O Planeta TV

As estreias de "Amor à Vida" e "Dona Xepa"!

Comente sobre as estreias das novas novelas da Globo e Record.

Por: Jeferson Cardoso

O primeiro capítulo de "Amor à Vida" tinha tudo para ser uma obra prima. Só não foi porque precisou fincar os pés nos chão.

A estreia foi ágil, emocionante, envolvente, mas, em alguns momentos, parecia um dramalhão mexicano. Explico. Nada contra as tramas mexicanas, no entanto, Walcyr Carrasco foi além da imaginação.

Não convenceu a forma como a mocinha se apaixonou pelo hippie. Como abrir mão da família para ficar com um cara que acabara de conhecer? Talvez pelo fato de dar a vida ao personagem mais surreal, Juliano Cazarré não estava bem. As frases românticas ditas por ele soaram falsas e superficiais. Sua atuação, no entanto, foi salva no momento da prisão. Ali, com um perfil mais definido, o ator mostrou porque é um dos protagonistas do folhetim.

Se não bastasse um amor surreal, Walcyr Carrasco ainda brindou os telespectadores com algumas gafes.  Se a personagem de Gabriela Duarte sofria de pressão alta por que teve parto normal?  Como Paloma conseguiu esconder a gravidez da família por tanto tempo, sendo descoberta apenas quando iria fugir de casa? A mocinha dá a luz num banheiro; Félix chega e, num passe de mágica, desaparece com a criança. Ele não foi visto por nenhum cristão!!!

Outra gafe, acredito eu, apenas um deslize, na primeira cena. O pai parabeniza a filha por ter passado na faculdade de medicina somente quando chega a Machu Picchu. Por que não fizera antes?

No segundo capítulo, o personagem de Malvino Salvador, para justificar a troca de bebês, diz à família que sua mulher esperava por gêmeos. Ôh my God, diria Altiva de "A Indomada"!

A abertura, bonitinha até, precisou de vida, cores vivas! A música-tema, na voz de Daniel, também não empolga. Um porre!

Apesar dos tropeços, Carrasco estreou com o pé direito no horário nobre, com uma excelente audiência, de 35 pontos. "Amor à Vida" tem os principais ingredientes (romance, drama, e vilões) para ser um grande sucesso.

Não sabemos se Walcyr Carrasco, assim como João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva, conseguirá atingir os sonhados 40 pontos, mas uma coisa é notável: a vontade dele é imensa. Isso é tudo.

No aguardo da segunda fase, com novos dramas e polêmicas e, se Deus quiser, uma comédia agradável e divertida.

Em resumo, a análise dos primeiros capítulos de "Amor à Vida":

Destaques: Susana Vieira, Paola Oliveira, Mateus Solano, Malvino Salvador

Decepções: música-tema de abertura; romance e gafes surreais.

Nota (dos dois primeiros capítulos): 8

A estreia de Dona Xepa

Epa, epa, epa como é chata a Dona Xepa. Brincadeira à parte, adorei a nova novela da Record, com exceção da personagem principal. Acho que Ângela Leal não passa a emoção que a personagem precisa. Ela também não é boa de comédia. Apenas acho. Espero ser convencido a mudar de opinião no decorrer da trama.

A estreia foi caprichada, com uma boa narrativa, lindas imagens, e trilha sonora impecável. Gustavo Reiz e sua equipe de colaboradores apresentaram um texto simples, porém objetivo. De cara arrancou risadas, e despertou o interesse em acompanhar os próximos capítulos.

No quesito audiência, "Dona Xepa" marcou 9 pontos, com picos de 10. Uma ótima audiência, porque não é fácil substituir "Balacobaco", que considero uma das piores novelas já produzidas pela Record.

"Dona Xepa" pode não ser um fenômeno de audiência, mas se manter a qualidade (e ritmo) do capítulo de estreia, com certeza, será um novelão.

Por enquanto é isso. É muito cedo para uma conclusão. No aguardo dos próximos capítulos.

Em resumo, a análise do primeiro capítulo de "Dona Xepa":

Destaques: Thais Fersoza, Luiza Tomé, Castrinho, Arthur Aguiar, Marcio Kieling

Decepções: música-tema de abertura; cenários reutilizados da novela "Rebelde"

Nota: 7


Deixe o seu comentário