O Planeta TV

Globo aposta no folhetim tradicional; vive boa fase e estanca queda de audiência

Totalmente Demais, Êta Mundo Bom! e Ligações Perigosas agradam ao público.

Por: Jeferson Cardoso

Marina Ruy Barbosa em cena. Foto: Divulgação/Globo

Adoro Totalmente Demais. Sou viciado nesta novela. É incrível. Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm apresentam uma história simples, atemporal, de personagens carismáticos e narrativa agradável. Eles usam e abusam de velhos clichês para manter o pique. E fazem isso muito bem. O público, principalmente, os noveleiros, adoram.

Subestimei o talento dos autores, pois não acreditava que eles tivessem fôlego após um ano de Malhação, e fui surpreendido com uma novela maravilhosa. De fato, os profissionais sabem escrever histórias para o público jovem. O enredo de TD+ não é inovador, mas é gostoso de acompanhar.

O elenco é um show à parte. Todos, sem exceção, estão bem. Fábio Assunção, quanto mais dizem que está dando problemas para a produção, mais seu personagem ganha destaque. O Arthur é um dos personagens mais querido do público. Gloria Menezes também ganhou um presentão. É difícil na idade dela surgir um papel interessante, como a divertida Stelinha. Juliana Paes, que para alguns estava robótica, protagoniza cenas incríveis, de muita emoção. Dar vida à Carolina não é uma tarefa fácil, e Ju Paes faz isso muito bem.

TD+ tem todos os ingredientes indispensáveis para agradar ao público das 19h. Pra mim, é perfeita e veio para fazer a diferença no horário.

Êta Sucesso Bom!

Êta Mundo Bom! pode até não ter um texto maravilhoso, mas diverte. É uma novela que cumpre, e muito bem, o seu papel. De volta ao horário das 18h, de onde nunca deveria ter saído, Walcyr Carrasco aposta numa história previsível, de texto didático, mas acessível a qualquer público. Resultado: sucesso!  

Os primeiros capítulos me agradam. Foram ágeis e engraçados. De cara, entrei no universo da novela. Ainda é cedo para mais elogios, mas adianto que não me incomodam as repetições do autor. Pelo contrário, sentia falta de uma novela, de época, otimista, caipira, e de sem compromisso com a realidade.

Gostei bastante da abertura, engraçada, bem feita, animada, e de muito bom gosto. A fotografia e a cenografia são caprichadas. Na atuação, Sérgio Guizé, pra mim, supera as expectativas. Débora Nascimento, boa atriz, ainda procura o tom ideal para dar à mocinha. Elizabeth Savalla está exagerada. Rainer Cadete, misericórdia, passa vergonha (esse deve atuar só em novelas de Walcyr #Deboche). Enquanto isso, Eliane Giardini, Guilhermina Guinle e Bianca Bin arrasam.

Que Walcyr continue nos divertindo com muitas cenas de tortas na cara; banhos de lama no chiqueiro; e situações inusitadas. Haja tortas e lamas para 240 capítulos. Sim, a novela deve ficar no ar até novembro. E não reclama, senão será esticada até janeiro. Hahahahah! #Deboche

Ligações Perigosas

Marjorie Estiano arrasa em Ligações Perigosas. Foto: Globo

Adorei Ligações Perigosas. Com a exceção do primeiro capítulo, que considerei narrativamente fraco, essa minissérie, pra mim, foi excelente. Marjorie Estiano, Selton Mello e Patrícia Pillar deram um show de atuações.

Manuela Dias, com o auxílio de Duca Rachid, mostrou ter uma carreira promissora. Oba! Amando a nova safra de autores. Vibra!

De Ligações, só fiquei frustrado com a atuação de Jesuíta Barbosa. No mais, nota 1000!

Final frustrante

A minha decepção com Além do Tempo é gigante. A segunda fase, no meu ponto de vista, é absolutamente descartável. Expliquei o motivo, no post anterior. Enfim, Elizabeth Jin segurou história para os 10 últimos capítulos. Mesmo assim, a novela não conseguiu recuperar o público perdido, que não aguentou a famosa "barriga". 

A novela, que tinha tudo para terminar com 22 pontos de audiência, viu os números caírem e, na trave, terminou com 20 pontos. Graças, é claro, ao ótimo desempenho inicial.

Além do Tempo não vingou porque foi uma novela de final muito previsível. Essa novela considerada, por alguns, como inovadora decepcionou ainda mais no seu último capítulo. Curti a mensagem final, na voz de Chico Xavier. E só.

Criticar é fácil, concordo. A autora enfrentou alguns problemas durante a exibição de Além do Tempo, como afastamento de atrizes em momentos importantes. Muitos ajustes foram necessários, compreendo. Mas não entendo porque ela abriu mãe da carga folhetinesca que apresentou na primeira fase. Além do Tempo perdeu o encanto e só será lembrada por ser uma novela 'duas em uma'. 

Não sei se foi a melhor novela da trilogia espírita da autora, porque não me lembro das outras. Esse tipo de comparação também não tem fundamento. A atual sempre será a melhor porque é a que mais fresca na memória (por conta de uma única cena marcante ou por ter um ator preferido). Enfim, Além do Tempo, no geral, passados os 161 capítulos, foi uma boa novela. Valeu a pena mais pelas atuações. É vida que segue.

Antes tarde do que nunca!

Atena (Giovanna Antonelli). Foto: Pedro Carrilho/Globo

Como era de se esperar, a audiência de A Regra do Jogo, com o fim de Os Dez Mandamentos,  reagiu. Só que demorou muito para disparar. A dois meses do fim, acumula apenas uma média de 26,5 pontos.  É pouco para uma trama das 21h, mas é muito para quem chegou a pífios 17 pontos. É um milagre. E não estou de deboche. Acredito que, até o dia 11 de março (data do último capítulo), a média seja de 28 pontos. Pelo menos não será a pior de todos os tempos, posto ocupado por Babílonia. Em Família, de Manoel Carlos, está vingada. Hahahahaha!

Não sei quem é pior: Babilônia ou A Regra do Jogo.  Não gostei de nenhuma. A Regra, no entanto, é a pior escrita por João Emanuel Carneiro.  Merece a audiência que tem. Só lamento que a desculpa do fracasso seja o sucesso de Os Dez Mandamentos. Duvido que essa atual novela das nove, sem concorrência, conseguiria mais de 30 pontos (na média geral, óbvio). Os primeiros capítulos foram fraquinhos que assustaram até mesmo fãs do autor. #NuncaPensei

Acreditei que A Regra do Jogo seria uma novela boa e agradável. Talvez seja, mas não faz o meu tipo. Quebrei a cara. Jamais cogitei que fosse um fracasso histórico, a ponto de deixar a Globo na vice-liderança. A reação de audiência é natural. Qualquer novela das nove, ou melhor, da Globo, em sua reta final, bate recorde.

No meu ponto de vista, A Regra do Jogo ainda não alcançou a casa dos 40 pontos (de pico, coitada) porque é dispersa, sem foco, com muitos núcleos. Tem uma cena boa por capítulo. É um saco.

Em tempo: A novela de João Emanuel Carneiro passou de uma média de 25 pontos em setembro para 29 em dezembro, no Painel Nacional de Televisão (PNT). Quem diria! #VitóriaNaGuerra

Xuxa na Record: até quando?

A ideia de manter Xuxa Meneghel no ar, e gravado, nos meses de dezembro e janeiro, foi um gravíssimo erro da Record. A pausa era necessária.

Sou a favor de o programa ser levado ao ar gravado. Hoje, entendo que, na TV aberta, ao vivo deveria ser só telejornal. O conteúdo, no entanto, precisa ser melhorado. Xuxa Meneghel é muito fraco. A apresentadora parece disposta no ar, mas precisa se entrosar mais com a produção.

A audiência, de 6 pontos, não está a altura de um investimento milionário. Certamente, Xuxa passará a ser cobrada por pontos. Resta saber se ela encontrará o caminho certo ou se abandonará o barco.

Para ser vice-líder de audiência, Xuxa Meneghel vai ter que aprender a entreter porque "ninguém" vai ligar na Record para ver a imagem da Xuxa.

Temos que ser otimistas!

De Velho Chico, espero uma boa novela. Não quero surpresas, apenas um folhetim clássico, tradicional. O horário das 21h da Globo precisa de uma novela que transmita paz, esperança, enfim, um história com menos violência e mais amor. Benedito Ruy Barbosa é fera nesses quesitos. Quanto a isso, estou tranquilo.

Qualquer coisa no lugar de A Regra do Jogo será melhor. Velho Chico pode não alcançar os 35 pontos, mas se for boa e agradar de imediato pode alcançar, tranquilamente, os 30 pontos, mesmo com uma forte concorrência. Agora, se o público rejeita, como foi o caso de A Regra do Jogo...

Não sei como será a receptividade do público que acompanha A Regra do Jogo.  Há um abismo entre os estilos de Benedito Ruy Barbosa e João Emanuel Carneiro. O jeito manso de Benedito é encantador. Pode dar certo. Que venha uma boa novela para agradar a maioria do público, não a uma parcela de jornalistas.

Ibope: números mais próximos da realidade

Se vai vingar, não sei, mas o GfK, que ainda é uma lenda, impede que o Ibope supervalorize, do nada, programas de TV. Os números do instituto, hoje, estão mais próximos da realidade. Antes, um programa disparava na audiência que nem os especialistas conseguiam explicar.

O instituto alemão ainda não divulgou os resultados de sua medição de audiência da TV. É um mistério. Tudo indica que os números apurados não vão modificar o atual cenário. Eu, que gosto de números, acho isso ótimo. Assim evita que um programa dê 10 num dia e 30 no outro. Hahahaha!

A parceria entre Viva e Vale a Pena Ver de Novo

Anjo Mau deve substituir Caminho das Índias no Vale a Pena Ver de Novo. A estreia deve acontecer em março. Se confirmada a reprise, observa-se que há uma parceria entre Viva e Vale a Pena Ver de Novo. Hahahahaha!

Daqui a dois anos, aproximadamente, Laços de Família volta para a TV aberta. #Deboche

A novela de dois autores e três supervisores

Só por que passou por reajustes, e pelas mãos de vários autores, algumas pessoas apostam no fracasso de Liberdade, Liberdade. Discordo. O sucesso dela depende, em primeiro lugar, do cenário da Globo na época. Se herdar uma boa audiência, pode vingar. Talvez não seja um sucesso como Verdades Secretas. São obras distintas. Uma de apelo sexual e carga dramática muito fortes, e a outra de abordagem histórica. E mais: para ser sucesso, "Liberdade, Liberdade" não precisa repetir os mesmos índices de antecessoras.

"Liberdade, Liberdade" servirá como a prova de fogo para Mateus Solano. Será que ele, finalmente, abrirá mãos dos trejeitos de Félix?

Monica Iozzi não é garantia de audiência

Com Monica Iozzi, Vídeo Show é sucesso de repercussão nas redes sociais. Tornou-se um programa popular, mas ainda não agrada na audiência. O programa, raramente, alcança 10 pontos e disputa a liderança com o Balanço Geral SP. No ano passado, o programa passou meses ocupando o segundo lugar na capital paulista.

Iozzi é uma ótima profissional, mas não faz muita diferença para o Vídeo Show. O que dá vida a esse programa é o conteúdo e as participações das estrelas globais. Ela, inteligente, sabendo disso usa a bancada do programa a seu favor. Atuando, pensa que está no Zorra. #Deboche  

Particularmente, não gosto de piadas forçadas e sem graças. É isso que Iozzi e Otaviano Costa fazem para segurar, ou melhor, enrolar o público e manter um programa diário de 1h05min no ar.

Novelaço!

A melhor novela em exibição, sem dúvida: Cambalacho. Entra para a lista das melhores que já assisti. Obrigado, Canal Viva!

É isso, fico por aqui. Gostam de Totalmente Demais? Estão curtindo Êta Mundo Bom? Anjo Mau é um boa opção para substituir Caminho das Índias? A Regra do Jogo deixará lembranças?

Obrigado pela atenção, e até ao nosso próximo encontro! :) 


Deixe o seu comentário