O Planeta TV

Império consegue estancar queda de audiência da Globo

Drica Moraes é destaque com a vilania de Cora, tão esperada pelo público.

Por: Jeferson Cardoso

O tempo voa. Passamos do centésimo capítulo de Império. O novelão prometido por Aguinaldo Silva conseguiu estancar a queda de audiência da Globo, mesmo enfrentando o horário político. Até o momento, média geral de 31 pontos na Grande São Paulo. Nas últimas três semanas, esse número saltou para 34. De fato, não é um fenômeno de audiência, mas, para a atual realidade, é um sucesso. Um índice que só será valorizado após os primeiros resultados de sua sucessora.

Império é um folhetim clássico, tradicional, divertido, gostoso de assistir. Não é perfeita, obviamente, mas, pra mim, tem sido uma ótima novela. Ótima? Sim! É o estilo de novela que eu gosto, e está acima daquilo que esperava.

E, finalmente, Drica Moraes ganha o destaque merecido. Ela dominou o ótimo capítulo desta segunda-feira (17), com a vilania de Cora, tão esperada pelo público. 

No mais, obrigado Rogério Gomes por valorizar as cenas de impacto de Império. A sonoplastia, que estava aquém, tem surpreendido nos últimos capítulos.

Em suma, Império me faz lembrar de novelões como Tieta, Pedra Sobre Pedra e A Indomada.

A novela certa

Finalmente uma novela escrita para o público das sete. Alto Astral é ótima. Estou adorando!!!

Sérgio Guinze foi um acerto da direção. Está surpreendendo! Ele tem química com Nathalia Dill, e encaixou com Claudia Raia.

Alto Astral é tudo de bom!

Malhação

Já disse que estou curtindo a atual temporada de Malhação? É muito boa!. A história é tradicional, bem próxima do formato de uma novela, e o elenco - muito bem escalado - revela jovens talentos. Destaque para Rafael Vitti e Isabella Santoni, que além da química, roubam as cenas, e, merecidamente, se tornaram os protagonistas.

A ordem dos autores

A Globo apostará em novos talentos. Mauricio Gyboski, colaborador de Império, e Rosane Svartman, co-autora de Malhação, tiveram suas sinopses aprovadas.

Provisoriamente, a Globo tem reservado os seguintes autores.

18h
Licia Manzo
Elizabeth Jhin
Mauricio Gyboski

19h
Alcides Nogueira
Rosane Svartman

21h
Gilberto Braga
João Emanuel Carneiro
Maria Adelaide Amaral

23h
Walcyr Carrasco

Curiosidade: Com a entrada de Maria Adelaide Amaral, como ficam Thelma Guedes e Duca Rachid? Elas seriam promovidas para o horário mais cobiçado da TV brasileira.

Pitaco: Se eu fosse diretor de dramaturgia, cargo que não almejo nem em sonho, escalaria Gloria Perez para uma novela às 23h, em 2016, e colocaria Thelma e Duca após Maria Adelaide.

Finalmente!

Tarde demais, mas antes tarde do que nunca! A Record mudará o horário de sua dramaturgia. A partir de fevereiro ou março, a novela será exibida às 20h30, com a estreia de Os Dez Mandamentos.

Não será vice-líder de audiência (não preciso de bola de cristal para essa afirmação), até mesmo porque nessa faixa o SBT domina. Mas, para os noveleiros, principalmente aos adultos, será um presente.

Vitória e Pecado Mortal foram injustiçadas sendo exibidas às 21h30. Uma pena.

Precaução

Rio Babilônia pode ser uma dor de cabeça para a Globo. Ainda é cedo para falar sobre esta novela, prefiro esperar por maiores informações. Por enquanto, tenho a certeza de uma coisa: elenco estelar não dá audiência.

Enfim, precavida, a Globo antecipou a estreia de Favela Chique, de João Emanuel Carneiro. O folhetim que deve ser protagonizado por Andreia Horta e Marco Pigossi será lançada no final de setembro. Com isso, Rio Babilônia, de Gilberto Braga terá apenas 167 capítulos. Isso, claro, vai depender da audiência. Se fracassar, termina com os mesmos 150 de Em Família.

Já circula um boato de que Império será esticada em uma semana. Se verdade, Rio Babilônia estreará no dia 23 de março e totalizará 161 capítulos.

Independente de audiência, fracasso ou sucesso, espero que Rio Babilônia seja curta, o que pode favorecer a ela mesma. Isso, claro, se for um bom folhetim, com características básicas de uma novela tradicional.

Por fim... elenco estelar não é garantia de audiência, mas é o quesito fundamental para a credibilidade e qualidade final de uma novela.

Dupla Identidade

Não me esqueço de Amores Roubados no início do ano, só que estou tão deslumbrado com Dupla Identidade, que, no meio da empolgação, escolheria essa produção como a melhor série do ano. É fantástica! Nos finais de cada episódio, respiro fundo. É muita adrenalina.  Haja coração!

Vale a Pena Ver de Novo

A reprise de O Rei do Gado está realmente confirmada? Misericórdia!!! O SBT fará a festa no horário vespertino.

Globo de Ouro Sem Noção

Não curti essa versão do Canal Viva. É bem produzido, porém muito chato. O que foi Angélica dublando a música Vou de Táxi? E os apresentadores sem interação com a platéia, tendo como objetivo apenas as chamadas dos cantores em gravações off? Sem falar nos convidados (alguns) que tiveram que cantar músicas de outros cantores. O clima de nostalgia foi brochante.

Também não compreendi o porquê de mostrarem os bastidores junto com as apresentações. Isso deveria ser um programa à parte.

Diferencial, modernidade, enfim, o formato desse Globo de Ouro pode ser considerado uma inovação, só que não gostei.

Lady Marizete

Maurício Destri, Bruna Marquezine, Caio Castro e Tatá Werneck serão os protagonistas da novela de Alcides Nogueira e Mario Teixeira.

Rotinhos bonitos de interpretações questionáveis. Werneck talvez seja uma exceção, porque é uma ótima comediante. Com um elenco desse não tenho como não ser pessimista.

Mudanças no CQC

A Band acredita que reformulando o elenco do CQC, os números de audiência voltarão a subir. A troca é necessária, mas precisa encaixar bem os repórteres com os quadros. O programa não é mais o mesmo depois das saídas de Rafinha Bastos, Rafael Cortez e Mônica Iozzi.

A contratação de Dan Stulbach pode ter sido um acerto. Confesso que não vi o profissional à frente do Encontro, mas o assisti no Saia Justa, do GNT. Penso que ele possa ter um melhor desempenho do que o chato do Marcelo Tas.

Peço desculpas pela minha ausência, mas a vida está corrida. Não tenho tido tempo nem para responder a vocês, meus queridos leitores. Daqui a pouco, tudo se normaliza. Assim espero.

Fiquei uns dias sem comentar, mas não aconteceram muitas coisas. Também não criarei tópicos apenas para preencher espaços, não faz sentido. Devo um post dedicado à Boogie Oogie, o que farei na próxima semana, quando completará 100 capítulos no ar.

Estão curtindo Alto Astral? Das novelas que estão no ar, qual é a sua preferida? Será que em 2015 teremos novelas e seriados tão bons como as deste ano?

Obrigado pela atenção, e até a próxima. ;)


Deixe o seu comentário