O Planeta TV

SEM DEIXAR SAUDADE, PASSIONE CHEGA AO FIM

Por: Jeferson Cardoso

SEM DEIXAR SAUDADE, PASSIONE CHEGA AO FIM

Inshalá! Né brinquedo não! Infelizmente, não pude atualizar o blog - na noite de ontem -, por causa dos ajustes no novo design do site. Então vamos lá...

Sim, "Passione" tinha tudo para ser "a novela", mas Silvio de Abreu não soube apresentá-la de uma forma correta. A ideia do folhetim era interessante, mas muitos personagens decepcionaram, como, por exemplo, Diana (Carolina Dieckmann). O autor assumiu o erro em uma entrevista ao Portal R7.

Posso estar enganado, mas apesar de uma heroína sem sal, "Passione" apresentou dois erros. O primeiro foi o excesso da língua italiana, que irritou e afastou o público. Esperava-se que Silvio diminuísse o núcleo italiano ou melhorasse suas falas, o que não aconteceu. Resultado: a audiência empacou e raramente ultrapassava a casa dos 35 pontos.

O segundo erro foi ter transformado Clara (Mariana Ximenes) em mocinha, desiludindo àqueles que ainda esperavam por vilanias. A morte de Saulo (Werner Schünemann), que era o grande vilão, também foi premeditada. Porque não eliminou a antipática da Melina (Mayana Moura)?

Paralelo a estes obstáculos, assim como em "Belíssima" (do mesmo autor), a comédia se destacou. Irene Ravache, Gabriela Duarte e Bruno Gagliasso arrasaram.

Tony Ramos, brilhantemente, conseguiu dar o tom certo para o Totó. O amor que seu personagem sentia pela Clara é uma verdadeira passione. É claro, não posso esquecer de Mariana Ximenes: a atriz do ano, bem como, a dona da novela. A atriz, nesta novela, foi espetacular.

No mais, preciso dizer que Silvio de Abreu foi infeliz em algumas escalações. Maitê Proença, Kayky Britto, Reynaldo Gianecchini, Mayana Moura e Cauã Reymond são alguns deles. Todos citados, na minha modesta opinião, apresentaram interpretações pífias. Fernanda Montenegro, em algumas cenas, também assustava. Denise Saraceni, diretora geral, também pecou. Faltou algo na novela, talvez, um tom mais forte de suspense.

Quanto ao assassino de Saulo e Eugenio, não espero por surpresas. Aposto em Clara, que na minha teoria era amante de Saulo. Ela matou Eugenio a mando do amante; depois o eliminou para se livrar de ameaças.

Gerson é outra pessoa suspeita. Pode ter matado o pai e o irmão por terem descoberto o seu ridículo segredo. Esse, provavelmente, surpreenderia o público.

Clara e Gerson são os dois personagens que – no primeiro capítulo – mostraram ter dupla personalidade.

Quais são as apostas de vocês?

Ibope

Sim, "Passione" terminará com 35 pontos na Grande São Paulo, a pior audiência do horário das 21h da Globo. No entanto, não é verdade afirmar que as novelas do horário estão perdendo público. O que acontece é que o instituto Ibope mudou sua metodologia. Em 2007, um ponto no ibope era equivalente a 47 mil domicílios. Hoje, o mesmo corresponde a 60 mil. Ou seja, "Páginas da Vida" que teve uma média geral de 47 pontos foi assistida por 2,209 mil enquanto "Passione", 2,160 mil. Caiu, mas a diferença – no horário das 21h - é irrelevante. O que preocupa é a faixa das 18h, que perdeu cerca de 3 milhões de espectadores na última década. Lembrando que esses números são referentes apenas à capital paulista.




Comentários (54) Postar Comentário

Lucas Matheus comentou:

Então na sua opinião Jeff é o Gerson ou a Clara que é o assassino.Não me surpreendo.Vou com sua opinião mesmo Jeff sobre o assassino.

É,Passione não foi a tão inesperada novela que queriamos ver:nao1:.
Como vc disse,gostei do núcleo da comédia com Irene,Gabriela e o Bruno.É,devo dizer que gostei,principalmente da Clô,interpretada pela Irene Ravache:vibra1:
A Novela teve vários personagens que não gostei e que não deram muito certo(os que vc disse aqui no blog).Até que a Melina me surpreendeu,mas ela perdeu aquele seu jeito de vilã amorosa.
Gostei do Tony interpretando o Totó e a Mariana a Clara,combinou os dois com os personagens.

Jeff,vi a chamada de elenco da nova novela.O que achei:muito sem graça:desanimado1:e estranha :nossa1: .Uma chamada que aparece os nomes dos atores primeiro e depois eles,muito confuso:tonto2:.E depois aparece-os ao mesmo tempo (o nome e a imagem do ator,que na qual é o que gosto),mas estranha.Vc por acaso viu?

Essa é minha opinião.Bom,tchau e espero o novo blog,adeus:fui1:.

Resposta Jeferson: Ainda não vi. Abs.

Ivan Felipe comentou:

Caro Jeferson, cada um tem seu gosto. Se você não gostou de Passione meu acro sinto muito. Não sabe o que é bom. :confuso21:
Tá, PAssione é ótima e vai deixcar saudDES!

João Schiavo comentou:

Concordo com você sobre os erros e acertos. Sobre a escalação, discordo. Mayana Moura brilhou como Melina. Gianecchini, Maitê e Cauã não brilharam, mas não comprometeram a obra. Suas atuações foram corretas. Já Kayky Brito, realmente, foi péssimo, além de ter um personagem chatíssimo.

Suspeito de Clara, apesar de preferir que fosse alguém como Totó, por exemplo. Acho, porém, que Clara será consagrada como grande vilã.

Agora é aguardar Insensato Coração. Assim como Passione, a novela promete e tem boa história. É só rezar que Gilberto e Ricardo não cometam os mesmos erros de condução que Passione teve. Espero que não!

Resposta Jeferson: Totó como assassino seria fechar o ciclo de erros. Abs.

Mateus comentou:

Passione pecou em muitos aspectos sim! Não considero Maitê Proença tão ruin assim! Acho que quem deveria ter sido assassinado era o Fred, não o Saulo. Embora eu penso que quem matou Saulo e Eugênio foi a Clara, se Silvio quiser surpreender, talvez a Dona Beth como assassina. Mas, como ela ia leva o filho para um Motel? eu aposto muito vagamente na Dona Valentina, ela conhecia os Gouveia, ou uma das duas pode ser a mandante. Isso num acesso de critividade de Silvio. Como está na moda o vilão ser o assassino. Acho difícil minhas teorias. Se for a Clara, no capítulo de ontem (quarta feira), a polícia foi avisada que a arma estava escondida na casa do Fred, por uma denuncia anônima. Se foi a Clara que matou e pôs a arma lá. Como ela denunciou o paradeiro da arma se estava presa? Depois que ela foi visitar o Fred, passou quase um ano. Como a faca ficou lá tanto tempo sem ele descobrir?

Resposta Jeferson: Clara visitou Fred antes de ser presa lembra? Abs.

Emanuella comentou:

Concordo com tudo jef. Poderíamos hoje estar discutindo o sucesso da novela e o quanto ela nos surpreendeu, mas Sílvio de Abreu conseguiu fazer da trama um emaranhado de parentescos e de personagens que mudavam de personalidade o tempo inteiro. Se o autor tivesse escrito metade da novela como está sendo a última semana, a trama poderia deixar saudades e boas lembranças. Que venha IC!

Jef, você disse que a reprise de "O Clone" continua deixando o horário em baixa. Mas não é bem assim. Sete Pecados no começo dava 10, 11 pontos, chegando a anti-picos de sete! :esconde1: Já O Clone vem sempre mantendo na casa dos 15, isso porque pegou o horário em baixa e, também, devido ao fato de, no início, a trama ser um pouco lenta. Acredito que, quando houver a passagem de tempo e a entrada de novos núcleos e personagens, a novela chega a altos picos. Não acredita nisso, Jef? Abs. :fui1:

Resposta Jeferson: Posso estar errado, mas acredito que O Clone ainda chegará aos 30 pontos de pico. Abs.

pedro andrade comentou:

Passione,vai sem deixar saudades mesmo, a novela era vista como a salvadora do horário, e ai dizer,... viver a vida foi melhor,sinto dizer,mais foi melhor. Pra Passione eu digo - VAI COM DEUS Sivio,nao erre mais ! um bom autor tem seus erros,mais Passione nao foi um simples erro,foi uma tragédia ! :sofrendo1:

Iago comentou:

Jeff, acho que voce está enganado! Passione nao vai atingir 36 pontos no arredondamento. Eu estava equivocado na minha planilha de Araguaia , que de fato depois da 12a semana estava com 21,5, hoje 22,06. Mas com relação a Passione, minha planilha eu confirmo com o site do Ibope e está dando até hoje 34,76. Depois voce poderia passaar semana a semana, como alguns blogs divulgam, para tirarmos esta dúvida. Abraço.

Resposta Jeferson: Iago, corrigi. A trama tem 35,2 pontos. Abs.

Adalberto Thiago comentou:

Só o que vai deixar saudades de " Passione" será esta última semana, que ao meu ver foi a melhor desde " A Favorita". Parece que tudo que o Sílvio de Abreu não fez, ou congelou ao longo de vários capítulos soltou na reta final, uma pena!
A ausência de uma forte vilã e o excesso da linguagem italiana foram relamente os maiores erros da novela. Clara que tinha tudo para ser o grande nome da novela ( e foi) mas soltando vilanias do ínicio ao fim foi se revezando entre mocinha e vilã e aquele bendito núcleo italiano foi criticado desde o ínicio da trama o que realmente afastou o público logo de cara.
Passione tinha tudo para ser a grande novela da década, tinha ingredientes para isso mas Sílvio de Abreu errou na mão e Passione só não foi pior por causa do núcleo cômico com destaque para Gabriela Duarte e Irene Ravache. Clô e Jéssia levaram a novela nas costas, mesmo nos momentos mais chatos.
É por isso que digo Sílvio deveria voltar ao horário das 19 horas. Afinal lá é o horário do humor e se tem algum autor que se destaca nesta área é o Sílvio!
Considero Passione melhor que Caminho das Índias e Viver a Vida, mas passou longe de ser uma boa novela e não deixará saudades, mesmo!
Quanto ao assassino.... Deve ser o óbvio: Clara! :feliz21:

Iago comentou:

Pronto! Acabei de ler no Noticia.uol.
Eis
"A novela "Passione", de Silvio de Abreu, termina amanhã com média de 35,1 pontos no ibope. Cada ponto vale por cerca de 60 mil domicílios assistindo à novela somente na Grande São Paulo.

Na faixa nobre das 21h, na Globo, trata-se do pior resultado já obtido. Dez anos atrás, por exemplo, "Porto dos Milagres" obteve média de 44,6 pontos. Antes de "Passione", a mais baixa audiência atingida por uma novela no horário foi "Viver a Vida", de Manoel Carlos, com 35,8 pontos.

Antes disso, houve "Esperança", em 2002, com 38 pontos de média. Foi uma obra tumultuada, com grandes atrasos e que chegou a sofrer intervenção direta da direção da Globo, que afastou o autor da trama, Benedito Ruy Barbosa.

"Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva, continua como a novela das 21h mais assistida da década, com 50,4 pontos de média em seus 221 capítulos.

Resposta Jeferson: A metodologia mudou nesse período. Abs.

alex comentou:

Discordo de tudo o que voce falou, a novela se voce nao se esqueceu pegou uma audiencia em baixa, logo depois veio a Copa e as eleicoes. Tambem nao pode esquecer que muita gente hoje em dia assisti a novela no dia seguinte no you tube, ou no site da Globo, ou mesmo no Ontenados online. As novelas da seis com o transito de Sao Paulo tambem sao assistidas online. Se voce for contar todas essas midias juntas, vera que a novela nao foi um fracasso. Gostaria de ver a Record chegar nos 35 pontos, rsos, isso nunca ira acontecer. As pessoas reclamam muito das novelas, mas por que nao se propoem escrever uma ja que sao todos tao experts no assunto? Reclamam que a televisao brasileira nao produz nada de bom, vejo muitos comentarios de pessoas que dizem, " ainda bem que tenho tv a cabo". A tv brasileira e uma das poucas no mundo com que voce nao tem que pagar uma taxa anual para assistir. A tv globo produz coisas boas e ruins, as boas como as minisseries, e algumas das ultimas series : Clandestinos, Amor em 4 Atos, Afinal o que querem as Mulheres, A Pedra do Reino, etc, so para citar algumas, Tambem produz coisa ruins, como o Zorra Total, etc. A record antes produzia coisas boas, hoje e um lixo. Se as pessoas nao estam satisfeitas com o que ve, por que nao leem um bom livro, ou vao ao cinema, ou beber uma coisa com os amigos, jogar cartas, comer uma pizza, etc? ou entao troquem de canal, existem otimos programas na Band , TV Cultura, Futura. Nao acho que o Silvio foi incoerente , nem que o misterio do Gerson foi tosco, abuso sexual infantil traz sequelas muito grandes a um adulto, a novela tambem mostrou as relacoes familiares, pedofilia, incesto entre primos, sobrinho e tia, isso acontece. Exploracao de menores, amor na terceira idade, fora que trouxe para a novela grandes atores como Cleyde Yaconis e Leonardo Villar. Quem nao entendeu o Italiano e porque e burro,afinal o italiano e uma lingua latina e se prestar atencao muitas das palavras sao semelhantes. O problema do brasileiro e so respeitar as coisas que vem de fora, os enlatados americanos, e nao dar valor as coisa produzidas em nosso pais.Apesar de discordar , respeito a sua opiniao.;-)abracos.

Veja também