O Planeta TV

TV: A MESMA DE SEMPRE... E A AUDIÊNCIA... LÁ EMBAIXO!

Por: Jeferson

TV: A MESMA DE SEMPRE... E A AUDIÊNCIA... LÁ EMBAIXO!

Vem cá, a atual crise de audiência da TV Globo é novidade para alguém? Pelo menos para mim não. Já vi a emissora passar por isto em 2002, mas conseguiu dar a volta por cima. O problema que hoje, a história é outra. O povo perdeu o encanto por televisão, e, com a chegada da internet e playstation a audiência televisiva despencou de vez. E a tendência é piorar cada vez mais. Será que mesmo com esta fuga de telespectadores, a próxima novela das 8, “A Favorita”, vai conseguir ultrapassar os 50 pontos que “Duas Caras” nunca alcançou até o momento?. Tenho minhas dúvidas, mas não é impossível, mesmo porque, apesar do baixo número de ligados, uma novela das 8, ainda tem capacidade suficiente de registrar esta marca. Agora chegar os 60, aí é outra história, a não ser que a trama de João Emanuel Carneiro mostre a seu público que as telenovelas ainda tem um brilho especial na televisão. Vamos aguardar!

Meus queridos, se vocês acham que eu vou ficar aqui puxando saco de emissora X, vocês estão enganados. Creio que vocês estão no lugar errado. Antes mesmo deste espaço ser transformado em blog, os assuntos abordados sempre foram imparciais e vai continuar sendo. Em relação ao último tópico em que eu questiono a ousadia dos jornalistas em relação a novela “Caminhos do Coração, volto a dizer: quem tem que gostar da novela é o público, jornalista tem apenas a função de fazer o seu veículo vender jornal, é óbvio, chamar a atenção. Ou será que falar bem, vai conseguir chamar a atenção do público? Vou citar um exemplo recente. Quando “Duas Caras” estava com uma audiência lá embaixo, a imprensa caiu em cima, foram notas pra tudo quando é lugar dizendo ser a pior audiência da história da Globo. Hoje, a trama de Aguinaldo Silva beira os 47 pontos, e cadê a imprensa? Sumiu, sabe por que? Porque para eles, o que interessa são as notas que vão vender. Não é a toa que os mutantes são um fenômeno de audiência, porque é assunto em tudo quanto é jornal e revistas. Já pensou se os jornalistas falassem bem da trama de Tiago Santiago o tempo todo? Não vendia jornal e não dava audiência. No fim, os dois lados saem ganhando.

Não é por nada não, mas a comédia apresentada na novela “Ciranda de Pedra” são terríveis. Lamentável. O autor tentou inspirar no universo das tramas de Walcyr Carrasco, mas sinceramente, os atores não são comediantes e o texto é bem fraquinho. No mais, Osmar Prado e Bruno Gagliasso vem dando show de interpretações.

Êpa êpa êpa, muita calma nesta hora. A novela “Duas Caras” vem impressionando nos últimos 30 capítulos. Aguinaldo Silva vem caprichando e surpreendendo o seu telespectador. A cena da última quarta com a participação de Laura Cardoso foi emocionante. De arrepiar. Uma pena que o autor não caprichou do inicio ao fim. Gosto de “Duas Caras”, mas a trama deixou a desejar, se Aguinaldo quisesse teria em seu currículo mais uma novela campeã de audiência. Mas, uma coisa ele tem razão, a novela é diferenciada, e isto já valeu a pena.

Ainda sobre "Duas Caras", a novela chega ao fim com uma baixa audiência, mas não é a pior da história. Vou comentar dados sobre os índices dela ao longo da semana na página de notícias do site. Fiquem ligados!

Não sei não, mas parece que Murilo Benício vai roubar as cenas na novela “A Favorita”. Vamos ver... tomara que seja um vilão daqueles que gostamos de ver, e, que estamos com saudades no horário nobre não é mesmo.

Parece que o público já cansou do sensacionalismo da Record. O insuportável programa “Balanço Geral” começou a despencar na audiência e já se encontra (graças) na terceira posição do Ibope. Tomara que caia ainda mais... até sair do ar. Vamos fazer um bolão?

Outro programa que merece sair do ar o mais rápido possível é o tal “Programa da Tarde”. Aquilo não é programa é uma enrolação com reprises de programas da casa. Não fará falta alguma. Tirem do ar, façam este favor, please.

Bom, ia fazer um texto enorme para comentar que a novela “A Favorita” é uma cópia da sinopse de “Dancyn Day’s”. Está rolando este buxixo na rede, dizendo que a sinopse é parecidíssima. Sendo ou não, a próxima novela da 8, não terá um enredo inédito, quem já assistiu “A próxima vítima” e a trama de Gilberto Braga citada acima, vai poder relembrar bons tempos. Que venha João Emanuel Carneiro e sua tropa com remake. Ops, desculpas, digo INÉDITA!

Se depender da programação infantil nas manhãs das principais emissoras brasileira, as crianças não voltam a ver televisão tão cedo. Os desenhos apresentados são péssimos. A Globo insiste em Mickey e Donald até hoje, vocês acreditam? Assim não dá!

Vem cá, a Band desistiu de investir nas crianças em suas novelas? Depois de Floribella e Dance Dance Dance, a emissora vem com “Água na Boca”. Ninguém merece. Vi um capítulo, e, não tive a vontade de continuar acompanhando. A emissora deveria ter continuado na mesma linha, investindo no público infantil, que nos últimos tempos só tem os mutantes para acompanhar (se é que eles agüentam fica até às 23h30 acordados, não é mesmo?).

Galera não tenho nada contra a novela “A Favorita”. Pra mim pouco importa se ela vai dar audiência ou não, se der é mérito do autor, se não, a culpa não será dele e sim da atual fase em que a TV se encontra. Mas, pelas chamadas que tenho acompanhado, tenho a impressão que ela vai começar com uma baixa audiência. Agora se vai subir, é que são elas. Vai ser ótimo ver uma disputa interessante entre os mutantes e a trama mexicana. Como sou realista, digo de olhos fechados, a trama da Record pode até não bater recordes, mas que vai atrapalhar, isto vai. O exemplo é "Amor e Intrigas" que atrapalhou "Duas Caras" do começo ao fim.

Mexicana? Como assim? Vem cá, não podemos brincar um pouco? Só para descontrair? Mas, cá entre nós, João Emanuel Carneiro tem uma característica bem mexicana não é mesmo? E o povão gosta deste estilo, não é a toa que no passado o SBT fazia a festa!

Até o próximo. Fiquem tranqüilos não esqueci de falar sobre a melhor novela da Record. Devido o tempo, ficará para o próximo tópico. E, vou criar também, outros assuntos interessantes para trocarmos idéia, antes que caímos na mesmice. Abraços.





Comentários (91) Postar Comentário

Rafael L. comentou:

è a record no momento tem a atração infantil mais assitida do país. não, não é pica-pau, é caminhos do coração mesmo. Quanto a favorita vai começar fraca em audiência mesmo, mas depois sobe. E quem disse q jornalista não pode gostar de nada e sim o público? achav q o jornalista é o publico mais influente do pais. pra finalizar, é notavel ver como aos poucos programas com um B de BAIXARIA despencam, após o fim do caso isabela. em abril a média mensal da record foi de 10 pontos, vamos ver em maio, já q o caso acabou....

Marcos comentou:

Eu Acho qe a novela dos Mutantes vai atrapalhar muito A Favorita.
As chamadas dos Mutantes estão bem melhor.
A briga vai ser boa.

Rafael L. comentou:

Dê valor ao q é produzido no Brasil, nossas novelas são as melhores do mundo. a globo com toda a sua tradição fez e ainda faz novelas memoráveis, e a record (com excessão de CDC) faz um "feijão com arroz" bem melhor q as hilárias tramas mexicanas.

Mauro comentou:

A mexicana Favorita é um remake de Dancyndays, aguardem.1978..............2008. he, he, he

Portugal comentou:

As únicas novelas de qualidade que foram produzidas fora da Globo foram Pantanal, Xica da Silva e Eramos Seis... E ja foram alguns anos atras...
A Record produz novelas rascas! Passados tantos anos, o que vemos sao tramas fracas...



Mais parece que os brasileiros preferem dar audiencias a essas novelinhas, so para ver a Globo a descer...
Paraiso Tropical e Duas Caras, grandes novelas com grandes historias, actores, grandes musicas que ficam no ouvido... Não sera a toa, que o Cd Internacional de Duas Caras e um grande sucesso.
Ja as novelas da record nao produzem tais efeitos no publico.

Vem ai a Favorita, qualidade garantida!
:globo: The Best! :ok2:

Carolina Saboia comentou:

Ñ sei, mas acho que a Record pode deixar a Globo com dor de cabeça se antecipar o horário do trashy, oops, dos mutantes, visto que seu público é quase todo formado por jovens. Ainda ñ vai "roubar" o horário de A Favorita, até porque os mutantes podem até fazer sucesso entre o público infanto-juvenil, mas ñ vem agradando as donas-de-casa e/ou o público que assiste a novela globr; porém, pode criar rugas na cúpula do plim-plim!
Mas Jefferson, duvido muito que A Favorita tenha tanta audiência. Botar o Murilo Benício, que já fez par romântico com a Ximenes, como pai, ainda que adotivo, da Mariana Ximenes é meio estranho hein?? Vai ficar como o cara que fez o pai da Malu Mader em Eterna Magia! Ñ convenceu!!

Saullo comentou:

Balanço Geral de Sampa eh horrivel, aki no Rio eh 10!
Será que a nova temporada de CdC vai conceguir bater com A favorita?
:record: :record: :record: X :globo: :globo: :globo:

Agora.... O bicho vai pegar!

Thiago comentou:

Você escreveu:

E, vou criar também, outros assuntos interessantes para trocarmos idéia, antes que caímos na mesmice.

Faça mesmo, porque essa historia de Globo vs Record já está cansando já. Não se tem outros comentarios senão esses

:tchau2:

Lucas comentou:

não tenho dúvidas quanto ao sucesso de 'a favorita', quem acompanha de perto diz que será um novelão, e eu não duvido NADA, só de olhar pro elenco já da pra sentir o que virá....
caminhos do coração dá ibope porque vai ao ar tarde na rede record, as 21:00 hrs não será a mesma coisa, e vamos combinar que a novela da rede dos bispos o que mais faz é enrolar neh!?!??!
o público num gosta disso, ''mas se não gosta pq o ibope é tão 'alto'??'' pq as séries da rede globo exibidas atualmente não passam de méras enrolações, tirando é claro a ÓTIMA 'a grande família', que tem em seu banco de roteirista pessoas inteligentes e super capazes :sorriso7:

mas vamos aguardar neh!? eu primo pela qualidade, e de longe já posso dizer que se for ver por isso assistirei 'a favorita' :sorrisao:

sem mais....PARABÉNS pelo blog ele é...bom.

PS: espero que dessa vez aceite minha postagem, quase sempre quando escrevo aqui vc não aceita :vibrando:

Jota comentou:

Acho que tem um terceiro fator que pode complicar esta briga, o SBT´que tá vindo ai com a Rewvelação e talvez uma reprise de Pantanal. Acho que a briga vai acirrar mesmo, mas não entre entre a Globo e Record e sim entre SBT e Record. A Globo vai continuar absoluta como sempre. Podem crer.
:globo: :ok2: :ok2: :ok2:
:sbt: :confuso2: :confuso2: :confuso2:
:band: :trocatroca: :trocatroca: :trocatroca:
:redetv: :esperai: :esperai: :esperai:
:record: :caveira: :caveira: :caveira:

Veja também