O Planeta TV

O déjà vu causado pela repetição de autores na Globo

A "panelinha" é perceptível e pode prejudicar ascensão das novelas.

Por: Jeferson Cardoso

Silvio de Abreu, quando anunciado como o Diretor de Dramaturgia da Globo, fez com que os fanáticos [como eu] tivessem uma esperança de que ele resolveria os problemas [ou pelo menos tentaria] relacionados às escalações equivocadas [repetitivas] e também de sinopses [de pouco interesse popular]. Ainda é cedo para julgar o seu trabalho, até mesmo porque as novelas aprovadas na sua gestão só serão exibidas a partir de novembro, com a estreia de Totalmente Demais.

Por ora, só não consigo compreender [até entendo, mas não vem ao caso] o motivo pelo qual Daniel Ortiz foi convocado para escrever mais uma novela das sete, em pouquíssimo intervalo de tempo. O mesmo acontece com os autores de Malhação, Rosane Svartman e Paulo Halm. São bons profissionais, fato. Não há o que se discutir. Mas, meus caros, também é preciso valorizar os outros [que há muito tempo esperam por oportunidades]. Na gaveta, existem sinopses interessantes, que poderiam ser aproveitadas. Daniel Ortiz fez um ótimo trabalho em Alto Astral; e Rosane Svartman e Paulo Halm deram sobrevida à Malhação. No entanto, penso que eles precisam de descanso. Não duvido da capacidade deles, nem mesmo que suas próximas novelas farão sucesso. O problema é o desgaste. Eu, como telespectador, já cansei da escalação de mesmos atores, e já estou ficando de saco cheio de repetições de autores, que trabalham com os mesmos diretores e elenco; e que usam e abusam de situações parecidas. Fica a sensação: “vamos escrever mais uma novela, só mudaremos a forma de contar a história”. Paciência.

Benedito Ruy Barbosa há quase dez anos tenta emplacar Velho Chico, que finalmente será produzida em 2016. Já Walcyr Carrasco [dando nome aos bois] faz o que quer, no horário que escolher. Se não bastasse isso, o diretor de teledramaturgia ainda favorece o “afilhado”.

Se Totalmente Demais fracassar, dirão que a culpa é das “férias”, que os autores não tiveram. Se atingir o sucesso, dirão que o certo é continuar apostando em quem está fazendo sucesso. Já vi essa novela antes e lembro bem dos protagonistas: Izabel de Oliveira e Filipe Miguez.

Para entenderem a minha visão, darei um exemplo: depois de Além do Tempo, deveria ser Velho Chico; na sequência Trem Bom, de Mauricio Gyboski, para depois Candinho, de Walcyr Carrasco.

Do jeito que está, só fracassando para mudar. Não torcerei para que isso aconteça, mesmo cansado [sem paciência]. Que os fortes estejam preparados para a mesma história caipira de sempre às 18h; e de uma Malhação na faixa das 19h.

Quando vocês estiverem cansados [abusados] e perceberem as mesmices dos autores e panelinhas, entenderão a minha indignação, e torcerão para que a Globo dê oportunidades aos “novatos”.

Nada demais

Gostei, e muito, do teaser de A Regra do Jogo. Das chamadas, ainda não. Tenho a sensação que os anúncios tentam valorizar os intérpretes [a beleza física + sensualidade], não os personagens. Bobagem!!! Por enquanto, só quero o fim de Babilônia. A Globo sabia fazer divulgações mais interessantes. Não sei por que desaprendeu.

Calma, não confunda. A Regra do Jogo será um novelão, disso não tenho dúvida. Estou falando das chamadas, beleza? Lembrando que o importante mesmo é a novela no ar. Ansiedade me define.

Como admirador e fã de João Emanuel Carneiro (JEC), estou convicto do sucesso de A Regra do Jogo. Acredito que fará sucesso de imediato. Do pouco que sei da sinopse já a considero melhor que Avenida Brasil. Obviamente, posso mudar de opinião. Isso depende de como a novela será apresentada.

Razoavelmente bem

A reprise de Caminho das Índias está pontuando bem, com médias entre 14 e 15 pontos. Há quem diga que é fracasso só porque a antecessora [O Rei do Gado] elevou – em quatro pontos – a média do horário. Se tivesse recebido de Cobras & Lagartos [12 pontos], era considerada um fenômeno. #Deboche

É por isso que digo: os números de audiência cada um julga como quer.

É segunda!

E vai começar o drama de Xuxa. Infelizmente, a imprensa exigirá da profissional altíssimos índices de audiência. Será uma perseguição, anotem.

Como fã, não perderei um só programa. A mim [telespectador] não interessará os números, e sim o conteúdo. Sinto que, na Record, Xuxa está mais a vontade e disposta a fazer sucesso. Isso é bom, é o primeiro passo para atingir o objetivo. Uma

Assim como Gugu, Xuxa, mesmo concorrendo com Verdades Secretas, deve pontuar bem no programa de estreia. Aposto em 12/13 pontos de média. Depois, passada a curiosidade, tudo se acomodará e ela disputará a vice-liderança com o SBT (Programa do Ratinho e Máquina da Fama).

Tomara que eu esteja enganado, e que Xuxa faça muito sucesso, principalmente nas redes sociais, assim como o MasterChef. 

É de casa!

O que achei desse novo programa da Globo? Nada, uma grande bobagem. Brincadeira.

O programa de estreia foi chato e confuso. Faltou uma identidade. Talvez, com ajustes, descubram o formato ideal. Não é fácil fazer sucesso [de audiência] nas manhãs de sábado. É um horário de público limitado. O importante, neste caso, para a emissora é o faturamento em patrocínio. 

É de Casa não agradou a maioria do público e fracassou na audiência. Internamente, preocupou porque, de cara, perdeu para os desenhos do SBT. A Globo, certamente, já percebeu o que não funcionou. No passado, ajustaram o Encontro com Fátima e o público logo se acostumou. O mesmo deve acontecer com o É de Casa.

Agradável surpresa

Nesses dias que fiquei ausente do Blog, aproveitei para assistir alguns capítulos de Verdades Secretas. Confirmei o que já havia comentado: Walcyr Carrasco escreve uma ótima novela. Farei um breve comentário, sem entrar nos detalhes, pois não acompanho a novela na íntegra.

A história é excelente. A novela é bem desenvolvida; envolvente; de ótimos intérpretes e personagens; e muito bem produzida. Uma parceria de sucesso entre autor, diretor e atores. Rodrigo Lombardi, Grazi Massafera, Rainer Cadete, Agatha Moreira e Camila Queiroz, pra mim, são os destaques. Marieta Severo até incluiria na lista, mas acho que ela dá sempre o mesmo tom às suas vilãs [até lembro de Deus nos Acuda].

O autor, incrivelmente, apresenta uma novela de qualidade, abordando e apresentando assuntos que correspondem à realidade. O texto, às vezes, é didático e moralista, mas isso faz parte de qualquer roteiro de um capítulo de novela.

Verdades Secretas é excepcional, e vale a pena acompanhar. Parabéns a todos os envolvidos.

Esculachada

Perdi o interesse por I Love Paraisópolis. Percebi que a história é fraca e que não sai do lugar. A antecessora [Alto Astral] também era assim, mas era mais melodramática; mais folhetim.

I Love não é ruim, mas é o tipo de novela que não me agrada. O primeiro mês foi muito bom, depois virou esculacho. Isso não me incomoda, até gosto de novelas surreais e debochadas, o problema é que essa novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira não me convence em cenas que não são para serem levadas a sério. Exemplo: não consigo acreditar num vilão como o Grego (Caio Castro); porque não entendi qual é a dele no universo proposto pelos autores. 

Os núcleos são soltos e os personagens [na maioria] fúteis. Nem mesmo o casal de protagonistas tem uma história interessante. O que salva mesmo esta novela é a trilha sonora [perfeita], que tem feito milagres na maioria das cenas. Hoje, acho que foi isso que iludiu. Rsrsrs

Ainda bem que a novela é sucesso de público, assim não serei acusado de mudar de opinião porque a audiência caiu. # Deboche

É isso, fico por aqui. Apostam quanto para a estreia de Xuxa? A reprise de Caminhos das Índias é fracasso? O que estão achando de I Love Paraisópolis? É de Casa tem salvação? Também estão surpresos com Walcyr Carrasco? O espaço é de vocês, até o nosso próximo encontro. ;)


Deixe o seu comentário