O Planeta TV

Novelas que encantam!

Por: Jeferson Cardoso

Meus queridos serei breve novamente, afinal tenho que curtir bem minhas férias. Rsrsrsrs.

Outro dia, passando em frente a uma banca de revista, quase cai para trás. Gente, "Avenida Brasil" é uma novela sensacionalista? Praticamente todas as revistas taxavam a trama de João Emanuel Carneiro como tal ao estampar a possível morte de Max. Um título mais absurdo que o outro. Fiquei ali um certo tempo parado, refletindo, tentando entender a imprensa marrom. Eis que escuto umas senhoras comentando: "que horror, que novela é essa?".

"Avenida Brasil" é uma boa novela, não é um fenômeno, mas tem alcançado bons índices de audiência. É sim uma novela densa, não tão exagerada como "A Favorita". A imprensa, que bajula muito o folhetim, exagera e de certa forma prejudica o seu desempenho com notinhas sensacionalistas. Enfim, "eles" só querem saber de vender. E, na maioria das vezes, vendem mentiras. O público acredita e depois se sente frustrado quando nada daquilo (tão absurdo) acontece.

Tenho observado algumas críticas em relação ao desenrolar da trama central de "Avenida Brasil". De certa forma, a trama não perdeu ritmo, mas a rivalidade entre Nina e Carminha desencantou. Todos acreditavam numa virada de jogo da vilã antes da reta final, o que não aconteceu. Tudo indica que JEC empurrará (não é barriga, imagina!!!) para as duas últimas semanas. Pelo jeito Tufão só descobrirá a traição de Carminha na última semana. Isso só não seria surpreendente se o autor dessa novela fosse Manoel Carlos.

Gosto de "Avenida Brasil", repito é uma boa novela. Não curto alguns personagens, principalmente daqueles atores que colocam "caco" no texto do autor. A meu ver, o grande erro dessa novela foi ter focado demais na Classe C. Se fosse um pouco mais culta (não muito) e menos vulgar, acredito que a audiência teria sido melhor. Pelo menos agradaria as vovós.

Quero parabenizar Juliano Cazarré por ter conquistado a confiança do autor. O seu personagem, Adauto, é um dos melhores. Ao lado da excelente Eliane Giardini, ele tem protagonizado cenas divertidas. Enquanto o isso, o núcleo do Cadinho... É não deu certo!

Infelizmente, o circo vem prejudicando e muito a audiência de "Avenida Brasil". Não esperava por uma queda brusca, uma vez que, acreditei que o folhetim estava consolidado. No momento, a média geral é de 38,1. Restam cinco semanas para pelo menos empatar (no arredondado!!!) com a antecessora (uma aí que reergueu o horário nobre da Globo e ganhou festa dos executivos).

Cheias de Charme

Esse novelão já vai acabar? Como assim amadinhos? Infelizmente, ficarei órfão de Chay, Rosário, Penha, Cida, Inácio, Fabian, Socorro... Dá-me um aperto no coração!!! Sim, fiquei viciado nessa novela encantadora, redondinha, perfeita!

Ouço da minoria, àquelas pessoas que não é fã e só assistem às vezes, que a novela perdeu o fôlego na reta final. Discordo completamente. O que mais me impressiona, desde o primeiro capítulo, neste folhetim é a sua agilidade e a criatividade de seus autores, os novatos Izabel de Oliveira e Filipe Miguez. Curicos, pensem numa novela divertida como há muitos anos não se via no horário das 19h. Quem assiste sabe, "Cheias" encanta do primeiro ao último minuto. Os ganchos são maravilhosos.

Só tenho uma reclamação. Os autores deveriam ter explorado melhor o romance de Cida e Elano.

Sei que não vou agradar aos fãs de Avenida Brasil. Só lamento. Pra mim, Claudia Abreu é a atriz do ano e "Cheias de Charme" a melhor novela. É uma opinião particular, não estou generalizando. Até mesmo porque competir com uma novela das nove (e do gênio JEC), não é fácil. Para acalmar os ânimos dos revoltados, acredito que (nas premiações da Contigo! e jornal Extra) Cacau disputará a categoria de melhor atriz coadjuvante. Se sim, ela tem chance de levar todos. Caso contrário, Adriana Esteves (por estar numa novela das nove) tem vantagem. Independente de categoria, Cacau pra mim é a melhor! Tenho dito!

Lado a Lado

Que novela bonita, linda! Gente, ainda não perdi nenhum capítulo dessa nova novela da seis. Estou encantado e triste ao mesmo tempo. Encantado com a história simples, mas bem escrit e interessante; e triste com a pífia audiência.

Infelizmente, João Ximenes Braga e Cláudia Lage não souberam apresentar seus protagonistas, Isabel (Camila Pitanga) e Zé Maria (Lázaro Ramos). Faltou romantismo. Só no terceiro capítulo, a personagem – que parecia antipática – começou a agradar. Pode parecer implicância, mas não vejo química entre Camila Pitanga e Lázaro Ramos. Digo isto desde "Insensato Coração". Lázaro está ótimo como Zé Maria, só não curti a atuação dele nos dois primeiros capítulos. O personagem é interessante, guerreiro, romântico e verdadeiramente apaixonado por Isabel. Se os autores não souberem desenvolver o romantismo do personagem, certamente, Albertinho (Rafael Cardoso) levará a melhor.

Já o casal Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) é o avesso. Há química e desperta a curiosidade.

Marjorie Estiano e Patrícia Pillar dominaram a primeira semana com atuações perfeitas. A interpretação da última lembra muito a Flora. A diferença é que Constança não é tão macabra. No entanto, é arrogante e preconceituosa. Uma vilã daquelas!!!

Destaco também a abertura, muito bem produzida, com o samba-enredo "Liberdade! Liberdade!", que deu título a Imperatriz Leopoldinense em 1989.

Não sei por qual motivo "Lado a Lado" está com três intervalos comerciais. Será culpa do "circo", que obriga as emissoras a dedicar espaço para seus "espetáculos"?. Os ganchos finais estão fracos e não convencem o telespectador a acompanhar o próximo capítulo. Esses dois itens refletem diretamente na audiência.

Veja bem, o que será escrito aqui se refere a minha opinião apenas aos seis primeiros capítulos. Posso e tenho o direito de mudar de opinião.

PS: No último tópico, em relação a rejeição às novelas de época, referia-me às tramas que realmente retratavam uma época e seus acontecimentos históricos, como é o caso de "Lado a Lado". Mas fui infeliz quando generalizei. "O Profeta" e "Sinhá Moça" não foram rejeitadas.

Malhação

Galera, prefiro não dar minha opinião sobre essa nova temporada de "Malhação". Assisti a alguns capítulos, mas não consegui entender muita coisa. Não conheço o universo da história. Percebi que o humor está mais presente, mas senti falta do drama. Gostei da atuação dos novatos. Guilherme Prates, revelação de "Vidas em Jogo", é um acerto da Globo.

The Voice

As chamadas do reality "The Voice" estão frustrantes. Espero que a Globo surpreenda, mas com aqueles jurados acho difícil. Será que vão querer "revelar" um novo cantor sertanejo? Já basta o "Ídolos", que por sinal está tendo uma temporada excelente.

Novela do Lombardi

Lombardi afirmou em entrevista ao jornal "Fala Brasil", da Record, que apenas tem uma ideia de sua sinopse e que só vai entregá-la daqui a uns dois meses, quando voltará a se reunir com a cúpula da emissora. O autor garante também que a preferencia é do casting da Record e que não irá assediar atores que tem vínculo com a Globo. Incrivelmente, minutos depois, blogs espalharam que ele quer Ana Paula Arosio, Viviane Pasmanter e Marcos Pasquim. O último tem contrato longo com a Globo. Onde vamos parar?

Até já!


Deixe o seu comentário