O Planeta TV

Frágil e desanimada com novelas, Record apostará em realitys shows

Vitória, a nova novela da emissora, deve ser exibida às 21h15.

Por: Jeferson Cardoso

A programação de 2014 da Record apostará em formatos de programas do exterior. Entre as novidades estão o Take Me Out – apresentado por Rafael Cortez; e Back To The Date e I Can Do That que serão quadros do programa O Melhor do Brasil.

A princípio, a emissora trabalha com a ideia de exibir a linha de shows às 22h30, horário antes ocupado por novelas. Os seriados devem ser exibidos mais tarde, às 23h30. Em abril, acontecerá a estreia de Aprendiz Celebridades, com Roberto Justus.

Atualmente, o Cidade Alerta, exibido até as 20h40, salva o horário nobre da emissora. Já as séries Breaking Bad & Cia fracassam, e raramente pontuam 5 pontos.

Com estreia prevista para junho, a novela Vitória, de Cristianne Fridman, deve ser mesmo exibida às 21h15. A Record, desanimada com as audiências das últimas novelas, quer exibir Aprendiz Celebridades e A Fazenda na faixa das 22h30. O martelo só será batido após a estreia do reality de Roberto Justus. Se fracassar, o que deve acontecer, a emissora poderá mudar de ideia.

O que está ruim pode ficar ainda pior. As tardes de domingo ganhará o reforço de Geraldo Luís à frente do Domingo Show, que terá o apoio da equipe de jornalismo e apostará em reportagens de gosto duvidoso. Disputará migalhas de audiência com o péssimo Domingo Legal.

Sabrina Sato, a única contratação da emissora para o ano, comandará um game show aos sábados e, em um dia onde pouca gente vê TV, disputará a audiência com a novela das nove da Globo. Coitada!

Record, aquela que tinha o slogan: Uma emissora de primeira, na verdade, é de segunda. E hoje faz uma emissora do jeito que o povo não gosta de vê. Quero ver a situação dela quando a Globo acertar os ponteiros às 19h e prejudicar o desempenho do Cidade Alerta.

É uma pena, pena mesmo, que a Record esteja nas mãos de quem não entende nada de televisão. Hoje, diante da frágil programação da Globo, era para está brigando pela liderança.

The Noite x Agora é Tarde

Não vejo muita diferença no formato desses dois programas. Até seus apresentadores têm perfis parecidos. Gostei do The Noite, uma boa opção para quem está cansado do Programa do Jô.    

Assim como Rafinha Bastos, Danilo Gentili também faz piadas desnecessárias. Ambos, em alguns momentos, exageram na apresentação e gritam muito. Não gosto disso. A situação da TV aberta está cada vez pior. Caio Blat tem razão quando diz que ela está se acabando.

A imprensa, em busca de notícia, faz comparação de audiência entre o The Noite e o Agora é Tarde. Uma bobagem. No ranking, a Band é a quarta emissora do Brasil. É óbvio que os números do Agora é Tarde serão menores. 

The Noite, em suas quatro primeiras edições, alcançou uma média de 6 pontos. O índice é ótimo para os padrões do SBT, e o suficiente para ameaçar a liderança da Globo nas madrugadas.  

O talk show do SBT não é ótimo e está longe de ser, apesar dos fãs do SBT e os jornalistas glorificá-lo. Entretanto é mais uma opção para o telespectador. Quanto mais, melhor.

Não será o bonzinho

Bruno Gagliasso pode emendar Joia Rara com Falso Brilhante. O ator, que gostaria de ficar um tempo afastado da telinha, deve aceitar o convite de Aguinaldo Silva para interpretar o ganancioso José Pedro, filho da personagem de Lília Cabral e Alexandre Nero.

Falando na próxima novela das nove, Falso Brilhante deve ser o título definitivo.  A estreia está praticamente confirmada para o dia 28 de julho. 

Goiânia preocupa a Rede Globo

A Globo não é mais a mesma. A direção da emissora está preocupadíssima com o baixa desempenho da TV Anhanguera, afiliada da emissora no Estado de Goiás. Há um ano, a Record Goiás vem ameaçando a audiência da Globo. No dia 3 de março, um fato histórico: a Record Goiás venceu, nos décimos, a TV Anhanguera: 9,2 x 8,9.

Para tentar recuperar o público perdido e o prestígio dos anunciantes, a Globo pediu Manoel Carlos incluir Goiânia como cenário de Em Família. Mesmo sem nunca ter visitado a capital de Goiás, o autor acatou o pedido. 

Em Família, no entanto, não desperta a atenção dos goianos. A trama global, por enquanto, é o maior fracasso de audiência da Globo no horário das 21h.

Enquanto a direção artística da Globo está preocupada, Manoel Carlos avisa: "esse é o tipo de novela que sei fazer". É, o dramaturgo precisa mesmo se aposentar.

Desisti!

Cansei de Em Família. Daqui a um mês volto a acompanhá-la. Não estou incomodado com a péssima audiência, e sim com a baixa qualidade dos capítulos, que são fracos. Cadê o Manoel Carlos de História de Amor, Por Amor e Mulheres Apaixonadas?

Pecado Mortal

Por que não vejo Pecado Mortal no horário de Em Família? Porque não gosto de seriado brasileiro. As emissoras de TV no Brasil, em minha concepção, não sabem fazer séries. Seriado? Sim, pra mim, a novela de Carlos Lombardi tem estrutura de seriado. Não curto o formato, mas é um ótimo produto. Não estou sendo contraditório. Reforçando: não gosto do estilo de Pecado Mortal, mas é um bom "seriado". É ágil, bem escrito, dirigido e com boas atuações. Só não considero excelente porque prefiro novelas.

Por fim, engana-se quem pensa que a essa novela terminará em maio. Apesar da péssima audiência, passará dos 150 capítulos previstos.

A marionete

Meu Pedacinho de Chão, a novela que sucederá Joia Rara, estreará no dia 7 de abril. Faltando menos de um mês para sua estreia, nenhuma foto de gravação foi divulgada. O elenco está proibido de falar sobre o folhetim; e a divulgação na TV (teasers) começou apenas nesta quinta-feira (14). A novela está sendo anunciada como: Fábula (são pequenas histórias escritas para transmitir algum ensinamento de vida, e possuem uma moral no fim; geralmente seus personagens são animais). É preocupante.

Com direção de Luiz Fernando Carvalho, a trama de Benedito Ruy Barbosa pode ter animais cenográficos e marionetes. Isso não é uma loucura, é suicídio mesmo. Tenho medo de me decepcionar com esta novela. Já não tenho mais expectativas.
Espero que seja uma má impressão, e que seja uma novela bonita de se ver.

Novela das seis

Segundo Rui Vilhena, Boogie Oogie é o título oficial de sua novela, que sucederá Meu Pedacinho de Chão. Que título horroroso é esse? Alguém sabe pronunciar? A sinopse da novela é ótima; uma pena não ter um nome digno. Enfim, já fomos apresentados a títulos do mesmo nível, tais como: O Rebu, Balacobaco, Bang Bang, A Gata Comeu, Pícara Sonhadora... Estou chegando a conclusão de que a Globo quer superar a Televisa em nomes bizarros. 

Vale a Pena Ver de Novo

O desempenho de audiência da reprise de Caras & Bocas, em novo horário, não está agradando. A emissora está reeditando os capítulos e passando o "facão" na novela. Tem gente reclamando que as sequências das cenas ficam sem nexo.

Caminho das Índias, de Gloria Perez, deve substituí-la. A trama disputa a vaga com outras duas novelas: Ti Ti Ti (Maria Adelaide Amaral), Cobras & Lagartos (2006) e Páginas da Vida (Manoel Carlos).

Caminho das Índias? A Globo está de brincadeira, só pode! De Gloria Perez, América seria a melhor opção.

Obrigado pela atenção e não deixe de dar sua opinião. Abraços e até a próxima! ;)


Deixe o seu comentário