O Planeta TV

Novelas que encantam!

Por: Jeferson Cardoso

Novelas que encantam!

Meus queridos serei breve novamente, afinal tenho que curtir bem minhas férias. Rsrsrsrs.

Outro dia, passando em frente a uma banca de revista, quase cai para trás. Gente, "Avenida Brasil" é uma novela sensacionalista? Praticamente todas as revistas taxavam a trama de João Emanuel Carneiro como tal ao estampar a possível morte de Max. Um título mais absurdo que o outro. Fiquei ali um certo tempo parado, refletindo, tentando entender a imprensa marrom. Eis que escuto umas senhoras comentando: "que horror, que novela é essa?".

"Avenida Brasil" é uma boa novela, não é um fenômeno, mas tem alcançado bons índices de audiência. É sim uma novela densa, não tão exagerada como "A Favorita". A imprensa, que bajula muito o folhetim, exagera e de certa forma prejudica o seu desempenho com notinhas sensacionalistas. Enfim, "eles" só querem saber de vender. E, na maioria das vezes, vendem mentiras. O público acredita e depois se sente frustrado quando nada daquilo (tão absurdo) acontece.

Tenho observado algumas críticas em relação ao desenrolar da trama central de "Avenida Brasil". De certa forma, a trama não perdeu ritmo, mas a rivalidade entre Nina e Carminha desencantou. Todos acreditavam numa virada de jogo da vilã antes da reta final, o que não aconteceu. Tudo indica que JEC empurrará (não é barriga, imagina!!!) para as duas últimas semanas. Pelo jeito Tufão só descobrirá a traição de Carminha na última semana. Isso só não seria surpreendente se o autor dessa novela fosse Manoel Carlos.

Gosto de "Avenida Brasil", repito é uma boa novela. Não curto alguns personagens, principalmente daqueles atores que colocam "caco" no texto do autor. A meu ver, o grande erro dessa novela foi ter focado demais na Classe C. Se fosse um pouco mais culta (não muito) e menos vulgar, acredito que a audiência teria sido melhor. Pelo menos agradaria as vovós.

Quero parabenizar Juliano Cazarré por ter conquistado a confiança do autor. O seu personagem, Adauto, é um dos melhores. Ao lado da excelente Eliane Giardini, ele tem protagonizado cenas divertidas. Enquanto o isso, o núcleo do Cadinho... É não deu certo!

Infelizmente, o circo vem prejudicando e muito a audiência de "Avenida Brasil". Não esperava por uma queda brusca, uma vez que, acreditei que o folhetim estava consolidado. No momento, a média geral é de 38,1. Restam cinco semanas para pelo menos empatar (no arredondado!!!) com a antecessora (uma aí que reergueu o horário nobre da Globo e ganhou festa dos executivos).

Cheias de Charme

Esse novelão já vai acabar? Como assim amadinhos? Infelizmente, ficarei órfão de Chay, Rosário, Penha, Cida, Inácio, Fabian, Socorro... Dá-me um aperto no coração!!! Sim, fiquei viciado nessa novela encantadora, redondinha, perfeita!

Ouço da minoria, àquelas pessoas que não é fã e só assistem às vezes, que a novela perdeu o fôlego na reta final. Discordo completamente. O que mais me impressiona, desde o primeiro capítulo, neste folhetim é a sua agilidade e a criatividade de seus autores, os novatos Izabel de Oliveira e Filipe Miguez. Curicos, pensem numa novela divertida como há muitos anos não se via no horário das 19h. Quem assiste sabe, "Cheias" encanta do primeiro ao último minuto. Os ganchos são maravilhosos.

Só tenho uma reclamação. Os autores deveriam ter explorado melhor o romance de Cida e Elano.

Sei que não vou agradar aos fãs de Avenida Brasil. Só lamento. Pra mim, Claudia Abreu é a atriz do ano e "Cheias de Charme" a melhor novela. É uma opinião particular, não estou generalizando. Até mesmo porque competir com uma novela das nove (e do gênio JEC), não é fácil. Para acalmar os ânimos dos revoltados, acredito que (nas premiações da Contigo! e jornal Extra) Cacau disputará a categoria de melhor atriz coadjuvante. Se sim, ela tem chance de levar todos. Caso contrário, Adriana Esteves (por estar numa novela das nove) tem vantagem. Independente de categoria, Cacau pra mim é a melhor! Tenho dito!

Lado a Lado

Que novela bonita, linda! Gente, ainda não perdi nenhum capítulo dessa nova novela da seis. Estou encantado e triste ao mesmo tempo. Encantado com a história simples, mas bem escrit e interessante; e triste com a pífia audiência.

Infelizmente, João Ximenes Braga e Cláudia Lage não souberam apresentar seus protagonistas, Isabel (Camila Pitanga) e Zé Maria (Lázaro Ramos). Faltou romantismo. Só no terceiro capítulo, a personagem – que parecia antipática – começou a agradar. Pode parecer implicância, mas não vejo química entre Camila Pitanga e Lázaro Ramos. Digo isto desde "Insensato Coração". Lázaro está ótimo como Zé Maria, só não curti a atuação dele nos dois primeiros capítulos. O personagem é interessante, guerreiro, romântico e verdadeiramente apaixonado por Isabel. Se os autores não souberem desenvolver o romantismo do personagem, certamente, Albertinho (Rafael Cardoso) levará a melhor.

Já o casal Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) é o avesso. Há química e desperta a curiosidade.

Marjorie Estiano e Patrícia Pillar dominaram a primeira semana com atuações perfeitas. A interpretação da última lembra muito a Flora. A diferença é que Constança não é tão macabra. No entanto, é arrogante e preconceituosa. Uma vilã daquelas!!!

Destaco também a abertura, muito bem produzida, com o samba-enredo "Liberdade! Liberdade!", que deu título a Imperatriz Leopoldinense em 1989.

Não sei por qual motivo "Lado a Lado" está com três intervalos comerciais. Será culpa do "circo", que obriga as emissoras a dedicar espaço para seus "espetáculos"?. Os ganchos finais estão fracos e não convencem o telespectador a acompanhar o próximo capítulo. Esses dois itens refletem diretamente na audiência.

Veja bem, o que será escrito aqui se refere a minha opinião apenas aos seis primeiros capítulos. Posso e tenho o direito de mudar de opinião.

PS: No último tópico, em relação a rejeição às novelas de época, referia-me às tramas que realmente retratavam uma época e seus acontecimentos históricos, como é o caso de "Lado a Lado". Mas fui infeliz quando generalizei. "O Profeta" e "Sinhá Moça" não foram rejeitadas.

Malhação

Galera, prefiro não dar minha opinião sobre essa nova temporada de "Malhação". Assisti a alguns capítulos, mas não consegui entender muita coisa. Não conheço o universo da história. Percebi que o humor está mais presente, mas senti falta do drama. Gostei da atuação dos novatos. Guilherme Prates, revelação de "Vidas em Jogo", é um acerto da Globo.

The Voice

As chamadas do reality "The Voice" estão frustrantes. Espero que a Globo surpreenda, mas com aqueles jurados acho difícil. Será que vão querer "revelar" um novo cantor sertanejo? Já basta o "Ídolos", que por sinal está tendo uma temporada excelente.

Novela do Lombardi

Lombardi afirmou em entrevista ao jornal "Fala Brasil", da Record, que apenas tem uma ideia de sua sinopse e que só vai entregá-la daqui a uns dois meses, quando voltará a se reunir com a cúpula da emissora. O autor garante também que a preferencia é do casting da Record e que não irá assediar atores que tem vínculo com a Globo. Incrivelmente, minutos depois, blogs espalharam que ele quer Ana Paula Arosio, Viviane Pasmanter e Marcos Pasquim. O último tem contrato longo com a Globo. Onde vamos parar?

Até já!




Comentários (95) Postar Comentário

Lucas comentou:

No núcleo do Cadinho, a unica coisa que não deu certo foi o
Alexandre Borges com o Jacques Leclair encostado naquela corpo,
porque as suas esposas e a mãe e filha da Alexia, desempenharam
muito bem as suas funções.

"Lado a Lado" é a minha novela preferida atualmente,
gosto de um drama, e as cenas da Marjorie Estiano
me prendem muito a atenção. "Cheias de Charme" também
tá bem boa, como sempre, e "Avenida Brasil" tá parada demais
nessas duas últimas semanas.

E eu acho que a Cláudia Abreu concorrerá nas categorias
de Melhor Atriz mesmo, já que ela é a vilã... senão a Carminha
também teria que ser considerada coadjuvante, não?

Rodrigo Galindo comentou:

Decidir a melhor novela é dificil, esse ano melhorou e muito .... Mas tbm vou de Cheias de Charme, um horário que não se destacava mais tanto igual nesse momento. E a Claudia Abreu mais uma vez se superou. Amo a Adriana Esteves, ela agita Avenida Brasil, porém a Cacau é a diferença em Cheias de Charme que nem terminou e ja to começando a ficar com saudade.

Paulo comentou:

Ola.
Concordo com vc qto Lado a Lado, novela linda, bem feita e acabada.

Rodrigo Vieira Guimarães comentou:

Concordo em gênero, número e grau que Cláudia Abreu é a atriz do ano e também acho que Cheias de Charme é bem melhor que Avenida Brasil, que ta decepcionando um pouco .. Kd Carminha sendo desmascarada? ta demorando demais ..

Luíz comentou:

Avenida: eu desisti da novela, desculpa , mas a novela deixou a tensão pro final e isso ta sufocando o telespectador. veje como audiencia ficou num sobe e desce nessa semana,foi por causa que a novela pesou.
a nina/rita finalmente pegou o tom protagonista da trama,todo mundo achava que ela seria a "flora 2". a Claudia Protacio foi um achado. Eu particularmente adorei o nucleo do cadinho,a unica parte Elite da novela a betty faria, foi pouco aproveitada ela arraza, o adalto conquistou o brasil.

Luiz comentou:

Cheias: A novela se "desequilibrou" um pouco, mas to adorando a revira volta da Socorro/Lady praga(titina), o ricardo tozzi mostrou que não é mais um rosto bonito, eu tambem acho que divam valorizar mais o casal Cida/Elano, rosario ficou chaata,penha(tais) e a unica com a historia no tom,mas o povo que ela com o otto(eu tambem).Melhor do ano Chayenne X Carminha? eu prefiro a chay,mas a carminha deve levar a maioria dos premios.

Gilmar JM comentou:

Concordo com praticamente tudo que você disse e principalmente com relação à Cheias de Charme que é uma grande comédia e sempre está acontecendo coisas a separação das empreguetes o lance entre Inácio e Fabiam que é hilário e que provou de vez o grande talento do Ricardo Tozzi, em fim para mim a trama nunca deixou de ser movimentada. Só não concordo com uma coisa a melhor atriz do ano é a Adriana Esteves porque Carminha é muito mais densa e difícil de fazer que Chayene, brilhantemente interpretada pela Cláudia Abreu mas que é um personagem menos complicado, não é fácil, mas em termos de densidade a Carminha exige muito mais.

Gilmar JM comentou:

Esqueci de alguns detalhes. Adauto é um destaque mesmo de Avenida Brasil, o humor fica por conta dele. O núcleo do Cadinho com ele pobre melhorou muito. Mas concordo com quem disse que suas mulheres sempre estiveram bem em cena. Avenida Brasil tinha tudo para ser A novela só não foi porque a Nina não entregou as fotos da Carminha com o Max. Isso cairia como uma bomba naquela mansão principalmente na cabeça da falsa moralista Murici. Mas pelo visto só descobrirão a verdade bem no final o que provocou tamanha paradeira. Mas só o fato de Nina não estar na mansão já melhorou a novela e eu já até consigo torcer por ela, torcer para que ela fique com o Tufão. O Jorginho aquele mala que se vire. Vamos aguardar nas últimas semanas essa novela deve pegar fogo, mas acho que não será suficiente para superar a grandiosa, a novela que levantou o horário, a grande Fina Estampa.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gilmar, "Avenida" corre o perigo de nem chegar aos 39 de média geral. Tenho medo, by Regina Duarte!!!! =OOO


Guilherme comentou:

Jeferson, acho que você não assistiu A Favorita, Flora lembra Constança somente por ser a mesma interprete, pois a linha de interpretação da excelente e magnifica atriz Patrícia Pillar é totalmente diferente nas duas personagens, não tem nada a ver uma com a outra, podemos dizer são duas personagens distintas que fazem vilanias
Claudia Abreu é sim a melhor atriz de 2012, contudo o personagem da Adriana é a que mais destacou-se pelo texto, pelas situações. E as 21 hrs é bem mais facil ganhar prêmios, contudo vem aí um APCA para a Cláudia - que é o melhor prêmio da categoria.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pillar diferente? Humm... cada vez mais lembro dos trejeitos da Flora! =) Pois é, espero que Cacau conquiste pelo menos um prêmio. Ela merece!!!


Claudia comentou:

A sensaçao que tenho é que Avenida Brasil já acabou,simplesmente cansou,chega dos gritos de Carminha,ninguem suporta o casal dente de alho jorginho e Nina.Jec poderia ter optado por transformar Nina em vilã ,aí sim seria legal,mas preferiu o comodismo e a mesmice,odeio leleco e as famlias de Cadinho e Tufa,o que Nataalia dill tá fazendo na novela?Até Suelen já deu o que tinha de dá,Jec não tem coragem de unir Suelen e Roni,único casal que agrada na novela,odeio este politicamente correto,Roni e Leandro,só pra valorizar a causa gay.Melhor atriz Claudia Abreu,patricia Pilar e Marjorie Estiano.gente Ricardo Tozzi tá pessimo nos dois papeis,

Veja também