O Planeta TV

É sucesso ou fracasso? As interpretações equivocadas dos resultados do Ibope!

E mais: quem dever ser o protagonista de Favela Chique?

Por: Jeferson Cardoso

A audiência de O Rei do Gado não é tudo isso que dizem. Não é perseguição, apenas uma conclusão, posso estar errado, mas... Substituir um fracasso é mais fácil e as comparações tendem a ser favoráveis. Como a antecessora, Cobras & Lagartos, marcou apenas 12 pontos... Se comparada ao desempenho das inéditas Malhação e Boogie Oogie, a reprise é tratada como um fenômeno.

Veja bem, apostei no fracasso, por ora como pedra, no entanto, não estou diminuindo o sucesso da reprise. É sucesso, fato. E se Cobras & Lagartos tivesse tido uma média geral de 15 pontos? O questionamento é válido para contestação, mas não é relevante para a realidade. O Rei do Gado mantém a atenção do público que acompanhou os últimos capítulos da antecessora. Ponto. No entanto, há pouquíssimo tempo, os 16 pontos de O Rei do Gado eram considerados aquém do esperado, mas como a antecessora "fracassou"...

Parece que estou entrando em contradição. Entretanto, apenas fazendo um questionamento, com os "se" e "mas". Uma bobagem.  O importante é estancar a queda, e atiçar a curiosidade do público que sente falta de uma boa novela.

O Rei do Gado mostra o tão quanto a Globo está frágil na faixa das 18h. Desde Lado a Lado, as novelas das seis, com a exceção de Flor do Caribe, declinam na audiência, e chegou ao ponto de ter um público menor que a de uma reprise.

O número do Ibope não tem importância para o telespectador, mas existem os fanáticos, como eu. Para este grupo, a audiência é subjetiva. O que é sucesso para um, é fracasso para outro. E vice-versa. A análise depende do ponto de vista de cada um.

Como dito em outro tópico, não vejo os números do ibope como antigamente. A TV está acomodada, o público também. O Rei do Gado foi uma aposta arriscada e ousada. Até o momento está dando certo, mas não é qualquer sucesso do passado que daria. Cobras & Lagartos foi um exemplo. A próxima reprise, se não atingir a mesma audiência, certamente, será considerada um fracasso. Porque sempre fazemos comparação com o desempenho da antecessora, sem levar em consideração o contexto atual.

As comparações são inevitáveis, mas é preciso saber compará-las. Tem novelas que pegam o horário de verão, Natal, Ano Novo, Carnaval, e outras não.  Tem até aquelas que enfrentam vários feriados prolongados, ou situações atípicas como as tragédias - que impulsionam os telejornais. E a tendência é que a TV paga continue crescendo.... Quem leva isso em consideração? Ninguém, nem mesmo essa pessoa que vos escreve.

A aferição do Ibope pode ser um mistério, mas não é um bicho de sete cabeças. O problema é que cada um trata a informação de um jeito. Mais moderado, vejo com sucesso uma novela das oito com 30 pontos;  das sete com 20 pontos; das seis com 17; e a reprise com 14 pontos. Essa é a realidade há alguns anos. Lado Lado (18h), Além do Horizonte (19h) e Em Família (21h) foram as vítimas. Essas apresentaram um roteiro fraco, mas vieram boas histórias e o cenário de audiência nada mudou.

Por fim, o share (porcentagem no número de televisores) é mais importante que o ponto. Se a nossa visão não mudar, trataremos como fracasso o sucesso de amanhã.  

O protagonista de JEC

A saída de Murilo Benício, do elenco de Favela Chique, deu início a uma novela. O estilo não é mexicano porque alguns nomes, acredito, são especulações.

Embora na Globo, internamente, o assunto esteja definido (será?), o buxixo continua. Alexandre Nero e Mateus Solano são as apostas da vez. Há torcida para ambos. No calor da emoção, há aqueles que consideram um melhor ator que o outro. Fanatismos à parte, são dois ótimos profissionais.

Como sabem, no passado, questionei a escalação de Nero para Império, e até pouco tempo reclamava de suas oscilações. Hoje, tiro o chapéu para ele. Esforçado, tem sido o destaque da novela das nove. Concluo que ninguém faria o Comendador melhor do que ele. Foi um acerto da direção. Quanto à suposta escalação dele para Favela Chique, penso o que seguinte:

Regina Duarte, Betty Faria, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Lima Duarte, Gloria Menezes.... (a lista é enorme não citarei mais para evitar a fadiga)....

Esses são alguns nomes que emendaram novelas nas décadas passadas. Betty Faria fez O Salvador da Pátria e Tieta, sem direito a férias.

Marco Pigossi e Isabelle Drummond são exemplos mais recentes.

Isso é a coisa mais normal em televisão. Não existe essa de imagem desgastada. Alexandre Nero, se confirmado em Favela Chique, fará todos esquecer o Comendador. Se ficar na geladeira, será apenas mais um profissional lembrado pelo último personagem que fez.

Esse é meu prefiro; esse é melhor que esse. Cada um com seus achismos. Quem, de fato, sabe o perfil ideal do ator para defender o protagonista é o autor.

O importante é que João Emanuel Carneiro, junto com Amora Mautner, faça a escolha certa.

Seja Nero, Solano, Moscovis, Assunção, Serrado... Não repetirei o mesmo do passado. O escolhido terá a minha torcida.

Acabou?!?

Não deu outra. Sem chances na Globo, Xuxa acertou com a Record. Espero que esteja à frente de um programa no horário nobre, de temporada, assim como o de Gugu.

A emissora e a apresentadora nunca tiveram boas relações. A contratação é, no mínimo, estranha. Como fã não me cabe julgá-la, e sim apoia-la. Então, boa sorte e conte com a minha torcida. 

Há vida fora da Globo, graças à Santa Clara. Isso é bom para o telespectador, inclusive para os profissionais. Dizer que é fim de carreira ir para Record, é pensar pequeno.  A saída dela da Globo é uma alerta para os profissionais que ainda estão por lá.  A começar pelas novas regras de contrato. A maioria dos atores, por exemplo, está ficando sem contrato fixo. Novos tempos!

Xuxa, empregada e de salário milionário, provavelmente, dará sua primeira entrevista na estreia de Gugu, no próximo dia 25.

Novelão

Alto Astral é de longe a melhor novela das sete dos últimos anos. Estava ficando chata, principalmente o romance dos protagonistas, mas o autor deu uma movimentada nos últimos capítulos. Daniel Ortiz, supervisionado por Silvio de Abreu, está dando um show.

Xuxa dará certo na Record? Quem deveria ser o protagonista de Favela Chique? Se tivesse recebido bem de Cobras & Lagartos, O Rei do Gado seria aclamada? Obrigado pela atenção. Boa semana, saúde, felicidades! Até o nosso próximo encontro.

OBS: A partir de agora, não aprovarei mais comentários sem assinatura. Tem gente assinando como "Eu", "X", "Y".... fica difícil! Não gostaria de ter que bloquear a opção de Anônimo. Dica de nomes bonitos, que poderiam ser usados como fakes: José, Maria, Pedro, João, Paulo, Miguel, Davi, Gabriel, entre outros. Obrigado pela compreensão.


Deixe o seu comentário