O Planeta TV

Tieta e Roque Santeiro: folhetins que marcaram época e recordes de audiência

Por: Jeferson Cardoso

Tieta e Roque Santeiro: folhetins que marcaram época e recordes de audiência

E aí, planetários! Tudo bem? OFICIAL: Dia 22 começam os teasers de FINA ESTAMPA, a próxima novela das nove. A estreia está CONFIRMADA para o dia 22/08.

Estreia de O Astro

Sempre achei Thiago Fragoso um dos destaques da nova geração, mas só agora pude ter a certeza de seu talento. E ainda ouço falar que autores têm dificuldade para escalar seus galãs. A beleza é importante, mas o talento é ainda mais.

No passado, fiz muitas críticas à atuação de Alinne Moraes, principalmente quando interpretou a vilã de "Duas Caras". Ela usava e abusava de caras e bocas e gritava bastante. Hoje, tenho a obrigação de parabenizá-la. Como melhorou essa menina arretada.

O primeiro capítulo pecou pelo excesso. Os primeiros dez minutos foram corridos e exagerados. Os autores poderiam ter explicado melhor o golpe de Neco (Humberto Martins), bem como, a passagem de Herculano (Rodrigo Lombardi) na prisão e até mesmo os ensinamentos da magia. E, mais, alguém entendeu por que Márcio (Thiago Fragoso) odeia o pai? A direção queria impressionar com a agilidade mas em, alguns momentos, era notável os cortes em cenas. No mais, Hans Donner caprichou na abertura.

Achei a macrossérie bem produzida e com ótimas histórias paralelas. Tudo entrelaçado, característica dos clássicos folhetins. Um desperdício, uma vez que, exibi-la às 23h é um tiro no pé. A estreia registrou uma média de 27 pontos, índice excelente para a faixa horária. É óbvio que o desempenho não será mantido, mas torço para que se mantenha entre 18 e 20 pontos.

Ruth x Raquel

Preparam o coração, a re-reprise de "Mulheres de Areia" está praticamente certa. Um novelão, de Ivani Ribeiro, que SEMPRE vale a pena ver de novo. Em setembro!

Ibope eletrônico x flagrante domiciliar

É verdade que Tieta superou a audiência de Roque Santeiro? Sim, mas o contrário também é verdade. Entre 1985 e 1989, o Ibope utilizava duas metodologias: eletrônico e flagrante. As pessoas podem fazer confusão com os índices das novelas exibidas nesse período, uma vez que, as mídias utilizavam os dois métodos.

No flagrante, Roque Santeiro registrou uma média de 74 pontos e no eletrônico marcou 63. Tieta, no eletrônico, cravou 65. Dados referentes à Grande São Paulo.

Pelo flagrante, no Rio de Janeiro, Roque Santeiro é recordista com 78 pontos.

O flagrante foi utilizado em SP até 1989 e no RJ até 1991.

Entenderam? Agora vocês têm duas explicações em relação à novela de maior audiência da teledramaturgia brasileira, ou apenas uma. Dependendo de qual metodologia queira utilizar.

As duas maiores audiências da teledramaturgia, entretanto, foram escritas por quem? Aguinaldo Silva. A primeira, é claro, em parceria com Dias Gomes. É MAGO!

Em breve publicarei no Blog uma lista com o ranking (top 10) do horário das seis, sete e das oito (hoje das nove). Levarei em consideração apenas o método eletrônico, que é o utilizado até hoje. Farei isto assim que finalizar a apuração dos dados.

PS: Flagrante domiciliar: pesquisadores batiam na porta da casa e perguntam o que os moradores estavam assistindo; Ibope eletrônico: é o People Meter, que repassa as informações da tevê para o instituto de pesquisa em tempo real.

O Astro: novela das onze?

Produzir "O Astro" como macrossérie e anunciá-la como novela das onze é um tiro no pé. Veja bem, sou contra a criação de mais um horário de novela. Isto desgasta ainda mais a teledramaturgia, que vive uma crise de audiência. Atualmente temos – em exibição – dez novelas (4 na Globo; 2 na Record; 3 no SBT) na TV Aberta sem citar dezenas de seriados e reprises do canal Viva.

Acredito que "O Astro" funcionaria muito bem como uma novela das seis. É uma bobagem apostar em um produto como este em um horário ingrato. No passado, as minisséries de sucesso eram exibidas na faixa das 22h, logo após a novela das oito. Hoje, as emissoras adaptaram suas grades e tudo começa muito tarde. Novela das oito se tornou das nove e acaba às 22h30.

Às 23h, a Globo pode abusar de cenas calientes, mas isto não é garantia de audiência. O telespectador está carente é boas histórias, ou seja, precisa que os autores tenham novas ideias ou até mesmo abuse de remakes, desde que saibam adaptar. Já fui contra remake, mas hoje em dia não sou mais. "O Astro", acredito, cairia muito bem às 18h.

Pretendo acompanhar a primeira semana de "O Astro", mas não continuarei porque concorrerá com "A Fazenda". Tenho que optar por uma. Sou fã de reality show, então... Sei que muitos devem questionar como consigo assistir ao reality da Record. A resposta é simples: da mesma forma em que acompanho ao Big Brother Brasil. São duas pragas que não acrescentam nada em nossas vidas, mas é um vício.

Assim fica fácil!

A rede que brinca de fazer televisão, Rede Record, também esnoba os patrocinadores. Nesta segunda-feira (10), com a mudança de horário do "Jornal da Record" e "Rebelde", a emissora eliminou os seus intervalos comerciais. O motivo: medo da concorrência, ou seja, do SBT.

O medo começa às 17h, com o "Cidade Alerta", que desde sua estreia no dia 20 de junho, nunca deu sequer um intervalo comercial e mesmo assim sofre ameaças do seriado enladado "Chaves".

O primeiro dia da mudança favoreceu a Record – que recuperou a vice-liderança –, mas de longe alcançou os índices desejados, uma vez que, o SBT – com dezenas de comerciais – continuou em sua cola.

"Jornal da Record" – 10 pontos x 6 (SBT) e "Rebelde" 11 x 7 (SBT).

Não sei até quando a emissora ficará sem anunciar seus patrocinadores, mas acredito que mesmo assim esse desempenho não será mantido. Vide "Cidade Alerta" (começou com 10 e estacionou entre 7 e 8 pontos).

O tempo é o senhor da razão. Amém!

PS: Um emissora que visa a liderança e, principalmente, tirar pontos da Globo precisa ter medo do SBT?

Ídolos

A pior edição de todos os tempos. Incrível como destruíram esse reality show. O que impressiona mesmo é o nível dos participantes classificados para a fase final. Posso estar errado, mas os responsáveis por este fracasso são os jurados, que deveriam assistir ao "Programa Raul Gil" – grande revelador de talentos. Ainda bem que a Globo produzirá o "The Voice" e torço para que tenha o mesmo nível do "Fama", outro revelador de talentos. Curiosidade: quantos talentos o "Ídolos" revelou? Nenhum! Já o "Programa Raul Gil" e "Fama"... não há o que comparar.

Por fim, se é para produzir um reality de baixo nível, espero que a Record crie vergonha e – infelizmente – desista do "Ídolos".

Justus na Record!

A ficha de Roberto Justus caiu! No SBT, ele descobriu que não é animador. Nunca foi, para falar a verdade. É apenas um empresário que deu certo como apresentador de reality show empreendedor. Se destacou à frente de "O Aprendiz" e, certamente, comandará um interessante em sua volta à Record, de onde nunca deveria ter saído.

Até a próxima!





Comentários (66) Postar Comentário

Mateus comentou:

Você não se enganou em colocar a esreio de fina estampa no mês 10? Agosto é mês 8. Você falou que dia 22 começa a chamada da novela fina estampa. 22/ 07, né!


Jeferson Cardoso respondeu:

Mateus, é verdade. Corrigido! Obrigado!


mateus comentou:

gostei do q foi mas eu prefiro assistir a astro do q a fazenda !!!

Arthur M. comentou:

Caro Jeff, após o término da novela AQUELE BEIJO, teremos uma novela do Calmon ou do Carlos Lomardi? E só depois q estréia GUERRA DOS SEXOS?


Jeferson Cardoso respondeu:

Após Miguel está confirmado o remake de Guerra dos Sexos, com estreia prevista para abril ou maio. Abs.


César comentou:

E jeferson blz? não sei por que tanta discussão em torno da "novela mais assistida"!!??? Se um ponto de audiencia hoje em 2011 equivale a aproximadamente 60 mil domícilios, imagina nos anos anos 80/90? A população de São Paulo era muito menor e nem se compara com a audiencia dos dias de hoje :queta1: ! não é verdade ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, com certeza. Só que estamos falando em números (média). Rsrsrsrsrsrs.


Jarder comentou:

Não troco o Astro por nada principalmente pela uma fazendinha que já está tudo combinado. Aquilo ali e tudo combinado, mais não irei assistir porque não suporto aquele apresentador horrivel, acho que a record deveria mudar urgente de apresentador, pq não aposta em outro nome, prefiro o Pedro Bial.

Gustavo Rodrigues comentou:

Jeff, quando voce vai falar sobre amor e revolução??


Jeferson Cardoso respondeu:

Próximo post, sem falta. Será exclusivo sobre a novela. Abs.


MARCIO comentou:

COMO ASSIM O PRÓXIMO POST SERÁ EXCLUSIVO PRA AMOR E REVOLUÇÃO? E O TOP 10 DAS NOVELAS?


Jeferson Cardoso respondeu:

O Top, como disse, só quando terminar de atualizar - com base nos números oficiais do Ibope. Abs.


Gustavo Dias comentou:

o Fama nao revelou nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

só lixo que nao vende

Adalberto Thiago comentou:

E aí meu povo " FINA ESTAMPA" vem aí :festa1: Da-lhe Aguinaldão Silva que promete "causar" novamente em horário nobre...

MULHERES DE AREIA: Se for realmente o " Vale a pena ver de novo" substituto de O Clone ficaria muitoooo feliz. A trama é muito boa e poder rever a magnífica Glória Pires como Ruth e Raquel seria ÓTIMO. Assim Norma saira de cena, mas Glorinha continuará firme na telinha...

ROQUE SANTEIRO x TIETA: Não sabia dessas duas metodologias do Ibope a alguns anos atrás. Mas de qualquer maneira o que interessa é que ambas foram belas novelas e foram escritas por quem, meu povo? É claro né, Aguinaldão Silva! Sendo assim as duas novelas são recordes da nossa história...

O ASTRO: Estou ancioso pela estreia da "novela" e acho que tem tudo para emplacar no horário das 23 horas, claro que não deverá marcar uns 30 pontos, mas ao menos manter a liderança deve conseguir. A trama é boa e tem tudo para prender o público.
Quanto a sua ideia Jefferson de " O Astro" ter sido uma novela das 18 horas seria uma excelente ideia, não pensada pela Globo né...

GRADE DA RECORD: Jornal da Record e Rebelde têm um público consolidado, logo com a mudança de horário deve cair um pouco, todavia deve manter a vice-liderança. Já quanto a audiência do Datena... Começou com tudo e agora está estacionado suando para vencer o Chaves. Datena não tem carisma e muito menos o estilo Record.

ÍDOLOS: Em suma- LAMENTÁVEL. Desde que tal programa saiu do SBT perdeu a sua identidade e tornou-se apenas mais um programa na Record já no SBT esse era O PROGRAMA. Um programa mal dirigido, com péssimos jurados, apresentador mediano e péssimos participantes escolhidos dá nesse fracasso. Raulzinho Jr deveria ensinar a direção da Record como se produz um programa musical de qualidade e popular, idem o excelente trabalho feito por ele no Jovens Talentos, no "Programa Raul Gil".

JUSTUS DE VOLTA A RECORD: Depois do fracasso no SBT não era de se esperar que ele continuasse na emissora até 2013 né? A sua saída foi boa para ele próprio, já que não teve sucesso no SBT , e boa também para a própria emissora do Sílvio Santos que se libertou de um programa com ibope ridículo, idem Topa ou Não Topa.
Justus é um péssimo apresentador, mas de qualquer forma sorte na sua volta a Record e que consiga retomar com " O Aprendiz" que com ele era bem mais interessante.

FUI! E para não perder o costume :tchauGrazi:

Matheus comentou:

O ASTRO: Não irei assistir, vou ver "A Fazenda". Mas definitivamente? Acho que a Globo vai ver o que fez quando ver os índices do Ibope, que na minha opinião não será satisfatório pelo horário e pela concorrência.

JUSTUS: Já era previsto não? No fundo, todos sabíamos que isso aconteceria cedo ou tarde. Torço para que NÃO VOLTE AO APRENDIZ, pois ele tomou a decisão errada e agora quer voltar onde apresentava? Dória vai crescer à frente do Programa, e torço para que Justus e a Record consiga o formato do "O Grande Desafio", o que vai ser fácil, já que o Sbt não vai utilizar mesmo, tomara que entre na Grade na época do PAN, já que acho que o esportivo não dará muita audiência...

ÍDOLOS: Não gosto, nunca gostei, torço para o Fim Definitivo! Com ele, são três meses incansáveis e parece que não termina nunca! Espero que o formato dos Talentos lá, entre no lugar dele em 2012.

GRADE DA RECORD: Acho que acertaram o horário, só precisam deixar Rebelde às 8:15, deixando com 1 hora de duração, até 9:15, sem enfrentar IC. Jornal da Record deveria entrar 10 min mais cedo, 19:30, pois é o horário em que todas as emissoras trocam de programa e assim o Jornal ficaria com ACEITÁVEIS 45 min de duração. Quanto à faixa das 9? É aí que vão ter que trabalhar. Por enquanto, acho que CSI deveria ter FÉRIAS e DR. HOUSE DARIA CONTA DO RECADO! Porém, acho que Dr. House deveria entrar quando acabar IC, roubando público de Fina Estampa.

É isso!

Aliás, pergunta para o Jeferson, viu, você sabe de alguma coisa quanto ao que a Record vai fazer no horário das 9?


Jeferson Cardoso respondeu:

Nem ideia. A pergunta que faço é: Como ficará a grade da emissora com o PAN em outubro? Os principais eventos, acredito, deve acontecer entre às 20h e 22h. Xiii...


Veja também