O Planeta TV

O que esperar de Em Família?

Em entrevista ao ASD, Alexandre Nero adianta novidades de seu personagem em Falso Brilhante.

Por: Jeferson Cardoso

Há duas semanas fiz uma análise da nova fase de Em Família, onde elogiei o texto e a sinopse da novela de Manoel Carlos. Claro, fiz comentário com base naquilo que tinha sido apresentado até aquele momento. Só que não estou mais tão empolgado com essa novela.

Gosto do universo do autor, mas não esperava que ele fosse, mais uma vez, apelar para a depressão. Não gosto de novelas assim. É uma questão de gosto. O texto é luxuoso, mesmo, às vezes, sendo didático, mas não dá para assistir a um programa que te deixa para baixo.

Tendo a certeza de que a Em Família não passará dos 162 capítulos, Manoel Carlos decepciona também no quesito agilidade. O primeiro mês da novela não aconteceu nada de interessante, a não ser o reencontro de Laerte e Helena no capítulo exibido na noite de Carnaval.

Os capítulos são fracos; sem ganchos; sem sal. É praticamente uma novelinha das seis.

Ainda não desisti de Em Família, e continuarei acompanhando, pelo menos tentarei. Não sei o que o autor fará para sua história tenha repercussão, talvez algum personagem seja atingido por bala perdida ou descobre uma doença terminal. Poderia ser dramático, mas Maneco não quer só drama, quer também a depressão. Ele quer superar o baixo astral apresentado por Lícia Manzo em A Vida da Gente. Enfim, tenho a impressão de que Manoel Carlos está escrevendo essa novela sem muita empolgação, como se fosse uma obrigação. Uma pena, lamentável.

Sinceramente, o pior problema de Em Família não é a depressão, e sim a falta de uma vilã e de comédia.

Sou um telespectador chato, é verdade. Não tenho paciência para novelas, que considero bobas. Não sei se a maioria está gostando e aprovando Em Família. Nem eu sei o que de fato penso dela.

Joia Rara

Como sabem, não assisto a essa novela, mas resolvi espiá-la no feriadão. Levei um susto. A trama virou o samba do crioulo doido. Os vilões ficaram bonzinhos; e a troca de casais é uma lambança total. Como a ideia inicial não funcionou, Thelma Guedes e Duca Rachid se viram obrigadas a atirar para todos os lados.

Sinto que as autoras seguem o mesmo caminho de Walcyr Carrasco: estão repetitivas e com o texto bem fraquinho. Espero que elas não esculachem com o horário das 21h, assim como fez o autor responsável pelo beijo gay na teledramaturgia da Globo.

No mais, a imagem escura, sem dúvida, é outro fator crítico dessa novela.

Além do Horizonte

Não diria que essa novela é injustiçada. Foi mal apresentada; não agradou a maioria e ponto. Independente de audiência, tenho que admitir. Marcos Bernstein e Carlos Gregório, depois de ajustes pontuais, deixaram Além do Horizonte agradável. Tenho acompanhado a novela (sim, incrível não é mesmo?), e, surpreso, tiro o chapéu para os autores.

Quando desisto de uma novela, passo a acompanhar algumas cenas avulsas. Fui espiar Além do Horizonte e não larguei mais. Definitivamente entrei no universo surreal da novela. Não é um novelão, mas os ganchos e viradas na história têm despertado a minha atenção.

Da atual fase, só não curto o núcleo cômico, que não tem graça alguma. Selma (Luciana Paes) e Rita (Mariana Xavier) são personagens dispensáveis, do nível do Zorra Total.

Além do Horizonte, por merecimento, pode ser um fracasso de audiência, mas, pra mim, não é a pior exibida no horário. Esse título acho que ninguém tira de Três Irmãs e Tempos Modernos.

Apesar do tropeço no começo, parabéns Marcos Bernstein e Carlos Gregório pela ousadia e criatividade. Lamento apenas pelo elenco fraco.

Um pouco mais da próxima novela das nove

Em uma entrevista exclusiva ao ASD, Alexandre Nero, o protagonista de Falso Brilhante, adiantou algumas novidades da novela, que, assim como Fina Estampa, deve ganhar uma "mega" festa da direção artística da Globo. Confira no Aguinaldo Silva Digital! http://asdigital.tv.br/portal/?p=9550

Para alguns, as novelas do Mago são ruins, porém admitem que dão audiência. Que essas pessoas continuem odiando e prestigiando. FOM FOM!

Horário Político no segundo semestre

Em agosto, com o horário político, a Globo deve repetir a mesma estratégia de 2012. Na época, a grade de programação foi adiantada em meia hora, o que acabou prejudicando a audiência final de Cheias de Charme.

Provavelmente, a grade ficará da seguinte forma:

17h30 – Malhação
18h – Novela das seis
18h45 – Jornal Local
19h – Novela das sete
20h – Jornal Nacional
20h30 – Horário Político
21h20 – Novela das nove

No SBT, Chiquititas deve ser exibida mais cedo, das 19h50 às 20h30.

Na Record, só Santa Clara para saber.

Domingo Legal x Domingo Show

Com estreia do programa sensacionalista da Record, a produção do programinha do SBT vai ter que se desdobrar para manter seus pífios cinco pontos de audiência. Hoje, o Domingo Legal, acomodado, é um dos piores programas da TV Brasileira.

O "novo" Agora é Tarde

Curti a estreia do novo Agora é Tarde. A audiência, de 4 pontos, para os padrões da Band, foi excelente.  O programa não apresentou nada de novo, e manteve o quadro Passou na TV. O convidado, o cantor Luan Santana, não foi uma boa escolha, mas Rafinha conseguiu conduzir a entrevista sem que ela ficasse chata, uma vez que o sertanejo não tinha nada para falar.

Sem piadas ácidas e grosseiras, Rafinha agradeceu Danilo Gentili por "doar" o programa para ele. A surpresa do talk show, pra mim, foi Gustavo Mendes, como a presidente Dilma. O humorista, que não conseguiu despontar no Casseta & Planeta, foi destaque da atração.

Agora é Tarde, o melhor programa da Band, só mudou de apresentador. A diferença é mínima. Rafinha Bastos e Danilo Gentili tem humor parecido. Estou satisfeito.

Boninho, fique calmo querido!

Boninho está desesperado. A décima quarta temporada do Big Brother Brasil tem a pior audiência de sua história. Se não bastasse os baixos índices, o programa tem pouca repercussão. O diretor tem usado as redes sociais para divulgar novidades e chamar a atenção dos sites que cobrem o reality show.

Para o próximo sábado, dia 8, ele promete a maior surpresa de todos os Big Brothers. A ideia inicial seria confinar as mães dos participantes. Como a imprensa descobriu, o diretor, revoltadíssimo, teria optado por isolar oito ex-participantes. "8 ex de outras edições vão entrar na casa e formar duplas até o fim do programa #BBB14", avisou. Como anda desorientado, não se pode acreditar em nada do que ele anda falando.

O BBB, que tem anunciantes de peso, não tem mais o prestígio de antes. E quanto mais Boninho mexe, pior fica.

É compreensível o nervosismo do diretor, que acumula funções na Globo. Ele também é responsável pelo Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, Estrelas, Caldeirão do Huck e esteve à frente do Carnaval Globeleza. Ambos apresentam índices de audiências questionáveis. Tadinho.

Elenco provisório: uma merda!

Editei a última postagem e joguei o elenco provisório de cada novela no ralo. Tudo bem que é provisório, mas muitos dos nomes apresentados são especulações. Portanto, levem em consideração apenas as informações referentes às sinopses.  O único elenco oficial é o de Vitória, da Record.

É isso, fico por aqui. Vocês estão gostando de Em Família? Ainda assistem ao BBB? Abraços, até a próxima.


Deixe o seu comentário