O Planeta TV

Escrava Mãe finalmente será exibida, haja coração!

A concorrência de emissoras beneficia o telespectador.

Por: Jeferson Cardoso

Depois de adiar (duas ou três vezes, até perdi as contas), a TV Record, finalmente, levará ao ar a novela Escrava Mãe. Quando exibiu as primeiras chamadas, em novembro, a emissora criou uma grande expectativa naqueles que acompanhavam Os Dez Mandamentos. Logo depois, veio a frustração: o folhetim – que contará a história da mãe de Escrava Isaura – será exibida na faixa das 19h30, mas ninguém sabia quando estrearia. A decepção foi geral, desde o telespectador até aos profissionais envolvidos.  

A direção artística da Record, com medo de não cometer dois erros – o primeiro de não ter exibido na sequencia de Os Dez Mandamentos -, optou por esperar o fim de Totalmente Demais, obra de grande sucesso da Globo e considerada como "um sucesso extraordinário" por Anderson Souza, diretor de dramaturgia da emissora. A Record havia anunciado a estreia de Escrava Mãe para o dia 30/05, mas teve que adiar para o dia seguinte porque quem dita a regra na faixa das 19h30 é a TV Globo.

As chamadas despertam o interesse e Escrava Mãe, mesmo com o amadorismo da TV Record, tem chances de dar certo. É uma opção a mais para o telespectador, o mais beneficiado com a concorrência. O elenco é bom; a história parece ser interessante; e com agilidade, romantismo e dramaticidade, Escrava Mãe deve sim fazer sucesso. Claro, talvez não consiga – de imediato -os 15 pontos de audiência. O que não tirará o mérito de ser um sucesso. Particularmente, acredito que essa novela oscilará entre 10 e 13 pontos. É um achismo e torço para que dê mais.

Inicialmente, Haja Coração não deve segurar os 30 pontos de Totalmente Demais. Independente da concorrência de Escrava Mãe, a fuga do público será inevitável. Por que acredito nisso? Pelas chamadas, percebo que Haja Coração apostará no humor pastelão, que não é o forte de Totalmente Demais. Deverá haver um certo receio do telespectador. No entanto, acredito que Haja Coração segura a audiência na casa dos 24/25 pontos.

O que assistir no próximo dia 31, às 19h30? Na estreia, usarei bastante o controle remoto e espiarei tanto Haja Coração quanto Escrava Mãe. Infelizmente não conseguirei fazer isso todos os dias e terei que optar por uma. Dificilmente não gostarei de Haja Coração. Adorei Alto Astral e sou fã de Daniel Ortiz. A novela das sete da Globo tem que ser muito ruim para eu não acompanhar. Conhecendo o estilo de Ortiz, bem mexicano, sei que vou gostar.

Gostando ou não, sendo telespectador ou não (porque posso me decepcionar e parar de assistir), de Haja Coração espero que a Record consiga emplacar o seu novo horário de novelas para que tenhamos sempre uma opção e para que a Globo não fique acomodada.

A redenção de Carolina

Amo a personagem de Juliana Paes em Totalmente Demais. Sempre defendi a performance da atriz nessa novela. A Carolina é, para mim, um dos grandes destaques desse novelaço. Infelizmente, por conta de pesquisas (grupo de discussão), em alguns momentos, o perfil da personagem foi alterado. Um tiro no escuro dos autores que, no fim, perceberam que a personagem era queridíssima.

Juliana Paes manteve-se firme com os ajustes e segurou o tom e a torcida do público, levando-os às lágrimas no capítulo desta sexta-feira (20), quando Carol decide manter a adoção de Gabriel, após saber que ele é portador do vírus HIV. A redenção da personagem é – para mim – o momento mais emocionante, e tocante, de Totalmente Demais.

Essa novela – uma das melhores que já assisti – fará uma enorme falta. Mais isso é assunto para o próximo post.

Cansativa!

Estou um pouco decepcionado com os rumos de Velho Chico. Com a saída de Edmara Barbosa, e Benedito Ruy Barbosa à frente, a novela empacou e está cansativa.

Passarei a assistir com menos frequência, assim não pego no pé desse tipo de novela que fazia falta às 21h. #Deboche

Será que vão mudar mesmo o visual de Afrânio (Antonio Fagundes)? Se sim, a TV Globo confirmará a insatisfação com a trama que ela acreditava que, facilmente, atingiria os sonhados 30 pontos de audiência.  

Nessa altura do campeonato, torço mesmo é para que a emissora antecipa a estreia de A Lei do Amor para o fim de agosto. É uma decisão que agradaria a todos. Rssrs

Loucura!

Não consigo entender o que passa na cabeça de Elias Abrão, o superintendente artístico da RedeTV!. A troca de horário do TV Fama e RedeTV News foi uma loucura!.

Acredito que o público do TV Fama seja o mesmo das novelas da Globo e Record. E na faixa das 19h já existem inúmeros telejornais.

RedeTV News é bom jornal e penso que deveria ir ao ar na faixa das 21h30.

Olha a Hora é até viável (apenas para o estado de SP), mas ninguém merece ficar duas horas com Luciano Facciolli repetindo a todos instante: olha a hora, olha a hora, olha a horaaaaa. É frustrante.

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Com a ajuda de Marcelo Rezende, Geraldo Luís conseguiu o perdão do alto escalão da Record e reassumirá o comando do Domingo Show, neste fim de semana.

Geraldo fez por merecer a punição, só que o Domingo Show não é o mesmo sem ele.  A espontaneidade do apresentador e a forma como ele conta as histórias dos convidados são as marcas do dominical.

Não sou defensor desse tipo de programa, mas tem gente que gosta. Televisão é isso: é feita para todo o tipo de público e assiste quem quer.

Não deu certo!

A reprise de Anjo Mau esboça reação de audiência, mas oscila bastante. A média final deve ser, de no máximo, 15 pontos, isso se não empacar nos 14. Será praticamente o mesmo desempenho de Caminho das Índias.  

À tarde, a Globo tem feito a alegria do SBT, que vive uma ótima fase com as novelas mexicanas. Não vou estender com esse assunto, o fato é que a Globo não tem acertado nas escolhas de suas reprises. A sorte da emissora é que Eta Mundo Bom! puxa a a média de Malhação, senão... Ela precisa acertar com a sucessora de Anjo Mau porque Eta Mundo Bom! acaba em setembro e um erro pode abalar a nova temporada de Malhação (que recebeu o subtítulo de Pro Dia Nascer Feliz).

Talvez essa seja a hora de apostar num grande clássico como Cheias de Charme, Avenida Brasil ou Por Amor.

É isso. Será que Escrava Mãe freará a audiência da Globo no horário das 19h? Velho Chico tem fôlego para mais quatro meses? E quais as apostas para a próxima reprise da Globo?

Abraços e até o nosso próximo encontro, que será inteiramente dedicado à Totalmente Demais. =D


Deixe o seu comentário