O Planeta TV

O ESPETÁCULO MEXICANO NÃO FASCINA OS BRASILEIROS!

Por: Jeferson

O ESPETÁCULO MEXICANO NÃO FASCINA OS BRASILEIROS!

Olá meus queridos tudo bem? Vou entrar em um assunto que muitos discordarão, mas não vou fugir da raia e expressarei a minha opinião! Acompanhei esta semana aos capítulos da novela “A Favorita” e confesso que a melhor coisa que fiz foi ter optado por não acompanhar a trama de João Emanuel Carneiro. Que ele é uma das grandes revelações da teledramaturgia, todos já sabem, mas que esta novela é completamente sem nexo, os fãs tentam esconder. Pois bem, o capítulo da última sexta, em que Gonçalo, interpretado pelo ótimo Mauro Mendonça, sofreu um ataque fulminante foi patética. Sim, Patrícia Pillar (a dona da novela) consegue fascinar o público da novela diante de um enredo mexicano elaborado pelo autor. Mas por que a cena foi patética? Simplesmente porque o plano da tal vilã, não tem sentindo perante a história. Sujou a casa inteira de ‘sangue’, fez um grande espetáculo para o velho cair duro no chão e depois em questão de segundos (é o que se deduz), limpou a tal sujeira. Ta ta ta ta e ta! Isto é novela! Sim, com certeza, mas não precisa brincar com a imaginação do telespectador. Ou será que a novela é um realismo fantástico? Claro que não! É apenas uma com enredo mexicano feita por um autor brasileiro, que impressiona o seu público com tamanha imaginação. Quem sou eu para falar que a cena me deixou impressionado? Obviamente que não! Outra coisa que pude constatar, é que a novela não tem tramas paralelas, é Flora daqui, Flora dali... ahhh se não fosse a Flora, ou melhor, Patrícia Pillar!!! A culpa da baixa audiência de “A Favorita” é dela mesma, porque acusar “Os Mutantes” pelo seu baixo desempenho é dá um tiro no escuro! Nos 168 disputados, até o último sábado, a novela da Globo têm 38,6 contra 14,2 da Record. Uma bela disputa, onde a Record soube aproveitar o deslize da ‘rejeitada’ da Globo.

A morte de Gonçalo consolidou em uma média de 42 pontos . No sábado, “A Favorita” registrou a melhor média para um fim de semana: 39 pontos.

Sobre essa disputa da Globo e Record no horário das 21h, preparem-se vem aí uma grande novidade que pode atrapalhar o desempenho de Glória Perez. Não posso entrar em detalhes, mas a notícia não é boa para os fãs de “Os Mutantes”, mas para os fãs da Record, a história é outra. Aguardem os próximos capítulos!

Ainda sobre novela, estou impressionado com o grande fracasso de “Três Irmãs” e “Negócio da China”. O que mais impressiona é que a direção da Globo, até agora, nada tem feito para driblar a rejeição do público. Isto é preocupante e pode afetar as próximas produções. A emissora está acostumando o público a ficar afastado da TV, depois tentará reconquistá-los e será tarde demais. Lamentável! Não consigo entender o porquê ainda essas novelas permanecem no ar.

Atenção: Fique ligado, na próxima sexta, começam as chamadas de “Caminho das Índias”, a nova novela das oito. É de Glória Perez!

A microssérie “Capitu” é um mico! Uma pena que transformaram a obra de Machado de Assis em um grande circo. Quem ler o livro consegue tranquilamente entender a história, já na produção da Globo... Preocupa-se tanto com a qualidade que se esquecem da clareza e coerência. É triste!

A Record acaba de divulgar no “Domingo Espetacular” a sua programação de 2009. Está confirmada a produção de três novelas: Vendetta, Betty a Feia e uma possível terceira temporada de “Os Mutantes”(?). Novos desenhos entram na grade, tais como: X-Men.

O que falar da primeira semana de “Revelação”? Pelo que pude acompanhar o grande problema da trama é a edição. É notável que a trama vem sendo cortada e não segue a seqüência cronológica da autora. A história é clichê, bem mexicana, diga-se de passagem, mas se fosse bem contada tinha tudo para manter uma boa audiência. A edição feita pela emissora está destruindo a obra e isto é lamentável. A primeira semana marcou 8 pontos de audiência. No sábado, segundo dados preliminares, em alguns minutos chegou a marcar 5,5.

Sobre a próxima reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”, não posso citar os nomes das possíveis candidatas, mas aquela considerada a maior audiência da última década está na lista. Aguardem!

Exclusivo: Na tarde deste domingo, a disputa entre a Globo, Record e SBT foi acirrada. Silvio Santos conseguiu bater de frente com Eliana e Gugu até às 19h30 ficou atrás do Domingo Espetacular. O número de ligados está baixo e as médias também. É o reflexo das férias!

Peço aos fãs de “A Favorita” que fiquem calmos, e entendam, eu não sou responsável pela sua baixa audiência e muito menos fã da novela, no entanto, tenho o direito de expressar a minha opinião. Desde já, gostaria de agradecer a todos por ter participado do último tópico, onde puderam expressar suas opiniões sobre os melhores do ano.

Abraços e até a próxima!





Comentários (135) Postar Comentário

Henrique comentou:

Realmente o critério do dono do blog para definir o q é uma boa novela é uma incógnita...

Definir o q é uma boa novela somente pelos indices de audiência , é no mínimo preguiça de analisar.

Exemplos :

No Globo

Força de um desejo - Uma das melhores novelas de todos os tempos . Autores , Direção , elenco , trama. Tudo perfeito mas os indices de audiência foram baixos.

América - Uma novela fraca e ás vezes sem pé nem cabeça mas teve índices altíssimos de audiência.

Na Record

Essas mulheres - Boa adaptação , elenco talentoso , direção caprichada mas não teve boa audiência.

Amor e Intrigas - Teve bons índices apesar de ter uma trama fraca , um texto sofrível e atuações pra lá de caricata como a da Renata Dominguez.

"A Favorita" pode não ser uma excelente novela mas ainda é bem superior as q estão no ar.

O dono do blog deve fazer a contagem dos votos do tópico passado.

Victor comentou:

Ja descobri a charada, como a próxima reprise pode ser a novela de maior audiencia da década isto significa que é: Senhora do Destino. Grande dica. Antes eu não imaginava que poderia ser Senhora do Destino. Além de outras candidatas tambem suspeito de Celebridade, Alma Gemea, Porto dos Milagres e América. Acho que a que iria dar recordes nas tardes da Globo é Celebridade. O saudade dessa grande novela. Se reprisasse Alma Gema, seria gostoso acompanhar a trajetória de Rafael, Serena e Cristina. Mas é claro que uma novela das 8 seria muito melhor. Como é prazeroso acomponhar a reprise de Mulheres Apaixonadas. A ultima novela das 8 a ser reprise foi a marcante Laços de Familia. Desde la foram reprisadas novelas boas, como A Viagem, Da Cor do Pecado, Era Uma Vez... e outras. Mas novela das 8 é difirente. Em relação A Favorita muito boa essa novela, e em todas as novelas do João tem uma coisa meio maluquinha, como em Da Cor do Pecado, as malvadesas da Barbara eram demais. Jeferson o próxima edição do Blog, vc poderia informar se a Record está planejando reprisar outra novela após a excelente Prova de Amor? Obrigado e parabens pelo blog, que vc está conseguindo manter até hoje, e com comentarios muito inteligentes.

ângela comentou:

Vc esta extremamente certo!!
prepara - se: os fãs fanáticos de a favorita vão vim igual rebelião em cima de vc.

a favorita é: uma novela completamente ignorável!!

ninguem sabe o que vaia contecer daqui pra frente, adorei o seu: É G´´oria perez!
tendo aud. na meta ou n tenho certeza que sera uma otima novela, nenhuma 9dade, td dela é bom.
vi cenas e estao maravilhosas, enfim, espero ver uma boa novela, independente da audiência! continuarei vendo concerteza!!
um grande beijo e abraço

:aplausos1:

erik comentou:

jeferson.
Eu conheço gente que faz parte da edição do nucleo dramaturgo da record.Realmente os mutantes está com os dias contados.
a sinópse de uma novela que foi entregue na record semana passada animou muita gente .
fiquei sabendo da trama central e realmente é interessantísima.
abaço a todos
esse blog é demais

Lucinha comentou:

Oi gente, vamos contabilizar o fracasso A Favorita!

Em 72 horas, mais de 20 videos com a morte de Gonçalo foram postados do YouTube, já tem ate parodia dos internautas.

Em um unico video mais de 10 mil pessoas assistiram.

Os videos dos capitulos dividios em varias partem ja foram assistidos por mais de 6 mim pessoas.

99% dos comentarios são elogiando a cena e as atuações e o autor.

A novela chegou a picos de 70 pontos em Salvador

Tem media de 52 pontos em Porto Alegre

Já passou 40 pontos de media nacional

é assunto aonde quer q vcá, queiram ou não recopistas vcs sabem q é verdade!

Seu site é acessado por mais de 1 milhão de pessoas diariamente.

Duas Caras precisou de 5 meses para uma enquete dos protagonistas atingissem 1 milhão de votos, em A Favorita uma simples enquete da Greice, atingiu 300 mil votos em 1 semana.

---------------------------

Enfim esse fracasso, tenho certeza nenhuma emissora gostaria de ter, alem de q credo, as interpretações são terriveis e os atores de segunda neh.

E eu canto pra alguem...não sei quem.... Eu vivo sempre no mundo da luaaaaaaaaa.

Neh Jef hi hi hi :revoltado:

Lucas B comentou:

Jefferson sobre A Favorita discordo de voce e muito, a novela é muito boa e não é uma novela só de Flora como você disse, prova disso é que uma grande atriz como Debora Secco disse que esse é um dos seus melhores personagens de sua carreira, e está muito feliz com o papel, Lilia Cabral disse ao jornal Agora que depois de Marta de Paginas da Vida achou que nunca mais iria fazer um personagem tão bom em sua carreira, e ainda completou Graças a DEUS estava enganada a Catarina é otima.
E você escreveu a mais ou menos um mês atrás que a media da novela era de 38,2, depois disso a novela fez 3 semanas seguidas de 43 Pts e a media da novela só sobe para 38,6 sendo que semana passada a media era de 38,5 de uma semana para outra a média da novala só subiu 0,1 Pts, veja melhor essa conta Jefferson acho que a essa altura a media ja subiu para 39, e devera fechar com 40 que para os tempos de hoje já ta de bom tamanho, ou você acha que a novela da Gloria conseguirá medias iguais a de Ameria 49 Pts, O Clone 48 Pts, é claro que não por mais que a novela venha a ser boa isso hoje em dia é impossivel. :ok2:

Lucas comentou:

"Espetáculo mexicano", gostei. Foi realmente um espetáculo. Umas das melhores cenas da história da TV brasileira.

Fernando Cunha comentou:

meu deus eu acho impressionante , não tem como comparar a favorita e os mutantes ,(o dramalhão mexicano) agrada aos brasileiros sim ,se nao agradasse a audiencia nao chegaria a pontos de 47, como chegou, o que realmente nao agrada e os mutantes ,essa sim que e um desrespeito a nossa grande teledramaturgia brasileira , e record nao vai conseguir fracassar a estupenda historia de gloria perez , com certeza vai ser um sucesso, nos vamos conhecer a historia de outro pais ,outra cultura , isso sim vai ser um sucesso , quando e que a record , vai produzir uma novela dessa que nos traga conhecimento sobre outra culturas ,a globo sim trouxe ,o clone,capitu ,terra nostra ,esperança, sinha moça , cabocla , e etc , a record so sabe produzir producoes pobres que acaba com as novelas,existe muito autores bons como:ana maria morethison,lauro cezar muniz,gisele joras, margareth boury,mas agora o tiago santiago acaba com esse time ele não capacidade nem pra escrever desenho animado , record pelo amor deus demiti esse senhor que se diz autor de novela , ai voce tera realmente condiçoes de concorrer seriamente com a globo ,essa novela e muito sem noção.e a favorita essa sim e maraa.
jeferson posta esse post ai , nao fique com raiva , como vc mesmo disse essa e a minha opinião..
de ter a record como a pior novela dos ultimos tempo .os mutantes -caminhos do coracao , recolha-se a sua insignificancia de a pior novela .
:globo: :globo: :globo: :globo: sempre.
:sbt: :sbt: :ok2: :ok2:
:band: :band: :ok2: :ok2:
:record: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :caveira: :odio: :odio:

alex comentou:

Essa e a primeira vez que eu escrevo um comentario aqui, mas como voce pode expressar a sua opiniao, tambem me acho no direito de expressar a minha.Capitu foi a melhor serie exibida nos ultimos tempos, nao so visualmente, mas com excelente interpretacoes, musica, figurinos, cenografia, enfim, dizer que baixa audiencia nao e qualidade e um equivoco seu, uma producao nao precisa de audiencia para mostrar qualidade, mas ao meu ver, eu penso que voce prefere quantidade ao inves de qualidade. Agora quanto aos baixos indices em novelas, a audiencia e feita na cidade de Sao Paulo, aonde ha um transito infernal, e as pessoas quase nunca chegam em casa antes das oito da noite, e tambem a mentalidade das pessoas mudaram em relacao a TV, e muitas agora acompanham os seus programas atraves da internet, via you tube ou atraves de blogs de diversos programas, ou ate mesmo pelo sites das emissoras, aonde se tem acesso a inteira programacao. Eu respeito a sua opiniao, o que seria da Record, se todos gostassem da Globo , ou vise-versa. O mesmo e dizer que a novela Ciranda de Pedra foi um lixo, ela foi baseada em um livro, o problema e que o povao nao tem acesso a educacao, por isso nao apreciam obras de literatura que sao adaptadas para a televisao. Eu assisti a Pedra do Reino no teatro, e na televisao, a duas feitas de maneira diferente, mas ambas com seu potencial, talvez a intencao do diretor ou mesmo da emissora seja divulgar um pouco de literatura para a populacao de massa sem acesso a uma boa educacao. ; - )

Zeh comentou:

Cara relamente não te entendo qundo você fala da favorita dizendo que ela não tem nexo...ela tem tanto nexo e tanta coerencia que isso é o que me fascina nessa novela... tudo faz sentindo e o publico ta reconhecendo isso e assintindo-a mais!
Quanto a cena tambem descordo de vc, axei fantastico como foi tramada... e gravada um verdadeiro show de interpretação,direção, ediçao etc... uma novela que so vem reforçar a qualidade da :globo: ! :vibrando: quanto as tramas paralelas realmente são fracas mas existem historias sim que realmente chamam a atenção publico pela qualidade com que são feitas e os atores que na sua maioria estão brilhando como nunca, dificil é escolher o melhor!

Veja também