O Planeta TV

"Salve Jorge", a novela que irrita os noveleiros!

Por: Jeferson Cardoso

"Salve Jorge", a novela que irrita os noveleiros!

Outro dia fui questionado se "Salve Jorge" é a pior novela de Gloria Perez e se a mesma também é um fracasso de audiência. Pois bem, eis que discutiremos estes pontos.

No quesito audiência, a dois meses de seu fim, "Salve Jorge" acumula uma média de 32 pontos. O folhetim pode ter alcançando seu recorde (de apenas 40 pontos), no entanto, seria um absurdo, como um todo, negar o seu fracasso. A direção artística da Globo pode ter "banido" a tal meta e justificar que, hoje em dia, temos diversos fatores que favorecem à baixa audiência da TV aberta, mas nada justifica uma novela das nove ficar abaixo dos 35 pontos.

No caso de "Salve Jorge" é justificável. É por merecimento. Os primeiros três meses desta novela foram horríveis. Nunca pensei que Gloria Perez fosse vacilar tanto, ainda mais recebendo o horário do magnífico João Emanuel Carneiro.

Assim que melhorou e começou a ganhar ritmo, "Salve" pulou de 28 para 36 pontos. Como o seu ritmo ainda é aquém do esperado, a audiência segue no mesmo nível.

Apesar da média ser baixa, não considero "Salve Jorge" a pior novela de Gloria Perez. Há piores, como "Explode Coração" e "De Corpo e Alma". Até a barriguda "Barriga de Aluguel" fica atrás. O estilo da autora cansou o telespectador. Na verdade, está ultrapassado. Não se pode brincar com a paciência do público. Uma novela precisa entreter, sem lengalenga, desde o seu primeiro capítulo, ou primeira semana, ou que seja primeiro mês.

Infelizmente, Gloria Perez não corrigiu as falhas cometidas em "América" e "Caminho das Índias". Será que desta vez, com a sua surra sendo pior, ela ainda os repetirão em sua próxima novela? Provavelmente. É o estilo dela.

Prefiro não me prolongar comentando sobre as sucessivas falhas do folhetim, muitos deles, cometidos pela produção. A autora, que é a cabeça, arca com as consequências. Alguns são até aceitáveis e se fazem necessários para dar continuidade a uma história.

Que um elevador não tenha câmera, ou que a mesma esteja estragada, tudo bem. Mas Mustafá (Antonio Calloni) não reconhecer Morena (Nanda Costa) é demais. Ele conheceu a moça na noite da morte de Jéssica. Na ocasião, a protagonista deu um escândalo.

Resumindo: Os erros de continuidade, prefiro não citá-los, desta novela superam os de "Insensato Coração". Talvez, irritada com as críticas no Twitter e indignada com a baixa audiência, Gloria Perez esteja desorientada. Uma pena. Que encontre o rumo nesta reta final. Será a eterna rainha do Ibope, da ponta de cima e de baixo. Tadinha!

Errata: Respondendo um leitor, disse que novela não tem obrigação com a coerência. Peço perdão. Queria dizer que ela não tem compromisso com a realidade. Uma história coerente é o alicerce, indispensável.

Flor do Caribe

Incrivelmente, no capítulo exibido no dia que publiquei o último post, "Flor do Caribe" apresentou suas tramas paralelas e, rapidamente, me fez mudar de opinião. Estou encantado com essa nova novela das seis. Agora era dúvida (e preocupação), passou a ser um alívio.

Estou adorando as tramas paralelas, principalmente, as dos núcleos do Hélio (Raphael Vianna) e Candinho (José Loreto).

O núcleo central também melhorou bastante. Pena que as atuações dos protagonistas (Grazi Massafera, Igor Rickli e Henry Castelli) decepcionam.

Entre outros pontos negativos está a abertura, que não acompanha o ritmo do folhetim. No mais, "Flor do Caribe" supera sua antecessora. Espero que continue superando até o seu último capítulo, o de número 155.

Vídeo show: mudou a casca, mas...

A direção da Globo ainda não entendeu que um dos principais problemas do "Vídeo Show" está em sua bancada. Nesta quarta-feira, 20, para comemorar os 30 anos, a atração ganhou um novo cenário, onde a dupla de apresentadores (Ana Furtado e André Marques) teve ainda mais destaque. Enquanto isto, as reportagens seguiram as mesmas, focadas em melhores momentos do "BBB13" e um tal de "Novelão da Semana", compacto de novelas consideradas "sucesso" por eles. Enfim, mudaram a casca, mas conteúdo continuou o mesmo. Não é por nada, mas esse produto está com data de validade quase vencida.

Fernanda ou Nasser, pra quem torcer?

Estou em cima do muro! Sempre torci por jogadores, no caso, perfis parecidos com o do Nasser, mas fui fisgado pela princesa. Fernanda, um amor de pessoa, tem tudo para ser tornar uma milionária no próximo dia 26.

Nasser sempre foi minha aposta, desde a primeira semana. E, se ele não tivesse se envolvido com Andressa, seria de fato o campeão. Talvez ainda seja, nada está perdido.

Após a saída de André, que de príncipe não tem nada, Fernanda resolveu jogar igual a Bambam, se apegando a um boneco de vassoura. Tadinha, ela pensa que o povo - hoje em dia - é inocente como no passado.

Enquanto Nasser entrou para jogar, Fernanda aproveitou o BBB como colônia de férias. A sister não jogou, mas conquistou com seu carisma. É difícil apontar um vencedor, apesar do favoritismo de Fernanda nas pesquisas da Internet, que não servem como base. Acredito sim que Fernanda esteja um pouco à frente de Nasser, mas qualquer vacilo vira-se o jogo. Não sei para quem torcer, pra mim tanto faz. O importante é que Maroca se lenhou; Kamilla endoidou; Elieser se lascou; e Natália vegetou. Que para o próximo BBB, Boninho convide ex-bbb’s com os mesmos perfis, os de sabichões rejeitados.

Vem, Vem, Vem, Vem... Vem aí (imitando a Globo!!! Rsrsrs)

Vem aí o novo Planeta TV (www.portaloptv.com.br), agora no estilo Portal. O espaço de comentários terá interação com as redes sociais (Twitter e Facebook). Infelizmente, os emoticons atuais não poderão ser aproveitados no novo sistema. No começo, sentiremos falta (já estou sentindo, não os utilizei neste post). Mas é preciso se adequar a um padrão, o de qualidade. Está ficando lindo. Espero que gostem! E a nova parceria heim? Aguardem!

Fico por aqui, até a próxima.





Comentários (101) Postar Comentário

ANDRISON comentou:

GOSTO MUITO SE SALVE JORGE APESAR DOS ERROS DE CONTINUAÇÃO MAS ACHO QUE GLORIA VIAJOU MUITO NESSA NOVELA :bandida: QUERIA MUITO VER THEO E HELÔ AJUDANDO MORENA NA TURQUIA MAS COMO NÃO SOU EU QUE ESCREVO A NOVELA DEIXA COMO ESTÁ. SOBRE O BBB TORÇO PELA FERNANDA. :tv1: FLOR DO CARIBE A NOVELA ESTÁ MELHORANDO A CADA CAPITULO ASSIM COMO A TEMPORADA DE MALHAÇÃO. EMFIM JEFF EU QUERIA SABER A SUA OPINIÃO SOBRE O PROGRAMA DA ELIANA QUE NO COMEÇO ERA OTIMO AGORA ESTÁ SE TORNANDO CANSATIVO E MUITO REPETITIVO.


Jeferson Cardoso respondeu:

Prometi que não falaria destes programas dominicais, mas Eliana merece um pequeno comentário. Rsrsrs


Jarder comentou:

Para mim, Salve Jorge é superior a Avenida Brasil. Antes de falar que sou louco, gosto e gosto e estou adorando a novela das 9, destaque para a Delegada HelÔ.

BBB: FERNANDAAAAAAAAAAA, Tem que ser ganhar, mais deu para reparar nas pesquisas que ela está caindo e Nasser ganhando força.

Flor do Caribe: Otima novela tem tudo para superar os indices de Lado a Lado.

Vem Vem Vem ai.... O planeta da Tv espero que não seja um portal dificil de acessar.


Jeferson Cardoso respondeu:

Jarder, acho Salve Jorge mais pés no chão. Mas acho que não cabe comparação com Avenida Brasil. São estilos distintos. Rsrsrs. Pode ficar tranquilo, o portal facilitará ainda mais a vida dos leitores. :D


Thiago comentou:

Já que voce esta falando de gloria perez e salve jorge queria saber sua opinião sobre ''américa'', achava a novela tão lenta quanto a atual(que melhorou bastante)? seu sucesso era justificado? há alguma chance de reprise? valeu


Jeferson Cardoso respondeu:

América foi igual. Os três primeiros meses foram terríveis. Depois virou um novelão. Gostou muito desta novela. Pra mim, qualquer novela passaria à tarde, mas o MJ... ;)


Fernando Leivas comentou:

Vídeo Show... minha nossa, sério quando pretendem trocar os apresentadores? Acredito que não seja apenas eu, que não suporto mais a dupla atual. Ana Furtado irrita, com seus comentários desnecessários. E o André, bom ele não é tão ruim assim, mas é que nada como um programa com cara nova, e apresentadores novos.

Fernando Pinheiro comentou:

acredito que esse seremos presenteados apenas com novelas brilhantes, aposto muito em Sangue Bom, Amo à vida e Dona Xepa.
Pretende acompanhar quais Jef?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sangue Bom. ;)


Priscilla comentou:

Você não gostava do André do BBB? porque? acho ele um príncipe mesmo rsrsrsrs


Jeferson Cardoso respondeu:

Não gostava do jeito que ele jogava, nem como tratava Fernanda. Nunca senti que ele realmente gostava da sister.


Rafa Godoy comentou:

Olá, gosto de Salve Jorge, acho que ela está nos deixando curioso para assistir o próximo capitulo, coisa q avenida brasil fazio com facilidade. ''De corpo e alma'' foi uma novela ruim? tenho 20 anos portanto nao assisti, mas ouço comentários de que apesar do incidente, foi ótima!

lilian comentou:

Nossa, acho que o novelão da semana levantou o vídeo show. Acho que foi uma otima ideia o quadro. E qual novela da Glória voce acha a melhor?


Jeferson Cardoso respondeu:

Gostei muito de América, apesar da imprensa ter pegado pesado com ela do começo ao fim. Rsrsr


Douglas comentou:

O problema de SALVE JORGE é que não evolui, é um erro atrás do outro, fica dificil assim, desamina continuar acompanhando. Atores com talento desperdiçado, cadê André Gonçalves, Cristiana Oiveira, Duda Nagle...? Muito personagem orelhas, Fernanda Paes Leme, Cris Viana e Cissa Guimarães, estão fazendo a função de ouvintes e conselheiras de Flavia Alessandra e Cléo Pires. Poderiam estar brilhando em Flor do Caribe, ou em Guerra dos Sexos, não foram escaladas para ficar avulsas dentro de uma trama que só quem se destaca de verdade é Giovanna Antonelli Totia Meireles Dira Paes Adriano Garib e Alexandre Nero. Tem horas que esqueço que Morena é a protagonista. Dona Helô é um achado! Com certeza, depois de todo esse desrespeito e amadorismo que Glória Perez mostrou em Salve Jorge perderá o prestogio que tinha com esses atores que ela escalou pra fazer figuração de luxo e turismo em sua novela.

Flor do Caribe tá melhorando
BBB é da FERNANDA!
Estou ansioso pra ver a nova cara do PLANETA!

Kelvin comentou:

Jeff Flor do Caribe impressiona pela sua beleza e pela sua historia que esta começando a se desenvolver, os núcleos de Candinho e Helio estão muito legais, são os melhores até então, incrível como o José Loreto encarnou bem o papel do Candinho, da pra arrancar boas gargalhadas do publico com sua cabra de estimação, imagino que a novela vai terminar com audiência superior a de Lado a Lado, é esperar pra ver...

Veja também