O Planeta TV

"VALE TUDO" PARA NÃO SER "A PRÓXIMA VÍTIMA"?

Por: Jeferson

"VALE TUDO" PARA NÃO SER "A PRÓXIMA VÍTIMA"?

Pronto, depois de analisar todas as novelas das oito, cheguei a uma conclusão: VALE TUDO e A PRÓXIMA VÍTIMA são imbatíveis!

Que o horário possui vários clássicos, já sabemos, sei que muitos não vão concordar com minha escolha, mas, meus caros, não tem pra ninguém, as duas novelas citadas acima não só pararam o país, como também marcou a teledramaturgia brasileira, e, a memória dos brasileiros.

“Vale Tudo” brilhantemente escrita por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva revolucionou a TV Brasileira na década de 80, tinha como plano de fundo a corrupção. Uma excelente crítica social, onde parávamos para perguntar: “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”. Uma novela marcante em todos os sentidos. Glória Pires arrasou do começo ao fim na pele da inesquecível Maria de Fátima, a maior vilã de todos os tempos. E quem não se lembra da maquiavélica Odete Roitman? Beatriz Segall até hoje é marcada por este grande papel. Nossa, se eu for descrever aqui as cenas brilhantes da novela, o texto seria grande, mas vou relembrar alguns, só para refrescar nossas memórias: Raquel (Regina Duarte) rasgando o vestido de Maria de Fátima no dia de seu casamento; o assassinato mais comentado no Brasil: “Quem matou Odete Roitman?”; as cenas em que Odete Roitman esculachava o nosso país, com frases feitas na ponta da língua; Maria de Fátima humilhando a mãe e se jogando das escadarias para aplicar um novo golpe; a banana que o personagem de Reginaldo Faria deu no Brasil ao conseguir provar que o país não consegue lidar com a corrupção. São muitos os momentos marcantes, como este do vídeo abaixo, o grande clássico da novela, veja é curto, tem apenas 1 min de duração, mas só com esta cena, você terá certeza de que esta novela (até então) é insuperável.



“Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim...”, como diz a música interpretada por Gal Gosta, “Vale Tudo” não só mostrou a cara, como mostrou a realidade em que o país se encontrava. Ah, não posso esquecer de citar o nome da talentosa Lídia Brondi, Cássio Gabus Mendes, Lília Cabral (já arrasava há muito tempo), Natalia Timberg, Carlos Alberto Ricelli, Cássia Kiss, e, claro, Renata Sorrah com a sua desequilibrada Heleninha. Até a trilha sonora da novela descrevia a realidade brasileira, lembrei de um trecho da música de Gonzaguinha, veja só:

“É...
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está com a bunda exposta na janela
Pra passar a mão nela...”

O que falar de “A Próxima Vítima”? Sílvio de Abreu conseguiu prender com uma excelente história de suspense. Com uma sinopse bem construída, onde os personagens se intercalavam no meio de um grande mistério: quem seria a próxima vítima? Além do suspense, o autor, abordou vários assuntos polêmicos: a homossexualidade, drogas, prostituição, o amor com diferença de idade, e, claro uma classe média interpretada por um núcleo de negros. A novela foi bastante polêmica e caiu na boca do povão.

Se Maria de Fátima de “Vale Tudo” é considerada a maior vilã de todos os tempos, Isabella de Claudia Ohana não fica atrás. A diabólica e psicopata, Isabella, traiu o marido com seu tio, foi amante de um gigolô e matou sem piedade todas as pessoas que atrapalhavam sua vida. Quem acompanhou a novela, sabe que Claudia Ohana chegava a arrepiar com suas interpretações maquiavélicas. Ela simplesmente arrebentou.

“A Próxima Vítima” é campeã de cenas polêmicas. Quem não se lembra da cena em que Marcelo esfaqueia Isabella. Sem falar, na cena em que a mesma é jogada da escada pelo seu noivo e no final ainda lhe dar um chute na cara. Bom você deve está pensando que estou exagerando não é mesmo? Veja você mesmo, a cena tem apenas 8 minutos, e, tire a conclusão:



É de arrepiar não é mesmo?

Pensando bem, não foi difícil apontar essas duas novelas como a melhor de todos os tempos. Porque novelas como estas são memoráveis. Mas, gostaria de dizer que fiquei na dúvida em relação a uma outra novela: SENHORA DO DESTINO. Sim, esta novela é excelente, digo de olhos fechados - ate então - a melhor do século XXI, mas diante a uma boa concorrência acabou ficando de fora.

Com essas análises que andei fazendo, cheguei apenas a uma conclusão: GILERTO BRAGA, AGUINALDO SILVA E SILVIO DE ABREU são espetaculares.

Mudando de assunto...

Não perca nesta segunda, às 18h, a estréia da novela “Ciranda de Pedra”.

Na terça tem a estréia do melhor reality show da TV brasileira: O APRENDIZ. Se você realmente gosta de um programa de “Q” de qualidade, está aí uma boa indicação. Mas, se você prefere aqueles que têm um “Q” de quinta categoria...

Começaram as pequenas chamadas de apresentação da mexicana “A Favorita”. Hum... parece ser boa. Só tenho medo de ficar marcada como uma novela mexicana. Ai ai...

Dizem que “Os Mutantes” começa dia 2 de junho, mas vem cá, já escolheram o galã? Eu insisto, a estréia deve ser adiada, a não ser que eles estréiam com apenas poucos capítulos de frente. Vamos aguardar.

Rodrigo Faro está muito bem no “Melhor do Brasil”. Na estréia ele gritava muito, mas, nos últimos programas, ele vem conseguindo conduzir muito bem a atração. Só não vale compará-lo com Marcio Garcia. É aquele ditado: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Ficou legal o “novo” formato do TV Fama. As mudanças no GC – àqueles caracteres na tela – e o cenário virtual ficaram a cara do programa. Só o conteúdo que está um pouco precário.

Para finalizar, vai parecer cisma, mas juro que não é. A grande revelação de “Duas Caras” é o ator Rodrigo Hilbert. Este sim roubou a novela. O seu talento foi responsável pelos melhores momentos da novela. Quem sou eu para garantir, mas se não fosse o Ronildo, a novela, se quer beirava os 40 pontos. E tem gente que diz que é Alinne Moraes a responsável por isto tudo. Então ta!

Não entendi os comentários de algumas pessoas... Vem cá, desde quando eu disse que Alinne Moraes não está bem no papel? Ela apenas vem fazendo o dever de casa meus queridos, não chega nem aos pés da vilã Ângela de “Torre de Babel”. Assunto encerrado!

Não deixem de descrever a sua opinião. Qual é a melhor novela das oito de todos os tempos? A Favorita vai ou não vai emplacar? Espero o seu comentário!





Comentários (82) Postar Comentário

Jota comentou:

Concordo com sua escolha em realção a Vale Tudo realmente imbatível. Mas pra dividir o título com ela fico com Roque Santeiro, fantástica e Regina e Lima arrebentaram. Ainda é cedo pra falar de A Favorita, mas não gostei da primeira chamada, é muito brega. Esta cena que você colocou da Raquel rasgando o vestido da Maria de Fátima é a melhor de todos os tempos. Mudando de assunto acho que quem vai arrebentar mesmo é Ciranda de Pedra. Acho que a novela veio pra mostrar que a Globo está anos luz a frente dos bispos. Pra terminar o meu TOP das novelas das das 8:00 horas:
TOP 10:
1 - Vale Tudo
2 - Roque Santeiro
3 - Rainha da Sucata
4- Por Amor
5 - O Clone
6 - O Dono do Mundo
7 - Senhora do destino
8 - Renascer
9 - O Salvador da Pátria
10 - Celebridade

É díficil porque são muitas.

Anderson comentou:

:revoltado3: A próxima vítima, escolha justíssima! Mas.. e O CLONE não entra nem num comentáriozinho besta? Não achei senhora do destino graaaaaaaaaaaaaaandes coisas, só pq teve 50 pontos? AMÉRICA teve 49,6. E merecia tb uma ponta ai entre o texto.
O clone marcou mt essa década com nenhuma outra, a novela foi/é recordista de bordões, a novela viciou tanto que quem ñ sabia dançar aquelas danças rs??
Ahhh, mas td bem..

Júlio ([email protected]) comentou:

"Vale Tudo" e "A Próxima Vítima" são muito boas, mas você esqueceu de citar as novelas do FANTÁSTICO Manoel Carlos. "Laços de Família" e "Por Amor" foram as melhores na minha opinião.
Maneco conseguia nos levar ao extremo da simpátia/ódio/compaixão e amor, foi assim com Camila: que se apaixonou pelo namorado da mãe, lutou com todas as suas forças pra ficar com ele, até conseguir casar com ele...e fazer o Brasil a odiá-la veemente. Quem não se identificava com a revolta e a perseguição de Íris com Camila? eram cenas muito fortes, com diálogos e interpretações majestrosas...e quando Camila descobre que tem Leucemia...quem ñ sentiu pena? quem não chorou pacas quando ela raspou a cabeça (uma das melhores cenas de novelas de todos os tempos)? E a posição de Helena, que deixava uma grande questão no ar: Por um filho, uma mãe deve fazer tuudo, até mesmo 'anular' sua vida? Ahhh...foram muitas questões que Laços de família levantou...Débora Secco, é Débora Secco por causa do show que deu como Íris! :aplausos1: :sorriso7: :globo:
Grandes questões, como alcolismo, homossexualidade, amor, traição, ambição, luxúria...Maneco consegue dá forma aos sentimentos, personificá-los magnificamente.
:aplausos1: :aplausos1: :aplausos1: :vibracao5: :gritando: :feliz2: :globo:

carla comentou:

caro Jefferson, condordo com voce nas suas preferidas,mas acrescento Laços de Familia (adoro as tramas do Manoel Carlos)momento que lembro de Vale Tudo:quanto sabotaram a comida do restaurante da Raquel,aquela maionese servida , todo mundo passou mal.A proxima vitima,marcou a decada de 90 quem não lembra do assassinato da Romana (rosa maria murtinho)o marido lhe deu um "sossega leao" e a atirou na piscina.E do personagem do Antonio Pitanga (nao lembro como ele chamava)foi jogado no poço do elevador,a trilha sonora era excelente e a abertura, pra mim,foi a melhor dos anos 90.E laços de familia,me cativou com sua trama leve, familiar adorei.Há e como falei em aberturas que tal voce nos lançar esse assunto "a melhor abertura". :aplausos1: espero sinceramente que A Favorita seja uma boa novela e que conquiste o Brasil é muito bom ver Patricia Pillar atuando e como protagonista entao,é ótimo. :vibracao4:

Hugo Santos comentou:

"Vale Tudo" e "A Próxima Vítima" são duas enormes novelas. Quanto a "Senhora do Destino" é igualmente muito boa, no entanto, existem outras que fariam mais sentido num Top 3. A verdade é que a lista de grandes novelas das 8 é muito grande. Vamos então a elas:

1- Irmãos Coragem (1970)
2- Selva de Pedra (1972)
3- Escalada (1975)
4- Pecado Capital (1975)
5- O Astro (1977)
6- Dancin' Days (1978)
7- Pai Herói (1978)
8- Água Viva (1980)
9- Louco Amor (1983)
10- Corpo a Corpo (1984)
11- Roda de Fogo (1986)
12- Vale Tudo (1988)
13- O Salvador da Pátria (1989)
14- Tieta (1989)
15- Rainha da Sucata (1990)
16- Pedra sobre Pedra (1992)
17- Fera Ferida (1993)
18- Renascer (1993)
19- Pátria Minha (1994)
20- A Próxima Vítima (1995)
21- A Indomada (1997)
22- Por Amor (1997)
23- Terra Nostra (1999)
24- Laços de Família (2000)
25- Porto dos Milagres (2001)
26- O Clone (2001)
27- Celebridade (2003)
28- Mulheres Apaixonadas (2003)
29- Senhora do Destino (2004)

Pedro comentou:

realmente essa novelas foram otimas mas infelizmente nao pude ver "Vale Tudo" porque nao era nascido! Na minha opiniao a melhoe novelas das 8hrs foi "O Clone"- novela perfeita que contou uma linda historia. Minha top 5 eh:
1."O Clone"
2."A Indomada" ou "Porto dos Milagres"
3."Torre de Babel"
4."Lacos de Familia"
5."America"
no proximo post podia falar da melhor minisserie e no proximo o autor favorito!!

Luís comentou:

Muito boa a sua escolha, Vale Tudo e A Próxima Vítima são as melhores, só acho que ficou faltando a novela de maior sucesso na tv brasileira Roque Santeiro... além dessas houveram também outras muito boas como Por Amor e Senhora do Destino...não acho que O Clone e América merecem ser apontadas como as melhores foram novelas muito fracas e com histórias péssimas e eu detesto as NOVELAS de Glória Perez...
Ciranda de Pedra vai ser ótima...
Adorei as primeiras chamadas de A Favorita, vai ser sucesso com certeza...vai atropelar aquela besteira de mutantes ridículos...
as melhores vilãs foram sem dúvida Odete Roitman. Maria de Fátima e Nazaré...

:globo: :ok2: :globo: :ok2: :globo: :ok2: :globo: :ok2:
:record: :caveira: :record: :caveira: :record: :caveira:

Henrique comentou:

Concordo com o Jeferson . Vale-Tudo e A Próxima Vítima foram excelentes novelas mas acrescento outras como Tieta , Rainha da Sucata e Paraiso Tropical.

Ja vi alguns comentários pedindo pra incluir América q apesar da excelente audiência foi uma das piores novelas já exibidas no horário dos 8.Um equivoco total!!!

Com ascenção da Record acho dificil uma novela da Globo a partir de agora fazer grande sucesso a não ser que baixe um pouco o nivel das novelas.O publico das novelas da Record não é lá mto fã de boa dramaturgia , se fosse "Caminhos do Coração" não faria tanto sucesso...Boa audiência tá longe de representar boa qualidade...

tarcísio comentou:

pois éh kra jeferson... nao sei se Aline Moraes chega aos pés da vilã Ângela de Torre de babel pq nao assisti a trama... mas a Aline como Silvia está fazendo mais que o papel de casa dela, pq está arrebentando e merece todo destaque da mídia goste vc ou nao... tah dito!!!

Renato comentou:

To aki de novo!!! Sou suspeito pra falar sobre o q vc escreveu... pois eu adoro a Gloria Perez...
Posso fazer uma sugestão? Comente em algum post sobre cada autor de novela... na sua opinião quais sãos os melhores e akeles que deixam a desejar.. e seus clássicos e fracassos..
Fica ai a minha dica..
abraços

Veja também