O Planeta TV

O PECADO DE FINA ESTAMPA: A SUA DIREÇÃO!

Por: Jeferson Cardoso

O PECADO DE FINA ESTAMPA: A SUA DIREÇÃO!

Não escondo de ninguém a minha admiração por Fina Estampa. Gosto tanto da novela, que a considero a melhor desde Senhora do Destino. No entanto, não posso deixar de expressar minhas frustrações referentes à direção desta obra.

Aguinaldo Silva, como prometeu, vem escrevendo uma novela arretada, bem ao estilo de Tieta e A Indomada. Infelizmente, a direção - sob o comando de Wolf Maya - não faz jus ao esforço do autor. Tudo bem, não posso generalizar, mas as cenas mais importantes da novela estão sendo prejudicadas.

A morte de Fred, amante de Crô, foi muito bem escrita e bem dirigida até o segundo tempo. Algumas pessoas questionaram a facilidade como Fred morreu. É verdade, a queda não convenceu. Para morrer, precisaria de uma queda, digamos violenta. Mas, meus queridos, é novela. Pior seria se fosse filme. Assistam ao "Missão Impossível" e tirem suas conclusões. Enfim, nada contra a cena da morte do personagem, entendo que ela não tem compromisso com a realidade e cabe a nós entrarmos no universo dela.

Pois bem, voltando à cena, Marcelo Serrado e Christiane Torloni deram um banho de interpretação. Até que, infelizmente, a direção da novela vacila. Explico. Eis que entra em cena um delegado chinfrim para investir a morte de Fred. A partir deste momento, meus queridos, o que se viu foi uma cena mal dirigida, onde até mesmo Serrado e Torloni perderam o tom das cenas anteriores.

O ator figurante, que interpretou o delegado, não levou a sério a cena e sorria para as paredes. Em seguida entra em cena Tia Íris, interpretada pela espetacular Eva Wilma, toda desorientada, para não dizer boba. Nessa altura, era visível que tinha algo de errado. Mas o que? Não sei, mas as sequências das cenas não ficaram bem no ar. Tudo isto, a meu ver, é culpa da direção. O diretor deve se preocupar não só em reproduzir a cena conforme o texto, mas também orientar os atores. Será que não perceberam que o delegado mais parecia um palhaço? E que Tia Íris estava mais para um personagem do Zorra Total?

Ainda sobre a cena da morte de Fred, a Globo, para variar, censurou a fala onde Tereza Cristina diria que o beijo gay estava proibido. Às vezes, a emissora se comporta pior que o Ministério da Justiça. É dose!

É preciso tomar cuidado com a expressão "novela não tem compromisso com a realidade". A frase, dependendo do contexto, pode ser verdadeira. Só não pode abusar da inteligência do telespectador. A cena que Amália capota o carro foi muuuuito bem feita, mas daí descobrir que estava grávida depois sofrer um gravíssimo acidente... É complicado! Outro detalhe: questionaram a presença de uma jibóia, a mesma, segundo pesquisas, não possui veneno. Vem cá, vocês queriam que a direção da novela colocasse em risco a vida da atriz com uma Naja, Jararaca, Cascavel ou Surucucu? Neste caso, a frase dita acima faz todo o sentido.

Se não fossem esses erros – sem noção – da direção, "Fina Estampa" seria uma novela redonda. Sei que, apesar do sucesso estrondoso, a trama – sarcástica e até surrealista – não é unânime entre os críticos. Eu, particularmente, adoro.

No próximo post, explico a vocês – em detalhes – porque gosto tanto de "Fina Estampa".

Vale a Pena Ver de Novo

Não tenho nenhuma novidade quanto à substituta de "Mulheres de Areia". Não ficarei alimentando boatos que afirmam uma re-reprise. Existe a possibilidade, mas nada confirmado. Por enquanto, "Páginas da Vida" segue como a mais cotada.

Expectativas para 2012

As expectativas por ótimas sinopses são muitas, mas confiança mesmo só em "Avenida Brasil"; "Amor Eterno Amor" e "Máscaras". João Emanuel Carneiro, certamente, vai manter os índices de "Fina Estampa". Pode até começar com baixa audiência, mas suas obras possuem viradas que só mestres sabem fazer. Elizabeth Jhin costuma criar "barrigas", no entanto, suas novelas – no geral – são boas. O horário das 18h está carente de comédia e espero que a autora, mesmo com um tema dramático, conquiste o público carente de boas risadas. Por fim, Lauro Cesar Muniz, um dos melhores autores do país, vem aí com mais uma trama interessante. Ele é um dos poucos autores que se renovam a cada trabalho. Infelizmente, deve sofrer por pressão de audiência, já que suas obras preciosas não são tão populares.

"Lado a Lado", de João Ximenes Braga e Claudia Lage; "Marias do Lar", de Filipe Miguez e Izabel Oliveira, podem surpreender. São novatos com sede de sucesso.

Talvez, falte "Rei Davi" em minha lista. O excelente trabalho de Vivian de Oliveira em "História de Esther" despertou a atenção. A partir da próxima terça (24), com a estreia da nova minissérie, vamos poder analisar melhor o talento da autora. Tenho certeza que será mais uma grande produção brasileira. Estou animadíssimo.

E Glória Perez? Bom, a novela dela está mais para 2013, então...

Dercy de Verdade

Adorei a minissérie. A ideia de Maria Adelaide Amaral era contar a parte da história da comediante que não conhecíamos, então achei justo os quatro capítulos. Não precisaria mais que isto. "Dercy" foi um grande sucesso de crítica, qualidade e audiência, com 24 pontos de média geral.

A única falha da minissérie ficou por conta da trilha incidental, a mesma utilizada em "Chocolate com Pimenta", trama dirigida por Jorge Fernando.

Até já! Tchau!




Comentários (71) Postar Comentário

Leonardo comentou:

Me desculpa, mas o telespectador tem que desligar o cérebro para assistir "Fina Estampa". Para mim, a novela que começou muito bem, está insuportável. Só assisto ainda porque gravo, e para vê as cenas da Tereza Cristina com o Clô, do resto, nada salva essa novela. Acho que o sucesso está explicado devido ao ótimo começo. É difícil abrir mão de vê as cenas dos personagens citados.


Jeferson Cardoso respondeu:

Resumindo: você só não dar o braço a torcer, mas adora a novela.


Márcia comentou:

Concordo com todo o post de hoje. Fina Estampa é uma ótima novela, mas a direção realmente peca as vezes.
Aquele "ator" que fez o delegado, o investigador ou o que quer que seja, ficou rindo a cena toda, fiquei com raiva dele!

Agora, falando de Avenida Brasil... Ah! Tomara que essa novela faça muito sucesso, que venha uma novela estilo A Favorita pra melhor.
Jeff, agora me tire uma dúvida: a nossa grande Glória Menezes estará nessa novela? (aguardo resposta) Se ela estiver, darei pulos de alegria.

BJOS QUEREEEDO E PARABÉNS PELO SITE!


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, Glória Menezes estava reservada. Só não sei se foi confirmada. Acredito que sim.


GABRIEL comentou:

JEFERSON, PARABÉNS PELA CRÍTICA.
EU VI UM PEQUNO ERRO QUANDO VOCÊ ESCREVEU QUE OS AUTORES NOVATOS TÊM "CEDE" QUANDO O CERTO É "SEDE".
SÓ ISSO, TCHAU!


Jeferson Cardoso respondeu:

Gabriel, muito obrigado. A palavrinha foi corrigida. Rsrsrs.


@FABIODIASR comentou:

Parabéns pela crítica sobre Fina Estampa! Digna!

Abraço

Andre comentou:

Jefferson como sempre impecável com o blog!

Bom concordo com as cenas mal dirigidas de FE, que causam as vezes em mim um constrangimento ... Um novelão, mais com a DIREÇÃO escassa... Não entendo : Wolf fez bonito em Senhora do Destino ... já em Duas Caras e FE aff ¬¬
Jeff se o MAGO fizer mais um sucesso para as 21h entre em contato com ele e pede pra ele escolher o Waddington para dirigir sua trama pq assim seria mais valorizada... Sinto que as vezes a direção ta acomodada com os altos índices, ainda bem que o AUTOR sabe dar entre os capítulos bons motivos para nós telespectadores ver! Enfim, mesmo assim FE pra mim tbm é o NOVELÃO da década!
Abraços


Jeferson Cardoso respondeu:

NOVELÃO DA DECADA! Haja coração! ;)


Guto comentou:

O pecado de Fina Estampa é a direção? Não apenas a direção! O texto também está ficando monótomo! Resumindo a novela está ficando cansativa e muita. Insensato Coração apesar dos pesares era melhor na direção, e ao contrário de "Fina" o texto não piorou e sim melhorou em seus últimos meses de exibição. Falta pouco para o autor terminar de escrever. Gostava do Crô, mas depois das últimas cenas, ficou chato o personagem, tipo agora não vejo mais o Crô inocente, bobo, pelo menos a imagem que ele passava para nós. E claro que a Globo iria censurar a frase, seria como se fosse uma patada na emissora, uma indireta em outras palavras. Vou acompanhar a novela essa semana, mas não vou ficar colado a tevê como fazia antes. Cansei totalmente da mesma coisa - pra não dizer (vou ficar calado pra você não me censurar também) :proibido1: - de sempre! Você gosta de Fina Estampa por causa de seu Maguinho, e nem venha com, "Eu odiei Duas Caras..." espero enciosamente seu próximo post, e sua explicação. OU será a mesma coisa de sempre???????? Mistériooooooooooooooooooo :ooh:

Não entendo, já que você não mostra sua foto (Mistériooooooooooooooooooo :ooh:) onde você mora? Quantos anos você tem? Você existe mesmo?

Daniel Fontes comentou:

Cobras & Lagartos é a próxima reprise.
pode conferir com a sua fonte.

rsrs

rafael comentou:

fina estampa é uma novela ruim.
até comecei a criar uma simpatiazinha, mas enfim, tudo demais cansa.
e não é audiência alta que vai me fazer achá-la boa. prefiro mil vezes o dramalhão a vida da gente. texto e direção impecável.

Tiagoo comentou:

Gente...por ser uma obra de ficçao, devemos sonhar, dramatizar, nao ficar tao ligado ao real...mas achar que o povo brasileiro é bobo, é infantil, que nao pensa é demais, nao é mesmo?
Tomei nojo de FIna Estampa, acho um abuso o autor/diretor despejar em nossas casa um "lixo cultural "desses. Se audiencia é sucesso, entao muito sucesso para Fina Estampa...pq o ibope esta bombando e o autor surtando!!!

Sera que devo comentar hj da cena da morte do Lui, da convovencia entre o Francisco e da Nanda em A Vida da Gente???? PARA TUDO QUE EU QUERO DESCER.... acho que ninguem viu, só eu devo ter assistido a novela, pq a audiencia anda pifia....mas faço parte da audiencia seletiva com muito orgulho....nao quero e nao aceito qq coisa em minha tela.

Estou na expectativa para o Brado Retumbante...e acho que nao tera tanto sucesso...o povão gosta do samba da casa do crioulo doido!!!

Que venha Avenida Brasil.... e espero mto drama, mas muito mesmo, desses bem "mexianos" para nossas telinhas. Novela foi feita pra sonhar, pra envolver, se entreter - e esses nao sao os ingredientes principais de Fina Estampa.
Comparamos Fina Estampa com o cantor Latino...os dois fazem o maior sucesso, um alcança altos indices de audiencia e o outro vende milhares de disco...mas eu ?!?, Eu nao quero fazer parte desse publico!

Olivier comentou:

"Lado a Lado" é que novela?


"Vale a Pena Ver de Novo", tomara que a próxima reprise seja agradável. :bruno:


Jeferson Cardoso respondeu:

A substituta de "Amor Eterno Amor". Abs.


Veja também