O Planeta TV

Mil e Uma Noites é uma novela incrível!

E mais: I Love Paraisópolis é destinada ao público jovem?

Por: Jeferson Cardoso

Onur (Halit Ergenç) y Sherazade (Bergüzar Korel) em cena da novela (Foto: Divulgação/Band)

Essa é a minha novela das nove, a partir de agora. Assistirei Os Dez Mandamentos as 20h30 e na sequência a ótima série turca, que aqui no Brasil é exibida como telenovela.   

Mil e Uma Noites é excepcional. O Brasil, sem dúvida, é o país que melhor sabe fazer novelas (ainda), entretanto é impressionante a qualidade técnica da TMC Film (produtora).

As novelas turcas estão conquistando a América do Sul. Sucesso estrondoso no Oriente Médio, Mil e Uma Noites foi sensação no Chile e na Argentina. Aqui no Brasil também repercute bem, até acima da média. Exibida na Band, na faixa da 20h30, horário mais disputado da TV, a novela alcança inacreditáveis 4 pontos de audiência. Merecia mais, muito mais.

Mil e Uma Noites é uma novela enxuta, envolvente, romântica e emocionante. É um folhetim clássico, melodramático. Conta a história da jovem  Sherazade, uma arquiteta viúva, mãe de um menino de 5 anos portador de leucemia, e que precisa de auxílio financeiro para custear o tratamento dele. O multimilionário Onur Aksal usa a fragilidade dela e se compromete a pagar o tratamento, mas com uma condição: passar uma noite com ela. Ele só não esperava que fosse se apaixonar. Parece uma história simples, o mais do  mesmo, só que de muito conflitos e intrigas.

O que eu mais gosto em Mil e Uma Noites é a simplicidade da história de amor de Sherazade e Onur. È uma novela bem produzida, de belas imagens, atuações convincentes, e gostosa de se assistir.

Abaixo, um vídeo que resume a história principal.

Assim morre outra vez meu coração
Nessa estrada onde eu caminho só.....

Cansei!

Foto: Reprodução/TV GloboFiz esforço (aguentei 30 capítulos), mas não dá mais para acompanhar Babilônia. Não considero uma novela ruim, apenas fraca. Muito fraca. Não estou curtindo as mudanças e o enredo dela não me agrada.

É uma novela complicada. Não esperava que fosse fazer um estrago no horário nobre da Globo, já que recebeu bem da antecessora.  Devido o fracasso há quem diga que é uma novela escrita por Ricardo Linhares. É uma falta de respeito com o profissional. Trata-se de uma novela escrita por três autores. A culpa é de todos.

A Globo fez três mudanças no logotipo da novela, mas não muda a música de abertura. A sonoplastia dessa novela é horrível. Há boas cenas que ficam vazias e que se tornam bobas por falta de uma trilha instrumental. E o núcleo cômico? É pior que o Zorra Total!

Enfim, chega de mimimi. Como decidi parar de assistir, encerro por aqui minhas opiniões sobre Babilônia. A partir de agora apenas comentarei sobre sua performance de audiência, que por enquanto é de 25 pontos. Grandes Sucessos Brasileiros! #Deboche

Será que consegue alcançar os 30 pontos da condenada Em Família? Duvideodó.

I Love Paraisópolis 

Bruna Marquezine e Maurício Destri, os protagonistas (Foto: Ellen Soares/TV Globo)

Vocês sabem que não boto fé nesta nova novela das sete da Globo. Não tenho nenhuma expectativa, mas curti o clipe de lançamento.

Parece-me uma novela destinada ao público jovem e de foco no romance do casal de protagonista. Tem que ter cuidado com isso. Hoje em dia o público não tem mais paciência para lenga-lenga romântico.

As primeiras chamadas, com imagens do clipe, dão a impressão de que I Love Paraisópolis vai ser chata. Bruna Marquezine é linda, mas é uma atriz que só sabe fazer o mesmo tipo de personagem. Tatá Werneck parece que vem de novo com humor esculachado (repetindo a mesma coisa de Amor à Vida). Henri Castelli de novo como vilão? E a cara de bom moço de Caio Castro como traficante?

Não é fácil substituir uma novela quase perfeita como Alto Astral. Não tem como evitar esse choque, já que cada autor tem o seu estilo. Conhecemos o Alcides Nogueira das 18h, mas não sabemos qual o ritmo que ele apresentará às 19h.

Posso estar enganado, mas acredito que a meta de audiência de I Love Paraisópolis será de 20 pontos. É a minha opinião, e isso não quer dizer que eu esteja torcendo contra. Pode ser que eu esteja equivocado e que, no ar, a novela seja popular, eletrizante e surpreenda.

Para conseguir esses 20 pontos de audiência (o que é a realidade hoje em dia das 19h), I Love Paraisópolis tem que apresentar uma boa história. O elenco é fraco, mas o importante mesmo é conteúdo.

Independente de números de audiência, espero que I Love seja pelo menos uma novela agradável e que não abra mão das donas de casa (elas são essenciais para o sucesso).

Excelente

Continuo impressionando com Os Dez Mandamentos. É uma novela incrível, ágil e prende a atenção. Não consegui parar de assistir. Denise Del Vecchio vem protagonizado cenas maravilhosas.

As mesmas caras

Sou fã de novelas, mas já estou ficando incomodado com as repetições de elenco. Essa mania de autores e diretores trabalharem com os mesmos atores  precisa de atenção. É uma tarefa quase impossível porque hoje temos muitas produções no ar, mas algumas situações deveriam ser evitadas. Para os seriados, por exemplo, poderia dar oportunidades aos novatos.

Apresentadores e comentaristas

Elogiei o programa no último post e, no dia seguinte a publicação, sou surpreendido com os apresentadores comentando (narrando) as matérias. Para que isso? E o que fizeram com a tradicional trilha instrumental do programa? Destruíram!!! Por que não mexem só que está dando errado? Não é fácil!!!

Cadê a abertura e os créditos aos redatores e produtores? É esse o novo padrão Globo? Tá certo...

Quase uma por ano!

Walcyr Carrasco é poderoso. O dramaturgo emendará duas novelas na Globo. Após Verdades Secretas, ele voltará para a faixa das 18h, substituindo Além do Tempo, de Elizabeth Jhin.

Enquanto isso, autores, de boas ideias, tem suas sinopses ignoradas. É triste.

Depois, ele furará a fila das 21h. Alguém duvida? #Deboche

Já deu!

A Record deveria desistir da nova temporada de A Fazenda. Insistir neste tipo de programa é uma grande bobagem. É pedir pra registrar traço de audiência e ser chacota da imprensa. Sem falar no prejuízo, com descontos para os anunciantes.

A TV aberta precisa, urgentemente, de novos formatos. A moda agora é música (SuperStar, Iluminados, The Voice...) e culinária (MasterChef e Cozinha Sob Pressão). Daqui a pouco cansa. Enquanto não desgasta, Iluminados e SuperStar merecem elogios. São dois ótimos programas. A troca de jurados (mesmo de argumentos repetitivos e toscos) deu sobrevida ao SuperStar, que tem cenário luxuoso, um dos mais lindos já produzido pela Globo.

GfK e ibope: como comparar?

Algumas pessoas estão esperando os números do GfK na esperança de compará-los com o do Ibope. Vai ser complicado. GfK trabalhará com share (participação no número de domicílios) e o Ibope trabalha com pontos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Uma observação: O ibope informa que também fornece aos seus clientes informações referentes ao share (parcela de participação de determinada emissora diante do total medido).

Festa?

No próximo sábado, após a novela da nove, a Globo exibirá o Show 50 Anos, evento que ocorrerá no Maracanãzinho, localizado no RJ, com as presenças do elenco da emissora e cantores como Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Claudia Leitte, entre outros. No domingo, 26, a emissora comemorará seus 50 anos.

Como fã, espero por um especial com depoimentos e um resumo da história da emissora, destacando os grandes sucessos e homenagens à aqueles que fizeram o nome dela. Um show qualquer será uma decepção. Se bem que não espero muita coisa.

É isso. Com a exceção de Babilônia, estou satisfeito com a safra. Na próxima semana, darei destaque à novela das seis. Gente, Lícia Manzo está inspirada. Estou adorando Sete Vidas.  

Acreditam no sucesso de I Love Paraisópolis? Ela conseguirá manter o público de Alto Astral? Babilônia ainda tem salvação?

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. Rsrsrs.


Deixe o seu comentário