O Planeta TV

A NOVELA DAS SETE MORDE POUCO E ASSOPRA MUITO!

Por: Jeferson Cardoso

A NOVELA DAS SETE MORDE POUCO E ASSOPRA MUITO!

Quando "Morde & Assopra" estava prestes a estrear disse que dificilmente perderia a novela de Walcyr Carrasco, já que, a princípio, parecia lembrar "Chocolate com Pimenta" e "O Cravo e a Rosa".

Com 18 capítulos exibidos, a nova novela das sete soa estranha e de longe tem semelhanças com os últimos folhetins do autor. Comenta-se nos bastidores que ele precisou assumir a edição dos capítulos, uma vez que, a direção estava cortando cenas importantes para o entendimento da história.

Nesses dias, observei muitos elogios à direção de Rogério Gomes. Fiquei quieto e, mesmo discordando, continuei tendo bons olhos para com a novela. Em alguns dias, pensei em desistir. Pensava: o que tem de errado nesta novela, ora bolas?!?!?! Não conseguia entender porque tudo estava de pernas para o ar. Uma comédia totalmente sem graça e não vejo química entre Adriana Esteves e Marcos Pasquim. Muito estranho, uma vez que as novelas de Walcyr são caracterizadas por seu humor e romance.

Rogério Gomes é um bom diretor, mas não está conseguindo dar a "Morde & Assopra" o tom certo. A trilha sonora é fraca e o elenco, em si, idem. Explico: Para que o público consiga achar graça, o ator precisa ter o dom para a comédia. Nesta novela, muitos não têm. Não vou citar nomes porque não vejo necessidade. A culpa é de quem escala!!! Falta humor em cenas que exigem humor e um sentimento mais forte entre os protagonistas. A sonoplastia também não ajuda!

Veja bem, não estou aqui crucificando o diretor! É o primeiro trabalho entre ele e o autor, então é normal esse desencontro. O que não pode é ficar perdido até o último capítulo. Nada que uma conversa não resolva! O autor escreve e o diretor geral que se encarregue de editar os capítulos. Acumulo de funções pode acarretar em um péssimo resultado final.

"Morde & Assopra" tem uma sinopse simples e repetitiva, porém agradável. Acredito que essa novela cairia melhor às 18h, mas... O texto, em alguns momentos, parece fraco. Detalhe bobo para o quem sempre consegue dar a volta por cima. Walcyr, com toda a sua simplicidade, consegue popularizar e dramatizar muito bem. Quem acompanha a trama percebe que há alguns mistérios que darão reviravoltas importantes.

Não suporto a personagem de Flávia Alessandra. Há muitos equívocos na construção desse robô. Por enquanto, não convence. Marcos Pasquim ainda não encontrou o tom certo para o Abner e irrita com seu "eitaaaa". Elizabeth Savalla repete os mesmos trejeitos de outras novelas do mesmo autor, porém é a que “salva” o núcleo insosso da prefeitura. São chatos os personagens de Carol Castro e Sérgio Marone. A chatice, na verdade, deve ser porque a simplicidade atinge o seu limite quando somos obrigados a escutar frases do tipo: "Minha mãe é uma santa! Jamais faria mal a uma barata!".

Por outro lado, somos surpreendidos com a interpretação de Cássia Kiss e o destaque de Klebber Toledo. Ela emociona; ele chama atenção pelo talento. Destaco também: Paulo Vilhena (hilário com sua gagueira); Barbara Paz e Joaquim Lopes (muito boa a química entre eles); Klara Castanho (essa garota arrasa!); e Adriana Esteves que está ótima. Torço para que aconteça um romance entre Julia e Tiago (André Bankoff).

Resumindo: "Morde" não é excelente, nem ruim. É boa. Sem opção no horário (e Rebelde?!?!?!!?), continuarei assistindo. E torço para que as reviravoltas que estão por vir possam elevar os índices de audiência, que por sinal, são bons. Por fim, quero explicar as ironias relacionadas à jornalista Patrícia Kogut. É tudo brincadeira, meus queridos! Só quis brincar com a situação, já que ela tanto crucificou os mutantes da Record. O que não pode é baixar o nível e denegrir o trabalho de outras pessoas. Enfim, opiniões são opiniões e devem ser respeitadas. Que Walcyr Carrasco, by Júlia, continue sonhando com os dinossauros.

Estreia Cordel Encantado

Fantástica! Sensacional! Espetacular!... Preciso dizer algo mais? Calma, Jeferson. O primeiro capítulo foi tudo isto, e os próximos serão? Espero que sim!!! U-hu!

Tchau!





Comentários (56) Postar Comentário

Cristiano comentou:

Jeferson há muitos anos não tem uma novela global com um primeiro capitulo tao fantastico, tao sensacional como foi a estreia de Cordel Encatado! Estas duas autoras na minha opinião são as melhores da globo, já mostram que são otimas em Cama de Gato.

Pedro Henrique Andrade comentou:

Concordo com Tudo !
Tudoo Mesmoo, Cordel Encantado, Linda demais !!!!!!!!!!!!!!!!

Alex comentou:

Adorei a estreia de Cordel Encantado. Não parecia novela, tinha um ar de filme e alguns momentos me lembrou até um pouco "Auto da compadecida", mas isso acredito que seja pela fotografia. Mas como primeiro capítulo está arrasando. Gostei até da protagonista, que não gosto mt como atriz...! A novela deu um gostinho de quero mais,

Quanto a Morde e Assopra, as vezes ela me soa tosca.... Acho que deveriam afastar o casal protagonista lá frente e encontrarem novos pares. Adoro a Adriana e o Marcos, mas os dois juntos não dá. Acaba que fico vendo Rebelde que tem um humor que funciona até melhor q a novela global.

jhonny comentou:

jeferson, não assisto morde, prefiro rebeldes eu sei que vc naum assisti, mas adoraria ouvir a sua opinião. gostei cordel encantado maravilhosa tem tudo para ser um estouro. jeferson eu tambem naum estava gostando de ribeirão mas ,nas ultimas semanas a novela esta se superando,fico maravilhoso naum sei se vc concorda,mas eu estou amando se ela tivesse tido esse ritmo desde o inicio seria um sucesso. tchauuuuu

Pedro comentou:

Eu até que tô gostando de Morde e Assopra . É difícil gostar de uma novela que vem de pois de uma outra perfeita como Ti Ti Ti.

Até aqui gostando de: Clara Castanho, Cássia Kiss, do pesoal do Spa e não gosto da Nivea Stelman e Hilbert, Carol Castro e Sérgio Marone e principalmnete do núcleo dos robos que era um núcluo que eu achava que iria gostar por causa do filme AI Inteligencia Artificial.

Corde?

Primeiro capítulo perfeito acho que agora com a passagemm de tempo vai ficar melhor ainda. A Globo ainda vai esticar esta novela e muitoo!

Jeferson, sei que ainda é cedo, mas a Globo já pensa em alguma substituta para O astro em 2012?


Jeferson Cardoso respondeu:

Não faço ideia, mas acredito que devem esperar os resultados para depois pensar. Disputar com A Fazenda não vai ser mole não. Abs.


carlo=12345 comentou:

jefferson
pelo o que eu li vc concorda com todos os meus comentários sobre morde&assopra,né?

Sílvio comentou:

Novela excelente essa Cordel
Morde continua um lixo, nem quero saber mais disso

Bruno Freitas comentou:

Gentee... o que foi a estreia de Cordel Encantado? essas autoras arrazam, um novelão , chegou com tudo , uma pena a audiência ter sido baixa :/

O capítulo foi ágil, não foi aquele lenga lenga como outras novelas de época, show show show.. adoreii ;D

\o/

Pablo comentou:

vc disse q não tem opção no horário de morde e assopra, e (rebelde) rebelde é uma comédia muito divertida, nao posso falar q é melhor q morde e asspra pq nao assisto, mas garanto q é muito boa.

Bruno Freitas comentou:

Jefferson.. percebi que adorou a estreia de "Cordel" e o que vc acho da abertura da novela ? :]


Jeferson Cardoso respondeu:

Ótima, só não gostei da música. Rsrsrsrs.


Veja também