O Planeta TV

"Ribeirão" está parada no tempo!

Por: Jeferson Cardoso

"Ribeirão" está parada no tempo!

Confesso: estou decepcionado com Ribeirão do Tempo, mas ainda não desisti totalmente. Sim, é verdade que não tenho acompanhando diariamente a trama e, por acreditar na competência de Marcílio Moraes, vejo sempre que possível.

"Passione" e "Ribeirão" eram as minhas apostas para 2010. A trama de Silvio de Abreu, como já comentei, é ótima e sua segunda fase deve surpreender ainda mais. Já Marcílio Moraes, infelizmente, desencantou com uma história morna e com personagens confusos.

É verdade que, nas últimas três semanas, a trama evoluiu em comparação ao seu primeiro mês, que foi decepcionante. A decepção foi tão grande que acabei me afastando e espiando as opções de outros canais, como os programas da Band. No entanto, decidi dar uma segunda chance quando li uma entrevista do autor, onde afirmava que a trama só começaria a partir do capítulo 30. Deveria ter desistido, pois já havia entendido que os primeiros capítulos foram um blá blá blá, ou seja, frustrantes! Porém... Meus quereedos, milagrosamente, reaproximei-me dessa história interiorana, que não tem nada haver com as obras de Aguinaldo Silva, na expectativa de ser surpreendido.

Já se passaram 80 capítulos, e continuo sem gostar da novela. Vejam bem: não é implicância, só que "Ribeirão" é uma novela estranha. Penso que o autor não teve sorte na escalação, que a direção, às vezes, é ínfima e que os personagens ainda são bastante confusos.

O elenco é o mais fraco de interpretação entre todas as novelas da Record. Posso estar exagerando, mas alguns nomes estão decepcionando. Vou citá-los sem medo de errar: Victor Fasano, Mônica Torres, Rodrigo Phavanello, Rafael Calomeni e Aline Borges. Outros ainda não tiveram a oportunidade de mostrar seu potencial porque são meros figurantes, como por exemplo Patrycia Travassos, Solange Couto e Giuseppe Oristânio.

Bianca Rinaldi, que parecia um robô, já encontrou o tom certo para sua personagem, a qual está mais dócil com a aproximação de Diana, interpretada por Letícia Medina.

Do elenco, destaco apenas Caio Junqueira, Letícia Medina, André di Biase, Caio Vydal, Heitor Martinez, Juliana Baroni e Antônio Grassi.

Taumaturgo Ferreira e Liliana Castro? Meu Deus! Que personagens chatos! São os protagonistas, ninguém merece!

Quanto à sinopse de "Ribeirão do Tempo" tenho dúvida: não sei se é fraca ou mal elaborada. Falta centralizar histórias, falta romance; falta humor... Falta aquele gás para decolar de vez.

Dr. Flores, o vilão, interpretado por Antônio Grassi, é o personagem mais confuso da história. Não consigo entender o porquê daqueles crimes. Isto deveria está mais claro para o espectador, principalmente para aqueles que pegam o bonde andando.

Quanto à direção, Edgar Miranda é bom, mas não para o cargo de direção geral, comete os mesmos erros de Chamas da Vida. A edição peca bastante no sentido de dar intervalos comerciais sem deixar gancho, bem como o encerramento dos capítulos. É um tiro no pé!

A audiência, de 10 pontos, é pífia, mas equivalente ao que vem apresentando. Ainda falta muito para o último capítulo (março ou abril), e espero que "Ribeirão" ganhe maturidade e popularidade.

PS: Se nos próximos 30 capítulos o ritmo – cansativo – for mantido, abro mão e desligo a televisão. Minha paciência, neste caso, é curta!

Peço para que os fãs da novela não fiquem irritados, uma vez que, o texto acima é apenas uma opinião pessoal. Não sou o dono da verdade, digo apenas o que penso como telespectador. E, Ribeirão do Tempo, por enquanto, não está fazendo o meu tipo.

Abraços!




Comentários (25) Postar Comentário

Suélem Medeiros comentou:

Simplismente adorooooooo esses tipo de post.

Grande, com bastante opinióes e criticas e que lista os destaques... adoro

Ficou muito bom mesmo... Parabéns Jeferson

Depois vou comentar melhor. abs :oba11:

Resposta Jeferson: Obrigado, Suéllem. Confesso que doeu um pouco. Rsrsrs.

Phelipe Vieira comentou:

Pra mim, atualmente, só Passione, das q estão no ar, é melhor. E discordo da direção, acho ótima, o grande problema dessa novela são algumas atuações PIORES que pifias. Aquele triângulo, Ellen, Nilton e Silvio era PÉÉÉÉÉSSIMO, os três são ruins demais... e Aline Borges ainda dá impressão de que acha que está atuando bem :sofrendo1:

Mas eu discordo em relação a Liliana Castro, acho-a um dos destaques de RdT

Adrian comentou:

Jeff,já vi alguns capitulos de Ribeirão do Tempo...sei lá ...não empolga....parece novela antiga.

Jeff, gosta ria de propor um post pra vc...tantos comentarios sobre a Mariana Ximenes eSophie Charlotte ...pq vc não faz um post comentando sobre as atuações de atores e atrizes que estão no ar, ou até mesmo atrizes da nova geração como Marjorie Estiano,Natalia Dill,Aline Moraes. Ah...Gostaria muito de ver uma entrevista com a Mariana Ximenes, tem como Jeff? :sorridente1:


Abraço...curto muito o blog

Resposta Jeferson: Entrevistar atores será um dos próximos passos do Planeta. Vamos tentar. Abs.

Cláudia Matoso comentou:

Concordo com a crítica. O autor parece que fixou nas três histórias dominantes (Nicolau/Nasinho/Virgílio/Iara, Ellen/Newton e Querêncio/Madamona/Filomena/Teixeira) e ficou parado nisso mesmo. Ao que parece, vai ficar assim por muito tempo ainda. O pior é que a maioria desses personagens não são tão interessantes assim, e roubam espaço daqueles que poderiam render cenas melhores.

O Joca e a Diana, por exemplo, nem aparecem mais direito. Formam um trio interessante com a Arminda, e isto deveria ser valorizado. O jornalista e o delegado também perderam a função, e passaram a funcionar como figurantes prestes a sumir de vez a qualquer momento. Os filhotes apaixonados também deram sumiço.

O autor também deveria se definir de vez se transforma ou não Karina em vilã.

Só discordo em uma parte: André de Biasi é muito limitado para um personagem cômico como Ari Jumento. Não fica legal de jeito nenhum.

Carlos Meneses comentou:

Jefersonn HIPERTENSÃO 17 PONTOS PICOS DE 21 exibido ate 00:15 ta subindoooo
contra 10 das ultimas semanas de IDOLOS KKK
VAI GLENDA

1 X 0 PRA MIM KKKK

Resposta Jeferson: Carlos, liderar na Globo é fácil. Depois de Ídolos, vem aí A Fazenda. Ou seja, não serei obrigado a assistir o tal reality da Globo. Temos opções. Abs.

Adalberto Thiago comentou:

Não posso fazer qualquer análise mais severa de " Ribeirão do Tempo" afinal não assito a trama e mesmo não gostando da Record confesso que essa já produziu excelentes novelas tais como " Prova de Amor", " Poder Paralelo" , " Chamas da Vida" e de longe " Ribeirão" é a pior novela já produzida pela Record nos últimos anos! O Marcílio é um excelente autor mas vejo que não acertou nesta sinopse e nas " olhadinhas" que dou na novela fica visível os erros desta: elenco fraco, personagens chatos, direção cheia de erros e um texto patético essa é a verdade!

Estou de olho na trama e a qualquer índico de melhora posso vê-la!

Em tempo: Jefferson adorei o post! Curto mas QUENTE! Assim que é bom!

:pulando1: ! Parabéns!

Resposta Jeferson: Adalberto, muito obrigado. =D

SeeH comentou:

Só posso te dar Parabéeens! Se vc ainda consegue assistir Ribeirão, é pq tem muita paciencia. O que mais me irrita é que a novela muito me interessa, a proposta inicial, os cenários, alguns figurinos e atores, muita coisa me interessa, mas a novela é cansativa, repetitiva...

Desisti há semanas e acho que a Record perdeu a mão no filão que a alçou ao segundo lugar. Uma pena. Saudade de Prova de Amor, Bicho do Mato, Vidas Opostas...

Fábio Dias comentou:

Resumo essa novela em poucas palavras!
Novela que muito prometeu e pouco cumpriu!
:bemvindo1:
Cachorro que lati, não morde!

Há novelas que chegam despretensiosamente e arrebentam!
Exemplos: Caras e Bocas, A Favorita, Senhora do Destino!

Fica o exemplo para as próximas!

Bruno comentou:

Tirou as palavras da minhas boca para definir Ribeirão. Confusa e estranha!

Pessoal não voltem a confundir. Em nenhum momento o texto fala mal de Liliane Castro. A crítica foi em relação a sua personagem/protagonista que é, realmente muito chata. Ela só perde para a mocinha ordinária Diana de Passione.

Resposta Jeferson: Bruno, muito obrigado. Exatamente, estou criticando a personagem. Gosto de Liliana como atriz, mas a personagem... ave maria!

Vinicius comentou:

Oi jef,interessante seu post,apesar de gostar dos posts "curtos e quentes",os longos,em que vc mostra mais sua opnião,são os melhores,parabéns! :oba11: Sobre a novela,não posso falar nada,uma vez que não a assisto.

Pronto!Agora Silvio de abreu me matou de curiosidade!Depois dele ter revelado que um protagonista vai ser assassinado e que a cena da morte causará impacto,agora é que eu quero que esse capítulo chegue logo!Como já disse aqui anteriormente,espero que seja o Fred :discreto1: .E você,jef,como acha que será a morte desse personagem?
Abç

Resposta Jeferson: Gostaria que fosse a Melina. Abs.

Veja também