O Planeta TV

"VIDAS EM JOGO" É BOA E SUPERA ANTECESSORAS!

Por: Jeferson Cardoso

"VIDAS EM JOGO" É BOA E SUPERA ANTECESSORAS!

Tenho lido mais críticas positivas que negativas em relação à novela "Vidas em Jogo". O grupo de discussão aprovou todos os núcleos; a autora segue escrevendo normalmente; e, a audiência de 11 pontos é aceitável. Gosto bastante do folhetim, que na última quinta-feira estreou sua segunda fase.

É uma novela gostosa de assistir. O texto de Cristianne Fridman é muito bom; as situações são hilárias – até mesmo as cenas de ação resultam em um desfecho cômico. Talvez este seja um dos motivos pelo qual tenho curtido bastante a novela, pois adoro comédia.

O novo visual dos personagens e os cenários luxuosos deram uma nova cara à trama, que em 40 capítulos supera o desempenho de audiência de suas antecessoras ("Poder Paralelo" e "Ribeirão do Tempo").

Considero o elenco muito bom, apesar de duas equivocadas escalações. André di Mauro ainda não encontrou o tom certo para o Carlos. A sorte é que o cachorrinho Zé minimiza a sua interpretação. Sandro Rocha não convence como o vilão Cléber. No mais, só elogios. Poderia descrever aqui cada um deles, mas destacarei apenas os que mais gosto: Ernesto, Fátima, Marizete, Regina e Zizi.

Leonardo Viera rouba a cena como Ernesto, o divertidíssimo e malandrão da trama. Luciana Braga tinha tudo para ser rejeitada pelo público, uma vez que, sua personagem é bastante ambiciosa, mas o tom cômico e o texto irônico e sarcástico fazem de Fátima um dos personagens mais divertidos. Marizete, sem comentários, caiu como uma luva nas mãos de Beth Lago.

Quando soube que Beth Goulart interpretaria a vilã Regina fiquei muito feliz. Ela está arrasando e não conseguido ver outra atriz no papel. A Regina é aquela vilã humanizada, mas a excelente interpretação da atriz pode fazer com que a autora mude de ideia e a faça cometer alguns crimes. Será?!?!?

Por fim, o que falar de Lucinha Lins? A princípio, achei estranho vê-la na pele de uma mulher humilhe, praticamente sem maquiagem. Tudo porque a inesquecível Vilma ainda está presente em minha memória. A Zizi é um personagem interessante, que ainda vai sofrer muito nas mãos do marido. Lucinha, como sempre, se destaca interpretando qualquer personagem. Só que ela não é uma atriz de qualquer personagem e a Zizi está em excelentes mãos.

Na divulgação da novela, a Record criou expectativa em torno dos crimes que acontecerão por causa do bolão. Eles acontecerão, mas não de imediato. O foco da trama é discutir a influência do dinheiro na vida das pessoas. Os crimes, na verdade, são consequências, para isto precisa-se de fatos. Os fatos não são contados da noite para o dia. É fácil cobrar e exigir dos autores, só que uma novela não é contada em dez ou vinte capítulos. "Vidas" têm uma sinopse interessante e a autora está conduzindo-a muito bem.

Não sei se "Vidas em Jogo" alcançará o sucesso de audiência de "Chamas da Vida", mas tem tudo para superá-la em qualidade. Cristianne Fridman trabalha para isto, já que sabe que sua trama é vista com bons olhos pelos diretores da Globo. Será que a emissora carioca vai nos brindar contratando-a? Ela tem um estilo que pode ser aproveitado tanto às 18h quanto às 19h. Particulamente, torço para que isto aconteça e o mais rápido possível!

Norma comanda!

Fui o primeiro a afirmar que Norma seria a dona de "Insensato Coração". Todo eufórico, postei aqui no Blog. Lembram? Apesar da baixa audiência, Ricardo Linhares e Gilberto Braga não alteraram em nada a sinopse da novela. A personagem seria construída aos poucos. Os outros núcleos não tiveram um apelo tão popular e, nós, começamos a exigir mais destaque da vilã/heroína. A verdade tem que ser dita, Norma é arrasadora porque é interpretada por Glória Pires, que por sinal tem um excelente texto em mãos. O conjunto da obra resulta neste grande sucesso.

Que novelão!

"Cordel Encantado" pra mim, até o momento, é a melhor novela de 2011. Fico impressionado com a qualidade desta obra. Nunca duvidei do talento de Thelma Guedes e Duca Rachid. Depois de "O Profeta" e "Cama de Gato", elas só poderiam nos presentear com outra belíssima história. Paro por aqui, porque este folhetim merece um post exclusivo.

É boa, mas não gosto!

Algumas pessoas não entenderam que não tenho nada contra "Morde & Assopra". Serei breve. Não gosto desta novela pelo simples fato da história não chamar a minha atenção. Em momento algum afirmei que a obra de Walcyr Carrasco era ruim porque não é. Eu posso achá-la repetitiva e chata, mas sei que as alterações deixaram a trama um pouco mais agradável. É óbvio que se a novela fosse tão ruim a audiência não seria alta. Outro detalhe, quando digo que a trama é repetitiva, falo no sentido do autor usar as mesmas situações já abordadas em suas tramas anteriores. De fato cansei das mesmices do autor, que por sinal sabe como ninguém aproximar uma novela do público. Espero ter colocado os pingos nos is. Por favor, não queiram me colocar contra o autor.

Horário ingrato

A Globo está anunciando "O Astro" como novela das onze. Tá bom, me engana que eu gosto. Meus queridos, não se iludam. Essa macrossérie será exibida em um horário ingrato e, alguns dias, entrará quase a meia-noite.

Horários de exibição de "O Astro": terças e quintas, às 23h05; quartas às 23h50; e sextas às 23h15. Que bom!

É do MAGO!

É verdade que sou fã incondicional de Aguinaldo Silva e que torcerei bastante por "Fina Estampa". Serei criticado por isto, não tem problema. Só um detalhe, não é porque sou fã que as críticas serão poupadas. Quem acompanha este blog sabe o quanto critiquei "Duas Caras". Fui alvo de muitos por não suportar a personagem de Aline Moraes. "Duas Caras" para mim foi uma colcha de retalhos, onde o autor mesclou um pouco de cada uma de suas obras anteriores. Não foi excelente, porém uma trama bem popular. A última do horário nobre a ultrapassar a casa dos 40 pontos.

No próximo dia 22 começam os teasers de "Fina Estampa", folhetim que Aguinaldo promete arrasar. Estou ansioso por sua estreia, entretanto, não criarei expectativa. Em se tratando do MAGO, espero que venha um novelão. Por que MAGO? Por causa de seu currículo: "Fera Ferida", "Pedra sobre Pedra", "Roque Santeiro", "Senhora do Destino" e "Tieta" (a novela de maior audiência da TV Brasileira com 65 pontos de média geral). E fracassos não têm? Talvez! Depende do ponto de vista, uma vez que, "Suave Veneno" não é pior audiência do horário nobre e nunca sequer foi ameaçada pela concorrente, no entanto, é sua obra de menor repercussão.

O que espero de "Fina Estampa"? A princípio apenas que registre, em seus primeiros capítulos, médias acima de 34 pontos para que no final não passe vexame como "Insensato Coração" e "Passione". Do que adianta explodir do meio para o fim se o começo é catastrófico?

Estão pensando que me esqueci de "Amor e Revolução"? Estou acompanhando as últimas semanas e preciso de mais uma semana para chegar a uma conclusão. Que exagero!!!

Até mais planetários!!!






Comentários (52) Postar Comentário

Ricardo Lacerda comentou:

De acordo com a programação da Globo para quinta-feira (divulgada no site para imprensa) Amor e Sexo vai ao ar às 23h50 depois de Lara com z e por consequência depois de O Astro na próxima semana


Jeferson Cardoso respondeu:

Deus te ouça! Tomara! De qualquer forma o horário é ingrato.


Ricardo. comentou:

Tieta não é a novela de maior ibope da teledramaturgia brasileira. Vc se esqueceu de Roque Santeiro com seus 74 pontos de média geral? Que eu saiba, que eu tenha visto e lido, é ela. :lingua41:


Jeferson Cardoso respondeu:

Não senhor, esses 74 informados em blogs sem referência é falso. Tieta tem 65 pontos contra 63 de Roque Santeiro. Detalhe: as duas são do MAGO! hAHAHAHAH!


@Marcos_S_Guida comentou:

tambem naum estava gostando muito de Insensato Coração no começo, mas agora com a guinada da Norma, chamou mais minha atenção. Infelizmente perderei os capítulos finais... pq agora sairei as 22h do meu trabalho... Mas naum tem problema... quando a novela eh boa a gente veh ateh na internet XD

Lorenzo comentou:

Boa noite Jeferson! Desculpe, mas a última a ultrapassar a casa dos 40 pontos não foi "Duas Caras" e sim "A Favorita" do excelente João Emanuel Carneiro. Aliás, aguardo ansiosíssimo por "Rainha do Mar". Mas "Fina Estampa" com certeza será ótima, já que segundo Aguinaldo, ela será um pouco parecida com a melhor novela dos anos 2000, "Senhora do Destino".
Abraços


Jeferson Cardoso respondeu:

A Favorita deu média de 39,6 = 40. Abraços.


Gustavo comentou:

Acompanho Vidas em jogo e acho um novelão. Não concordo com vc, quando diz que torce para a :globo1: contratar a Fridmann. Ela será melhor aproveitada onde está que é na :record1:, pois daqui pra frente, as novelas da :record1: vão ter + qualidade. Prefiro concorrência, a record e a globo um dia brigando ponto a ponto vai ser ótimo! Só temos a ganhar!


Jeferson Cardoso respondeu:

Talento como a Fridman merece o casting da Globo. Abre a capa do zói Rede Globo!!! kkkkkkkkk


Diego comentou:

Bom, vamos lá! Em relação a Vidas em Jogo infelizmente não acompanho, preciso ter vida fora da televisão kkkkkkkkkkkkk

Em relação a Insensato Coração, realmente a novela é da Glória Pires, não tem como negar isso. A Glorinha (olha a intimidade!!) vem brilhando nessa nova fase da personagem. Uma interprestação sem exageros, sem caras e bocas. Bem preciso. A cena dela se revelando pra Léo, pra mim foi a melhor cena de toda a novela até agora.

Morde & Assopra eu desisti geral de assisti, não aguento mesmo. Algo peca naquela novela. Além da repetição desastrosa do Walcir, acho que apesar dele ter modificado a novela, a audiência pode até superar os 100 pontos no ibope, mas justiça seja feita. Walcir já fez novelas melhores. Acontece! Ninguém é bom sempre, tudo tem seus altos e baixos e aliás ultimamente os autores estão muito nos seus baixos.

O Astro, estou ansioso com a estréia e acho que apesar de ser tarde vai garantir uma boa audiência, posso está enganado. Eu confio na direção do Mauro Mendonça Filho, que dirigiu a minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos e ficou lindo de viver. Confesso que não gostei das últimas direções do Roberto Talma, sem graça. Mas o Maurinho arrasa! Em relação ao elenco, muito bem escolhido. Mas devo confessar que eu não gosto da Regina Duarte! Ela sim, eu acho mais repetitiva, alguém tem que dar uma vilã pra essa mulher mostrar o talento dela, eu sei que ela tem muito talento mas em televisão ela sempre fez as mesmas personagens com nomes diferentes!

Pra finalizar, acho que O Astro será histórico no sentido de que essa seja a tendência das novelas, pequena duração e menos personagens. Imaginem quantos autores e atores não teriam possibilidades de se tornarem conhecidos com essa maior rotatividade de histórias. Chega de novelas com 8 meses de duração. Os autores já não tem nem mais idéias pra escrever, tanto é que deixampra melhorar a novela no final. Pq se colocarem tudo pra os primeiros meses ficam sem inspiração.

Fina Estampa, huummmmmmmmmmmm, prometi não criar mais expectativas sobre as novas produções da Globo, mas eu acho que não será como Senhora do Destino, ah e por falar em Senhora do Destino... JEFF PELO AMOR DE JESUS CRISTO QUANDO É QUE TERMINA LARA COM Z, EU JÁ NÃO AGUENTO MAIS A SUZANA VIEIRA FAZENDO ELA MESMA DE UMA FORMA EXAGERADA. OU SERÁ QUE ELA TÁ ABALANDO? DEPOIS DO CD DELA (MICO FEDERAL EM 2011) ACHO QUE ELA REALMENTE SE ACHA A ÚLTIMA COCA COLA GELADA DO DESERTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

BEIJOS EM TODOS!

Henrique comentou:

Vidas em Jogo
Historia muito bem construída, diferente de tudo que já vimos em novela. É passa uma mensagem boa para o publico.
A fotografia que a Record dá as suas novelas e fantástica é de um colorido de encher os olhos.
Talvez se a novela passasse as 20:15 séria melhor, bom o que não me desse é atuação de alguns atores que deveriam estar atendendo em um Call Center... Mais fazer o que né? A Vida e Assim.
Cordel Encantado
Brilhante! Os atores se esforçam ao Maximo para mostrar um sertão Verdadeiro! Linda! Maravilhosa! Encantadora!
Reis, Rainhas, Cangaceiros... Um Clássico! Olhe que até então não gostava dessas coisas temáticas.
Morde & Assopra
Uma coxa de retalhos sim! E personagem sendo jogada no chiqueiro... Noiva engolindo a aliança... Tudo muito igual, a novela tem toda essa audiência na minha opinião pela Cássia Kiss e pelo humor óbvio... Com tanta gente boa, não tinha necessidade do Walcyr praticamente emendar duas novelas, erro gravíssimo.
Insensato Coração
É meu xodó, pareço aquelas mães zelosas eu posso falar mal mais vcs não! Gosto muito da Novela.
Fina Estampa
Com tema de novela das sete, pode ser sim um novelão como diz o Jeff, Afinal com Agnaldo não se brinca ele sabe o que faz não é a toa que ele e meu conterrâneo Rsrsrs
Amor e Revolução
Espero uma novela urbana e ágil exibida as 20:15 no SBT, Tiago é bom nisso! Lembram de Prova de Amor... Amor e Revolução não dá!
Bom Jeff hora de puxar seu saco... hehe
Parabéns pelo site, e Muito Sucesso! Mostra a cara qualquer dia!
Xero Grande!

:lingua41:

Stanislau comentou:

Tieta não foi a maior audiência da TV brasileira nem aqui nem na China, favor checar a informação certa Jef. Obg.


Jeferson Cardoso respondeu:

É mesmo? Então tá! Hahahahahaha! 65 pontões a maior da história, seguida por Roque Santeiro e O Salvador da Pátria. Postarei o ranking oficial em breve. Aguarde.


Hélio comentou:

A Globo vai cometer um erro em O ASTRO que pode compremeter o desempenho da macrossérie: exibir o segundo capítulo quase à meia-noite. Boa parte das pessoas que assistirem ao primeiro capítulo, não assistirão ao segundo, devido ao horário absurdo em que o capítulo irá ao ar. Pelo menos a primeira semana a Globo deveria passar às 23h00min, para que o público conheça a história, os personagens, e claro se habitue ao horário.
As chamadas de O ASTRO têm me impressionado bastante, e acredito mesmo que será um trabalho muito bom, mas infelizmente o horário não ajuda. De qualquer maneira serei seu telespectador e vou torcer pelo seu sucesso. Janete merece!


Jeferson Cardoso respondeu:

Será um produto de excelente qualidade, mas não espera por audiência - o horário não permite e há concorrência. Abs.


GUSTAVO RODRIGUES comentou:

Vidas em Jogos eu nem comecei a assistir, por que se a record ver que a fazenda dá mais audiência que ela, vai ou diminuir os capitulos, ou adiantar ou atrasar o horário, o que seria uma falta de respeito ao publico

Insensato coração: assistindo direto para ver o Leo sofrendo na mão de Norma. Mas acho uma sacanagem a Jandira, amigona de Norma, ser a empregada da casa.

Cordel: novelão, sem palavras.

Morde e assopra: acompanho de vez em quando, ando preferindo Rebelde.

O astro: infelizmente, apesar de ser um bom produto vai sofrer por causa do horário, mas irei acompanhar.

Fina estampa: tomara que venha um novelão como Senhora do Destino.

e quanto ao vale a pena ver de novo? qual vai ser a próxima reprise afinal? Tomara que não venha novela ruim como Sete pecados né
Espero um novelão :ebaeba:

abração Jeff :byebye1:


Jeferson Cardoso respondeu:

É a Record, como gosta de brincar de fazer televisão, deve fazer do horário de Vidas em Jogo uma gangorra. Né brinquedo não!


Veja também