O Planeta TV

"Vidas em Jogo": Vivendo e aprendendo a jogar...

Por: Jeferson Cardoso

Estou impressionado com a atual fase da novela "Vidas em Jogo". A trama de Cristianne Fridman está sensacional. Uma pena a Rede Record pretende exibi-la até abril, totalizando 240 capítulos, o que deve prejudicar o seu ritmo. Escrever novela na Record não é fácil, meus queridos. No entanto, confio no talento da autora e de sua equipe.

Na última crítica feita á novela, disse que ela ainda não havia começado. É verdade, a autora – por motivos óbvios já que precisará escrever 240 capítulos – empurrou algumas tramas para a segunda parte, que teve início no centésimo capítulo.

A grande virada na novela aconteceu com um incêndio no restaurante de Severino (Paulo Cesar Grande). A autora eliminou dois personagens Belmiro (Ricardo Petraglia) e Hermezinda (Bia Montez), que não tinham mais função na trama, e aproveitou para criar novas situações. Jorge (Sacha Bali) ficou com o rosto desfigurado e Daniel (Guilherme Prates) cego.

O incêndio criminoso, ao que tudo indica, foi cometido por alguém que faz parte do bolão. A princípio suspeito da Dona Augusta (Denise Del Vecchio). No entanto, chama a atenção a dupla personalidade dos personagens e, às vezes, fico confuso. A verdade é que "Vidas em Jogo" é uma trama interessante e se fosse mais curta seria perfeita.

Através da personagem Zizi, brilhantemente interpretada por Lucinha Lins, a autora aumentou a carga dramática, o que segundo a minha concepção era uma das coisas que faltava à trama. Essa personagem, pra mim, é a melhor de "Vidas em Jogo". Lucinha Lins, merecidamente, ganhou status de protagonista e vem dando show. Acho injusto não incluí-la na lista de melhor atriz do ano ao lado de Cássia Kiss, Lília Cabral, Glória Pires e Ana Beatriz Nogueira.

A audiência de "Vidas em Jogo" é baixa? Não! Só não é surpreendente. Particulamente, torcia para que o folhetim alcançasse uma média em torno dos 13 pontos, no entanto, a trama acumula 11 pontos. A TV como um todo, nos últimos anos, vem perdendo audiência, mas isto não justifica o desempenho da trama. A Rede Globo conseguiu emplacar programas populares como, por exemplo, "Tapas & Beijos". Idem, a Band com "CQC", "A Liga" e "Polícia 24H". A forte concorrência, meus caros, prejudica os índices do folhetim. Restam ainda seis meses para "Vidas em Jogo" atingir a marca dos 12 pontos, o que deve acontecer.

Outro dia um jornalista conceituado disse que "Vidas em Jogo" poderia ser encurtada por causa de sua audiência. Acredito que isto não chegou a ser cogitado, mas se a Record não está satisfeita com os 11,2 pontos de "Vidas" é bom ela ir se preparando porque a substituta, assinada por Lauro César Muniz, vai deixá-la desesperada e de cabelos em pé.

Expectativa!!!

Finalmente voltarei a acompanhar uma novela das sete. Nada contra "Morde & Assopra", apenas não curti a novela de Walcyr Carrasco. Já disse e reafirmo: cansei das mesmices do autor. Enfim, que venha Miguel Falabella.

Infelizmente, "Aquele Beijo" estreia numa semana complicadíssima. É início do horário de verão e, para variar, enfrentará os jogos do Pan-Americano (Vôlei e Futebol). A Rede Globo poderia ter evitado esse "choque", antecipando ou adiantando em uma semana a antecessora. Enfim, acredito que "Aquele Beijo" estreia com uma média entre 27 e 28 pontos. Se vai manter é que são elas!!!

Torço pelo sucesso desta novela. Vamos que vamos!

PS: U-hu!! Aquele Beijo estreou com 34 PONTÕES! Que maravilhaaaaaaa!! Calma, Jeferson! É muita emoção. Agora é pedir à Santa Clara para que mantenha uma média acima dos 28 pontos.

Pan-Americano

A Rede Record está de parabéns com a transmissão dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A emissora está exibindo, ao vivo, praticamente todas as modalidades. É por isto, meus queridos, que a concorrência é necessária.

A Vida da Gente

Não estou acompanhando essa novela na íntegra, entretanto, sempre vejo algumas cenas. Estou impressionado com a atuação de Ana Beatriz Nogueira. A autora, Lícia Manzo, está presenteando a atriz com ótimas cenas e diálogos maravilhosos. Talentosa, a atriz aproveita para arrasar.

"A Vida da Gente" apresenta um ritmo e situações tediosas. É outra novela que não faz meu tipo, uma vez que, gosto de tramas divertidas e alto astrais. Repito: é uma boa novela, uma pena que é muito focada nas Donas-de-casa.

Capítulos dinâmicos aos sábados!

Perceberam que há duas semanas os capítulos de sábados de "Fina Estampa" estão mais ágeis? E, pasmem, com ótimos acontecimentos durante a exibição.

Gosto bastante de "Fina Estampa" e espero que alguns núcleos como, por exemplo, o de Letícia, Juan, René Junior, Patrícia e Antenor sejam mais dinâmicos. Tenho a sensação de que esses personagens estão parados no tempo.

A novela apresenta ótimos índices de audiência, com uma média de 38 pontos. O Mago, digo, Aguinaldo Silva não pode vacilar e deixar escapar a tão sonhada média final de 40 pontos. Continuo achando que se a trama não se tornar mais dinâmica, os índices continuarão empacados nos 36/38 pontos.

A melhor do ano

De fato a melhor novela do ano é Cordel Encantado. "O Astro" é ótima, mas é remake de uma novela de 180 capítulos reduzidos em 60. Assim é fácil! "Cordel" é inédita; foi inovadora e surpreendente.

E "Fina Estampa"? Calma, queridos, a novela ainda tem dois meses para ao menos "ameaçar" o posto de "Cordel". É uma tarefa difícil, mas não impossível.

Tchau!


Deixe o seu comentário