O Planeta TV

"Fina Estampa": é novelão!

Por: Jeferson Cardoso

"Fina Estampa": é novelão!

"Fina Estampa", a novela da década, registrou novo recorde: uma média semanal de 40 pontos. Diante do sucesso, a Globo deve confirmar nos próximos dias que a trama de Aguinaldo Silva será esticada em 24 capítulos. A princípio, a novela teria 198, mas pode terminar com 221. Caso confirme, "Avenida Brasil", de João Emanuel Carneiro, estreará no 7 de maio.

A novela do Mago, digo, Aguinaldo não faz sucesso apenas em São Paulo. No Painel Nacional de Televisão (PNT), apresenta uma média de 42 pontos. É impressionante, se compararmos com o desempenho de suas antecessoras. No Rio de Janeiro, por exemplo, acumula uma média de 39 pontos. "Insensato Coração" e "Passione" penavam para registrar 32 na capital fluminense.

“Fina Estampa" tem tudo para ultrapassar a média geral dos 40 pontos. Vai depender de seu desempenho na semana de natal e ano novo. Lembrando que este ano, essas datas caem num sábado, onde os índices já são críticos.

Independente da audiência, espero que "Fina Estampa" continue arretada. As últimas semanas foram eletrizantes e os próximos capítulos prometem. O capítulo desta segunda (7) marca a entrada do personagem de José Mayer. Não se espantem com o visual do ator, é apenas por alguns capítulos. Depois, ele se juntará à Tereza Cristina para... bom vamos aguardar!

Semana eletrizante em "Vidas em Jogo"

Esta semana a trama de Cristianne Fridman promete! Entre os destaques estão: Margarida passa mal após comer bolo envenenado; Ivan é assassinado no presídio, após uma rebelião; e, Patrícia descobre que Regina tem HIV.

Uma pena que a Record não dê atenção que a novela merece. Poderia abordar os temas polêmicos dentro do "Hoje em Dia". É, meus queridos, a Record pode crescer financeiramente, mas como emissora é muito imatura.

Malhação preocupa!

A direção da Rede Globo segue preocupadíssima com o desempenho de "Malhação". Há uma corrente que aposta na volta de seriados às 17h45. Neste caso, seriados brasileiros. A emissora, cautelosa, não tomará decisões premeditadas. Até mesmo porque a novela teen, apesar da baixa audiência, é líder isolada.

A ordem às 21h

Não sabemos como é a cláusula do novo contrato de Benedito Ruy Barbosa com a Globo, mas é verdade que o dramaturgo tem uma sinopse para o horário das 21h. Só não sei como a emissora fará para encaixá-lo. Isto porque depois de Aguinaldo Silva vem, na ordem, João Emanuel Carneiro, Glória Perez e Manoel Carlos. Talvez, Benedito ocupe a vaga de Silvio de Abreu, que fará o remake de "Guerra dos Sexos", às 19h. Há também a possibilidade dele trocar de ordem com Manoel Carlos.

Pra falar a verdade, hoje, prefiro Benedito Ruy Barbosa a Manoel Carlos. Explico! Benedito, com a colaboração de suas filhas, pode desenvolver uma boa história. Ele é fera em obras rurais. Já Maneco deveria investir em obras curtas, tipo as macrosséries na faixa das 23h. Eu, particularmente, cansei das mesmices dele. Como sei que isto, por enquanto, não será possível ficarei na torcida para que Benedito venha antes de Maneco. Pronto, estou preparado para acusações e afirmações do tipo: "ele odeia Manoel Carlos". Coitados!

Números revisados

Como prometido, publicarei nos próximos dias as médias gerais das novelas. Afinal qual a maior audiência da história: Roque Santeiro ou Tieta? O mistério, ou melhor, confusão final será esclarecida.

É isso! Para não ficar chato, nos próximos tópicos deixarei "Fina Estampa" de lado. Farei um esforço, prometo! Quem está merecendo um tópico é "Aquele Beijo". Aguardem!





Comentários (63) Postar Comentário

Douglas comentou:

Jeferson Fina Estampa um novelão mesmo não so em audiência mais também em texto isso não resta duvida. Com tudo tem um personagem nessa trama que me causa certa duvida quanto a seu caráter a Doutora Daniele não sei mais tenho sisma com isso. Qual é a dela em ?

Malhação estado critico de audiência não e segredo pra ninguém , mais é culpa da Globo pois deveriam ter mudado o titulo da novela, pois, não tem nada a ver com à Malhação com que o público estava acostumado a assistir nas temporadas anteriores. E por isso a rejeição do grande público.

A vida da gente É um novela muito boa só que peca, com o chororo, o texto e os conflitos familiares são escritos brilhantemente pela autora,q ue sabe lidar com á temática, Agora Jeferson minha avaliação sobre A vida da gente esta errada ou não ?

A falta de repercussão da Vidas em jogo é culpa da record "Poto é basta"

Abraço Jeferson ate o próximo post #CurtaseQuentes


Jeferson Cardoso respondeu:

Douglas, pois é Danielle Frazer é um mistério. Ainda bem que Aguinaldo Silva não está deixando Renata Sorrah como figurante. A personagem é ótima e está com bom destaque. Vai crescer ainda mais. ;)


ANDERSON ALKIMIM comentou:

Que bom que você não demorou e voltou logo. Eba!
Aguardo com cólicas de ansiedade os seus comentários futuros sobre AQUELE BEIJO e A VIDA DA GENTE.
Sobre FINA ESTAMPA acho que Lília Cabral até o presente momento carregou este impiedoso folhetim nas costas, mas agora com a chegada de Zé Mayer a trama vai pegar pegar fogo de vez.
Jeff e também quando vc tiver acesso a sinopse de AVENIDA BRASIL, vc pode nos divulgar? hehe
Um amplexo fraternal.


Jeferson Cardoso respondeu:

Anderson, pode deixar qualquer novidade sobre as novelas publico aqui. ;)


Ricardo Lacerda comentou:

Esse possível esticamento de Fina Estampa deve estar relacionado com o fato da Globo querer estrear a novela da Glória Perez só em janeiro. Para isso a novela do João Emanuel Carneiro também deve ser longa.
Também preferia que o Benedito viesse depois da Glória Perez.

Jr Habnov comentou:

Cara deixa de ser patético e vai assistir obras mais profundas como Breaking Bad e The Killing, essas novelecas das oito (ops das nove) são medíocres, histórias fraquíssimas e cenas dignas de vergonha alheia, o que foi aquela cena de assassinato cometido pela Tereza Cristina (atuação deplorável da Torloni), o cara levou uma quedinha da escada e morreu na hora e ela comentando que fez aquilo baseado em uma novela, que horror! Paro por aqui, vou assistir Sixs Feet Under!


Jeferson Cardoso respondeu:

Você pode parar, mas eu - certamente - morrerei assistindo essas coisas medíocres (de acordo com a sua visão).


Lucas Y comentou:

Olá, Jefferson

FINA ESTAMPA tá arrebentando! Tem uma história popular e é muito divertida, mas acho que ainda vfalta algo pra deslanchar... não sei o que é, mas sinto que falta alguma coisa pra subir a casa dos 40, Acho que ela tá um pouco morna...mas mesmo assim acompanho todo dia.

AQUELE BEIJO ainda não me desceu... acho que tá um porre! Eu sou muito fã do Miguel Falabela mas as novelas dele, eu não consigo acompanhar! Eu prefiro ele como ator, ou então escrevendo seriados de humor. A novela parece que não anda, sei lá, parece que vc vê um capitulo hj e no outro dia a novela não mudou, sabe?

Agora, eu queria te fazer uma pergunta: Porque vc acha que MALHAÇÃO tá naufragando? Eu não assisto malhação a anos, realmente, porque acho que não tem mais algo chamativo, e pricipalmente, nessa temporada ta faltando coisas de jovem! Ainda lembro da epoca do Cabeção, Mocotó que marcavam a novela, mas hj não tem mais personagens a lembrar. O elenco é fraquissimo. Eu assisto a temporada do Viva que está em 2001. Qual é o seu ponto de vista sobre a Malhação de agora? Porque, na sua opinião, que ela tá perdendo o público?

Abs.


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, não entendi. Fina Estampa ainda não deslanchou? Rsrsrsrs. Não assisto Malhação, então não posso opiniar. Do elenco, pelo pouco que pude acompanhar, gostei bastante do trio de protagonista.


Regina comentou:

Estou torcendo muito para o Benedito Ruy Barbosa voltar ao horário nobre da Globo. De vez em quando, eu dou uma zapeada no canal Viva que passa " O Rei do Gado" e gosto muito do que vejo. É uma novela inédita pra mim, já que na época que passou, em 1996, eu só tinha 4 anos.
"Fina Estampa" está começando a me cativar e eu espero que a Christiane Torloni ainda surpreenda com a sua Tereza Cristina (ela é a minha atriz favorita).
Agora, as novelas das 6 e das 7 estão me cansando muito. Não tenho paciência pra acompanhar. E falando no horário das 7, Jeferson, o título "As Três Marias" é provisório? Porque eu espero que mudem, por me lembrar muito "Três Irmãs", a pior novela que eu já vi na minha vida!


Jeferson Cardoso respondeu:

Regina, O Rei do Gado foi a novela de maior barriga do autor. A mais marcante do autor, sem dúvida, é Renascer. Essa sim, é fantástica! "As Três Marias" é provisório, a Globo já produziu uma novela com esse título.


Andre comentou:

Eae Jef

Bom será que com as mudanças que a Globo fez aos autores de fazerem novas populares o Maneco conseguirá mudar seu texto? Suas últimas novelas só por Deus, acho que ele deveria escrever para o horário das 18h ou as 23h, pois é cansativa suas novelas e não são populares ....
Amando FE! Novelão mesmo desde A Favorita, também estou ancioso para saber a sinopse de Avenida Brasil que promete!
Jef, so espero que se o Maneco continuar no horário das 21h que a direção seja de Ricardo Waddington o melhor diretor atualmente!

Jarder comentou:

Vc não pode odiar Manoel Carlos, nem eu odeio ele, mais aquelas novelas que tão sono quero distância.rsrs. A vida da gente parece novela do maneco, é boa, minha mãe adora mais confesso me dá o maior sono. Jeferson que dia vai fazer comentário sobre aquele beijo?


Jeferson Cardoso respondeu:

O dia exato não sei, mas será no próximo tópico. ;)


Marina comentou:

Fina Estampa continua sendo a melhor maneira de fazer as pessoas pegarem no sono rsrsrsrsrsrs.... Começa logo AVENIDA BRASIL!!!!

rafael comentou:

engraçado que quem critica novelas pelo seu "baixo nível cultural", sabe de tudo que acontece nelas para depois apedrejar. coerência pra quê, né, Jr Habnov do Ceará??
novela é a cara do Brasil!! A maioria ama ou pelo menos já assistiu uma.


Jeferson Cardoso respondeu:

Rafael, é normal. Uns amam outros odeiam. É impossível agradar a todos, mas "Fina Estampa" está agradando a maioria. Wel, oxente my God! Falem bem ou mal, mas falem. Rsrsrs.


Veja também