O Planeta TV

Avenida Brasil: antes elogiada, hoje perseguida!

Por: Jeferson Cardoso

Avenida Brasil: antes elogiada, hoje perseguida!

Como telespectador assíduo de "Avenida Brasil", estou chocado com os baixos índices de audiência,bem como, as críticas que João Emanuel Carneiro vem recebendo da imprensa e dos fãs da novela. Os motivos seriam a demora para desmascarar Carminha e a inocência da mocinha, que prefere guardar fotos em um cofre de banco em plena era digital. O público está cada vez mais exigente e esquece que novela não tem compromisso com a realidade. Se todas tivessem, nenhuma novela passaria do capítulo 30. Os autores, coitados, cada vez mais, infelizmente, se vêem obrigados a deixar de lado as características de uma boa novela. Como tenho saudade daquelas novelas inocentes da década de 90... Pra mim, JEC está arrasando e conduzindo muito bem sua atual novela. É óbvio que ele demorou um pouco para desenrolar a história central, o que atingiu diretamente a audiência. No entanto, "Avenida Brasil" continuou interessante, com boas situações. Repito, gosto desta novela e estou satisfeitíssimo com ela. Aqueles que acham, e muitas vezes afirmam que tenho implicância com o Gênio, mais uma vez quebra a cara. Sinto muito, mas não faço parte deste grupinho que está falando mal da trama e estou triste porque, infelizmente, talvez, não alcance os 39 pontos de audiência. O circo tem certa parcela de culpa, mas nem tanto. JEC deixou com que isto acontecesse.

Que Glória Perez nos surpreenda com "Salve Jorge". Acredito que seja um novelão, tenho fé. Espero que as primeiras semanas consigam pelo menos 35 pontos. Só para lembrar, Glória Perez é a Rainha das 21h. Não duvidem disso.

Malhação

Posso estar completamente enganado, mas essa novelinha não rende mais a audiência porque a Globo deixou os adolescentes de lado. Como assim? Veja bem, as últimas temporadas são muito água com açúcar, com sinopses voltadas para donas-de-casa. Cadê aquela "Malhação" que realmente mexia com os jovens? Acredito que se reprisassem as temporadas de 2000 a 2004 renderiam quase 20 pontos de média. Ou até mais. Dizem que a culpa da baixa audiência é do horário de verão. Não é mesmo. Com ou sem, essa novelinha já vem há algum tempo apresentando certo fiasco e prejudicando até as novelas das seis.

Lado a Lado

Estou simplesmente encantado com essa novela, mas assumo que ela precisa de um gás para melhorar sua pífia audiência. Os núcleos paralelos são fracos. Os ganchos idem. Os autores precisam prendem os telespectadores durante os intervalos comerciais, bem como, nos finais de capítulos. Na maioria das vezes, a trama não gere interesse para acompanhar o próximo capítulo. Uma pena!!!

Programa da Tarde

Em menos de uma semana, o programinha já está apelando para pautas no estilo de Sônia Abrão? Prefiro nem perder meu tempo comentando. É melhor.

Guerra dos Sexos

As chamadas de "Guerra dos Sexos" estão interessantes. Parece que vai ser uma novela bem ao estilo de "Cheias de Charme", divertida e sem compromisso com a realidade. É a característica de um ótimo folhetim das 7. Viram a nova chamada com o elenco inteiro? Show, sensacional. Jorginho Fernando e Silvio de Abreu vêm com tudo!!!

Confira a nova chamada com o elenco em peso:



Balacobaco

Quer dizer então que a Rede Record estreará sua nova novela no dia 4 de outubro, numa quinta-feira? Meus Deus, não aprendem!!! Não tem jeito! Nos bastidores alega-se que a emissora quis fugir do filme "Fúria de Titãs" que o SBT planejava colocar no ar na terça-feira, dia 02 no "Cine Espetacular". Pode?

PS: Amadinhos, sinto muito, mas o circo aqui no Blog, para alguns acabou. A partir de agora serei mais rígido na aprovação de comentários. Tem gente passando dos limites e desrespeitando os trabalhos de profissionais, com temos do tipo "lixo", "nojo", e por aí vai. Peço, por favor, vamos manter o nível. Estamos combinados? Agradecido.





Comentários (93) Postar Comentário

David Lima comentou:

Jeferson, vc acha que existe possibilidade da Globo reprisar as antigas temporadas de Malhação?

ATT, David Lima


Jeferson Cardoso respondeu:

Pior que não :(


Ana Lúcia Duarte dos Santos comentou:

Tb estou amando as chamadas de Guerra dos Sexos! pra vc quem será o maior destaque da novela? pra mim será GLORIA PIRES, ela sempre arrasa e ainda mais quando pega um excelente peronagem como a Roberta Leone, q pra mim q tive a oportunidade de ver a novela na versão original recentemente, é a verdadeira protagonista de Guerra dos Sexos, toda história se passa em torno dela. Tb adoro a Luana Piovani, reclamam dela, mas não pode negar q é uma excelente atriz com um excelente tempo de comédia! bjos


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi Ana, vamos aguardar. O elenco é genial e Silvio afirma que essa versão não tem nada a ver com a original.


André comentou:

Jeff AB é uma BOA novela, eu no começo esperei mais vide A Favorita, que pra mim é muito superior a atual do GÊNIO. Espero que na próxima novela ele não demore muito para desenrolar a história, os núcleos paralelos estão melhor q a história central... e só não dará mais 40 pontos por causa do autor mesmo, pq o circo pode atrapalhar, porém se a história da vingança da Nina (Rita) não demorasse teria mais gás! Mais espero um final surpreendente, e vai até ter um quem matou pelo que vejo!

Gilmar JM comentou:

Concordo em partes, Avenida Brasil cansou sim por causa de tamanha enrolação. Tanto que agora depois que a Carminha virou o jogo a novela está mais agradável, coisas estão acontecendo e está agradável de assistir. Vou lembrar dela como uma boa novela, mas para o meu gosto pessoal não é dessa vez que Fina Estampa será superada. Até porque eu gosto mais do estilo do Aguinaldo, mas admiro a inteligência e a perspicacia do JEC ao escrever. Malhação está totalmente voltada para os adolescentes nessa temporada, o problema é que já deu. E com a classificação indicativa tem que ser quase uma novela infantil. Por isso Carrossel há está superando porque é de fato uma novela infantil. Por falar nisso decisão acertadíssima do SBT em escolher Chiquititas como Substituta. Por fim Lado a lado, é linda, mas é muita história para a cabeça do povo, alguma coisa muita gente não entende, o pano de fundo está maior do que deveria e o que você falou tem toda a razão de ser. Vou assistir até o fim, mas não espero que reaja no ibope. Já ia me esquecendo termina semana que vem a melhor novela do ano Cheias de Charme, acho que Guerra dos S. fará sucesso, mas que não há superará.

Camila comentou:

Jeff, super concordo contigo quando vc diz que o JEC está conduzindo muito bem a trama. Eu acho assim, se fosse pra revelar logo quem era a Carminha, a novela ia acabar, correto?? Não ia ter mais nada pra contar e aí sim, ficaria uma novela chata, pois nao haveria nenhuma situação a ser criada em torno do propósito da novela. Enfim, mas vindo de João Emanuel Carneiro se espera de tudo.
Eu já estou com muito aperto no coração só de pensar que daqui menos de um mês estarei sem a minha novelinha de toda noite, não sei se assistirei a novela da Glória, a não ser que ela me conquiste rsrsrs

Jeff, outra coisa, eu adoooro a forma como você chama os autores. Aguinaldo Silva de Mago, JEC de Gênio e agora a Glória de Rainha das 21h hahahahah você tem um adjetivo para os outros também?

Luíz comentou:

Jeferson, Avenida acelerou demais nessas ultimas semanas, e ta sufocando o publico, nesse momento a carminha ja era pra ter sido desmascarada.
Lado a lado, eu acho que ta perfeita,não gosto de novelas pesadas como AEA. esse tipo de novela me agrada mais(como AVDG). nao gosto muito das novelas da gloria(tirando o clone) eu to aguardando mais GDS e Balacobaco.

Luíz comentou:

Lado a lado: eu to me surpreendendo com a sheron meneze, eu não gostava muito dela,mas ja mudei de ideia. eu tambem to gostando da Patricia Pilar,Marjorie Estiano,Camila Pitanga(ta excelente),Tiago Fragoso.

João comentou:

Olá Jeff,é,novela não tem compromisso com a realidade. Mas eu acho que o que JEC fez no lance das fotos foi rídiculo! Uma atitude dessa que a Nina teve de não guardar as fotos no e-mails e etc,não condiz com o perfil da personagem. Nina é culta,inteligente e antenada. Seria convincente se a Mãe Lucinda fizesse isso. Não dá pra engolir. Não é o circo,a única explicação pra baixa audiência é essa enrolação toda!

Deivid Santos comentou:

Concordo ! Exigir que uma novela esteja em acordo com a realidade o tempo todo é missão quase que impossível , ainda mais tendo JEC como autor, alias pra mim o maior autor de novelas brasileiras nos últimos 10 anos entre todos sem exceção , definitivamente chegou para ficar!! Já tem sua marca e espero que venham muitas outras novelas dele por ai!!
Quanto a audiência, caso não consiga seus 39 pontos de media (SP) a culpa não é falta de ritmo de forma alguma ( basta comparar seu ritmo ao de "Fina Estampa") . A culpa é unica e exclusivamente do horário eleitoral, antes a novela recebia 35 pts do JN...agora pouco mais de 20 pts ...é muito complicado!! Mas espero que no seu mês final ela volte a bomba no ibope,apesar de que, para mim isão só números , a novela é um sucessão e pronto!!
Cheias de Charme!
Fantástica e vai deixa muita saudade!!!
Lado a Lado.
Uma pena ...grande novela, texto primoroso mas esse horário está arrasando com ela ,espero que consiga se recuperar!! : :revolta: :revolta: :revolta: :revolta:

Juca comentou:

As tardes da televisão aberta estão muto ruins. Uma pena. Essa "Programa da Tarde" eu acho que não vai durar muito. E o "Muito Mais" da Band, alguem sabe se vai acabar mesmo em janeiro ou antes?

Sobre Malhação, eu não que essa temporada esteja com uma sinopse voltada para as donas de casa. Pelo contrário. Tá com historias bem modernas e ta ágil. Eu acho que a trama atual está no estilo de que a Globo deseja, so nao sei se o publico realmente seja os adolescentes. E não acho que reprisar Malhação vai atingir o publico jovem de hj em dia. Jeff, vc acha que o horario de Malhação (17h-18h) atinge mesmo o publico adolescente?

Sobre Lado a Lado, pra mim,a novela está excelente.

Sobre Guerra dos Sexos, ao contrario de vc, não me empolguei com as chamadas. Pra mim, pareceu muito forçado, querendo ser engraçada demais... Espero e acho que vou me enganar, afinal a direção é de Jorge Fernardo (!!!).

E "Salve Jorge" tbm é outra que eu espero me ssurpreender. Não acho essas "coisas todas" as novelas de Gloria Perez e não acho a atriz principal de "Salve Jorge", a Nanda Costa, uma boa atriz, pelo menos nas novelas que ela fez ... Espero que me surpeenda =D


Jeferson Cardoso respondeu:

Juca, acho que falta drama à Malhação. Gostei da nova temporada, mas achei fraquinha....


Veja também