O Planeta TV

Geração Brasil decepciona com excesso de tecnologia e tramas insossas

E mais: Record aproveita fragilidade de Em Família para lançar Vitória, sua próxima novela.

Por: Jeferson Cardoso

Assim como eu, muitos acreditaram e apostaram as fichas em Geração Brasil. Só que estou frustrado com a nova novela das sete. Está estranha no ar.

Não fiquei entusiasmado com as chamadas, que foram fracas. No entanto, acreditava que os autores (Filipe Miguez e Izabel de Oliveira) apostariam numa novela mais tradicional, com mais pegada. A princípio, eles apostam na temática da tecnologia, o que não tem despertado o interesse no telespectador. Em alguns momentos, a trama fica surreal.

Confesso que tenho até dificuldade para falar dessa novela. Não consigo defini-la. É confusa até na abertura. O núcleo central não convence, e as tramas paralelas são bobas. Os primeiros capítulos foram fracos, sem ganchos. Por enquanto, uma grande decepção.

Inicialmente, a audiência é um caso a parte, mas começa a preocupar. Começou com 24 pontos, mas já repete médias pífias de 17 pontos. Ainda é cedo para afirmar o fracasso; os autores farão ajustes e devem diminuir o excesso de tecnologia.

Particularmente, gosto de novelas tradicionais. Concordo que é preciso inovar, mas não se pode esquecer de que novela é novela, seriado é seriado. Nos últimos anos, os autores tentam agregar à dramaturgia um ritmo de seriado. Uma bobagem. Saudades de Ivani Ribeiro, Janete Clair, Dias Gomes...

A nova novela da Record

Não sei quais são os objetivos da Record, mas não é compreensível a sua decisão de manter a dramaturgia na faixa das 21h. Vitória, de Cristianne Fridman, substituirá Pecado Mortal a partir do dia 2 de junho. As chamadas já estão no ar.

Não tenho dúvida de que será mais um excelente trabalho de Fridman. Uma pena que não será exibida em um horário mais visível.

Quanto a audiência, Vitória – de imediato – não será a salvação da Record. A emissora não vive um bom momento. Atualmente, com Pecado Mortal, oscila entre 5 e 6 pontos, com picos de 8. Esse índice não garante a vice-liderança, já que o SBT, com a reprise de Rebelde, crava 7 pontos.

O fracasso de Em Família, da Globo, não beneficia nenhuma outra emissora. Pelo contrário, o número de televisores ligados (share) despencou. Penso que esse será o maior obstáculo de Vitória: tentar conquistar àqueles que desligaram a TV. Para isso é preciso uma ótima campanha de divulgação.

Vitória terá outros obstáculos pela frente, como, por exemplo, a Copa do Mundo, que atrasará a grade de programação da Globo. Sendo sincero, torço bastante por essa novela, mas – por conta do horário de exibição - não espero por audiência. Talvez consiga oito pontos. Desejo apenas que seja um novelão, daqueles que deixam saudades, como Chamas da Vida.

Em Família

Resolvi acompanhar a novela das nove nesta semana. O texto, que estava didático, voltou a ter qualidade. Já a história... Bruna Marquezine segue fraca, sempre com a mesma fisionomia. Impossível gostar da personagem da atriz.  Manoel Carlos se diz surpreso com a rejeição de Luiza e Laerte. Isso era tão óbvio. Sabe de nada, inocente.

Em quarenta dias, Em Família só ultrapassou a marca dos 30 pontos apenas uma vez. Tadinha. O fracasso era esperado, mas não dessa forma assustadora.

É boa

Estou curtindo, e muito, Meu Pedacinho de Chão. Pra mim, a melhor novela em exibição. Pena que não é uma novela clássica, mas mesmo assim é encantadora. O texto de Benedito Ruy Barbosa me agrada até mesmo em capítulos arrastados.

Vocês estão gostando de Geração Brasil? E quais as expectativas por Vitória?

Obrigado pela atenção. E não deixe de comentar. 


Deixe o seu comentário