O Planeta TV

"Joia Rara", conheça a história da nova novela das seis

E mais: "Amor à Vida", por enquanto, é uma ótima novela ruim!

Por: Jeferson Cardoso

"Joia Rara", a nova novela das seis da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, traz a história de um jovem muito rico, interpretado por Bruno Gagliasso, que sofre um grave acidente durante uma viagem ao Tibete. Ele acaba salvo por monges e é cuidado num mosteiro por um budista muito sábio. 

Um pouco da história

Compaixão. Amor ao próximo. Liberdade. Prática do bem. Imbuir-se da filosofia budista é mergulhar na busca incansável por um mundo melhor. É lapidar a joia rara que existe dentro de cada um para tornar bom o que é ruim; etéreo o que é mundano.

A história desta poderosa força transformadora será contada em Joia Rara, a nova novela da Globo das seis, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner.

Tudo começa com um grande amor e polos que se atraem. De um lado Franz (Bruno Gagliasso), rapaz milionário, materialista e mimado; do outro Amélia (Bianca Bin), moça pobre, desprendida e batalhadora. Desta paixão à primeira vista, que enche de ódio os vilões Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Silvia (Nathalia Dill), nasce Pérola (Mel Maia). Como diz seu nome, a menina é pura e preciosa.

Com sua ajuda, os pais percebem que o amor que os uniu um dia nunca teve fim; unicamente por ela, o coração duro e preconceituoso do avô Ernest (José de Abreu) se ilumina de afeição. Pérola é mesmo valiosa e especial, o que pode ser explicado pelos monges: ela é a reencarnação de Ananda (Nelson Xavier), um líder espiritual budista. Pérola tem, portanto, uma missão: ensinar as pessoas a amar incondicionalmente.

O ponto de partida de "Joia Rara" é no monte Everest, onde Franz (Bruno Gagliasso), Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Eurico (Sacha Bali) participam de uma escalada, em 1935. Há uma avalanche na montanha, e Franz é resgatado por monges.

Muito ferido, é acolhido por Ananda (Nelson Xavier) e passa semanas convalescendo no mosteiro. Do convívio de Franz e Ananda nasce uma profunda amizade, que será muito importante para a trama da novela.

O discípulo do líder espiritual Ananda, o monge Sonan (Caio Blat), vai receber a missão de procurar a reencarnação do mestre depois que ele morrer.

Pérola, filha de Franz e Amélia, é a reencarnação de Ananda.. A garota é pura e preciosa, tanto que será a única a amolecer o coração do avô, Ernest.

“Joia Rara” será apresentada em duas fases: a primeira em 1934 e a segunda em 1945. A trama apresentará cenários exuberantes como os Himalaias e o Rio de Janeiro, com sua Copacabana, a Lapa boêmia e o brilho de seus cabarés.

O elenco: Ana Lucia Torre,  Rosi Campos, Tânia Kalill, Nicete Bruno, Natalia Dill, Carmo Dalla Vechia, Letícia Spiller, Bruno Gagliasso, Bianca Bin, Carolina Dieckmann, José de Abreu, Luiza Valdetaro, Rafael Cardoso, Miguel Rômulo, Leopoldo Pacheco, Marcos Caruso, Juliana Lohmann, Pedro Neschling, Domingos Montagner, Ana Cecília Costa, Tiago Abravanel, Mariana Ximenes, Tiago Lacerda, Simone Gutierrez, Fabiula Nascimento, Cláudia Missura, Cacau Protásio, Nelson Xavier, Caio Blat, Ângelo Antonio, Mel Maia, João Fernandes, Giovanna Ewbank, Guta Ruiz, Adriano Bolshi, Fabio Yoshiara e Adriano Alves.

"Joia Rara" tem estreia prevista para o dia 16 de setembro, substituindo "Flor do Caribe".

Amor à Vida

Não assisto, portanto, não posso falar sobre a história da trama de Walcyr Carrasco. Mas quanto a outros aspectos, preciso. A trama se aproxima do centésimo capítulo com uma média de praticamente 35 pontos, são cinco pontos a mais que "Salve Jorge".  Não é um fenômeno, mas também não é um fracasso. Não farei comparativos com as novelas exibidas antes de 2010, porque não tem fundamento. Muita coisa mudou nesse período. 

Walcyr Carrasco pode negar, mas é viciado em audiência, e fará de tudo para que "Amor à Vida" alcance recordes. A trama deve chegar ao fim no dia 17 de janeiro. São ainda cinco meses pela frente, tempo suficiente para atingir os 37 pontos. 

Preciso também parabenizar Bárbara Paz. Na semana passada, comentei que o texto prejudica o desempenho de Mateus Solano, e esqueci-me de citar o show de interpretação da vencedora da primeira edição do reality show Casa dos Artistas. Essa atriz arrasa em papéis de carga dramática e vilã. 

Por fim, preciso fazer um breve comentário sobre a homenagem (vamos chamar assim, para não se dizer cópia) que Walcyr fez ao filme "Ghost - do outro lado da vida".  A cena da morte de Nicole foi vergonhosa, mas as sequências do capítulo seguinte, tenho que admitir ficaram bonitas. O tema é um Déjà vu, mas se bem abordado pode fazer com que "Amor à Vida" deixe de ser uma ótima novela ruim.

Reprises do Canal Viva animam

Estou animado com as novas reprises do Viva. Pela primeira vez assistirei à "Água Viva". "Anjo Mau" e "A Próxima Vítima" também são ótimas, e acompanharei sempre que possível. 

O Canal Viva tem se preocupado bastante em atender ao pedido do público. Enquanto o "Vale a Pena Ver de Novo" decepciona, o Viva nos dá aquela esperança. 

Falando nisso..

E a reprise de O Cravo e a Rosa heim? A primeira semana, segundo o Ibope, marcou uma média de 12 pontos na Grande São Paulo. A trama mantém o desempenho de "O Profeta". O índice é baixo, mas ainda é cedo para afirmar que será um fracasso retumbante. 

Para a Globo aprender a respeitar o público, espero que essa reprise seja um fracasso, e que não ultrapasse os 14 pontos de média geral.  

TV Xuxa

Nos últimos anos, desde que passou a ser exibido nas tardes de sábado, o "TV Xuxa" vem passando por modificações. Na atual fase, sob a direção de Boninho, a atração é uma mistura do Xuxa Hits e Planeta Xuxa, programas que a Rainha dos Baixinhos comandou na década de 90.  

A audiência do programa segue estável, mas o novo formato não está agradando à apresentadora. A parceria com Boninho não deve durar muito tempo.

Sinceramente, o novo "TV Xuxa" não empolga por apresentar um formato já desgastado. E ainda resolveram incluir um quadro de calouros semelhante ao do "Programa Raul Gil", que já não faz mais sucesso.

Se os produtores não conseguem produzir algo novo, porque a Globo não busca ideias em feiras internacionais? Foi investindo em formatos americanos que o "Caldeirão do Huck" deixou a UTI.

Cadê Antonio Calmon?

Depois da fracassada "Três Irmãs", em 2008, Antonio Calmon ganhou nova chance na Globo, a minissérie "Na Forma da Lei", em 2010. Depois de dois trabalhos mal sucedidos, o autor foi esquecido. 

Seu retorno ao horário das 19h era para ter acontecido neste ano, mas a Globo resolveu apostar em novos roteiristas. Marcos Bernstein e Carlos Gregório escreverão "Além do Horizonte", a sucessora de "Sangue Bom". E, no próximo ano, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira repetem a parceria de "Cheias de Charme".

E Antonio Calmon? Bom, segue no freezer. Tadinho! Walther Negrão poderia prestar uma solidariedade ao colega e convidá-lo para uma nova parceria, né? 

E A Fazenda?

Não estou acompanhando a atual temporada desse reality show. O formato desse tipo de programa não me empolga mais. Assim, como o Big Brother Brasil, "A Fazenda" já era.  Penso que esse tipo de programa tem apenas um único objetivo: tapar o buraco da programação. A Globo produz no período de férias; a Record quando precisa levantar a sua audiência.

Diante dos acontecimentos fora do reality show, e perante o nível dos participantes, Scheila Carvalho deve ser consagrada a vencedora. De dançarina do É o Tchan para milionária. Já Gominho, Yudi & Cia, bom esses, prefiro nem comentar.

Nova temporada de "Malhação" tem vida curta!

Na Globo, há um descontentamento com a atual temporada de "Malhação". A novelinha tem registrado uma audiência entre 13 e 15 pontos, e prejudicado a novela das seis. 

Preocupada com os índices, a Globo já cogita mudanças na trama antes do horário de verão, em outubro. Os ajustes no folhetim acontecerão após uma pesquisa junto ao grupo de discussão. 

Se após as modificações, a audiência não subir, "Malhação Casa Cheia" deve acabar antes do tempo previsto, em março de 2014. Em se tratando de "Malhação", a medida não será inédita. Em 2007, o folhetim teve seu fim antecipado em três meses. O mesmo aconteceu na temporada de 2009. 

Será que "Joia Rara" se sairá bem no horário de verão? Alguém sente a falta de Antonio Calmon às 19h? E "Malhação" tem salvação? 

Por hoje é só. No próximo post trago as novidades de "Além do Horizonte", que não terá a supervisão de João Emanuel Carneiro. 


Deixe o seu comentário