O Planeta TV

O CIRCO ACABOU! QUE VENHA O NOVELÃO!

Por: Jeferson

Olá meus queridos, estou em êxtase: as cortinas da novela mexicana se fecharam! Não deu outra, o último capítulo da trama, que só se reergueu em seus últimos capítulos, marcou uma média de 49 pontos com picos de 53 (dados prévios). No mesmo horário a Record marcou 8 (com seus mutantes desequilibrados) e o SBT (com o SBT Brasil) 3.

Cá entre nós, que final mais sem graça não é mesmo? O autor João Emanuel Carneiro que recusa dar entrevistas para outros veículos a não ser da organização O Globo deveria respeitar a imprensa e deixar em paz a pessoa que divulgou informações sobre o último capítulo de sua história. O jornal O Dia é tão conceituado que não precisará de suas entrevistas, pelo contrário, suas novelas sim, precisarão de divulgação. Faça-me um favor!

Pelo que pude ler por aí, os fãs de “A Favorita” ficaram revoltados com o final da trama. Isto é preocupante! Uma vez que telespectadores chateados podem ignorar a substituta. Será que isto tem lógica? Vamos aguardar! Pelo menos no quesito divulgação, a Globo está dando banho e mostrando que o caminho das índias mostrará a partir da próxima segunda.

Para encerrar definitivamente o assunto “A Favorita”, vamos aos números da trama das oito, considerando a exibição de seus 197 capítulos: 39,6 de média. É a terceira pior média do horário, só fica a frente de Esperança e Suave Veneno.

Quais são as suas expectativas em relação a “Caminho das Índias”? Primeiros capítulos normalmente são inferiores em relação aos últimos da antecessora, com isto, acredito que a trama de Gloria Perez em sua primeira semana deve fechar em torno dos 38 pontos. Só para lembrar, “A Favorita” teve apenas 33,5. Ai ai ai ui ui uiiii!

Acompanhei alguns capítulos da nova fase de “Malhação”. Gostei do que vi. A história é melhor do que a temporada passada. E os protagonistas também são superiores. Claro, são novatos, não podemos compará-los com veteranos. Não podemos esquecer que a maioria dos veteranos, hoje em dia, foram revelados pela novelinha teen.

Castigo! A novela “Três Irmãs”, que ostenta um dos ibopes mais medíocres do horário das 19 horas da Globo, pode ser esticada. A direção da emissora pensa em levá-la até maio para que a substituta da trama seguinte – de Walcyr Carrasco e em pré-produção - estréie em janeiro de 2010 fugindo dos problemas de audiência muito comuns em final de ano. O autor Antônio Calmon já é um “expert” em tramas longas e credita a baixa audiência ao horário de verão e o crescimento da concorrência. Ele aposta que os índices de sua atual novela devem subir com o final das férias. Como é bom sonhar...

Dentro de três semanas já começam as chamadas de “Paraíso”, a nova novela das seis. Os protagonistas serão: Natalia Dill (ex-Malhação), Eriberto Leão, Vanessa Giacómo e Daniel de Oliveira. Estréia dia 09 de março.

Exclusivo: A trama substituta de “Caras & Bocas” não será assinada por Carlos Lombard. Este por sinal quer emplacar uma minissérie em 2010. Com isto, a vaga pode ser destinada à Andrea Maltarolli.

Só para constar: quem acompanhou o minuto a minuto do Ibope neste domingo, percebeu que sem jornalismo, Gugu com o seu Domingo Legal não é nada! Levou uma “surra” da concorrência. Detalhe: o programa foi exibido ao vivo! Enquanto isto, a Record cobriu a tragédia da Igreja Renascer e bateu de frente com a Globo. Como o foco aqui não é citar números, estes serão omitidos!

A Televisa está dando trabalho para a Record. Conforme o site informou com exclusividade, os executivos da emissora mexicana não aceitaram as mudanças que a autora Gisele Joras fez para a adaptação de “Betty, a Feia”. Essa parceria ainda vai dar muito que falar! Ai ai ai ui ui uiiiii.

Exclusiva do Blog: Veja a média das novelas entre os dias 12/01 e 17/01:


A Favorita – 48 (a reprise do último capítulo atrapalhou a média)
Três Irmãs – 23 (o fracasso continua)
Negócio da China – 20 (não tem salvação)
Malhação – 20 (abaixo da meta, mas a história da nova é boa)
Mulheres Apaixonadas – 20 (até que em fim atinge a meta do horário)
Maysa: Quando Fala o Coração – 24 (mesmo com a falta de respeito, os brasileiros ficaram acordados até 1 da manhã para acompanhar o desfecho da minissérie)


Chamas da Vida – 14 (ótimo índice para uma emissora que sonha com a liderança)
Os Mutantes – 10 (já deu o que tinha que dá)
Prova de Amor – 5 (alguém sabe o horário em que é exibido?)


Revelação – 6 (a audiência do SBT caiu pela metade. Adeus vice-liderança, pelo menos por enquanto!)

É impressionante a falta de respeito da Record com os seus telespectadores. Depois de tirar o desenho Pica-Pau de algumas regiões, a bola da vez é mudar pela milésima vez os horários de suas novelas. Convencida de que vai atrapalhar a audiência da primeira semana de “Caminho das Índias”, a partir da próxima segunda, “Os Mutantes” passa a ser exibida às 20h45 e “Chamas da Vida” às 21h45. Não dou uma semana para que esses horários sejam alterados novamente!

Mesmo enfrentando as Olimpíadas, eleições, Maysa, Big Brother Brasil e agora Caminho das Índias, a novela Chamas da Vida mantém uma média de 14 pontos. É a terceira maior audiência de teledramaturgia da Record. “Os Mutantes” já perdeu o posto e agora assume a quarta posição com 13 pontos.

A melhor opção das tardes de domingo é sem sobra de dúvidas: o programa Silvio Santos!

No próximo tópico comentarei sobre as primeiras impressões da nova novela das oito e a partir daí meus queridos, vamos dá uma pausa em novelas e vamos discutir sobre outros assuntos. Aguardem!

Veja o tema musical de Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Marcio Garcia) em “Caminho das Índias”. Haja coração!



A chamada de elenco e possivelmente de abertura:



Então fica combinado, hoje às 21h, você tem duas opções: “Caminho das Índias” e “Os Mutantes – Caminho do Coração”. Faça a sua escolha e divirta-se!


Deixe o seu comentário