O Planeta TV

NOVELAS: "INSENSATO CORAÇÃO" MELHORA; "MORDE" É REPETITIVA; E, "CORDEL ENCANTADO" É SENSACIONAL!

Por: Jeferson Cardoso

NOVELAS: "INSENSATO CORAÇÃO" MELHORA; "MORDE" É REPETITIVA; E, "CORDEL ENCANTADO" É SENSACIONAL!

Insensato Coração

"Insensato Coração" (IC) melhorou bastante nas últimas três semanas. Ainda não é um novelão, mas caminha para tal. Gosto bastante do personagem de Herson Capri e considero melhor que o de Glória Pires, que até o momento é uma lesma.

A nova fase da novela, que foi prorrogada em mais uma semana, se inicia esta semana. Norma matará mais uma e, finalmente, começará o seu plano de vingança contra Léo. A personagem se tornará a protagonista (será mesmo???), o que já foi dito neste espaço antes mesmo da estreia da novela.

Abandonei IC por alguns capítulos, mas voltei. Pretendo continuar até o fim, claro se os autores não vacilarem novamente. Chega de "barriga", né?!?!

Acho que essa novela tem muitos personagens desnecessários. Os autores poderiam eliminar quase a metade, mas... Eles insistem que Lázaro Ramos seja galã e destruíram a química entre Eriberto Leão e Paola Oliveira. Um casal – tão belo – como estes é difícil encontrar. Daí constroem uma mocinha chata e um galã besta. Dois personagens, que deveriam ser os protagonistas, sem funcionalidade alguma. É triste!

Morde & Assopra

Não acho certo fazer comentário sobre algo que não assisto, mas serei breve quanto a atual trama das sete. Acompanhei as três primeiras semanas de "Morde & Assopra", não gostei e desisti. O autor, certamente, fará muitas mudanças para driblar os baixos índices de audiência. Os números podem subir, mas não curto o enredo desta novela. É repetitiva demais! Desisti de "Caras & Bocas" pelo mesmo motivo.

Sinto que Walcyr Carrasco precisa de uma pausa maior entre uma novela e outra. Descansar faz bem! O que não pode é sair por aí escrevendo qualquer coisa.

Como não devo nada a ninguém, falo o que penso sem medo de retaliações. Por que Bosco Brasil conseguiu emplacar uma novela na Globo? Porque Manuel Martins – diretor geral de Entretenimento da Globo – queria! E como essa sinopse de robôs foi aprovada? Oras, porque Manuel Martins quis!

Os profissionais da Globo, meus queridos, vêem o tapete vermelho para alguns enquanto outros ficam na fila de espera. A fila, de competentes, é grande. Enquanto isto, autores sem criatividade seguem... bom deixa pra lá!

Li que o público rejeitou os robôs e o núcleo japonês. Novidade? Nenhuma, isto era óbvio!!! O horário das 19h é marcado por comédia, sem isto não há ibope. Estão procurando um novo galã? Vem cá, e qual é a função do André Bankoff? Figuração?!?!?

Cordel Encantado

Impressiona a qualidade desta novela, bem como, sua história. As autoras, Duca Rachid e Thelma Guedes, estão de parabéns. Depois das excelentes "O Profeta" e "Cama de Gato", só poderíamos esperar outro grande sucesso da dupla talentosa. O elenco é fantástico e a direção de Amora Mautner idem. Essa novela é tão boa que poderia dedicar outro post a ela. Só que seria redundante, já que, a cada parágrafo seria para dizer que é EXCELENTE, MARAVILHOSA, ESPETACULAR. Até o momento, nota 9,5 para este NOVELÃO!

O Clone

A reprise da novela deve ser estendida até agosto. Não sei o motivo, mas a verdade é que a audiência, de 17 pontos, está agradando. A direção da Globo sabe que, hoje em dia, não é fácil encontrar um folhetim capaz de manter uma audiência acima dos 15 pontos na faixa vespertina. Até pouco tempo, o "Vale a Pena Ver de Novo" alcançava facilmente a casa dos 30 pontos. O surgimento de novas mídias e a nova metodologia (louca) do Ibope fizeram esses índices sumirem no espaço (será mesmo?).

O que sei é que dias atrás cogitaram reprisar "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Outras duas estão no páreo: "América", de Glória Perez", e "Belissima", de Silvio de Abreu.

Rebelde

Não sou fã, mas assisto sempre que possível. Gosto da historinha. Confesso que não esperava tanto, mesmo sendo escrita pela competente Margareth Boury.

Amor e Revolução

Assisti apenas à primeira semana. Não posso dizer que é boa ou ruim, muito menos se melhorou em relação à estreia. O que sei é que a teledramaturgia não conseguirá salvar a audiência o SBT. A última esperança foi à contratação de Tiago Santiago. Os resultados – até o momento – não são positivos, tão pouco negativos, mas esperava-se mais.

No próximo post prometo deixar as novelas de lado. Dedicarei aos números preciosos do Ibope. Aguardem!





Comentários (57) Postar Comentário

Alan Viana comentou:

Oiê

INSENSATO CORAÇÃO - A novela tem o pior casal de protagonistas, concordo qndo Jeff diz q os autores destruiram a quimica entre eles, pois o personagem de Eriberto Leão é um banana, muito chato. E, Marina, é pedante, mas Paola está muito bem. Esse pra mim, é o único ponto negativo da novela, os demais núcleos e personagens me agradam. Eu gosto muito da novela e comparando com as anteriores, é tão boa qnto A Favorita, a última novela realmente ótima das 21 horas. Nota 8,9.

MORDE E ASSOPRA - Não considero essa novela um fracasso no ibope, 27 pontos é algo bom pra um inicio! Fora que a novela está na boca do povo, percebo isso onde ando, as pessoas comentam os personagens e as tramas, vejo falarem bastante em Elizabeth Savala, Ary Fontoura, Flávia Alessandra e Cássia Kis Magro. Eu ñ acompanho fielmente a trama, mas vejo todos os dias alguns flashs, e considero uma boa história. A trama de Naomi é envolvente, muito mistério! E a trama de Klebber Toledo/Aline Peixoto/Marina Ruy Barbosa/Cássia Kis Magro é a melhor da novela! Os atores estão bem em seus personagens. Porém uma coisa que me incomoda profundamente são as cenas de Salomé (Jandira Martini) a atriz é ótima, mas a personagem não me convence, ñ sei explicar direito porque, mas penso que a trilha instrumental que passa em todas as cenas desse núcleo não é boa, ñ combina com o núcleo, isso é falha na direção! Nota 8,5.

CORDEM ENCANTADO - Ótima, é até redundante (parafraseando vc Jeff), eu ficar aqui tecendo elogios. Nota 9,8.

REBELDE - Assisto todos os dias (pasmem), a história as vezes é bobinha, mas o enredo é envolvente, ágil, engraçado! Os atores estão corretos, exceto Micael Borges e as vezes Lua Blanco escorrega no exagero. Sophia Abraão está muito bem, Mel Fronkwack tbm, e, Shay Suede se destaca! Gosto demais da Miss Rayana Carvalho, a Pilar, lembro dela no concurso onde eu torcia pra ela!!! Dá raiva da vilãzinha, muito competente a garota! Nota 8,6.

Junior comentou:

Sempre gostei das novelas de Walcyr Carrasco. Morde e Assopra está um pouco confusa de se entender. Acho que a direção pode ser um pouco a culpada, pois as outras novelas do autor na Globo foram dirigidas pelo magnífico Jorge Fernando, que fez junto com Maria Adelaide o sucesso de Tititi. Creio que ainda possa melhorar a atual novela das 19hrs, se o Walcyr tirar alguns personagens que estão desnecessários e ainda possa transformar num sucesso até o último capitulo.

diego comentou:

Jefferson eu queria saber se você irá dedicar algum post a atual situação da novela rebelde?


Jeferson Cardoso respondeu:

Qual situação?


Raphael comentou:

INSENSATO CORAÇÃO: só assisti o primeiro capítulo inteiro, depois desisti. Agora, assisto apenas as cenas da Norma (Glória Pires), que apesar de estar muito parada, ainda sim arrasa, não concorda Jeferson? Vide a cena da morte da Araci (Cristiana Oliveira).

MORDE & ASSOPRA: não estamos no mesmo mundo, pois adoro essa novela. Sim, esta repetitiva, a Julia (Adriana Esteves) sempre tem os mesmos sonhos e a tal escavação parece que não avança. Curti a história dos robôs (talvez por eu ser muito tecnológico) e a aparição da Naomi humana (Flávia Alessandra) é a que mais me interessa, pois a história que ela conta é um tanto estranha.

CORDEL ENCANTADO: não tem o que comentar, é a melhor novela das 18h desde Cama de Gato e uma das melhores dos últimos tempos. Todos os atores estão entregues aos personagens, e os melhores são o prefeito Patácio (Marcos Caruso), Dona Ternurinha (Zezé Polessa), a rainha-mãe Efigênia (Berta Loran) e os protagonistas. Acha que os baixos índices tem a ver com a baixa audiência registrada? Uma novela como essa deveria registrar acima de 30 pontos fácil fácil.

Izidir Morini comentou:

faltou comentar de malhação :/ Uma das melhores essa atual ein!? Abraços!


Jeferson Cardoso respondeu:

Izidir, esqueci não! É que não assisto. Vejo alguns minutos antes de começar "Cordel". Parece ser interessante. Abs.


Fábio Dias comentou:

Boas observações Jefferson, concordo com cada ,(vírgula) em relação a IC e Morde e Assopra. O casal Marina e Pedro era lindo, mas os autores não soube usá-los a favor da historia!

Agora qto ao VPVDN acho que se fosse América ou Cobras e Lagartos com certeza daria muito mais que 17! O Clone foi marcante para época, mas tem muita barriga até o capítulo 100, por isso está dando 17 16 15, a metodologia do ibope é a mesma de SDD, MA e Alma gemea, que foram grandes sucesso! 18 20 e 21 na geral!

Abs

César ABreu comentou:

Jeff novamente vc fica me devendo a lista dos co-autores e colaboradores que poderia substituir a falta de criatividade de alguns veteranos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Ta certo, vou tentar fazê-la no próximo post. Abs.


@mgp_oliveira comentou:

INSENSATO CORAÇÃO - Gosto muito dessa trama, só que o Pedro é um banana. E fala a verdade, a verdadeira vilã da trama é a Irene, de Fernanda Paes Leme, a personagem arma todas pra ficar com Pedro. Quem não viu a cena da Irene jogando óleo no chão pra ele cair. Agora ela vai engravidar dele. Pena que ela vai morrer, mas considero Fernanda Paes Leme como melhor atriz coadjuvante do ano. Já Deborah Secco, tem um ótimo personagem nas mãos, só que eu odeio a interpretação dela, todo final da frase ela fica gemendo, parece que não saiu ainda do papel da Bruna Surfisinha. Mas apesar de eu não gostar da Deborah, eu adoro a Natalie. E também gosto bastante do Cortez e do Henrique. Odeio o André e a Carol, mas gosto muito da Leila e da Cecília, apesar de odiar o Rafa.
Tenho me surpreendido com a atuação de Tainá Muller, ela faz eu odiar aquela Paula, Tainá é uma ótima atriz e merece mais chance no mundo artístico.

MORDE E ASSOPRA- Novela horrível

REBELDE - Adoooooooooooooooooooootro!.

VPVN- Eu queria ver na sessão as novelas: Pecado Capital, A Padroeira, América ou Páginas da Vida. O que acha?

CREDS CREUZZI comentou:

insensato coração: boa novela, porém, não é boa o bastante para dizer que não precisa melhorar. Os autores dão muito destaque a Natalie que daqui a pouco vai começar a encher o saco. Que mundo que os autores estavam quando escreveu um garanhão para o Lazaro Ramos? :tonto1: esse ator que fez brilhantemente o foguinho, e depois nos brindou com Evilásio fezar um papel destes? como diria um outro ator de novelas vai tomar no toba.
:descabelado1:

MORDE & ASSOPRA: Ótima novela, o nucleo da Dulce, do prefeito e dos caipiras são aqueles que mais admiro. Concordo com a ideia de dar mais tempo de férias para Walcyr, assim evita Clichês e cozitas mais. nota 8.3

CORDEL: não acompanho ela como gostaria, mais o que acompanhei, gostei, estão de parabéns. :vibracao1:

REBELDE: novela insuportável, Nada contra a autora que é ótima, mais estragou a ideia da primeira versão exibida pelo SBT. Sairam personagens que concerteza se destacariam para dar espaços a outros que são uma MERDA. Faça meu favor.

Jeff, cadê a entrevista de Walcyr carrasco falando de M&A?


Jeferson Cardoso respondeu:

É verdade, a próxima entrevista será com o Walcyr Carrasco. E cadê a de Ricardo Linhares? Só Deus sabe! hahahahahaha


Douglas comentou:

Concordo com vc.
Só não gosto de Amor e Revolução que é uma péssima novela.
Sabe, eu acho a Record uma emissora "relis", "micha" e "sub" em quase tudo, mas eu confesso que se eu tivesse uns 8, 9 anos a menos de idade (hoje estou com 24 anos), eu até poderia gostar de Rebelde. É louvável essa tentativa da Record na qualificação de suas novelas não só no aspecto técnico como também no texto.

Quanto a Cordel Encantado eu daria nota 10, é uma novela que me prende a cada capítulo com várias tramas que se desenrolam e também pra fugir dessas tramas urbanas chatas que ocupamo horário nobre. Nem Cama de Gato, nem O Profeta tiveram histórias tão boas quanto Cordel, parabens as autoras, é disso que estamos precisando.

Ahh começei a ler o tão comentado blog da Kogut semana passada e adorei! abraços!

Veja também