O Planeta TV

O IBOPE E SUAS SURPRESAS NA ELEIÇÃO 2008

Por: Jeferson

Foram apenas 10 cidades analisadas, mas com base destas, pode-se constatar que o instituto Ibope possui uma metodologia inconsistente. Em alguns casos, a diferença da prévia para consolidado é surpreendente. Com base nas pesquisas eleitorais, o que podemos concluir das televisivas?

Veja o comparativo dos números do Ibope com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

São Paulo / SP - IBOPE
Marta Suplicy – 38%
Gilberto Kassab – 30%
Geraldo Alckmin – 19%

São Paulo / SP - TSE
Marta Suplicy – 32,79 %
Gilberto Kassab – 33,61 %
Geraldo Alckmin – 22,48%

EM SÃO PAULO O INSTITUTO ERROU FEIO! A CANDIDATA MARTA SUPLICY SE QUER FICOU DENTRO DA MARGEM DE ERRO.

Rio de Janeiro / RJ - IBOPE
Eduardo Paes - 35%
Marcelo Crivella - 21%
Gabeira - 19%
Jandira Feghali - 11%

Rio de Janeiro / RJ - TSE
Eduardo Paes - 31,98 %
Marcelo Crivella - 19,06 %
Gabeira - 25,61%
Jandira Feghali - 9,79 %

NO RIO DE JANEIRO OUTRO GRANDE MICO! QUEM VAI DISPUTAR O SEGUNDO TURNO É O GABEIRA COM 25,61%. O IBOPE EM SUA PRÉVIA INFORMOU O CANDIDATO COM 19%. OU SEJA, UMA DIFERENÇA DE 6 PONTOS PERCENTUAIS.

Recife / PE - IBOPE
João da Costa - 55%
Mendonça - 24%
Raul - 12%

Recife / PE - TSE
João da Costa - 51,54 %
Mendonça - 24,63 %
Raul - 16,40%

No Recife, as diferenças ficaram dentro da margem de erro, mas por muito pouco.

Salvador / BA - IBOPE
ACM Neto - 29%
João - 29%
Pinheiro - 29%

Salvador / BA - TSE
ACM Neto - 26,68%
João - 30,97 %
Pinheiro - 30,06 %

Em Salvador a disputa foi acirrada. As diferenças ficaram dentro da margem de erro.

Goiânia / GO - IBOPE
Iris - 75%
Sandes Júnior - 17%
Martiniano Cavalcante - 4%

Goiânia / GO - TSE
Iris - 74,16 %
Sandes Júnior - 15,75 %
Martiniano Cavalcante - 5,20%

Goiânia foi uma das cidades que melhor consolidou as prévias do Ibope.

Porto Alegre / RS - IBOPE
José Fogaça - 41%
Manuela - 21%
Maria do Rosário - 21%

Porto Alegre / RS - TSE
José Fogaça - 43,85 %
Manuela - 15,35%
Maria do Rosário - 22,73 %

Que mico! Em Porto Alegre, o instituto afirmava que Manoela e Maria do Rosário estavam tecnicamente empatadas. No resultado final a diferença foi de 7 pontos percentuais.

Florianópolis / SC - IBOPE
Dário - 45%
Esperidião Amin - 21%
Cesar Souza Júnior - 14%
Angela Albino - 12%

Florianópolis / SC - TSE
Dário - 39,80 %
Esperidião Amin - 25,33 %
Cesar Souza Júnior - 13,05 %
Angela Albino - 12,50%

Errou feio! Em Santa Catarina, observa-se uma diferença de 5 pontos percentuais para o primeiro candidato.

Belo Horizonte / MG - IBOPE
Marcio Lacerda - 45%
Leonardo Quintão - 36%
Jô Moraes - 14%

Belo Horizonte / MG - TSE
Marcio Lacerda - 43,59 %
Leonardo Quintão - 41,26 %
Jô Moraes - 8,82%

Em BH, observa-se o gravíssimo erro na porcentagem do último candidato. Uma diferença de 6%.

Palmas / TO - IBOPE
Raul Filho - 50%
Marcelo Lelis - 29%
Nilmar Ruiz - 20%

Palmas / TO - TSE
Raul Filho – 44,52%
Marcelo Lelis – 33,24%
Nilmar Ruiz – 21,36%

Erro! O primeiro colocado consolidou em uma diferença de 6 pontos percentuais.

Cuiabá / MT - IBOPE
Wilson Santos - 52%
Mauro Mendes - 23%
Walter Rabello - 17%

Cuiabá / MT - TSE
Wilson Santos - 47,92 %
Mauro Mendes - 26,59 %
Walter Rabello - 16,94%

As diferenças apresentadas em Cuiabá ficaram dentro da margem de erro.

Respondendo a minha pergunta: Sim, o ibope apesar de falhas em seu resultado final, pode ser considerado confiável. O único problema claramente apresentado é no total de pessoas pesquisadas. A quantidade X de pessoas pesquisadas é insuficiente para chegar a um resultado consistente. Desta forma é possível afirmar que os dados referentes aos 750 aparelhos utilizados para a pesquisa televisiva devem, sim, apresentar uma grande porcentagem de erro.

Agora vamos esquecer o ibope e vamos ao que interessa... no próximo tópico é claro! O assunto será: “Negócio da China”.





Comentários (12) Postar Comentário

Laerte comentou:

Manchete do jornal o globo hje; "Carioca derrota cesar e crivela." Repare Jeferson quem mora no Rio conhece o cesar, como Cesar maia e crivela como crivela, mas como o bras. só ler manchete, o jornal faz, como sempre uma coisa tendenciosa. O cesar Maia é do pfl e sempre esteve ligado as org. globo, tiveram uma briga de comadre apenas, mesmo pq, os canos da net na cidade foi colocado pela prefeitura com dinheiro do contribuinte. Em 2000/2002 a globocopia esteve em dificuldade financeira vendeu a net para um mexicano, mas ficou com o conteúdo, vendeu os canos. :esperai:

Marcos comentou:

Em relação à cidade do Rio de Janeiro, você está equivocado! Na pesquisa divulgada no Jornal Nacional de sábado, o Ibope apontou Gabeira no segundo turno e informou que houve uma virada na última semana!! Quanto às outras cidades, você não observou os últimos dados do Ibope e preocupou-se demais em criticar tal instituto, em vez de, realmente, analisar os dados disponibilizados no sábado! É importante haver maior comprometimento com a verdade, não concorda??
Abraços...
Marcos.

Ercio comentou:

Jefferson, muito bom seu texto! Mas você deveria ter colocado Belém-PA... sabe o que aconteceu? olha a pesquisa: ( presta atenção: na pesquisa anterior estavam empatados tecnicamente, Duciomar e Valéria!!! - http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/belem/2008/09/14/ult6018u59.jhtm )(http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL776433-15693,00.html)

Duciomar Costa (PTB): 33%
Valéria (DEM):18%
Mário (PT):12%
Priante (PMDB): 12%
Jordy (PPS): 6%
Marinor (PSOL): 3%
João Moraes (PSL): 2%

resultado? confere:

Duciomar (PTB): 35,15%
Priante (PMDB): 19,03%
Mário (PT): 18,11%
Valéria (DEM): 13,34%
Jordy (PPS): 11,49%
Marinor (PSOL): 2,03%
João Moraes (PSL): 0,86%

Dá pra confiar em um instituto desse?

Victor comentou:

Jeferson, gostaria que você incluisse no ibope as médias da reprise de Mulheres Apaixonadas e Prova de Amor!!!!
Obrigado!!

Victor comentou:

Porque a audiência do Blog ainda é do dia 08/09/2008.

Rodrigo comentou:

:espantado:
Vamos voltar para as aulas de Matemática né?!
Pois no RS a diferença quanto aos percentuais da candidata Manuel é na verdade 5,65% e não 7%. Você alavancou a diferença em aproximadamente 20%, vamos tomar cuidado para não misturar ponto de vista com fatos e verdades!
Rodrigo B. :ok1:

Pedro comentou:

Pesquisa pode ser a arte de distorcer e torturar os números até fazer com que o eleitor vote naquele candidato, ou veja aquele programa.Principalmente o da globocopia nas véspera da eleição.

Luciana comentou:

Jeferson a um grande equivoco nessas suas comparações

Voce pegou pesquisas q foram realizadas nos dias 1 e 2 de outubro, o eleitor pode mudar muito em 3 dias. Um exemplo é na cidade onde minha mãe mora, tem 20 mil habitantes.

O partido governista fez uma pesquisa 1 semana antes e deu q eles estavam ganhando, mas o jogo virou, a oposição de mexeu e no dia da votação o candidato da oposição venceu po 54%. Isso q como era uma cidade pequena quem fez a pesquisa nem era do Ibope nada.

Pra vc comparar vc tinha q ter pego os resultados da boca de urna q foi feita no dia e não da pesquisa

Victor comentou:

Agradeço por ter acrecentado nas audiências as novelas Prova de Amor, Mulheres Apaixonadas e Água na Boca. Continue sempre postando!!!
Obrigado!!!!!!

kathy comentou:

:palmas: NEGOCIO DA CHINA foi show na sua estréia!!

Veja também