O Planeta TV

"Uma Rosa com Amor" agrada com simplicidade e romantismo

Por: Jeferson Cardoso

"Uma Rosa com Amor" agrada com simplicidade e romantismo

Lembro que afirmei que Vende-se Um Véu de Noiva seria a última chance do SBT para se firmar na teledramaturgia. Eis que veio a novidade: a contratação de Tiago Santiago, mudando completamente o cenário.

"Uma Rosa Com Amor" (URCA) é uma grata surpresa, diante das últimas novelas apresentadas na emissora de Silvio Santos. É a melhor trama produzida pelo canal desde Esmeralda (2005), que será reprisada.

URCA possui um texto simples, bons atores e uma direção abaixo do esperado, mas é gostosa de assistir. Do elenco destaco a química entre Carla Marins e Cláudio Lins, bem como, a interpretação dos novatos Fábio Rhoden (Beto) e Marina Stacciarini (Raquel).

Não gosto da interpretação de Mônica Carvalho, bem como, o sotaque francês de Claude (Cláudio Lins), que em momentos parece nordestino.

Sou contra adaptações ou remakes que não seguem a ideia original. Virou moda adaptar grandes sucessos, o que é uma bobagem. "Uma Rosa com Amor" segue o mesmo caminho de "Bela, a Feia". Por causa da audiência, o autor viu a necessidade de acrescentar cenas com adrenalina, onde a ação passa a ser o protagonista e o romance coadjuvante.

Veja bem, não sou contra as mudanças que os autores fazem para melhorar o desempenho de suas novelas, mas então porque não apostar em obras inéditas, podendo assim brincar a vontade com a imaginação do público? O que não se pode fazer é alterar bruscamente a obra de um outro autor.

A adrenalina deu um novo ritmo a Uma Rosa com Amor, que certamente tende a melhorar sua audiência, de seis pontos na Grande São Paulo.

Tiago Santiago, que fez um excelente trabalho na Record, já conquistou (rapidamente) os fãs do SBT, os mesmo que lhe criticavam pela a trilogia de Os Mutantes. É um autor esforçado e fará de tudo para alcançar seu objetivo: dois dígitos de audiência. Sabemos que esse resultado no SBT, nos dias de hoje, é difícil, mas não impossível. E não duvide, uma vez que, Tiago já "ameaçou" a audiência da Rede Globo. Só que tem um detalhe: o SBT precisa contratar um diretor de peso e que entenda melhor o universo do autor. Este, a meu ver, foi o grande erro de Uma Rosa com Amor.

Chamadas de remake

Mais um remake, óh céus! Ti Ti Ti reunirá os melhores personagem criados por Cassiano Gabus Mendes. Serão duas novelas em uma, ou seja, o que não vai faltar é história. Pelas chamadas percebe-se que será um novelão. Espero, pelo menos, que ultrapasse os 30 pontos que foram alcançados por Caras & Bocas.

Um novo lançamento

Era só o que me faltava! Record decidiu relançar Ribeirão do Tempo, pode uma coisa desta? Repito: para aumentar a audiência desta novela, precisa apenas definir os vilões, centralizar a história, esquecendo essa bobagem de dar destaque a todos os núcleos ao mesmo tempo, e, melhorar a edição, prendendo o telespectador durante os intervalos comerciais. Se não corrigirem esses três quesitos, não há publicidade que faça milagre.

Opinião dos leitores

Os leitores do site votaram nas enquetes que questionavam uma nota para o primeiro mês de Passione e Ribeirão do Tempo. A trama de Silvio de Abreu teve uma média de 7,4 pontos, enquanto a de Marcílio Moraes 6,5. Bem parecido com as minhas notas.

Glória é a Glória!

Está decidido: Glória Pires é de Gilberto Braga e Ricardo Linhares e ponto final. Aguinaldo Silva, que desejava a atriz, terá que esperar ou procurar uma atriz à sua altura, mas dificilmente encontrará porque Glória é a Glória, quereedos.

Aguinaldo não tem comentando sobre a ausência de Glória em sua novela, mas certamente já está pensando em sua substituta. Os leitores do Blog sugeriram Adriana Esteves, que é uma excelente indicação, mas a vilã caberá a Letícia Spiller, meus quereedos. Para protagonista, substituindo Glória, apostaria em Lilia Cabral ou Christianne Torloni.

Vale a Pena Ver de Novo

Na próxima semana, certamente, saberemos qual será a novela que substituirá Sinhá Moça no Vale a Pena Ver de Novo. Por enquanto, as tramas mais cotadas são: O Profeta, Cobras e Lagartos, Beleza Pura e Um Anjo Caiu do Céu. Especula-se que a Globo teria pedido uma reclassificação de Celebridade, mas não acredito neste boato.

Confirmado!

Walcyr Carrasco sai na frente e substituirá o remake de Ti Ti Ti. O autor pediu Rogério Gomes como diretor geral e o elenco começa a ser formado. Já tem os nomes como Marcos Pasquim e Elizabeth Savalla confirmados. A trama terá muitos efeitos especiais, com isto, a Globo comprará novos equipamentos nos Estados Unidos.

Jorge Fernando, um dos diretores mais ousados da atualidade, ficará de fora do novo projeto de Walcyr, no entanto, seremos brindados com a sua direção em Ti Ti Ti. Jorge é ótimo com jogos de câmera e truques que encerram os capítulos. Quem não se lembra da mira a tiro de A Próxima Vítima; da espada de Que Rei sou eu?; das páginas de livro figuradas nos personagens em Alma Gêmea? Em Ti Ti Ti, o enceramento acontecerá com agulhadas, inspirado no mundo da moda.

Não deixe de comentar e até a próxima!




Comentários (35) Postar Comentário

Douglas comentou:

Uma Rosa com Amor até surpreende nesse final, as cenas de ação são bem abaixo das produzidas na Record, mas chamam atenção.
Só odeio o sotaque americano de 2 personagens na novela, é muito forçado, só faço rir nesses momentos.. :gargalhadas1:
Ribeirão achei que melhorou muito após a morte do senador, ganhou mais agilidade, suspense, para mim está quase lá. Mas para o grande público ainda falta tudo o que você disse mesmo.

joao comentou:

ola pessoal: Jeff concordo com voce que a Gloria Pires e quase insuistuivel mais na Globo tem atrizes otimas livres como Patricia Pillar, ou mesmo Lilia Cabral que pode tomoar muito bem a conta do recado.
Outra coisa que quero-te comentar. Eu adoro Aracy Alabanian e acho uma das melhores mais essa Gemma e chata demais. Parece que tem amor de mulher pelo Toto e nao só de irmá. Ate o momento o pior da novela pra mim e sua atuacao. Vc que acha? Ate a proxima.

Resposta Jeferson: João, meu quereeedo, a Gemma chata? Hum... É insuportável! Não aguento aqueles italianos. Abs.

Alfredo comentou:

Adoro as novelas do Walcyr Carrasco, são minhas prediletas, agora com a direção de Rogerio Gomes podemos ter uma nova parceria de sucesso.
E vc Jeferson concorda?

caio comentou:

jeff,
1) QUANDO ACABA SINHA MOÇA?
2) ACREDITA NO SUCESSO DA PARCERIA DE WALCIR COM PAPINHA?
abs (follow)

Adalberto Thiago comentou:

Uma Rosa com Amor foi um passo muito importante dado pelo SBT no setor de novelas. Para uma emissora que sempre dependeu de meras novelas mexicanas da Televisa a chegada de Tiago Santiago modeificou totalmente esse panôrama. Ainda são visíveis as deficiências do SBT no setor principalmente na falta de bons diretores mas a emissora provou que quando quer investe e faz bons produtos a prova disso foi URCA. A novela está longe de ser a mais inovadora novela do momento mas é sem sombra de dúvida a melhor novela do SBT produzida desde 2005. Se o SBT continuar nesse ritmo, com esses investimentos a próxima novela do Tiago na emissora será sim uma grande sucesso afinal o público do SBT já aprovou e como aprovou ele na emissora. 6 pontos de média da novela até agora mas que tem valor de 10, 11, 12!

TITITI: Fora Tempos Modernos! Nem nos últimos capítulos essa novela me fisga que venha logo Maria Adelaide Amaral com essa belíssima novela e por cenas que pude ver na internet na primeira versão tinha um humor espetacular, espero que a segunda versão seja tão boa ou até mais que a primeira.

RIBEIRÃO DO TEMPO: A Record vai tentar relançar a novela? :sofrendo1: ! Era só o que faltava, e já até sei os ingredientes que vão ser usados para tal relançamento: sexo, violência e assassinatos! Ainda bem que já desisti dessa novela a um bom tempo, um autor como o Marcílio ao ter elaborado Ribeirão caiu totalmente no meu conceito e de tantos outros.

GLÓRIA PIRES: Estava morrendo de saudades dela, bem que queria ver ela numa trama do mestre Aguinaldo mas não foi dessa vez mas independente de novela e autor eu sei que ela vai brilhar e nos encantar com seu talento sorte do Gilberto e Ricardo de terem ela no elenco.

VALE A PENA VER DE NOVO: Estou na torcida para Cobras e Lagartos. Se Deus quiser a Globo vai optar por essa e eu vou me deliciar com o humor do Lázaro Ramos nesse grandioso trabalho do João Emanuel Carneiro.

WALCYR CARRASCO: Uhu! :puloduplo1: ! Não tem pra ninguém o Walcyr é o melhor que tem! Depois de se consagrar mestre das novelas das 18 horas ela vai se consagrar como o mestre das 19 horas! Já ancioso para as primeiras notícias sobre a trama!

ANDERSON ALKIMIM comentou:

Uma delícia ler e reler seus sintéticos e rápidos comentários.
Gostaria de rever tramas das 8, mas acho que não será possível.
gostaria de rever ANDANDO NAS NUVENS.
bjs

Juliano Novais de Souza comentou:

Ola Jefferson! Adoro suas críticas. Dessa vez, você focou mais em nos dar informações (criticou mais foi o SBT e sua teledramaturgia de quinta). Aquilo lá, pra mim, não tem jeito. Eu acho que as emissoras estão pouco ousadas. Se é pra investir em algo da dramaturgia PARE DE SER NOVELAS! ou se for.. algo bem mais denso e inovador! As pessoas estão abandonando as novelas cada vez mais! Eu mesmo assisto só as da Globo.. Agora só assisto AS VEZES a das 8. Passione apesar de ser bem melhor q Viver a Vida tem uma história muito romantica... Talvez a reviravolta mude o cenário + eu não aguento mais vê essa decadência interminável! Desde 2008 (olha q foi bem tarde) comecei a acompanhar mais profundamente as séries americanas. Damages (q já acabou) House, Dexter, dentre outras... Tem histórias impressionantes e bem amarradas que você chega a perder a graça de querer acompanhar "novela". O fato é q os autores norte-americanos são bem mais polêmicos e ousados. Não estou dizendo pra parar com as novelas. Até pq é um costume brasileiro. Se colocassem uma série no horário nobre, ao invés de 32/35 pontos de novela... uma série alá norte-americanos daria 26/29 se não menos (sem contar a fraca qualidade que tem as séries globais. Que nem se comparam). Só acho que é hora de mudanças. Novela das 8 tem q ser algo q cause impacto. Por algo que ninguem esperava em cenas típicas. E SOBRETUDO chega de novelas com 209 capítulos! 185 é + q o suficiente pra fazer uma história ir agil e com lógica. Enfim... Se continuar desse jeito... Passione fechará com 35 a 37 pontos e as próximas novelas manterão esse patamar, até chegar mais uma novela super fracasso que iniciará mais uma ERA de números ladeira a baixo. Me empolguei d+ né? xD O que acha da minha opinião?

Lucas comentou:

Obrigado Jefferson, por ter atendido o meu pedido!
"URCA" realmente e a melhor novela produzida atualmente pelo SBT, e leve e bem feita, mas claro tem seus erros. O elenco e terrivel! Só se salva o núcleo principal, porque Monica Carvalho é pessima atriz! Pelo amor de Santa Clara! Ela não tem expressão quando fala! Eu só descordo uma coisa: A Filha dela também não é tão boa assim não, mas atua melhor que ela. Agora digo novamante que a cenograia do SBT e pessima! A Casa da Catarina Batateira (Que é rica) parece casa de pobre! Mas tudo bem... o que me chama atenção é a histórai, que me faz rir e e gostosa de se ver.

Espero mesmo que Celebridade seja reprisada, mas se isso for só um boato... fazer o que , né? Se não for ela espero Cobras.

Obrigado! Abraços.

marcelo comentou:

:vibracao1: nota 10 pra novela ribeirao do tempo , a trama da bem articulada , o que existe e preconceito contra novelas que nao seja da globo , na minha opiniao as novelas da globo estao caindo no ibope , geeeeeeete vamos pegar o controle e mudar temos opiçoes , vamos seguir ribeirao do tempo

SeH comentou:

Pouco assisti Uma Rosa com Amor até agora, não tenhp paciência pra novela sem qualidade técnica, os cenários pobres, luz estranha.. Não entendo mto, mas me incomoda. Isso aconteceu cmgo em Poder Paralelo, que resist bravamente pq amava! Bom, meus pais adooram URCA. hauahauah

Mto me agrada fazerem remake de novelas, tenho nada contra não! Tititi prometee!

Pra protagonizar a nova do Aguinaldo, sugeriria Claudia Raia!

Veja também