O Planeta TV

DEPENDE DE NÓS....

Por: Jeferson

DEPENDE DE NÓS....

Sobre as prévias exclusivas... O Planeta TV! sempre sai à frente com as médias exclusivas. E, claro, deixaremos vocês sempre informados. Mas, não é minha obrigação postá-las todos os dias. Estou estudando, o concurso está chegando. São 107 vagas e uma delas tem que ser minha! Logo mais a noite, postarei as prévias desta terça. O consolidado de segunda, ainda não foi divulgado pelo Ibope.

Dos poucos minutos em que acompanhei o “Teleton”, a sensação foi deprimente. Um espetáculo desorganizado e sem emoção. Ficou claro o descaso do povo brasileiro em relação ao evento. Óbvio, nos dias de hoje, não é qualquer um que tem 5 reais para doar, bem como, é direito dos empresários e de grandes empresas colaborarem. E assim foi o Teleton. Após todo o espetáculo de Silvio Santos e Hebe Camargo, anunciaram 19 milhões, dos quais, 25% foram participações do público. O evento tem como ajudar pessoas deficientes, no entanto, se não atingissem a meta, Silvio Santos poderia, tranquilamente, como grande empresário que é, contribuir para a construção de um novo hospital. No fim, as cortinas se fecharam e todos aplaudiram.

Mas por que faltou emoção? Simplesmente porque os objetivos dos apresentadores eram pedir, pedir e pedir. A cada 30 segundos, um abria a boca para anunciar o telefone. Lastimável. Sem querer ser hipócrita ou egoísta, esses tipos de eventos na televisão são desnecessários, pois isto é dever do governo. Se eles não fazem, cabe a nós, sofredores e trabalhadores fazer o bem ao próximo.

Mudando de assunto...

Ano que em novidades no “Vídeo Show”. Daí eu pergunto, que novidades? Que eu saiba, por enquanto, é só uma: a nova direção. Agora o programa está no comando de Boninho. Entra ano e saí ano, o “Vídeo Show” não muda simplesmente nada!!! O quadro “Vídeo Game”, já deu o que tinha que dá e ainda insistem no erro...

Muitos não sabem, mas vale apena reforçar. A meta de audiência do “Vale a Pena ver de Novo” é de 20 pontos; de “Malhação” 25; de “Negócio da China” 30; de “Três Irmãs” 35; e “A Favorita” 45. Enquanto a Globo não vir a público e divulgar sua nova meta, essa é que esta valendo. E assunto encerrado!

Benedito Ruy Barbosa quer escrever para o horário das 21h. Vem cá, com essa crise de audiência, você acha que a Globo apostaria? Ele até pode voltar, mas vai ter que esperar por Glória Perez, Manoel Carlos e Silvio de Abreu. E, provavelmente, depois na seqüência volta Aguinaldo Silva.

Dizem que a Record prepara mudanças no “Programa da Tarde”. Aquilo não precisa de mudança e sim que seja rifado da TV.

É impressionante o trabalho da autora Cristianne Fridman na novela “Chamas da Vida”. Este assunto vale a pena comentar. Fica para o próximo tópico!

Vocês sabem por que “O Melhor do Brasil” está registrando melhor audiência com Rodrigo Faro? Não precisa ser vidente para tentar adivinhar. Porque a atração enfrenta as piores novelas já vistas no horário das 18h e 19h. Aí fica fácil, não é mesmo?

A Record não sabe o que quer! Parece que está com medo?!?! Agora decidiu por “Betty, a Feia”. Daqui a pouco, resolvem adaptar “Maria do Bairro” ou quem sabe “A Usurpadora”. Fala sério!

Iris Abravanel já está escrevendo sua segunda novela. Pelo andar da carruagem, a trama deve estrear em meados de 2020.

O MOTIVO DE UMA QUEDA

Por Nelson Gonçalves Junior (DA COLUNA CRITICATV! EXCLUSIVO DO SITE)

Muitos reclamam que as novelas globais perderam qualidade. Muitos dizem que a Globo não é mais a mesma de antes, que o nível técnico e de criatividade caíram, e que estes seriam os maiores motivos pelos índices de audiência terem desabado.

Entretanto esta teoria é totalmente precipitada se fizermos uma análise um pouco mais aprofundada do que acontece no nosso meio televisivo atual.

Primeiramente que as criticadas “Negócio da China”, “Três Irmãs” e “A Favorita” não são folhetins ruins. Podem não ser tramas geniais, dignas de ficarem guardadas na memória por décadas, mas também estão longe de serem um fiasco total. Elas apresentam elementos fundamentais e de reconhecido agrado ao gosto do brasileiro.

Nos demais segmentos da emissora, pouca coisa se alterou. O jornalismo continua com a mesma fórmula, idem para os programas de entretenimento. Ou seja, nada mudou na Plim Plim.

E é neste ponto que começamos a identificar os motivos da queda global. Nos últimos 40 anos, a emissora mantém o mesmo formato de programação e programas. Televisão é hábito, mas quando se torna algo burocrático, o telespectador tende a desligar o aparelho ou mudar de canal.

A Globo se acomodou numa liderança tranqüila e numa forma de fazer televisão que parecia ser a fórmula eterna do sucesso. E realmente foi por muitas décadas.

Outro dificuldade global em se manter no topo deve-se ao fim do monopólio. Por mais questionável que seja o nível da programação da TV Record ou das insanidades de Silvio Santos, a concorrência existe, chegou para ficar e complicou os diretores globais, acostumados a não ter que tomar grandes (e ousadas) decisões.

Foi assim que um SBT, de programação muito menos engessada, explodiu com fenômenos como “Casa dos Artistas” e “Programa do Ratinho”. Importante ressaltar que, neste caso, não houve competência para transformar estes programas em verdadeiros alavancadores de audiência dos demais horários do canal.

No caso da Record, a idéia de se montar uma estrutura idêntica a global nos trouxe duas constatações: primeiro que o formato global realmente é forte; e segundo que duas emissoras “iguais”, apenas fazem a mais antiga (no caso a Globo) parecer ainda mais obsoleta.

A concorrência também causa um problema particular nas novelas da Plim Plim: o desgaste. Antes o telespectador tinha poucas opções de folhetins fora da Globo. Era uma novela mexicana de Silvio Santos e olhe lá.

Já nos dias de hoje...Band, Record e SBT possuem, juntas, mais de seis outras opções de tramas para quem assiste televisão. O excesso de exposição das novelas também gera um desinteresse natural.

E se não bastasse todos estes motivos, podemos somar outro agravante, que é a fuga de pessoas da televisão para outras mídias, como a internet. Para que assistir o que “mandam”, se eu posso ver na web o que eu quero, como eu quero e quando eu quero?

Enfim, os motivos da queda de audiência da Globo são diversos e estão transformando o modo como se faz televisão em nosso país, mas é inegável reconhecer que em meio a todas estas dificuldades, a emissora carioca continua líder absoluta. Se no futuro será assim, ai já é outra história...

PS: Acabou a festa e a censura chegou! A partir de hoje, serão recusados comentários de pessoas que não respeitam opiniões de outras. Portanto, dê a sua opinião sem tentar responder opiniões alheias. Idem, para aqueles que exageram nos emoticons.




Comentários (61) Postar Comentário

Emerson K1 comentou:

Gostei do seu comentário sobre a queda da audiência global. Realmente não há uma causa que por si só responda tudo, e, sim, vários motivos que, juntos, surrupiaram a audiência da Globo.

Math.P comentou:

Não assisto Negócio da China e nem Três Irmãs. Eram novelas que tinham tudo para empolgar, mas decaíram em qualidade e nem vale a pena acompanhá-las.
É engraçado, a Globo quer audiência para essas duas novelas e nem divulgação se faz. Então tá!

As únicas produções que acompanho são Malhação e A Favorita, pois são as únicas da televisão que empolgam, pelo menos um pouco.

Acho que o Sr. Silvio Santos não quer estrear Revelação nunca. Pela sinopse que eu li, parece ser uma boa novela, mas se o Sr. Abravanel não colocá-la no ar, nunca vai saber se será fracassso ou não.

Outra crítica: no próximo Domingo, dia 16 de novembro, completam-se 25 anos da morte de Janete Clair, e aposto como a Globo não vai fazer nenhuma homenagem. Isso é que é valorizar os profissionais que já teve. No caso de Janete, vale lembrar que a liderança da Globo veio por conta das novelas dela.

Fla! comentou:

Bem falar bem de seus comentarios, ja nem precisa mais ne? Pois vc eh VC, e nao puxa sardinha pra ninguem, admiro muito isso na sua pessoa :D
O reinado da Globo acho que enfim acabou, agora se continuara reinando sozinha ou nao, ai ja ninguem sabe ne? mas que agora o povo brasileiro tem mais opcoes na TV isso eh indiscutivel...cabe cada um escolher o que mais lhe agrada, independente de qual canal seja ne?
Afinal, em nosso dia-a-dia temos pessoas que podem pensar diferente do que pensamos, mas enfim, temos que conviver com isso todos os dias...Tenho certeza que cada emissora tem algum programa que agradaa a cada pessoa de diferentes modos, e alguem ser criticado por gostar de a,b ou c eh pura bobagem ne? Afinal ja vemos tantas coisas ridiculas e mesquinhas em nosso cotidiano, que discutir sobre emissoras 1,2 ou 3, e faltar com respeito ao proximo, pq ele simplesmente gosta de algo diferente do que agente gosta, eh uma coisa muito boba... afinal isso aqui, deveria servir, pra gente conhecer pessoas, que tem as mesmas ou diferentes opnioes do que a que temos... Jeff minha dica pode ser meia boba,e ridiculazinha hahaha...mas vc podia criar um Chatzinho pra gente ne? :deolho: Assim agente conheceria um ao outro e teria contato com os dmais todos os dias e momentos :D Seria uma opcao pra quem nao quer ver TV... sei la, eh so uma humilde opniao ... vai que da certo, plo menos ate hj nao vi nenhum site, que fale de TV que tenha um chat prosss leitores jogarem conversa fora !Bom chega de escrever :D Tenha uma otima semana, e tenha a certeza que uma dessas vagas com certeza ja eh sua, estamos na torcida por vc, viu?
Beijao!!!!
e mais uma vez Parabens! :aplausos1:

Lucas comentou:

"Muitos não sabem, mas vale apena reforçar. A meta de audiência do “Vale a Pena ver de Novo” é de 20 pontos; de “Malhação” 25; de “Negócio da China” 30; de “Três Irmãs” 35; e “A Favorita” 45. Enquanto a Globo não vir a público e divulgar sua nova meta, essa é que esta valendo. E assunto encerrado!"

Assunto encerrado? E desde quando uma emissora libera press releases sobre suas metas de audiência, Jeferson? Isso é um assunto interno. Acreditem ou não, a meta das emissoras é impressionar anunciantes, e não torcedores de fóruns de internet. :pisca:

Se a Globo tiver lançado um press release falando que sua meta é de 45 pontos, eu sugiro que você coloque no próximo post. Mas tenho certeza que, se isto tiver acontecido, o anúncio deve ter pelo menos uns 5 anos.

rogerio benicio comentou:

jefferson eu adoro o site olho todo dia , mais estou desgosto, com o blog , nossa jeferson so sabe falar da globo aff, ja percebemnos que a globo perdeu algums pontos, isso e natural , a record e sbt tem seus meritos merecem pontos , mais nao e o fim da globo , o blog ta se resumindo em falar so das novelas , as novelas sao otimas como vc falou nao sao grandes sucessos , mais no contrario do que vc fala a favorita e um grande sucesso todos os lugares se fala na novela, ah sei lah mostra outra coisa, a televisao nao se mede so nessa disputinha entre globo e record naoo, disputa naoo que a record vem se mostrando imcopetente de novos seus programas so caem , mais enfimm ahhh nao gostei do que vc falou do teleton , achei lindo o programa , mais antes o silvio santos esta pedindo pra ajudar quem prescisa , do que esta induzindo as pessoas da dinheiro pros pastores da universal como faz a record, fora isso vc e muito inteligente percebe-se no que escreve tenho certeza que tem assuntos melhores pra debater aqui nao e mesmo abraçoo.

Melinda comentou:

Consolidados.

As audiências da TV Globo.

Mais você - 5

Malhação - 26

Negócio da China - 25

Três irmãs - 28

A favorita - 45

Que maravilha, depois da fraca audiêcia do fim de semana, como é de praxe, as novelas da Globo apresentaram melhoras bastante consideráveis na audiência, até agora não foram, divulgadas as médias da outras emissoras, mas com essa notícia já fico muito feliz.

Ana - Santa Catarina, você tem razão em muitas coisas no post anterior, mas eu acho que o Globo Repórter e o Fantástico não são como antes por causa do desgaste natural do tempo, afinal de contas ambos estão no ar há 35 anos, é normal que haja esse desgaste, mas eu acho que eles continuam sendo programas atraentes e de qualidade, não como antes, mas continuam. Ah, eu não acho o Tadeu Schmicth chato, ele é um profissional exemplar e quando ele estava a frente do Fantástico, junto com a também ótima Patrícia Poeta, ele foi muito bem recebido e querido pelo público, dá uma chance pra ele, vaí. Concordo que a Record tem um forte jornalismo, mas não podemos negar que isso se deve ao fato do sensacinalismo presnte nele, e também pelo fato dele ser cópia do jornalismo da Globo, isso não podemos negar, acho a Record News muito fraca, porque boa parte de sua programação são reprises de programas da própria Record, aí fica chato, né? Eu não acho que a Globo esconde a verdade do brasileiro, ela também explora certos "espinhos" do nosso povo, mas de uma forma sem grandes exageros, como a Record mostra. Como você disse que aprecia um bom jornalístico, sugiro que você assista o excelente Profissão Repórter, com o grande Caco Barcellos, é o melhor programa jornalístico da tv brasileira dos últimos tempos, as pautas e edições são ótimas e bem elaboradas, o Caco e a sua equipe de jovens jornalistas são excelentes, é um programão, vale a pena conferir, se você ainda não assistiu, assista, é ótimo, só é uma pena que passe tão tarde, mas tente assistir pelo menos uma vez, granto que você vai gostar.

Mais uma vez foi muito bom conversar com você, você é muito coerente e sincera em seus pensamentos, espero continuar debatendo muito com você, é muito bom, ok? Obrigada, e até mais.

vitor comentou:

quem tem wque cuidar desse pessoal do teleton é o governo e não as grandes empresas, elas não nasceram para ser filantropas e sim para avançar e dar dinheiro, o que elas devem fazer elas fazem com certeza que é pagar corretamente os funcionários que prestam os serviços para ela.

Jota comentou:

Alguém sabe informar a audiência de Tela Quente esta semana???????????

É que sou fã do filme o Chamado e gostaria de saber se o filme foi bem ou não?

Mario L. comentou:

Excelente, bota ordem na casa.A questão é a concorrencia que finalmente chegou.Ótimo ver os comerciáis na tv sem os artistas da globocopia. Muito bom ver alguma reclamação de algum cidadão brasileiro está obrigado a só fazer na globocopia, pq só lá tinha repercussão. Que bom ver na tv 1 autoridade dando entrevista e sendo obrigada a olhar as cãmaras da globocopia.E finalmente, desejamos eleições limpas e democráticas em 2010 e que a globocopia não crie um dossiê às vesp. da eleição visando levar o seu cand. ao 2º turno. E viva a concorrencia.

John Globo desfila - recópia tropeça comentou:

Ahhhhhh não.
Justamente quando chego p/ por os malas nos devidos bagageiros o Sr. Jeferson me vem com essa de censura? Vou te contar, hein? :deolho:

Bom, vamos lá...
Concordo que é uma obrigação estatal, sim, porém, sabemos bem como funciona o governo no nosso país. Tendo esse conhecimento, não podemos fechar os olhos para as causas sociais, negligenciando-as de maneira a dizer: Se o governo não faz, porque faríamos? Discordo de você, nesse aspecto.
Creio que o trabalho feito pelo 'teleton' AACD, é bastante produtivo e útil para muita gente necessitada.

Melinda, minha linda (permita-me a rima), adorei a notícia dos QUARENTA E CINCÃO da belezura de A Favorita :vibracao4: !!! hahaha, saltando de alegria.

Poxa, meu último post não foi aceito na blogada anterior, a resposta foi tão boa, eu estava babando de vontade de ver fulaninho babar de raiva.

:discreto1:

KACCIO: Copiar o Slogan que você tanto criticou? Sei que você é criativo, crie um próprio, blz?
hahaha, o meu já pegou, pegou tanto que você imitou. Mas, tente explorar um pouquinho a criatividade.

:globo: DESFIIIIIIIIIIILA, PODEROOOOOOOOSA!!!

:record: TROPEEÇA CHUPANDO MANGA, INVEJOOOSA!!!

Veja também