos ao vivo. Parabéns! Concorrência serve para isto!


Heitor comentou:

Olha estaria comemorando a transmissão da Record se ela tivesse transformado em ação aquilo que você tanto defende: CONCORRÊNCIA. Mas não é bem isso que vimos. A Record adquiriu os direitos e fez pior que a Globo, decidiu transmitir sozinha. Portanto Jefferson torço pra que o Pan termine do jeito que tá começando, um fracasso de repercussão e audiência, que é para os diretores da Record e o Bispo Edir Macedo engolirem seco a sua arrogância e prepotência. Ao menos quando a Globo tinha os direitos dividia com a Band e quem não gosta de conferir os jogos pela Globo aí sim tinha a concorrência lá pra poder conferir. Sem contar no péssimo desempenho de alguns profissionais envolvidos na transmissão: Gottino, Xuxa, Adriana Araújo. :aff1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Você está confundindo. Não estou falando de audiência. E sim da atitude da emissora em exibir TODOS os jogos. Que maravilha!!!


LUIZ comentou:

JEFF MAIS CALMA COM FINA ESTAMPA MEU, A NOVELA TÁ NO COMEÇO AINDA VEM MUITOS MESES POR AI, E A NOVELA É DO AGUINALDO ELE SABE MUITO BEM FAZER UMA ÓTIMA NOVELA.

E QUANTO A VIDA DA GENTE, ELA ERA CHATA MAIS DEPOIS DO ACIDENTE DA ANA, NOSSA A NOVELA FICOU MUITO LINDA O TEXTO É EXCELENTE, MAIS NÃO PARA O HORÁRIO DEVIA SER UMA NOVELA DAS OITO.

E QUANTO AO PAN, EU NÃO ASSISTO MAIS O BRASILEIRO NÃO LIGA MUITO PARA ISSO, E CONCERTESA AQUELE BEIJO VAI SE SAIR BEM HOJE, TÁ FRIO NÉ.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gente, pelo amor de Deus, o que estou falando tanto de Fina Estampa? Até entendo que muitos tem implicância com o MAGO. Se falo bem, sou criticado. Se falo mal, sou criticado. Hahahahahahahaha. Resumindo: Pra mim, Fina Estampa é superior as suas antecessoras. Só precisa agilizar as tramas paralelas.


Paulo de Castro. comentou:

Olá jeff....
É impressionante quando alguém não gosta de de algo e mete o pau...não tem a mínima capacidade de analisar o desepenho, cobertura, sem separar as coisas. Hipocrisia ao extremo é ***** e essas fanáticos por determnadas emissoras fazem isso, ignorânia é a palavra pra pessoas desse tipo.
Quanto a cobertura do pan, realmente, tenho q admitir tb q a record tá de parabéns. Ela pode ser isso e aquilo, mas n eh por isso q n vou falar bem do óbvio.

Finalmente falou mais tempo de vidas em jogos.. depois q começou a sequencia de tirar fôlegos, já prefiro, de longe, vidas a chamas... É fenomel... e aos hipócritas no geral.. n sabem o que perdem....
Eu sou do tipo que assisto o que é bom, nã importa onde passe... se eu for olhar os podres de cada emissora, então n poderei assistir nada, pq globo, record e sbt, quando levado pra esse lado, todas tem

paulo de castro comentou:

tem passado negro...
quem viu CIDADÂO KANE q o diga... e quem viu zilhões de outras coisas a respeito de emissoras de tv tbbb.

JEFF, era pra sair um só comentário, mas como dei enter sem querer aqui, foi o primeiro... se tiver como juntar, agradeço.

Parabéns pelo blog.

Adryan comentou:

Jeff, o que vc achou do assassinato que Tereza Cristina irá cometer?Confesso, que estou muito curioso, não por causa do assassinato, mas pelo seu terrivel segredo que a levou a ponto de cometer tal crime! Aguinaldo Silva não pode nos decepcionar, e revelar um segredo tão bobo e fútil, como os de ultimamente...
Abs!


Jeferson Cardoso respondeu:

Ele já vem dando algumas pistas. Rsrsrsr.


Veja também