O Planeta TV

Os Dez Mandamentos desbancou Globo e ditou a regra do jogo no horário nobre

A abertura do Mar Vermelho produzida pela Record foi muito bem realizada.

Por: Jeferson Cardoso

A abertura do Mar Vermelho produzida pela Record foi muito bem realizada. Uma sequência de cenas emocionante, eletrizante e digna de notas 10. Não sou telespectador assíduo da novela, mas tenho que reconhecer o trabalho.

Graças à cena épica, Os Dez Mandamentos cravou uma audiência histórica para a Record: 28 pontos. Foi líder de audiência. Até aí nenhuma novidade, já que vinha vencendo o Jornal Nacional e A Regra do Jogo com frequência. #NuncaPensei   

Eu vivi para ver uma novela das nove da Globo, e escrita por João Emanuel Carneiro, ser vice-líder de audiência. 

Os Dez Mandamentos é um folhetim incrível. A trilha instrumental é fantástica. É um melodrama daqueles. Merece todo o sucesso e a audiência conquistada. Entrou para a história. Uma pena que a Record abusará desse fenômeno atípico, produzindo uma segunda temporada. O problema não é dar seqüência à história bíblica, e sim interrompê-la com reprises. Se houvesse um planejamento, Os Dez Mandamentos seguiria até meados de julho, e com uma ótima audiência, diga-se de passagem. 

A Record não sabe lidar com o sucesso. Quando a tem, abusa. Isso não é novidade. É coisa de emissora “pequena”. Ou melhor, desorganizada. 

Escrava Mãe, um produto inédito, tinha tudo para manter a média [de 16 pontos] de Os Dez Mandamentos na faixa das 20h30. Acreditando nos fiéis, o público evangélico, a Record optou pelas reprises de minisséries bíblicas. Uma falta de respeito com o público e com os profissionais envolvidos. Agora, nem Santa Clara sabe quando Escrava Mãe irá ao ar. A promessa que se tem é de que será em um novo horário, provavelmente na faixa das 19h30. Tá certo, é uma boa ideia. Escrava Mãe, acredito, também fará sucesso nesse horário. O problema é o Cidade Alerta. O telejornal, hoje consolidado na vice-liderança, verá sua média de audiência despencar. 

Voltando à audiência de Os Dez Mandamentos. Vi comparativo com o desempenho de Pantanal. Que loucura. Na década de 90, a novela da Manchete venceu a linha de shows da Globo (Delegacia de Mulheres, TV Pirata, entre outros). Já Os Dez Mandamentos superou os principais produtos da Vênus Platinada (Jornal Nacional e A Regra do Jogo). #NuncaPensei  Precisa falar mais alguma coisa?. 

Após a abertura do Mar Vermelho, a audiência de Os Dez Mandamentos recuou, de 25 para 20 pontos. Normal. Os índices seguem altíssimos para o padrão da Record e continua, em alguns minutos, conquistando a liderança. A Record não tem obrigação de liderar. Os tempos são outros, mas a emissora líder ainda é, e será por muito tempo, a TV Globo. 

Por fim, Os Dez Mandamentos sai de cena com saldo positivo. Superou todas as expectativas; conquistou o público, carente de uma história, e, aos poucos, fisgou a mídia – que não convenceu aos leitores a acreditarem nas novelas na Globo. Os Dez Mandamentos foi capa de revistas, jornais e recebeu elogios até mesmo da direção artística da Globo. #NuncaPensei

A mocinha de Velho Chico

Fui comentar que estava feliz com o elenco de Velho Chico... Daí vem a notícia de que Letícia Sabatella foi substituída por Camila Pitanga. É o fim da picada. É triste, desanimador.

Nada contra Pitanga. É atriz, muito boa por sinal, e precisa ser lembrada pelos diretores para garantir o seu sustento. Entendo. O problema é que ela está com a imagem desgastada na faixa das 21h. 

Alexandre Nero, que defendi para A Regra do Jogo, lembra muitos trejeitos de seu personagem anterior, o Comendador (de Império). Está fazendo um ótimo trabalho, mas a comparação é inevitável. A escalação dele para A Regra do Jogo não chega a ser um erro, mas deveria ser evitada. Entendo que não tinha outro nome à altura, mas...

Não curti a escalação de Pitanga para Velho Chico. E acho um erro. Não sei de quem foi a ideia. Se a novela fracassar, espero que não culpem a atriz, que deve dar o melhor de si. Calma, muita calma, não estou ligando a imagem do fracasso da personagem da atriz em Babilônia com o próximo trabalho dela. É tudo muito recente (e não tem como não fazer ligação); ela vem de duas mocinhas seguidas (Lado a Lado e Babilônia) e há atrizes melhores, como Débora Falabella. Enfim... 

Fernanda Montenegro também recusou convite para Velho Chico. Alívio. A imagem da atriz ainda está muito relacionada ao beijo gay de Babilônia. Patrícia Pillar também não poderá participar. Sensato. Ela será a protagonizar da minissérie Ligações Perigosas. 

Fiquei chocado com a saída de Letícia Sabatella. Provavelmente, a antecipação da novela de Benedito Ruy Barbosa a impediu de participar do projeto. Uma pena, um grande desfalque. 

Por ora, só me resta torcer para que Velho Chico não seja lenta. Confesso, não tenho paciência para novelas arrastadas. No passado, até tinha. Hoje não. Quero ver como público irá se comportar. Há uma diferença enorme entre a narrativa de João Emanuel Carneiro e Benedito Ruy Barbosa. Inicialmente, acredito, o público irá estranhar. 

Não decola!

A Regra do Jogo melhorou. Os capítulos estão mais ágeis, mas não encantam. O maior erro desta novela, no meu ponto de vista, é não ter um personagem para torcer. Na facção, só vejo violência e personagens de dupla personalidade. 

Há também muitos núcleos paralelos e personagens dispensáveis. João Emanuel Carneiro repete os mesmos erros de A Favorita e Avenida Brasil. Na verdade estou começando a achar que o autor só consegue desenvolver bem a ideia central de suas novelas. 

Muitos reclamam que JEC está focando nas tramas paralelas, algumas já tiveram até suas histórias resolvidas. Obviamente, e sendo esperto, JEC segurou a história central para o fim do mês de novembro, à espera do término de Os Dez Mandamentos. Entendendo que nada barraria a trama bíblica da Record.   

A partir da próxima semana, se audiência não reagir, não haverá mais desculpas. A Regra do Jogo é muito rejeitada, mas ainda tem tempo para conquistar o público. Antes, precisa virar novela, com casais e vilões bem definidos. O telespectador quer se entreter e não ser desafiado a compreender o que se passa na cabeça de um autor. Novela é novela, seriado é seriado. 

A audiência de A Regra do Jogo é de 25 pontos em São Paulo. É praticamente a mesma média da perseguida Babilônia. Com o fim de Os Dez Mandamentos, esse cenário não deve mudar muito. Claro, vai ficar fácil de atingir os 30 pontos. Ou 32 nos melhores dias, se o share ajudar. É bom reagir rápido, se não será tarde demais. 

Nunca pensei que uma novela das nove – da Globo – um dia ia depender de migração de uma novela da Record pra fazer sua média. 

Frustação X Empolgação

Meus queridos, Além do Tempo eu continuo curtindo, mas... Cá entre nós, a novela perdeu qualidade com a segunda fase. Não é mais a mesma.  Perdeu o ritmo. Ficou simplória, repetitiva, e óbvia demais. Ficou boba. Elizabeth Jhin está segurando a história. Ou melhor. Tentando contar sua história novamente, mas de outra forma, com os mesmos casais, os mesmos amores. Gente, é muita decepção. 

Bom, vamos ver até quando vai essa enrolação de apresentação dos personagens. O ideal seria a segunda fase na última semana de exibição. A divisão da história em duas fases distintas foi um erro. 

Se fosse para começar uma nova novela, que começasse do zero. Na história, os reencontros e carmas estão exagerados. Haja reencontros. Um saco!
 
Mesmo frustrado, continuo acompanhando Além do Tempo. Não estou mais tão empolgado e se me perguntarem qual a melhor novela atual hoje, eu digo que é Totalmente Demais. Essa sim é digna do horário das 19h. 

Diferente da antecessora, que tinha um humor escrachado, Totalmente Demais apresenta uma comédia na dose certa. A história é simples, leve, mas tem os principais ingredientes para atrair o público de todas as faixas etárias. 

Juliana Paes, que para alguns está “robótica”, pra mim, está arrasando. A atriz, de cara, encontrou o tom certo para a Carolina, que tinha tudo para ser rejeitada e sofrer ajustes no decorrer da história. 

Fábio Assunção, que eu pensei estar velho para o papel, está muito bem em cena. Ele tem química com Paes e também com Marina Ruy Barbosa. Falando em química, essa novela tem outros casais maravilhosos: Eliza (Marina) e Jonatas (Felipe Simas); Fabinho (Daniel Blanco) e Leila (Carla Salle); Rafael (Daniel Rocha) e Lu (Julianne Trevisol). Nossa!!!!

Curti Totalmente Demais desde o primeiro momento. Sabe aquela frase: a primeira impressão é a que fica? Pois é, ficou e tem surpreendido. Estou empolgado. No próximo tópico, falo melhor sobre essa novela. Deixa passar as devidas apresentações dos personagens. Rsrsrs

Os dez primeiros capítulos acumulam 22 pontos de audiência. É uma boa média. Talvez não seja para aqueles que acreditam que uma novela das 19h, para ser sucesso, precisa obrigatoriamente atingir a marca dos 25 pontos. Ilusão. Observo, com Totalmente Demais, que para agradar, uma novela não, necessariamente, precisa ser ágil. Precisa ter uma boa história [mesmo que seja simples]; apresentar bem [de cara] os seus personagens; e ser bem desenvolvida (contada). 

É isso. Estão curtindo Totalmente Demais? A Regra do Jogo emplacará com o fim de Os Dez Mandamentos? Gostaram da escalação de Camila Pitanga para Velho Chico? Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. 


Deixe o seu comentário