O Planeta TV

VEM AÍ "MÁSCARAS", A NOVA NOVELA DA RECORD!

Por: Jeferson Cardoso

A nova novela da Record, "Máscaras", com estreia prevista para o dia 10 de abril, promete. A trama assinada por Lauro César Muniz tem como foco a troca de identidade.

Confira a sinopse da novela, de acordo com informações do site Teledramaturgia:

Depois de uma séria crise de DPP (depressão pós-parto) que a leva a rejeitar o filho recém-nascido, Maria (Míriam Freeland), esposa do rico proprietário rural Otávio Benaro (Fernando Pavão), parte para um cruzeiro terapêutico num transatlântico, acompanhada de seu médico, Dr. Décio Navarro (Petrônio Gontijo). No navio, Maria encontra uma antiga colega de faculdade, Tônia (Daniel Galli), uma psicóloga que se interessa por seu caso. Na volta da viagem, Maria e o bebê são misteriosamente sequestrados. Otávio obedece às ordens que os raptores lhe transmitem e entrega uma fortuna para salvar esposa e filho. Mas, inexplicavelmente, os bandidos desaparecem com seus parentes queridos, sem deixar vestígio.

Otávio desconfia de todos: dos empregados da fazenda, do Dr. Décio e do cunhado Martim (Heitor Martinez), um boa vida sem muito caráter que vivia nos Estados Unidos e retorna ao Brasil por conta do desaparecimento da irmã. Para complicar, a psicóloga Tônia vai atrás de informações de sua amiga Maria e, com essa interferência, o seqüestro se torna público: a polícia é chamada, mas não consegue resolver o caso, porém. O tempo passa e, sem descobrir vestígios dos desaparecidos, Otávio entra em profunda crise depressiva, a ponto de ser internado na clínica do Dr. Décio. Sem nenhuma notícia e ele pensa em cometer o mais extremo dos atos: atentar contra a própria vida.

Meses após o sequestro, aparece finalmente uma pista. Uma mensagem por e-mail, não identificada, chega a Décio: "Sei tudo o que aconteceu a Maria e seu filho. Leve Otávio Benaro ao cruzeiro indicado abaixo e lá estarei para revelar tudo". O Dr. Décio convence Otávio a fazer a viagem de navio, afirmando que ela faz parte da terapia.

Martim, o irmão de Maria, acompanhado de sua namorada Manuela (uma bela garota de programa), recebe um telefonema e ouve uma voz feminina angustiada, falando seu nome: "Martim! Martim!". Fica espantado porque parece a voz de sua irmã. Estaria viva, tantos meses após o sequestro? Martim telefona para a clínica e acaba obtendo a informação de que seu cunhado vendeu a fazenda e viajou com o médico. Ele deduz que o médico Décio está fazendo um jogo para se apossar do dinheiro de Otávio e decide descobrir para onde foram. Grande parte do dinheiro da fazenda pertencia à sua irmã, sua família tem direitos sobre a venda.

Martim também parte no transatlântico que leva Otávio e Décio. Otávio continua cheio de ideias sinistras e o médico teme que se atire ao mar. Quando o navio atraca em Búzios, ele é novamente internado. Martim vem com a notícia - duvidosa - de que Maria e o bebê de fato morreram. Otávio entrega os pontos definitivamente: grava um vídeo de despedida, passa o restante de seu dinheiro e bens para Martim e pede que Décio o ajude a morrer com dignidade. Otávio é levado a um helicóptero com Décio e Martim vai junto para ter certeza do "suicídio". Décio vai aplicar uma injeção em Otávio para que ele nada sofra, mas na última hora o jogo se inverte: Décio e o enfermeiro que o acompanha aplicam a injeção em Martim e é ele que, no lugar de Otávio, é lançado ao mar.

Deste momento em diante, Décio e Otávio jamais serão as mesmas pessoas. Por conta do vídeo que Otávio deixou, todos pensam que ele está morto. Otávio pega os documentos de Martim e assume outra identidade: ganha uma nova vida e recupera seu dinheiro. O que ele não imagina é que a nova identidade vai atirá-lo, dali em diante, num redemoinho de aventuras e perigos.

A sinopse é espetacular! Resta saber como o autor conduzirá a história perante os 240 capítulos previstos. Lauro César Muniz luta para reduzir a quantidade de capítulos, mas a Record segue irredutível. É lamentável! Quem perde é o telespectador.

Sou fã e adoro as narrativas das novelas de Lauro Cesar Muniz. "Cidadão Brasileiro", mesmo com recursos limitados, é o melhor trabalho dele na Record. Em entrevistas, o autor diz que "Máscaras" será bem mais popular que as outras. A ideia é atingir a Classe C. Só espero que isto não interfira no seu modo de escrever.

Rei Davi e Chapa Quente

É incrível a narrativa de "Rei Davi". A minissérie prende o telespectador do começo ao fim. A autora Vivian de Oliveira, bem como, a produção e elenco estão de parabéns.

Assim que "Rei Davi" sair de cena – no começo de maio -, o seriado "Chapa Quente" (título provisório), de Marcílio Moraes e Gustavo Reis, ocupa o horário. A trama policial têm recebido elogios da alta cúpula da Record.

Enquanto o horário das 23h segue em alta, a Record cogita extinguir a dramaturgia da faixa das 19h. O resultado de "Rebelde" é desanimador. Comenta-se que isto acontecerá após o término da segunda temporada de "Rebelde". Curiosidade: E como fica o contrato com a Televisa?

Vidas em jogo

Incrivelmente, "Vidas em Jogo" segue eletrizante. Poderia estar cansado da novela, mas não estou. Há quase um ano no ar, a atual trama das 22h da Record mantêm o ritmo e atenção do telespectador. Nos últimos capítulos, fomos surpreendidos com a morte da Dona Augusta (Denise Del Vecchio) e o surto de Lucas (Marcos Pitombo).

A morte da transexual marca a fase final da trama, afinal, o assassino faz parte do bolão da amizade. Com a morte da Dona Augusta, passo a desconfiar de Marizete (Betty Lago).

Já o Lucas, coitado, resolveu fazer vingança com as próprias mãos e sequestrou Elton (Claudio Heirich), Cleber (Sandro Rocha) e Regina (Beth Goulart). A atitude dele, até agora, vem irritando. Fica só na ameaça e não tem coragem de dar um fim nos vilões. No capítulo desta quarta (22/02), finalmente, ele elimina o Elton.

"Vidas em Jogo" é uma ótima novela. Pena que a Record não sabe dar o valor merecido a sua dramaturgia. Mesmo assim, Cristianne Fridman, esforçada e talentosa, fez de sua novela um sucesso. Pode não ter sido um fenômeno de audiência, mas o trabalho da autora despertou a atenção da Globo e de seus milhares de fãs.

Fina Estampa perde o fôlego!

Posso estar enganado, mas o mago Aguinaldo Silva deu uma freada nos acontecimentos de "Fina Estampa". O núcleo Daniele Fraser e Esther é o destaque do momento, mas os demais "pararam no tempo". Griselda, a personagem principal, há algum tempo tem sido coadjuvante das histórias de seus filhos. A relação dela com René não vingou. Não houve química entre os atores. Para criar história para a protagonista, o autor resolveu aproximá-la de Guaracy. Tarde demais.

Rejeitado por Griselda, Guaracy se aproximou de Esther. A química do casal ganhou a torcida do público, que tem antipatia por Paulo.

Aguinaldo Silva tenta aproximar Griselda e Guaracy no momento errado, mas essa reaproximação se faz necessária para mexer com opinião do povo.

Cá entre nós, Griselda – que cativou o público com o seu drama familiar – acabou se tornando uma personagem chata. Na verdade, a personagem – após ganhar na loteria – perdeu a sua essência.

Não sei expressar bem essa minha sensação quanto à personagem. Sinto que a mesma está sem função.

Enfim, com quem deve terminar Griselda? É um dilema. A princípio, diria que Griselda não merece o amor de Guaracy e que ela deveria terminar com René. No entanto, Aguinaldo Silva deve criar situações para confundir, ou melhor, dividir a opinião. Vamos aguardar.

A audiência... Meus queridos, infelizmente, "Fina Estampa" pode não chegar aos tão sonhados 40 pontos. Para que isto aconteça, a trama tem que registrar uma média de 42 pontos nas próximas cinco semanas. Não é impossível, porém difícil porque as audiências dos capítulos exibidos aos sábados são terríveis. Uma pena.

Carnaval na RedeTV!

Esse ano aproveitei o carnaval para descansar em casa. Como não suporto Desfile de Escola de Samba e tão pouco Axé da Bahia resolvi acompanhar a transmissão da RedeTV!, que contou com a participação do cirurgião plástico Dr. Rey. Com situações, digamos, constrangedoras, a cobertura foi uma diversão. Nunca ri tanto com o constrangimento alheio. Enquanto o cirurgião dava encima e analisava o bumbum das convidadas, os ex-bbbs (Serginho e Ariadna) contratados para o evento se superavam. Se o objetivo era atingir audiência, não conseguiram. Pena que não existe premiação com a categoria de "vergonha alheia", pois seria digna para o "Bastidores do Carnaval" coordenado por Nelson Rubens e sua trupe.

RedeTV! está na pior!

Doze anos após o seu lançamento, a RedeTV! – aquela emissora que mais crescia no Brasil – está em crise. A situação financeira da emissora é preocupante. Recentemente, o canal vendeu o horário das 12h às 14h para uma igreja. Comenta-se que o horário nobre também pode ser vendido. Isto lembra alguma coisa? Sim, a extinta TV Manchete. Fico muito triste com isto. Vi a RedeTV! nascer. Lembro como hoje o dia 15 de novembro de 1999, às 6h, quando madruguei para ver a primeira vinheta da emissora. A emissora foi aos poucos crescendo e, inacreditavelmente, em menos de dois anos já atingia a liderança com o bizarro Eu Vi na TV. Enfim, é preciso ser um péssimo empresário para não saber gerenciar uma empresa, que já estava entre as cinco maiores rede de televisão do Brasil. #Vergonha

"Pânico na TV" na Band!

Com salários atrasados e diante da crise da RedeTV!, a turma do "Pânico na TV" se mandou para Band.

Antes, o humorístico tentou negociar com o SBT, mas Silvio Santos não concordou com a cláusula contratual.

Na Band, o "Pânico", certamente, terá a mesma liberdade que tinha na RedeTV!. A diferença, obviamente, estará na estrutura. A Band promete investimentos que vai desde um cenário moderno até as verbas para criação de novos quadros.

Atualmente, a Band registra uma média de dois pontos no horário que será ocupado pelo "Pânico na TV". A chegada do humorístico deve triplicar essa média. Acredito que, no começo, a média deve oscilar entre 5 e 7 pontos, com picos de 10. Parece pouco, mas não é. Não podemos esquecer que o domingo é o dia mais acirrado da TV aberta. A Band não tem como fazer milagre.

A Favorita

Como todos sabem, em 2009 não pude acompanhar "A Favorita", por motivos óbvios. Pois bem, somente agora pude assisti-la. Adorei a novela. A história central é uma da mais bem escrita e conduzida dos últimos tempos. O estilo mexicano não desmerece o trabalho de João Emanuel Carneiro, pelo contrário, pois foi esse estilo que prendeu o telespectador.

O que me irritou, algumas vezes, foi o tom (mexicano) exagerado. Não gostei das cenas que marcaram as mortes de Gonçalo e Dodi. Fiquei decepcionado com a participação de Taís Araujo, que foi uma figurante de luxo. Debora Secco também ficou bastante apagada do meio para o fim.

Patrícia Pillar não precisou se esforçar muito para conquistar o público. A personagem Flora dominou a atenção por ser fria e calculista. Enfim, uma vilã macabra e histórica. Não quero desmerecer o trabalho de Pillar, mas Claudia Raia e Mariana Ximenes, a meu ver, no quesito atuação, arrasaram muito mais. Ximenes merecia, no mínimo, um troféu.

Foram muitos os pontos altos de "A Favorita". Algumas cenas me marcaram, tais como: Halley descobrindo e aceitando ser filho de Donatella; Donatella tentando assombrar Flora para que ela confessasse seus crimes. O plano não dá certo e Donatella acaba sendo desmascarada (foi uma cena de suspense espetacular!!!); Lara descobrindo os crimes de Flora e declarando guerra à própria mãe; entre outras.

Adorei o último capítulo da novela. Ficou coerente, explicando o amor homossexual, doentio e possessivo que a Flora sentia pela Donatella, desde a infância.

Não considero "A Favorita" a melhor novela de João Emanuel. Pra mim, "Cobras & Lagartos" é a melhor. Por falar nisto, estou louco para rever este novelão. Não vou esperar pela a reprise no "Vale a Pena Ver de Novo".

Onde assisti "A Favorita"? Bom, prefiro responder isto por email: [email protected] . É só perguntar.

Qual a melhor novela "A Favorita" ou "Fina Estampa". As duas! São dois estilos diferentes. Adoro a comédia e o texto sarcástico de Aguinaldo Silva e admiro o suspense e viradas de João Emanuel Carneiro.

Valeu galera! Até mais!.


Deixe o seu comentário