O Planeta TV

"VIDAS EM JOGO" É BOA E SUPERA ANTECESSORAS!

Por: Jeferson Cardoso

Tenho lido mais críticas positivas que negativas em relação à novela "Vidas em Jogo". O grupo de discussão aprovou todos os núcleos; a autora segue escrevendo normalmente; e, a audiência de 11 pontos é aceitável. Gosto bastante do folhetim, que na última quinta-feira estreou sua segunda fase.

É uma novela gostosa de assistir. O texto de Cristianne Fridman é muito bom; as situações são hilárias – até mesmo as cenas de ação resultam em um desfecho cômico. Talvez este seja um dos motivos pelo qual tenho curtido bastante a novela, pois adoro comédia.

O novo visual dos personagens e os cenários luxuosos deram uma nova cara à trama, que em 40 capítulos supera o desempenho de audiência de suas antecessoras ("Poder Paralelo" e "Ribeirão do Tempo").

Considero o elenco muito bom, apesar de duas equivocadas escalações. André di Mauro ainda não encontrou o tom certo para o Carlos. A sorte é que o cachorrinho Zé minimiza a sua interpretação. Sandro Rocha não convence como o vilão Cléber. No mais, só elogios. Poderia descrever aqui cada um deles, mas destacarei apenas os que mais gosto: Ernesto, Fátima, Marizete, Regina e Zizi.

Leonardo Viera rouba a cena como Ernesto, o divertidíssimo e malandrão da trama. Luciana Braga tinha tudo para ser rejeitada pelo público, uma vez que, sua personagem é bastante ambiciosa, mas o tom cômico e o texto irônico e sarcástico fazem de Fátima um dos personagens mais divertidos. Marizete, sem comentários, caiu como uma luva nas mãos de Beth Lago.

Quando soube que Beth Goulart interpretaria a vilã Regina fiquei muito feliz. Ela está arrasando e não conseguido ver outra atriz no papel. A Regina é aquela vilã humanizada, mas a excelente interpretação da atriz pode fazer com que a autora mude de ideia e a faça cometer alguns crimes. Será?!?!?

Por fim, o que falar de Lucinha Lins? A princípio, achei estranho vê-la na pele de uma mulher humilhe, praticamente sem maquiagem. Tudo porque a inesquecível Vilma ainda está presente em minha memória. A Zizi é um personagem interessante, que ainda vai sofrer muito nas mãos do marido. Lucinha, como sempre, se destaca interpretando qualquer personagem. Só que ela não é uma atriz de qualquer personagem e a Zizi está em excelentes mãos.

Na divulgação da novela, a Record criou expectativa em torno dos crimes que acontecerão por causa do bolão. Eles acontecerão, mas não de imediato. O foco da trama é discutir a influência do dinheiro na vida das pessoas. Os crimes, na verdade, são consequências, para isto precisa-se de fatos. Os fatos não são contados da noite para o dia. É fácil cobrar e exigir dos autores, só que uma novela não é contada em dez ou vinte capítulos. "Vidas" têm uma sinopse interessante e a autora está conduzindo-a muito bem.

Não sei se "Vidas em Jogo" alcançará o sucesso de audiência de "Chamas da Vida", mas tem tudo para superá-la em qualidade. Cristianne Fridman trabalha para isto, já que sabe que sua trama é vista com bons olhos pelos diretores da Globo. Será que a emissora carioca vai nos brindar contratando-a? Ela tem um estilo que pode ser aproveitado tanto às 18h quanto às 19h. Particulamente, torço para que isto aconteça e o mais rápido possível!

Norma comanda!

Fui o primeiro a afirmar que Norma seria a dona de "Insensato Coração". Todo eufórico, postei aqui no Blog. Lembram? Apesar da baixa audiência, Ricardo Linhares e Gilberto Braga não alteraram em nada a sinopse da novela. A personagem seria construída aos poucos. Os outros núcleos não tiveram um apelo tão popular e, nós, começamos a exigir mais destaque da vilã/heroína. A verdade tem que ser dita, Norma é arrasadora porque é interpretada por Glória Pires, que por sinal tem um excelente texto em mãos. O conjunto da obra resulta neste grande sucesso.

Que novelão!

"Cordel Encantado" pra mim, até o momento, é a melhor novela de 2011. Fico impressionado com a qualidade desta obra. Nunca duvidei do talento de Thelma Guedes e Duca Rachid. Depois de "O Profeta" e "Cama de Gato", elas só poderiam nos presentear com outra belíssima história. Paro por aqui, porque este folhetim merece um post exclusivo.

É boa, mas não gosto!

Algumas pessoas não entenderam que não tenho nada contra "Morde & Assopra". Serei breve. Não gosto desta novela pelo simples fato da história não chamar a minha atenção. Em momento algum afirmei que a obra de Walcyr Carrasco era ruim porque não é. Eu posso achá-la repetitiva e chata, mas sei que as alterações deixaram a trama um pouco mais agradável. É óbvio que se a novela fosse tão ruim a audiência não seria alta. Outro detalhe, quando digo que a trama é repetitiva, falo no sentido do autor usar as mesmas situações já abordadas em suas tramas anteriores. De fato cansei das mesmices do autor, que por sinal sabe como ninguém aproximar uma novela do público. Espero ter colocado os pingos nos is. Por favor, não queiram me colocar contra o autor.

Horário ingrato

A Globo está anunciando "O Astro" como novela das onze. Tá bom, me engana que eu gosto. Meus queridos, não se iludam. Essa macrossérie será exibida em um horário ingrato e, alguns dias, entrará quase a meia-noite.

Horários de exibição de "O Astro": terças e quintas, às 23h05; quartas às 23h50; e sextas às 23h15. Que bom!

É do MAGO!

É verdade que sou fã incondicional de Aguinaldo Silva e que torcerei bastante por "Fina Estampa". Serei criticado por isto, não tem problema. Só um detalhe, não é porque sou fã que as críticas serão poupadas. Quem acompanha este blog sabe o quanto critiquei "Duas Caras". Fui alvo de muitos por não suportar a personagem de Aline Moraes. "Duas Caras" para mim foi uma colcha de retalhos, onde o autor mesclou um pouco de cada uma de suas obras anteriores. Não foi excelente, porém uma trama bem popular. A última do horário nobre a ultrapassar a casa dos 40 pontos.

No próximo dia 22 começam os teasers de "Fina Estampa", folhetim que Aguinaldo promete arrasar. Estou ansioso por sua estreia, entretanto, não criarei expectativa. Em se tratando do MAGO, espero que venha um novelão. Por que MAGO? Por causa de seu currículo: "Fera Ferida", "Pedra sobre Pedra", "Roque Santeiro", "Senhora do Destino" e "Tieta" (a novela de maior audiência da TV Brasileira com 65 pontos de média geral). E fracassos não têm? Talvez! Depende do ponto de vista, uma vez que, "Suave Veneno" não é pior audiência do horário nobre e nunca sequer foi ameaçada pela concorrente, no entanto, é sua obra de menor repercussão.

O que espero de "Fina Estampa"? A princípio apenas que registre, em seus primeiros capítulos, médias acima de 34 pontos para que no final não passe vexame como "Insensato Coração" e "Passione". Do que adianta explodir do meio para o fim se o começo é catastrófico?

Estão pensando que me esqueci de "Amor e Revolução"? Estou acompanhando as últimas semanas e preciso de mais uma semana para chegar a uma conclusão. Que exagero!!!

Até mais planetários!!!




Deixe o seu comentário