O Planeta TV

Sucesso de Os Dez Mandamentos não justifica baixa audiência de A Regra do Jogo

Novela de João Emanuel Carneiro não evita derrota histórica da Globo para Record.

Por: Jeferson Cardoso

A Globo criou uma expectativa muito grande em volta de A Regra do Jogo. Só que errou no foco. No lançamento, anunciava como uma novela do “mesmo autor de Avenida Brasil”. Para a imprensa, a diretora Amora Mautner era a estrela. Parecia se tratar de uma parceria intocável: autor e diretor.  Para o telespectador, isso é bobagem.

Para o público, acredito, o que interessa é a história. No ar, A Regra do Jogo foi apresentada de forma errada: confusa; sem história de amor; sem personagens para torcer; e sem fio condutor (foco).

Passado os 60 capítulos, João Emanuel Carneiro (JEC) ainda tenta corrigir os erros, com ajustes pontuais no texto, para explicar o que a maioria do público não compreendia; e também matando e inserindo novos personagens. A Regra do Jogo se tornou uma novela violenta. Criei uma expectativa muito grande, portanto a minha frustração é absoluta.

A Regra do Jogo, para mim, não é uma boa novela. Digo isso sem fazer referências aos números do ibope. Não parece ser uma novela de JEC, que não deixa de ser Gênio por conta de um fracasso. Há capítulos sem ganchos, de pouco interesse, e irrita com a grande quantidade de núcleos, tornando-a cansativa. E o humor? Às vezes, engraçado, mas na maioria sem graça. A comédia não é o dom de JEC.

No meu ponto de vista, há outro excesso em A Regra do Jogo: o número de colaboradores. O telespectador mais apegado com bastidores, aquele noveleiro que se diz entendedor, começa a se perguntar: “essa novela é escrita por João Emanuel Carneiro?”. Respondo: sim! Os colaboradores podem ter uma participação maior, mas o script do roteiro é de responsabilidade do autor.

O sucesso de Os Dez Mandamentos não justifica a baixa audiência de A Regra do Jogo. As duas se enfrentam, no máximo, 20 minutos. A novela da Globo tem cerca de 40 minutos para fazer sua média, mas não consegue migração. Portanto, há falta de interesse do publico para com a obra de JEC, que não consegue impedir derrota histórica de audiência (nos estados do Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, dentre outros) da Globo para Record. #NuncaPensei

Penso que se não fosse Os Dez Mandamentos, A Regra do Jogo estaria com uma audiência parecida. A única diferença é que não seria vice-líder. Hahahahahaha!

Não fará milagres!

Não sei o que esperar de Velho Chico. Estou adorando o elenco, mas tenho medo da história. Temo por uma novela lenta, arrastada... Mas pode ser encantadora! Há luz no fim do túnel.

Obviamente, Benedito Ruy Barbosa não fará milagres. Muitos apostam que com o fim de Os Dez Mandamentos, a Globo pulará de 25 para 40 pontos. Duvido. Ainda é cedo para apostas e expectativas. Por ora, fica a esperança de, no mínimo, ser um bom folhetim.

Curiosidade: será que a Globo anunciará a novela como: "Do mesmo autor de O Rei do Gado"? Hahahahahahahha!

Aleluia!

Finalmente chega ao fim I Love Paraisópolis. Não gostei dessa novela. Acompanhei apenas o primeiro mês de exibição. Achava ruim, só parei de assistir porque não era de meu agrado. Tinha um perfil de novela específica para o horário das 19h. Cumpriu o seu papel. Foi sucesso de audiência.

Pra mim, Alcides Nogueira se inspirou em Fina Estampa, só que apresentou uma novela bem mais esculachada. Favelaaaado!

No último capítulo, a novela alcançou 26 pontos de audiência. Terminou sem recorde.

Na expectativa

Adorei o clipe de lançamento e do capítulo zero [de 6 minutos] de Totalmente Demais. Parece ser agradável, romântica, cômica, e de pés no chão. Tomara! Também estou curtindo as chamadas. Vamos ver no ar. Fiquem atentos nos desempenhos de Juliana Paes e Marina Ruy Barbosa.

Para mim, qualquer coisa no lugar de I Love Paraisópolis é lucro. Ainda bem que a trilha sonora de Totalmente Demais está à altura da antecessora. Confira cenas do capítulo zero:

Fenômeno!

É incrível o sucesso de Os Dez Mandamentos. Um fenômeno. Há uma semana, é líder de audiência. #NuncaPensei

Um eclipse que tem feito estrago na média geral de A Regra do Jogo e, principalmente, destronando a Rede Globo em quase todo território nacional. No Norte e Nordeste (estados que não tem horário de verão), Os Dez Mandamentos tem ampla vantagem sobre a Globo (que exibe os últimos capítulos de I Love Paraisópolis). Na Região Sul, onde a emissora registrava 4/6 pontos, agora alcança 20. #NuncaPensei

Os Dez Mandamentos é muito bem produzida, de uma qualidade incrível. Ainda bem que o público reconhece e prestigia. Há vida fora da Globo. Pena que tanto a Record quanto o SBT não tem forças para manter a competitividade de audiência. Ou não. Estou me baseando no passado, a realidade da TV aberta (principalmente da Globo), hoje em dia, é outra.

Loucura!

A Record pode jogar A Escrava Mãe no lixo. Não acredito nessa história de um segundo horário de novelas. Segundo consta, trata-se de uma história forte, com muitas cenas de sexo, sangue e mortes. Se levada ao ar, deve ser no fim de noite, como fizeram com Máscaras. #Deboche

Brincadeiras à parte, torço para que seja exibida às 20h30, após a reprise de Rei Davi, antes de A Terra Prometida.

A decisão pela reprise de Rei Davi, no meu ponto de vista, foi bem inteligente. Pode segurar um bom público de Os Dez Mandamentos e esperar as passagens das festas de fim de ano (Natal e Ano Novo).

Um ano?

Malhação - Seu lugar no mundo terá um ano de duração? Como assim? Duvido. A audiência mostra que ela não tem fôlego para tanto. A não ser que reaja... Cá entre nós, a atual temporada é fraquinha, fraquíssima, terrível, não é?

A Globo perdeu a chance de dar sobrevida à trama teen. Se soubesse escolher a reprise (Vale a Pena Ver de Novo), o estrago não seria tão drástico. Uma pena que, em São Paulo, as novelas mexicanas – exibidas pelo SBT – não são líderes.

É isso. O sucesso de Os Dez Mandamentos é justificativa para baixa audiência de A Regra do Jogo? Velho Chico fará milagres? Globo respirará aliviada após o fim da trama bíblica? Quais as expectativas para a estreia de Totalmente Demais?

Obrigado, e até a próxima. 


Deixe o seu comentário