O Planeta TV

Novelas em 2011: surpresas ou frustrações?

Por: Jeferson Cardoso

Novelas em 2011: surpresas ou frustrações?

O que espero da dramaturgia em 2011? Apenas que os autores apresentem ótimas histórias e voltem a encantar o telespectador. Resumindo...

"Insensato Coração": Tem tudo para ser um novelão. Vilões, têm de sobra. Torço para que Gilberto Braga supere a espetacular "Vale Tudo", que junto com Tieta é a melhor novela que já assisti. Expectativa: 38 pontos de média geral.

"Morde e Assopra": Título deprimente, mas Walcyr tem o dom para comédia e isto é o básico para se fazer sucesso às 19h. A sinopse não chama a minha atenção, mas como minha opinião é pessoal, espero que os telespectadores gostem. Esse folhetim será uma mistura de todos os folhetins anteriores do autor, com pitadas de "Os Mutantes" (hahahahaha). Expectativas: 28 pontos de média geral.

"Pisa na Fulô": Sei muito pouco da sinopse, mas Thelma Guedes e Duca Rachid mostraram que aprenderam a lição com Walcyr Carrasco, do qual foram colaboradoras. É cedo para comentar, mas para uma novela das seis espera-se no mínimo uma audiência média de 25 pontos.

"Amor e Revolução": Tiago Santiago, certamente, fará de tudo para atingir os dois dígitos de audiência, feito que só conseguiu nos últimos capítulos de sua última novela no SBT. Mas tudo depende do horário em que a trama for exibida. Torço e espero para que o SBT coloque-a às 20h15. Às 22h15 seria uma covardia, uma vez que, enfrentaria o Big Brother Brasil, a próxima novela de Cris Fridman e os programas de sucesso da Band. Expectativa: às 20h15, 7 pontos; às 22h15, 6 pontos.

"Fina Estampa": Novela de Aguinaldo Silva, dramaturgo que tanto idolatro. Li a pré-sinopse e a principio posso dizer que gostei. Recentemente em entrevista, o autor disse que o folhetim será dramático e parecido com "Senhora do Destino". Não sei, mas precisa ficar atento à escalação. A desistência de Fiuk, modéstia a parte, foi um alivio. Nada contra o rapaz, mas ele não tem o dom para a interpretação. O embate entre as personagens de Lília Cabral e ChristianeTorloni deve ser o destaque. Expectativa: que mantenha os índices da antecessora "Insensato Coração".

"Um Mundo Melhor": Bom esta deixa para comentar no segundo semestre. Sua estreia deve acontecer apenas em novembro. Coitada!

"Rebelde": Sou contra remakes, mas a Record vai investir pesado e pode dar certo, vai depender de seu horário de exibição. Colocaria para bater de frente com "Morde e Assopra", o que provavelmente deve acontecer. Não gostei da versão mexicana, mas a adaptação brasileira será bem mais dramática, o que é característica dos folhetins da Record. Expectativa: 10 pontos de média geral.

"Vidas em Jogo": Gosto muito do trabalho de Cristiane Fridman, que arrebentou em Chamas da Vida. Estou surpreso com algumas contratações, como Beth Goulart que interpretará a vilã. Guilherme Berenguer também foi uma ótima escolha. Com uma boa sinopse, a Record faz a festa no horário das 22h. A direção geral será de Alexandre Avancini, um dos melhores diretores da atualidade. Expectativa: 14 pontos de média geral.

"O Clone": Novelão! Terá uma tarefa nada fácil de elevar os índices pífios apresentados pela reprise de "Sete Pecados". Ouço falar que será mutilada por abordar drogas, mas isto é apenas um detalhe. O tema só começa a ser abordado a partir do centésimo capítulo. Aposto no sucesso da reapresentação deste grande sucesso. Expectativa: 21 pontos de média geral.

Confira o teaser de "Insensato Coração": impossível controlar!



Mudando de assunto

Quem deve substituir Fiuk em "Fina Estampa"? Pensei bem e selecionei três nomes: Thiago Fragoso, Guilherme Boury e Raphael Vianna. Para falar a verdade, gostaria de ver os três na trama de Aguinaldo Silva. Acredito que são bons nomes, mas destes apostaria - principalmente - em Guilherme Boury, que pode não ter o físico de Fiuk, mas talento tem de sobra. Formaria um excelente par com Adriana Birolli.

Feliz natal? Como assim, meus quereeedos? Antes dos cumprimentos, temos um encontro marcado na próxima terça, quando publicarei o último tópico do ano. Vem novidade por aí (como assim?). O ano de 2011 promete! Aguardem!





Comentários (37) Postar Comentário

Adalberto Thiago comentou:

Jeferson antes de qualquer coisa, gostaria de está parabenizando pelo site que em 2010 teve um crescimento espetacular mas sem perder a essência de sucesso do site, parabéns a você e a todos que fazem parte dessa equipe, e que venha 2011 com novidades!
Vamos as expectativas para as novelas em 2011, que se Deus quiser seram bem melhor que em 2010 com novelas extremamentes fracas.
INSESATO CORAÇÃO: Tem todos os ingredientes de uma novela de sucesso e se o Gilberto Braga e Ricardo Linhares investirem principalmente nos vilões tem tudo para alavancar a audiência das 21 horas podendo chegar a 41 de média geral ( minha aposta).Com Glória Pires retomando a telinha como uma mega vilã as expectativas para o sucesso da novela são grandes e que venha também Gabriel Braga Nunes.
PISA NA FULÔ: Duca e Thelma arrasaram em O Profeta e em Cama de Gato e se manterem a "fórmula" de sucesso de suas tramas com uma história central forte, personagens populares e bons núcleos de humor será sucesso na certa. Só achei desnecessário essa repetição de atores com Bruno Gagliasso e Cauã Reymond novamente na telinha, mas vamos ver se eles dão conta do recado!
MORDE ASSOPRA: Sinceramente não gostei do título (OBVIAMENTE)e nem da sinopse achei bem fraquinha mas acredito no potencial do Walcyr Carrasco e sei que ele tem tudo para vim com inovações as 19 horas no Plim Plim. Só espero realmente que não seje uma novela " Mutantes" da Globo e repita o sucesso das novelas passadas do Walcyr.
UM MUNDO MELHOR: Sem notícias sobre a trama, mas depois da péssima Negócio da China tomara que Miguel Falabella tome vergonha na cara e escreva uma novela decente e potencial para isso ele tem.
REBELDE: Única dessas que para mim vai ser indiferente. Não fui fã nem da versão mexicana e quem dirá que vou assitir a cópia. Só a escalação do elenco principal me deprime. Torçendo pelo fracasso da traminha.
FINA ESTAMPA: Também sou fã incondicional do Aguinaldo e se ele manter a linha de Senhora do Destino vai ser mega SUCESSOOOOOOO! Lilia Cabral e Christiane Torloni duelando, aguenta coração! Quanto a saída do Fiuk, graças a Deus que ele desistiu tem gente muito melhor do que esse atorzinho regular, na torçida pelo Jayme Matarazzo.
VIDAS EM JOGO: Não gosto de novelas da Record mas se Christiane acertar na dose e mostrar uma boa novela certamente acompanharei, apesar de tudo gostei da trama central.
AMOR E REVOLUÇÃO: Deixei ela por último, porque eu posso garantir uma coisa essa novela será SUCESSO! Tudo bem que com o passado de novelas nacionais do SBT será loucura dizer isso mais o Tiago Santiago vai surpreender a todos nós e podemos nos preparar porque não será novela não, será novelão! Com um tema como a Ditadura Militar nas mãos o Tiago terá todos condições de escrever uma excelente novela.
Quanto ao horário e audiência, eu acho que deve sim ser exibida as 22 horas se estrear em Março só enfrentará o BBB até Abril e depois pode cravar uma disputa muito boa com a Christiane e aquele novela que tiver melhor conteúdo sairá ganhando.
Tiago possibilitará a todos nós uma oportunidade de aprofundamento cultural e de revivência da nossa história e caberá ao público reconhece-lo.

Boas festas a todos, excelente 2011! :puloduplo1: :tchatcha1: :vibracao1:

THIAGO comentou:

Você não comentou da novela da Cris Fridmann que terá Beth Goulart como vilã. Que preconceito é esse com a :record1: ??

Resposta: Caramba! Esqueci, mas vou acrescentar agora mesmo!

Pedro comentou:

Das próximas novelas teno expectativa apenas para Pusa Na Fulô por ser uma novela regiomal e das autoras de Cama de Gato.

Para substituit Fiuk colocaria Humberto Carrão, mas depois que Bianca Bin foi escolhida para protagonizar a nova das 6 tudo pode acontecer.

Acho que a novela do Tiago Santiago fará mais sucesso que Uma Rosa com Amor.

Acho que embora tenha comprado dos direitos a Globo não fará remake de Éramos 6 pois o SBT colocaria a versão deles no ar ao mesmo tempo. Comprou apenas para a Record não comprar.

Jeferson: Sobre a escolha da atriz que fará par com Tony Ramos no remake de Guerra dos Sexos em quem você aposta???? Eu queria a Regina Duarte, mas acho que a Suzana Vieira leva. E m quem você apostaria?????

Resposta Jeferson: Em Irene Ravachi. Arrasaria! Abs.

rafael comentou:

incrivel jeferson, vc pode nao ser formado em jornalismo, mas como telespectador sabe ponderar mt bem as coisas.
só de vez em qdo cai em redundancia, principalmente associando audiência a qualidade (vide a favorita) hahaha
parabéns pelo excelente site. boas festas!!!
ahhh e remakes sao excelentes opções. ou vc acha q todos viram uma novela 20 anos atrás e hj estao revendo novamente?

rafael comentou:

na expectativa somente por pisa na fulô. só nao gostei da escalação do jaime monjardim, mas fazer o quê?...

Matheus Oliveira comentou:

INSENSATO CORAÇÃO- Ancioso por essa trama, acredito no sucesso. Glória Pires como vilã, vai levar a trama nas costas. Quanto a audiencia, acho que até o carnaval vai manter entre 34/35, mas depois começa a subir pra 37/38, e no final, vai dar 40 pontos direto. Média geral: 37 pontos!

MORDE E ASSOPRA- Que nome horrível mas vamos nos acostumar assim como nos acostumamos estávamos nos acostumando com Dinossauros e Robôs. Mas em questão da trama, acredito no sucesso. No começo vai sofrer pra chegar nos 30 mais depois dispara e marcará apenas 33/34 pontos, deve fechar com 31/32 pontos na média geral.

PISA NA FULÔ- Acredito no sucesso, uma trama leve, que se passa 80 anos atrás, que envolve cangaço, reis, nobresa, vou adorar. Deve fechar com 25/26 pontos.

AMOR E REVOLUÇÃO- Acredito no sucesso, no primeiro mes, quando bater de frente com o reta final do BBB e a reta final de Ribeirão do Tempo, deve marcar 8 pontos, mas com o fim dos dois deve ir marcando 10/11 pontos. Mas se exibido as 8:15 deve fechar com 6/7 pontos.

FINA ESTAMPA- Ainda é muito cedo pra falar mas acredito que o embate de Lília Cabral e Christiane Torloni deve garantir boa audiencia. Seria bom Edson Celulari no papel do protagonista ao lado de Cabral, agora pra fazer o papel que era de Fiuk, que tal o ator Gustavo Leão?

UM MUNDO MELHOR- Acredito no sucesso, Regiane Alves finalmente ganhará sua protagonista, quanto a atriz pra substituí-la no papel de vilã que tal Carolina Dieckmann, e pra substituir Caco Ciocler que tal Danton Melo ou Malvino Salvador.

VIDAS EM JOGO- Deve patinar entre 10/11 no início, mas depois deve decolar para os 14/15.

O CLONE- Sucesso, no início deve marcar 15/16 pois pega a baixa audiencia de Sete Pecados, além tambémdo verão, tudo atrapalha, mas deve subir pra 18/19, no final deve marcar direto entre 20/21. Fecha com 18.

Resposta Jeferson: A Band é forte às 22h. Amor e Revolução além de enfrentar o último mês de BBB, pegará o último de Ribeirão e as novas temporadas do jornalísticos da Band. Não é uma tarefa fácil!

Matheus Oliveira comentou:

Esqueci de falar: Já que o ano está acabando e você vai entrar em férias:

ATUALIZA O RANKING NOVELAS. Afinal ele está 5 semanas atraso :sorridente1:

Resposta Jeferson: Aguarde explicações no próximo post. Rsrsrsrs

SeeH comentou:

Sinceramente, nao tenho grande expectativa para as novelas. Queria mto a Ana Paula Arosio na novela, a saida dela me desanimou um pouco... Fora que após ler a sinopse mais detalhada, achei algo estranho, sla...

Continuo é esperando novas series retumbantes e exibidas semanalmente, que posso me programar, afinal tenho uma vida social intensa e não posso ficar em casaa acompanhando todo dia kkkkkkkkkkk

Esse ano pra mim foi um marco da TV, apesar de tudo. Afinal, o que querem as mulheres?, Dalva e Herivelto, As Cariocas... Sem falar da chegada do Viva com Vale Tudo, Por amor, Engraçadinha, desejo... Um loooosho!

Ahh, acho digno Guilherme Boury na Globo =P

SeeH comentou:

Esqueci de falar que espero Lara com Z ansiosamenteeee! E achei otema a ideia de Susana Vieira em Guerra dos Sexos! Falando na minisserie, vc sabe me explicar o pq do titulo Lara com Z? só me ocorreu uma referencia à Liza with a Z (da Liza Minnelli)...

Marcos comentou:

Creio eu que Insensato coração vá ser uma boa novela, mas não acredito muito que eleve a audiecia das 8, penso que o horário só vá cair no IBOPE, aposto 34 pontos!Sobre a novela de Tiago Santiago, colocaria ela as 21, ela provavelmente será violenta e não poderá ser exibida mais cedo.Obrigado pelo espaço.

Veja também