O Planeta TV

"Lado a Lado", a novela que começou muda e terminou calada!

Por: Jeferson Cardoso

"Lado a Lado", a novela que começou muda e terminou calada!

Acompanhei quase que na íntegra os 154 capítulos de "Lado a Lado". Como todos sabem, curti muito a primeira fase e me desiludi com a segunda. Pra mim, foi uma novela simples e com barriga. O elenco, apesar da baixa repercussão, defendeu bem os personagens. Caio Blat, Patrícia Pillar, Cassio Gabus Mendes, Marjorie Estiano, Lázaro Ramos e Camila Pitanga foram os destaques.

A primeira (e talvez a única) novela da dupla João Ximenes Braga e Cláudia Lage surpreendeu no quesito qualidade; foi aplaudida pela mídia e pelo seu pequeno público conservador, mas não encantou a grande massa. Começou muda e terminou calada. Com 18 pontos de média geral, assumiu o posto de pior audiência do horário das seis.

Mas por que a trama, tão aclamada pelos críticos, foi rejeitada pelo público? Usar como desculpa o horário de verão é fácil, difícil é aceitar a realidade. Os autores ousaram e apresentaram uma narrativa que foge do novo padrão. Uma novela de época, que já tem um público seletivo, não pode vacilar. "Lado a Lado" demorou a definir (e apresentar) os seus vilões e também não convencia o telespectador a não mudar de canal nos intervalos comerciais, bem como, a assistir os próximos capítulos. Os ganchos eram vazios, banais.

Resumindo, "Lado a Lado" era uma boa novela, mas não tinha fôlego para alavancar a audiência das 18h, que recebe em baixa de "Malhação".

Espero que o "fracasso" desta novela sirva de alerta para os autores e, principalmente, para a direção da Globo. É preciso ousar, só não pode perder o foco de prender o telespectador à frente da TV. Sabendo que a faixa das 18h é uma das mais críticas, por diversos fatores, é preciso ter cautela na aprovação de sinopses e na condução das mesmas.

Flor do Caribe

Será que a trama de Walther Negrão superará a antecessora já na primeira semana de exibição? Talvez, a possibilidade é grande.

Acredito que o primeiro capítulo registrará 21 ou 22 pontos. O desempenho dos capítulos seguintes será consequência do que for mostrado na estreia. Se convencer, é sucesso na certa.

O resultado de "Flor do Caribe" confirmará o fracasso de "Lado a Lado" ou nos dirá que a realidade é mais dura do que imaginamos.

Amor à Vida

Ufa! Valeu a pena a demora quanto à definição do título da novela de Walcyr Carrasco. Adorei o nome escolhido: "Amor à Vida". Lindo!

Agora é rezar para que o autor surpreenda, com uma sinopse mais pé no chão, no estilo de "Xica da Silva" ou "Fascinação". Que invista no drama e exagere menos na comédia. O público das 21h agradece.

Vacilo

Sabendo da grande rejeição de "As Filhas das Mães", a produção do Vídeo Show resolveu arriscar. A trama é o destaque do "Novelão da Semana". A audiência, obviamente, despencou. Na quarta, a atração marcou apenas 7 pontos. No dia seguinte, para o alívio de muitos, subiu para 11 pontos.

É difícil entender a cabeça de quem escolhe uma novela como esta para um compacto, num programa que precisa crescer.

Bianca Rinaldi na próxima novela do Mago

Nos próximos dias, Aguinaldo Silva deve anunciar o nome de Bianca Rinaldi em sua próxima novela, com estreia prevista para o segundo semestre de 2014. A atriz tem contrato com a Record até o dia 31 de julho. Ou seja, o anúncio só deve acontecer quando ela terminar seu vínculo com a emissora da Barra Funda.

A saída de Bianca da Record não é uma surpresa. Pelo contrário, é consequência de seu ótimo trabalho. Muitos atores, assim como ela, tiveram seus passes valorizados depois que passaram pelo RecNov. Agora é a hora de Bianca brilhar na Vênus Platinada.

A volta do Programa do Jô

Quase tive uma crise de risos quando vi a chamada da volta do "Programa do Jô". Na divulgação, Jô Soares questionava: "como será que ele [Neymar] vai vir com o cabelo?". É dose!

A entrevista, uma das piores que já vi, não rendeu. Neymar pouco falou, praticamente não abriu a boca. Os redatores deste programa precisam estudar melhor os convidados. Resumindo, o "Programa do Jô" está muito engessado! Ou será ultrapassado?

Agora é Tarde

Tá aí, um excelente talk show. O melhor da atualidade. Danilo Gentili sabe fazer piadas pontuais e hilárias, sem atingir as pessoas. Os convidados são bons e rendem ótimas (e divertidas) entrevistas.

Gostaram do título da nova novela das nove? Será que "Flor do Caribe" emplacará? E, Bianca Rinaldi conseguirá se destacar na Globo?




Comentários (69) Postar Comentário

Jonathan comentou:

O título é legal+ lembra muito Viver a Vida e Páginas da Vida, de cara parece novela do Maneco....
Espero que Flor do Caribe dê certo, porém mesmo antes de assistir acho que a Globo não devria apostar em novato para ser o vilão da estória, tantos jovens atores talentosos e escolhe um desconhecido... :tristeza2:

Nélio comentou:

Gostei do título da novela, acho que Flor do Caribe deve ficar entre 22 e 23 pontos, não gosto das novelas do Walter Negrão, Bianca Rinaldi nem fede nem cheira .

THIAGO comentou:

Bianca Rinaldi de estrela passará a ser mais uma. Triste!

daniel comentou:

vc poderia ler a critica da revista Veja e da revista contigo sobre Lado, aonde eles falam foi uma das melhores novelas ja exibida no horaio, se dessse 25 media, vc ia fazer uma critica totalmente ao contrario ne? dizer que Globo n deveria aprovar sinopse vc pegou pesado, ainda mas pq essa novela foi sucesso e todos estados menos SP. mas como sempre vc so fala bem qdo ibope sobe rs


Jeferson Cardoso respondeu:

Uai, não é porque eles glorificam, que eu devo fazer o mesmo. Por acaso deixei de assistir a novela por que traçou no Ibope? ;)


Andre comentou:

Amor a vida! Excelente Título! Espero um novelão, pois Carrasco sabe como ninguém ser popular e dar destaque ao elenco! O Agora é Tarde como voce disse é EXCELENTE, ontem por exemplo com a mina que vendeu ou vende sua virgindade sendo entrevistada foi ótima ri muito! E Danilo sabe como nínguém levar o programa com mt humor e stand up! Grande programa da Band!


Jeferson Cardoso respondeu:

O Agora é Tarde é demais!!!!!! :D


Gilmar JM comentou:

Lado a lado lindíssima, perfeita, resume. Uma aula e um banho de conhecimento, mas talvez deveria ter sido uma minissérie e não uma novela, mas eu não me arrependo de ter assistido pelo contrário: entra para minha lista de favoritas e não estou falando isso para provocar é porque é o que eu penso mesmo. E o ibope é assim nem tudo que é bom dá ibope... , mas no fundo é ele que importa, a tv vive dele. Também adorei o nome da próxima do Walcyr pelo fato de que tem tudo a ver com a historia. Eu falei aqui tinha certeza de que o Aguinaldo Silva não deixaria a minha querida Bianca Rinaldi no limbo, torço muito por ela desde os tempos de SBT. Será muito bom vê-la na Globo.

Gilmar JM comentou:

Flor do Caribe: gosto da Grazi, gosto do Walter Negrão e acho que terá um ibope melhor que Lado a lado, mas não será um estrondo dará para o gasto. Ele pode até nos surpreender depois, mas por hora concordo com o que o Jhonathan disse sobre o vilão de Flor do Caribe. Acho que prevaleceu a estampa pela escolha dela, mas talvez nos surpreenda como eu disse.

Luis fernando comentou:

Amor á Vida é bonito, mas nios leva a algo mais poetico, lirico, bonitinho, e a trama é mais pesada, vilanias, etc...

Rafa Godoy comentou:

Pra mim o problema de lado a lado realmente foi a falta de ganchos, a novela despertou curiosidade em acompanhar o próxima em apenas uns 10 capítulos. Uma pena. Acho que Flor do Caribe não vai melhorar em muito não. Até hoje a globo não percebeu que o público das seis não gosta desse clima praiano?
Quanto ''Amor a vida'' se não soubesse que novela era, ía achar que era de Manoel Carlos. Esse nome não é bem nome de novela do maneco? kkk
Um abraço Jeff


Jeferson Cardoso respondeu:

Será que teremos uma novela arrastada? Vou te contarrrrrrr. Rsrsrs


Luis Carlos comentou:

Que pena ser este o título, eatava torcendo por ''Em nome do pai'' =[

Veja também