O Planeta TV

"CHAMAS DA VIDA": ISTO SIM É NOVELA!

Por: Jeferson

"CHAMAS DA VIDA": ISTO SIM É NOVELA!

Sou telespectador assíduo de “Chamas da Vida” desde o seu primeiro capítulo, e, esperei o momento certo para falar da trama. A atual novela das 22h, da Record, é sem sombra de dúvida a melhor trama - atualmente - exibida na TV. A cada capítulo a autora, Cristianne Fridman, se supera. Não é só adrenalina, é pura emoção!

Uma boa novela tem como objetivo entreter e passar alguma informação para seu público. Isto é “Chamas da Vida”. Uma história bem contada, com temas que mobilizam a sociedade. Dois assuntos de grande destaque: AIDS e Pedofilia. A contaminação pelo vírus HIV ganhou forma através do personagem Guilherme, um bombeiro mulherengo e boa pinta que não usa preservativos e descobre ser soropositivo. Outro importante tema em discussão é a pedofilia. Lipe se aproxima de Vivi através da internet e, a partir daí, começa a fazer chantagem para obter fotos eróticas e relações sexuais.

Com temas que estão presentes no noticiário e no cotidiano estão fazendo de “Chamas” mais um grande sucesso na teledramaturgia brasileira. Em relação à audiência, mesmo enfrentando a forte concorrência, “Chamas” desde sua estréia, mantém ótimos índices de audiência, até o momento, a média é de 14 pontos. Como diria nosso presidente, "nunca antes na história desse país" uma outra emissora, além da Globo, teve três novelas de produção própria no ar, simultaneamente, em exibição inédita, com esse nível de audiência.

Em 1990, a extinta TV Manchete fez estrago no ibope da Globo com "Pantanal", e no mesmo período, o SBT ultrapassou os 20 pontos de média com "Éramos Seis". O sucesso foi temporário, hoje, a primeira não existe e a segunda luta pela vice-liderança mantendo uma média-dia de apenas 6 pontos. Portanto, houve lá episódios quase isolados, mas nada como a Record desenha agora.

Os números consolidados de quinta-feira (13/11). Destaque para instabilidade de “A Favorita”:

Mais você – 8
Malhação – 22
Negócio da China – 22
Três irmãs – 26
A favorita – 41
A grande família – 25
Casos e acasos - 20
Chamas da vida – 18
Os mutantes – 14
Latin Grammy (Band) - 2,5
Hoje em Dia – 6
Bom dia & Cia – 6
Olha Você – 3
Pantanal - 13

Até a próxima!




Comentários (115) Postar Comentário

Lucas comentou:

Pelo menos a instabilidade de A Favorita é acima dos 40!!!

Alessandro comentou:

Não sou fã de Chamas da Vida, mas não tem como negar: é uma boa novela, atual, e ta fazendo sucesso. Fico feliz pelo investimento em telenovelas que a Record vem fazendo. Tanto que estou na expectativa pelo novo trabalho de Lauro César Muniz, meu favorito na emissora; já A Favorita é a minha favorita das exibidas atualmente, e acho que sua audiência anda excelente, sobretudo após a forte concorrência inicial dos Mutantes e a coragem do autor em frustrar seus telespectadores colocando a mais amada (Flora) como vilã. E realmente, em breve, acho que a Globo vem a público difundir seus nvos trilhos: 40 pontos as 21h, 30 as 19hs, 25 as 18hs, 20 as 17hs e 15 as 15hs. Talvez ainda esteja iludida que a programação 2009 e a novela de Glória Perez vá trazer de volta a audiência de 5 anos atrás. Mas não adianta sonhar, a Globo precisa se conscientizar que as coisas mudam muito rapidamente e é preciso agilidade para não ser atropelada pelas concorrências.

Daniel comentou:

A Luciana é uma das fãs do sbt que se aborrecem com o sucesso de chamas da vida....
A novela é sim muito boa e merece um pouquinho mais de audiencia!

dANIEL comentou:

Em São Paulo, principal praça do país, os índices DE CHAMAS DA VIDA que rondavam a casa dos 12 pontos subiram para a casa dos 14 e às vezes, 15, mantendo-se assim uma distância confortável diante da trama de Benedito Ruy Barbosa que já chegou a abrir 5 pontos de vantagem sobre a Record.

Já no Rio de Janeiro, o Ibope também registrou uma melhora e a novela de autoria de Cristiane Fridmann chegou a figurar na liderança em todo seu período de exibição, com médias que chegam aos 18 pontos, como aconteceu no último dia 10.

Por fim, a melhor situação se encontra em Fortaleza. Na capital do Ceará, o difícil romance entre Pedro e Carolina foi acompanhado por grande parte da população e com ampla folga sobre a Rede Globo.



Na última segunda, 10, foram 29 pontos para a Record ante 25 para a Globo. O SBT obteve apenas 8.

Caio comentou:

Pelo menos a instabilidade de A Favorita é acima dos 40!!! [2]

Só li do consolidado de ontem pra baixo, a parte da novelinha chata puleei !

Luciana comentou:

"Chamas” mais um grande sucesso na teledramaturgia brasileira. "...é piada?

Agora deu pra ver todo seu fanatismo. A Favorita o "fracasso" segundo vc com medias entre 41 e 45, Negocio da China outro fracassão, com medias entre 22 e 25 enquanto a segunda colocada marca 7, mas claro a magnifica novela da Record pq esta conseguindo a 2 semanas a vice liderança isolada vc ja chama de sucesso da teledramartugia brasileira kkkkkkkkkkkkkkkk

Vc ja fez isso com Vidas Opostas, CDC, Amor e Intrigas... e me diga alguem sabe o nome do casal protagonista de Amor e Intrigas assim de lata sem pesquisar na net? NÃO

Mas ja estamos acostumados se é novela da Record e marca 14 pontos de media( EM SP PQ A NACIONAL NÃO PASSA DOS 10, MAS ISSO VC NÃO POSTA) é sucesso, mas se for da Globo q marca 40 e esta com media nacional de 41 é fracasso. CADE A COERENCIA???

Falando sobre a pequena fase q o SBT chegava a 20 pontos vc deve estar enganado pois elas davam bem mais audiencia q as da Record...

Ha e vc deve ter feito esse post pq sabe q o Nelson Junior escreve bem melhor com vc e ficou com inveja, claro ele não puxa saco da Recopia e todos gostam.

marcos comentou:

otimo post.assisto chamas da vida e a novela é otima,está subindo na audiencia, e isso é muito bom
quem sabe naum chega aos 20 pontos de média seria legal.Parabéns a :record: pela novela e que venha outra e mais outra :sorrisao:

Selma comentou:

Só para fechar a semana, hoje dia 14, de novo tinha uma atriz da globocopia na tv Brasil, agora é diariamente a tv chupa sangue tá lá. Não entendo porque o Franklin Martins permite isto, mas o min. das comunicação é um ex-globocopia, como sempre.

Rafael comentou:

"TELEVISÃO
Ministério da Saúde adverte
A última campanha publicitária de Fábio Assunção antes de se internar foi justamente para o Ministério da Saúde. O ator, que se afastou esta semana da novela Negócio da China para se tratar do vício em cocaína, gravou há cerca de um mês uma campanha nacional de prevenção da dengue. O Ministério da Saúde promete manter a propaganda, que ainda não tem data para começar a ser veiculada." Revista Veja
E agora josé, nós faz o que?????Mas, é da grobo!

Magno comentou:

Jeferson a :record: vai explodir em audiência no pan, jogos olimpicos e olimpiadas... só faltava a copa do mundo..........Mas já é alguma coisa... O sbt que deveria exibir a copa do mundo... Ai iria ser loko :aplausos1:

Veja também