O Planeta TV

A mesma Fátima, que todos já conheciam, estreia sem alarde nas manhãs da Globo

Por: Jeferson Cardoso

A mesma Fátima, que todos já conheciam, estreia sem alarde nas manhãs da Globo

É preciso ter cautela ao analisar um programa que acaba de nascer. A Globo, como se sabe, é a segunda melhor emissora do mundo. É inquestionável o seu poder de produção e qualidade, mas a estreia do "Encontro com Fátima Bernardes" ficou devendo no quesito entretenimento.

A produção, que teve cerca de seis meses para produzir, apostou em temas cotidianos, lembrando alguns programas do gênero, como, por exemplo, os de Silvia Poppovic na Band. Em alguns momentos ficou claro que o programa terá como foco a classe C, o novo público queridinho das emissoras.

A estreia soou estranha, com cara de piloto. O programa parecia ser gravado. Se não fossem algumas falhas, como problemas no áudio, até agora estaríamos nos perguntando: foi ao vivo? O cenário, apesar de moderno, pareceu escuro para uma atração matinal.

Gostei da estreia do "Encontro", principalmente da matéria feita pela jornalista Lília Teles, com o tema da adoção. Foi emocionante e linda.

Deixar as crianças de lado e apostar em um público adulto (principalmente feminino) é uma ousadia arriscada. Mas o "Encontro" mostra que vale a pena, desde que bem produzido.

Se o programa tem fôlego para manter a atenção da estreia só saberemos com o tempo. O importante é entender que a TV Globinho estava com o prazo de validade vencido.

A frase dita por Fátima Bernardes na abertura resume o meu pensamento: "É bom lembrar que depois que o "bebê" nasce e a casa fica pronta, o trabalho não acabou. Ele só está começando, exatamente o que vai acontecer aqui nos nossos encontros". É o que se espera.

A primeira semana de Gabriela

Não fui fã dos últimos trabalhos de Walcyr Carrasco. Vocês sabem que cansei das mesmices dele, mas, por enquanto, os vícios do autor ainda não estão perceptíveis em "Gabriela".

Pra mim, a primeira semana foi morna. A personagem título foi ofuscada por núcleo do bordel. Juliana Paes é uma ótima atriz, mas acho a escalação precipitada. Não a vejo com o perfil criado por Jorge Amado. Mas talvez se adequa ao estilo de Walcyr. Humberto Martins também decepciona com um sotaque baiano. Nacib, seu personagem, é de origem árabe.

Não falta ritmo a Walcyr Carrasco, que em poucos capítulos já contou boa parte da história. A direção, no entanto, parece não ter encontrado o tom certo. Algumas cenas, de tão lentas, soam desnecessárias. É nesse ponto que sinto falta de agilidade na história. Para conseguir audiência nas madrugadas é preciso, a meu ver, apresentar uma narrativa ágil para manter o telespectador acordado. Neste quesito, "O Astro" deu show e fez história.

Se Aguinaldo Silva faria melhor, talvez. A missão, no entanto, é de Walcyr Carrasco e talento ele tem de sobra para emplacar mais um sucesso. Basta querer!

Por fim, a abertura da novela é linda e a atuação de Marcelo Serrado surpreende. Ele, certamente, com o talento que tem deve se destacar na categoria melhor coadjuvante. Rum, pára!

Vergonha!!!

Há alguns dias deixei de acompanhar o Pânico na Band. O humorístico, se é que pode ser chamado assim, voltou a ser apelativo. No último fim de semana passaram dos limites "sepultando" o personagem Silvio Santos. É deprimente. A Band, emissora digna, não merece passar por isto. Desculpe-me, não comento sobre esse programa tão cedo! Nem poderei já que dificilmente irei assisti-lo.

As estreias do segundo semestre

Poucas pessoas sabem, mas "Amor Eterno Amor" foi esticada em quase um mês. A novela de Elizabeth Jhin terminaria agosto, mas terá seu último capítulo exibido no feriado de 7 de setembro.

Confira as datas de estreias das novas novelas da Globo e Record:

Globo:

13/08 - Malhação
10/09 - Novo Tempo (ex-Lado a Lado)
01/10 - Guerra dos Sexos
22/10 - Salve Jorge

Record:

09/10 - Passado Próximo (título provisório)

PS: A reprise de "Chocolate com Pimenta" termina em setembro, mas a data ainda não foi definida. A novela substituta idem.

Amadinhos, me diga: qual foi a última novela que teve uma repercussão tão quanto "Cheias de Charme"? Novelão define!

Fui!





Comentários (102) Postar Comentário

Jackson Rodrigues Silva comentou:

Ti-Ti-Ti. Sobre a primeira semana de Gabriela, as perpectivas são boas, mas é bom esperar um pouquinho. Gosto do estilo narrativo das 23h que, ao contrário dos horários tradicionais, é mais direto, sem muitas enrolações, dá para assistir e ficar preso ao canal. Gosto deste estilo, e acho que assim será no futuro. Novo Tempo é mesmo o título definitivo da próxima novela das 18h? Pois se for, realmente é um bom título, tem mais á ver com a sinopse. Agora com o programa da Fátima Bernardes, como vai se enquadrar o Hoje em Dia? Ouvi dizer que o programa investiria mais em reportagens investigativas. Fique tranquilo, Jeff! Se o Pânico ''enterrou'' o personagem Silvio Santos, o verdadeiro está vivissímo, completando 50 anos de carreira na TV do Brasil!


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, é o definitivo.


Luis comentou:

Fatima: foi muito melancolica. Mas assistivel!
Panico : não vi graça no velorio ao vivo( marcou recorde negativo desde a estreia)
Gabriela: aqui em casa ta todo mundo proibido de assistir(+18).
Melhor das 7:TiTiTi a novela de maior faturamento das 7( eu acho ela melhor que CDC ela e mais completa).

Passado Proximo: o que achou do nome? Tera gemeas vilãs to adorando a sinopse .. Mas so posso ter opinião completa na estreia. Aguardo resposta! :ok11:


Jeferson Cardoso respondeu:

A sinopse para boa. Vamos aguardar o elenco e maiores detalhes da história. Beth Goulart e Larissa Maciel já estão confirmadas. =D


Jarder comentou:

Jeferson apesar de ter gostado do Programa de Fátima, tenho que assumir que a globo errou de ter colocado o programa as 10h30. Acho que a globo tinha que ter a colocado as 08h30 e o Mais Você as 10h30. Ana Maria e alegre, ela se emociona. Acho que não foi justo ter tirado do mais você 10 minutos como a globo tirou. Torço pela Fátima, mais prefiro a Ana Maria. Não acho justo dela ter que competir com o Jornal da Record. Sou fã do Mais Você. Jeferson você concorda com minha opinão da troca de horário do Mais Você ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Jarder, discordo da troca de horário. Sou a favor de migrar o Bem Estar para os sábados e "Encontro" começar às 10h indo até 11h15. A TV Globinho não deveria ter saído assim radicalmente.


Izaías comentou:

Jefferson, não sei pra você, mas para mim a última boa novela do horário das 19h foi TiTiTi. Desde que a novela acabou que eu não assisti mais o horário. Agora Cheias de Charme levantou esse horário. Eu juro que esperava bem menos da novela, até por que Aquele Beijo foi um fracasso. Achei que iria levar anos para outra novela fazer sucesso, mas Cheias de Charme mostrou o

Sanantha e pamela comentou:

Juliana paes fez teste do sofá.... :flora: :proibido1:

@FABIODIASR comentou:

O programa da Fátima é mais do mesmo. Ela está ótima, mas as pautas foram fracas!

Amor Eterno Amor - Esticada!
A novela das seis chegou ao patamar de audiência desejado pela emissora, há semanas mantem-se na meta de 25 pontos, e por isso foi esticada para 161 capítulos, exibindo seu último capítulo em 07 de setembro. A novela terminará com 3 semanas a mais que a antecessora A Vida Da Gente. Algo completamente desnecessário, a trama segue morna e sem grandes atrativos. Mas números são números!


Cheias de Charme - O fenômeno!
Essa sim, uma novela que merecia ser esticada. Tem previsão de 143 capítulos - apenas - terminando em 28 de setembro. Saiu na mídia que talvez seja adiado o seu fim para meados de outubro. Tomara. Sua audiência é um fenômeno, deve superar todas as antecessoras desde a última alteração na medição do IBOPE. O destaque da semana foi Cida deixando a mansão dos Sarmentos no casamento de Isadora com direito a show das Empreguetes.

Carrossel - Ganha o SBT!
A novela do SBT sucesso já consolidado na emissora, ganha espaço em outros programas. Os diretores nada bobos querem pegar carona no sucesso das crianças. Já tiveram participação em A Praça é Nossa e esse domingo teve uma grande espaço no Programa da Eliana.

Máscaras - Melhorou depois do capítulo 50!
A trama de Lauro César Muniz revelou todos seus mistérios e ganha um novo rumo, ficou bem mais interessante. As cenas do casamento de Otávio/Martin com sua Rainha foram incríveis. O único problema é seu horário. Essa mudança foi um equívoco, a novela teria mais chances as 22:15 de recuperar seu público, pois A Fazenda nunca tem horário pra terminar e algumas vezes Máscaras começa bem próximo da meia noite.

Avenida Brasil - Eletrizante
Engana-se quem pensa que Avenida Brasil perderá o folego, fora a reviravolta prevista no capítulo 100 (onde Carminha descobrirá que Nina é Rita), a partir do capítulo 84 (próximo sábado) a novela pegará fogo! Essa semana marcou um novo recorde de audiência, no capítulo de teça-feira marcou 43 pontos, nesse dia foi exibida a cena antológica da briga de Carminha e Monaliza.

Gabriela - Ótima pedida para um fim de noite
Como já esperava, não me encantei pela trama. Não é o meu gênero favorito de novelas, regionalistas e ainda baseada em obra literária. Não li o livro, muito menos vi algo da primeira novela. Não farei comparações. A novela tem aquele padrão Globo de qualidade que coloca no chinelo qualquer outra emissora. Juliana Paes acredito que seja a melhor escolha para a protagonista, linda, sensual e talentosa. Assim como Humberto Martins está ótimo no papel de Nacib. Ivete Sangalo não merece críticas, está correta no personagem. A abertura é linda. Sim, somente elogios, porém, a trama não empolga, o primeiro capítulo foi muito mal apresentado, os demais achei lento. Sonífero. Bom para o horário! Ah, as cenas de sexo não vejo mal algum, pelo contrário, o horário permite e essa ousadia faz falta na tv. Quem sabe eu não resista aos próximos capítulos.... pois afinal, ninguém resiste a ela.


Jeferson Cardoso respondeu:

Fabio, amadinho, o que melhorou Máscaras foi a troca de direção. A novela, no entanto, segue desnorteada. Cheias de Charme esticada? Deus me livre!


Junior comentou:

Obrigado Felipe Miguez e Isabel de Oliveira por suas mentes criativas instituirem uma novela MARAVILHOSA como Cheias de Charme. Desde Ti-ti-ti não havia visto uma novela destas no horário das sete!!!

Por incrivel que pareça eu particulamente gostei do novo programa da Fátima Bernandes, não sei porque, mas o programa tem futuro!

Lirilch Linzmeyer comentou:

PS: A reprise de "Chocolate com Pimenta" termina em setembro, mas a data ainda não foi definida. A novela substituta idem.

- NÃO ENTENDI ISSO.


Jeferson Cardoso respondeu:

A substituta também não foi definida.


Valéria Causset comentou:

Olá Jerfêson!!

Você não pode querer que o Nacib tenha um sotaque árabe, só pelo fato de ele ser árabe. Muitas pessoas nascem em outros países e não necessariamente possuem o sotaque. Ah tá, mas é novela. Sim, mas na novela, não foi especificado quantos DIAS, MESES ou ANOS, o Nacib viveu na Turquia para ainda ter o sotaque de lá. E o sotaque baiano, por ser mais carregado é um dos mais fáceis de se absorver. Gato, pesquise um pouco mais antes de tecer comentários aparentemente consistentes, por que se não soam amadores, ok??

O programa da Fátima teve nada demais, só fogo de palha, amanhã dá 5 igual o HED.

Pânico na besteira!!!!!!!!!!!!!!

Beijos amore!


Jeferson Cardoso respondeu:

Entendo o seu ponto de vista, mas continuo com a mesma opinião. Não me senti no universo de Jorge Amado. Uma pena.


Marcos Guida comentou:

Ai toh rezando tanto para a globo escolher uma "novela" mesmo para valer a pena ver de novo rsrsrs Uma daquelas que realmente deixou saudade...


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é...


Veja também