O Planeta TV

Novelas: surpresas e decepções!

Por: Jeferson Cardoso

Novelas: surpresas e decepções!

Mais uma vez peço desculpas pela demora na atualização deste espaço. Vamos ao que interessa: trocar opiniões quanto às novelas em exibição. A começar por "Avenida Brasil", o novelão das nove.

"Fina Estampa" começou pegando fogo e terminou morna. Será que o mesmo acontecerá com "Avenida Brasil"? Sem medo de errar, afirmo: NÃO!

Confesso que não estava muito animado com as duas últimas semanas de "Avenida Brasil". Estava, digamos, morna para o estilo ágil de João Emanuel Carneiro, o gênio das 21h. No entanto, entendi o objetivo do autor. Ele quis apresentar bem os núcleos paralelos, corrigindo o seu erro em "A Favorita".

Pronto, agora com todos os núcleos devidamente – e bem – apresentados, "Avenida Brasil" entra num ritmo alucinante. O falso sequestro de Carminha e aproximação de Nina e Tufão (eles terão um relacionamento) iniciam a nova fase. É só começo. Por volta do capítulo 80, uma grande virada promete surpreender os telespectadores.

O melhor capítulo de "Avenida Brasil", com show de interpretação de Adriana Esteves e Débora Falabella, foi exibido na noite desta quinta (26/04). Um capítulo daqueles de tirar o fôlego!!!

Sou apaixonado por novelas românticas e, principalmente, cômicas. Estou adorando o misto de comédia nas cenas da Carminha, que pra mim já é a melhor vilã desde... (um segundo por favor)... Nazareh Tedesco! Mas e Tereza Cristina, Flora, Clara....? Não sei, sei que Carminha está ai para superá-las ainda mais!

Gostaria de destacar outras duas personagens do qual estou encantado: Noêmia (Camila Morgado) e Suelen (Ísis Valverde).

"Avenida Brasil" também me fisga pela trilha sonora. A começar pela abertura dançante e o tema romântico dos protagonistas ("Depois", música interpretada por Marisa Monte). Em resumo, NOVELÃO!

No quesito audiência, "Avenida Brasil" acumula, até então, uma média de 36 pontos na capital paulista. O índice é razoável, mas, certamente, até outubro registrará vários recordes, com grandes chances de ultrapassar os 39 pontos da novela da década, "Fina Estampa".

Para emplacar de vez, com médias semanais acima dos 40 pontos, João Emanuel Carneiro precisa só melhorar os capítulos de sábados, que estão "fracos". Melhorando o desempenho de audiência deste terrível dia, "Avenida Brasil" só tende a subir. Oi oi oi oi vem dançar com tudoooo!

Amor Eterno Amor

Gosto desta simplória trama, mas não me prende. Assisto sempre que posso, mas sem empolgação. Não esperava muita coisa da narrativa de Elizabeth Jhin, então não houve frustração. "Amor Eterno Amor" não é ruim, mas poderia ser melhor. A falta de acontecimentos e a ausência de vilões DE VERDADE são os pontos fracos. Como não assisti à trama antecessora, não posso afirmar que ela seja melhor. No entanto, ela faz jus aos seus pífios 23 pontos de audiência.

Cheias de Sucesso!

Bingo! A Rede Globo acertou em cheio com a aprovação da sinopse de "Cheias de Charme". Essa sim vale a pena acompanhar. Um novelaço digno para o horário das 19h.

Os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira vêem dando show. A empolgação é grande. Estou sonhando....

Melhor esperar mais umas duas semanas para dedicar um post a esta obra, que até então é encantadora e vem alcançando índices impressionantes de audiência. Ex my Love, ex my Love... se olhar na vitrine você vai se chocar com os números dos ibopes...

Chocolate com Pimenta

Como previsto, o público não é bobo. E tinha gente que acreditava que a re-reprise desta novela conseguiria reerguer a audiência das tardes da Globo. Meus queridos, "Chocolate com Pimenta" é uma de minhas novelas preferidas, no entanto, a sua reprise é uma falta de respeito. Enquanto isto, ótimas novelas seguem engavetadas. A Rede Globo precisa rever – com urgência – a suas escolhas para atender o desejo do público. Uma pesquisa cairia bem.

As Máscaras caíram!

Sei que minha opinião deve revoltar os fãs da Rede Record, mas não irei omiti-la. Gente, essa novela de Lauro César Muniz é muito ruim. Não sei se é a pior já produzida pela emissora, mas é uma das. Como admirador das tramas do autor, estou assustado e decepcionadíssimo com "Máscaras", uma novela confusa e mal dirigida.

Com muito esforço e paciência, passei a semana acompanhando os capítulos. E nenhum deles me prendeu. A personagem, sem nome, interpretada por Paloma Duarte é a mais interessante.

A sinopse é até interessante, mas não curti a forma como está sendo conduzida. Diante da decepção, não pretendo acompanhá-la com frequência. Às vezes, quem sabe.

Para ser sincero, não sei como ainda consegue uma média de 9 pontos no Ibope. Por enquanto, merece bem menos. Não estou torcendo contra, pelo contrário. Como noveleiro, torço para que o autor encontre um rumo e reverta essa situação.

É uma pena!

Carrossel

Estou curtindo as chamadas de "Carrossel". Se bem produzida, a novela pode "assustar" ainda mais a audiência pífia da Rede Record. A estreia está marcada para o dia 21 de maio, às 20h30.

Obrigado a todos que enviaram sugestões de perguntas para a entrevista com João Emanuel Carneiro, o gênio das 21h. A entrevista será realizada e publicada nos próximos dias. Aguardem!

Até a próxima!




Comentários (70) Postar Comentário

daniela comentou:

jeff milagre a record não ter mudado ainda os horário das novelas, já que Máscaras não reagir,parece que aprenderam que assistir televisão é rotina,isso se não muda. :deolho1:


Jeferson Cardoso respondeu:

Se mudasse, afetaria ainda mais o ibope de Rei Davi.


Marcos Galvão comentou:

Fugindo um pouco dos assuntos do post ....

Jeff, você não acha que a programação da BAND deu melhorada bem expressiva ?
Hoje consigo para pra assistir a BAND, coisa que não fazia.
#expectativa para a entrevista com o JC =D


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, bastante. A Band está melhor que a Record.


Rafael comentou:

Flora é a maior vilã de todos os tempos da telenovela brasileira, e é pouco provavel, que alguem consiga derrubar este titulo, por mais que Adriana Esteves seja ótima ela não chegou ainda aos pés da interpretação de Patrícia Pillar como Flora; o duro que aparece o dono deste site aqui que quer entender de interpretação, mas simplesmente não sabe o que fala, e isto não é questão que cada qual tem um gosto, para saber isto é facil e só ver as criticas de quem realmente entende o que fala.


Jeferson Cardoso respondeu:

Hum, sinto muito, mas não mudei de opinião.


Caio comentou:

De quem é a novela brasileira mais exportada? Ah, é a do João Emanuel Carneiro ^^


Jeferson Cardoso respondeu:

É gênio!


Marília comentou:

Eu concordo com você Jeff, "Fina Estampa" a novela da década!! Eu gosto de "Avenida Brasil", mas prefiro FE, essa imagem amarelada de AB é muito ruim, acho os cenários muito exagerados, parece obra do Luís Fernando Carvalho, FE tinha cenários mais reais e uma imagem muito mais bonita. AB é boa, mas para mim é a pior do JEC.

Charles comentou:

MÁSCARAS - Estou impressionado negativamente com a qualidade dessa novela. São erros primários, coisas que não deviam mais acontecer numa emissora que tem a pretensão de ser lider um dia... A novela está mal dirigida por Ignacio Coqueiro ( cometendo os mesmos erros de Poder Paralelo), sua forma de dirigir deixa a trama ainda mais lenta. Existe tb problemas de iluminação, áudio e a fotografia não chama atenção. Fico muito triste que esses problemas técnicos e de direção sempre aconteça, com as novelas do Lauro César, foi assim em Cidadão Brasileiro e Poder Paralelo, parecem que escolhem a dedo a pior equipe para trabalhar em seus folhetins... As vezes dá impressão que estamos assistindo a uma emissora amadora, estreante... Máscaras tem qualidade mil vezes inferior a suas antecessoras Vidas em Jogo e Ribeirão do Tempo, por exemplo , é inferior até mesmo a Vidas Opostas (exibida em 2006).
Mas os problemas não acabam ai. Dessa vez, diferentemente de Poder Paralelo, o autor também é culpado. Lauro está nos apresentando uma novela pra lá de confusa, e esse negocio de ninguém saber quem é quem , de todos os personagens serem "mascarados" é exagerado, chato e cansa o público. Máscaras tem um elenco grande e muitos personagens sem função. A história principal envolvendo o sequestro de Maria , deveria ser a mais interessante , mas é a mais chata. Fernando Pavão como protagonista ainda não convenceu. E ali pelo meio, há outras tramas paralelas que ainda podem e devem se desenvolver , como a da personagem Elvira , vivida por Jussara Freire , que está excelente , como sempre! mas não aconteceu nada ainda, a novela está parada no tempo e nem lembra aquele ritmo frenético de Poder Paralelo (uma das melhores novelas da Record)
O público do horário está cansando e migrando para outros canais. Lauro e sua equipe deve fazer muitos ajustes para que essa situação seja revertida. Torço pra que isso aconteça... Começaria trocando o diretor ( sei que isso é meio impossive l! heehe) Alexandre Avancine já!

AVENIDA BRASIL - Essa novela é simplesmente maravilhosa... Pena que não posso acompanhar sempre! Adriana Esteves está dando um show com sua Carminha.... Infinitamente superior a sua antecessora Fina Estampa, aliás nos últimos tempos João Emanuel Carneiro é o kara do horário nobre, tanto que a última novela realmente boa nesse horário tb era dele " A FAVORITA" .

CHEIAS DE CHARME - É meu vicio de todas as noites.. heehe, pense numa novela arretada! essa eu recomento pra todo mundo, pra todas a classes , idade, sexo... kkkkk, Tudo ali me agrada e muito, é uma grata surpresa. Estávamos precisando de uma novela assim no horário das sete.. O público estava carente de um novelão desde TI TI TI...


Jeferson Cardoso respondeu:

Exatamente, os mesmos erros de Poder Paralelo!!!!


Rafael comentou:

Boa tarde jeff gostei muito do seu post cada vez melhor.Eu gostaria de saber quando a personagem de Mayana Neiva em Amor etrno amor?abraços tá demorando muito!!!!!!!! :ok51:


Jeferson Cardoso respondeu:

Parece que é na véspera do casamento do Carlos... Não sei a data com precisão.


Andre comentou:

Como sempre impecável o blog! Bom sobre AB é sucesso, um novelão daqueles e uma vilã de vdd ... No dia 25/04 se nao me engano, no capitulo em que Nina entra no carro da Carminha e escuta toda conversa pensei : ela nem leva um celular para gravar a conversa? HAHA... agora eu entendi quando vc diz sobre o mexicanismo gritante, mais ja que nao tem compromisso com a realidade. AB ta fazendo bonito! Ancioso pela entrevista!
Abraços


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahaha! André tem coisas absurdas, mas mergulha na história. Vale a pena! Rsrsrs


Luiz comentou:

Jefferson, o que você acha se a Glbo reprisar Cobras e Lagartos e Caminho das Índias? E se a Globo cntratar Thiago Santiago para as 21h?


Jeferson Cardoso respondeu:

Índias, no momento, sou contra. Mas América seria interessante. No entanto, minha torcida (há muito tempo) é por Cobras & Lagartos.


Luiz comentou:

Acho que O Profeta também seria interessante.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim! =D


Veja também