O Planeta TV

A CRISE DE AUDIÊNCIA QUE ASSUSTA O SBT!

Por: Jeferson Cardoso

A CRISE DE AUDIÊNCIA QUE ASSUSTA O SBT!

É complicado entender o que se passa na cabeça de Silvio Santos diante de uma situação critica em que se encontra o SBT, mas a verdade tem que ser dita: ele está colhendo o que plantou!

Já fui telespectador assíduo do SBT e adorava a sua programação (principalmente na década de 90 até 2002), mas a falta de respeito e a instabilidade de sua grade me obrigaram a utilizar o controle remoto.

Silvio Santos como apresentador é inquestionável, mas como empresário... O SBT foi a única emissora até hoje que realmente ameaçou o império da Globo e só se encontra em uma situação lastimável porque foi mal administrada.

Emissora que não respeita seu público jamais conquistará a audiência desejada. E para piorar a situação, Silvio Santos não respeita se quer seus funcionários. Citando alguns exemplos: Serginho Groismann, Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Carlos Alberto de Nóbrega, Ratinho e outros que tiveram os horários de seus programas alterados várias vezes. Sem citar aqueles que foram colocados na geladeira sem explicações. Silvio Santos é assim, decide e executa sem pensar nas consequências.

Enfim, a última novidade foi uma mudança drástica na programação para reprisar – a pífia – Ana Raio e Zé Trovão. A medida foi tomada para tentar barrar o crescimento da Band no horário nobre. Daí eu pergunto: Desde quando Ana Raio e Zé Trovão tem esta capacidade? Enquanto isso a inédita Uma Rosa com Amor fica jogada às moscas entre dois telejornais.

Posso estar enganado, mas Ana Raio não vai alterar em nada os índices do SBT e ainda vai prejudicar outros programas, tais como, Conexão Repórter (agora exibido nas madrugadas); Esquadrão da Moda (que passa a ser exibido aos sábados no horário da novela das oito); e, por fim, Aventura Selvagem (que será reprisado nas manhãs de domingo e em seguida sairá do ar desrespeitando o biólogo Richard Rasmussen).

É crítica a situação desta emissora e o futuro não será nada agradável. É óbvio que o SBT não vai falir como a Manchete, mas acredito em uma desistência de Silvio Santos, que desanimado e com uma idade respeitável, abrirá mão deste projeto que tinha tudo para ser uma grande potência.

Muitas pessoas questionam porque Gugu Liberato saiu do SBT. A resposta é óbvia, mas pode ser esclarecida em breve. É claro que o salário milionário foi fundamental, mas Gugu não é bobo. Diante da crise do SBT e uma implicância de Daniela Beyruti , filha de Silvio Santos, ele não pensou duas vezes. E com toda razão!

E antes que fanfarrões digam que estou comentando tudo isto a favor da Record, esclareço: a emissora dos bispos segue o mesmo caminho do SBT. Eles não se baseiam na Globo, como dizem, e sim em Silvio Santos. Tenho dito!




Comentários (35) Postar Comentário

Emanuella comentou:

Jef, realmente o SBT está errando muito, e isso pode lhe custar caro! Ana Raio e Zé Trovão melhoraram sim os índices da emissora no horário, hoje por exemplo ficou longe da Band e conseguiu barrar Ribeirão do Tempo, quebrando a "tradição" das novelas da :record1: irem bem nas terças devido ao péssimo casseta e planeta. Mas, será que vale a pena mudar toda a programação por causa de uma novela de 1991? Não sou nem contra a reprise, afinal, de loucuras o :sbt1: já está cheio, uma a mais não faz diferença, mas o erro é MUDAR a programação totalmente por causa disso! Fosse só uma reprise que atrasaria os programas em 15 minutos tudo bem, mas mudaram tudo! Aff!

Quanto ao Gugu, na minha opinião, trocou seis por meia dúzia! :zuando31: Abs. :tchatcha1:

Adalberto comentou:

Realmente é complicado entender a lógica da programação do SBT essa que se trata da tv mais popular da TV Brasileira que já chegou a barrar a Globo e conquistar até 55 pontos com um reality show hoje vive uma má fase que se resume a um nome: SILVIO SANTOS! Esse é sim o grande apresentador da TV mas como empresário... Meu Deus... O SBT é uma emissora que não respeita ao público, ao seus funcionários e não tem estratégica para vencer a Record e meuito menos a Globo. E agora por conta de uma novela lá do fundo do baú fazem esse remanejo todo na programação acredito que essa sim tenha tudo para dar uma boa audiência mas e os outros programas que foram prejudicadas por esta como Conexão Repórter e Aventura Selvagem não merecem respeito será que podem ser desperdiçados assim na programação? E quando a novela acabar? E agora com a Copa? O SBT é uma emissora sem futuro porque erra no presente assim como a Record que ainda tem a Universal para se sustentar e é por essas e outras que a Globo ainda reina absoluta na TV mesmo com alguns programas que atigam audiência pífia, a Globo tem respeito ao público e a seus profissionais e TV não tem mistério é tradição e respeito! Torço para uma recuperação do SBT mas do jeito que está não demora muito vai no mesmo caminho da Manchete! ACORDAAAAAAAAAAAAAAAAA SILVIO!

Resposta Jeferson: O pior de tudo é que vejo pessoas comemorando 7 ou 8 pontos pífios de uma reprise. Abs.

Cleyton comentou:

O SBT não aprende com seu erros! A instabilidade em sua grade e o desrespeito com seus apresentadores que o levou a 3ª colocação no ranking geral de audiência, continua ocorrêndo na emissora. Não acho que o SBT tenha ameaçado o império da Globo, os altos indices de audiência que o SBT teve com seu Show do Milhão, 1ª edição da Casa dos Artistas e Filmes inéditos exibidos, foram claramente momentâneos e isolados do restante da programação.
A RECORD que muito mais inteligentemente conseguiu usar a audiência de sua Escrava Isaura e Prova de Amor, por exempro, para promover elevação em todos os índices da emissora.
A RECORD, sofre pelo mesmo mal do SBT, que é não ter um público tão fiel como a Globo e usar alterações repentinas na grade, para atingir telespecadores de acordo com as situações momentâneas, isso realmente tira credibilidade, mas é complicado, para essas emissoras seguir um padrão fixo na programação. Todo mundo sabe que a Record foi péssima em dividir o horário de "Bela" com "Ribeirão", a programação ficou super desajeitada, mas foi a única forma que a emissora conseguiu de atrair um público para "Ribeirão" que chegou a cravar 12 pontos de média. Hoje sem "Bela" a novelaa sofre pra fazer 8 pontos, e poderia, com certeza, estar muito pior se tivesse atrído, meio que na marra, o público da grande "Bela, a Feia".

Gostaria de parabelizar a Band, pelos ótimos índices que vem fazendo, atingindo a vice-liderança em muitos momentos, principalmente em BH, cujos índices não são mostrado n"O Planeta TV". É assim que a TV fica interessante, com bastante concorrência, sem o monopólio exclusivo de uma emissora!

Denner comentou:

Eu concordo com vc, mas vamos combinar que o SBT já aprendeu muito com seus erros. Há 2 ou 3 anos, a programação mudava praticamente todos os dias, e hj só mudou por causa da novela que eu tb não queria que o Silvio reprisasse, mas fazer o que né? Mas a record tb muda d+ o horário, uma prova disso foi Bela a feia. A novela mudou inúmeras vezes de horário e tb era quase todos os dias. Só conseguiu audiencia no final pq passava de madrugada, e nesse horario a concorrencia é fraca. Enfim, concordo que o sbt precisa mudar urgentemente, mas tb sei que já mudou muito tendo em vista alguns anos atrás..

joao comentou:

:vibra1: oi gente do Planeta Eu atualmente so assisto Passione porem so falo da novela. Jeff voce tem escutado o que vai vir nos proximos capitulos da novela. Aborto, Pedofilia con esses temas vai ficar mais dificil ainda aumentar o ibope vc nao acha. E meus deus as cenas da Dayse Lucidi esta arrasando mais as ceces e forte demais mais a novela segue bem e a Carolina Dieckman esta se dando bem. Bom ate a proxima :tchatcha1:

Stanlley comentou:

Concordo com tudo, menos quanto a ana rai e zé trovão, pq já cresceu de audiência em apenas dois dias de exibição e ficou 1 ponto atrás da caríssima ribeirão do tempo, com um investimento menor, agora o horário da linha de shows foi afetado e poderia ser repensado, sem desprestigiar os artistas da casa...

Layon comentou:

SBT - O :sbt1: atravessa essa fase por causa de sua imcompetência em administrar a sua programação e o seu desrespeito ao tele-espectador. :prabaixo1: Silvio Santos nem se preocupa se a emissora está bem ou não porque ela não é sua principal fonte de renda. Pra quem tem shoppings, financeiras, captalização, concessionárias, etc.,por que ligar pro "SVT" (vide TV Pirata satirizando a "Praça é Nossa").

Fico com pena uma emissora que deu mais de 50 pontos em cima da :globo1: no futebol, as boas novelas dos anos 90 (Pérola Negra, Pícara Sonhadora, Fascinação), um show de variedades fica hoje ameaçada de ficar em quinto (5º) lugar.

Pra solucionar os problemas da emissora da anhanguera, precisa:
1-Fazer uma pesquisa minuciosa sobre os erros e acertos do SBT;

2-Valorizar os artistas da casa;

3-Padronizar as filiadas e afiliadas bem no estilo "Padrão Globo de Qualidade" (Inter TV, RBS, Rede Bahia, TV TEM);

3.1-Padronizar os telejornais locais com o nome definitivo à elas também no estilo PGQ (Praça TV);

4-Fixar uma programação sólida;

5-Colocar programas criados, produzidos e dirigidos por brasileiros e dimiuir enlatados estrangeiros;

6-Lançar nova logomarca (mudar as cores do círculo da emissora) à cada 5 anos em aniversários redondos da emissoras:2011(30 anos)/2016(35 anos)/2021(40 anos) (essa atual :sbt1: está desde 2004 e não 2009 - se duvida veja algum vídeo do Teleton 2004 e verá que estou falando a verdade);

Eu critico, e dou a solução porque amo o :sbt1: e o quero vê-lo forte e uma marca bem concorrida.

se continuar assim, :globo1: :record1: :band1: :redetv1: :cultura1: :gazeta1: agradecem.

Antônio Davi comentou:

A Daniela fazia um bom trabalho no comando .

Henrique comentou:

O SBT ainda tem dificuldades com relação aos seus horários. Precisa aprender.

"Resposta Jeferson: O pior de tudo é que vejo pessoas comemorando 7 ou 8 pontos pífios de uma reprise. Abs. "

Jefferson, eu sinceramente tento entender os seus critérios mas fico perdido. Vc critica o fato de comemorarem 8 pontos de uma reprise como Ana Raio e Zé Trovão mas coloca seta para cima da reprise dos Mutantes?!?! SBT e a Record não tem comparação em termos financeiros , a Record tem uma fonte inesgotável de recursos provenientes da Igreja Universal.É dinheiro entrando todo santo dia.

Rodrigo Faro vai fazer filme???...É o fim da feira .Xepa Total!!!

Resposta Jeferson: Meus critérios são pessoais e o do site não! Sim, quereeedo, não sonhe com Ana Raio e Zé Trovão, que esta não vai muito longe. Abs.

Mamão com Açúcar comentou:

SINCERAMENTE, JEFERSON E EQUIPE DO PLANETA TV, VCS ESTÃO FALTANDO COM O RESPEITO DE SEU PÚBLICO ULTIMAMENTE! :espera1:
O MEU MOTIVO PARA ESTA CRÍTICA SE DEVE AO RANKING NOVELAS, QUE ESTREOU JUNTO COM O NOVO LAYOUT DO SITE. LÁ, MARCA QUE, COM A ESTREIA DE RIBEIRÃO DO TEMPO, QUE JÁ OCORREU, IRIAM INCLUIR AS AUDIÊNCIAS DA RECORD... E NADA ATÉ AGORA!
E OUTRA, ESCRITO NAS ESTRELAS JÁ ESTÁ PELO MENOS NA SUA DÉCIMA SEMANA, MAS NOS NÚMEROS POSTADOS, AINDA TÁ NA QUINTA! QUE ATRASO É ESSE MINHA GENTE? E PASSIONE JÁ ESTREOU, A EQUIPE JÁ PODIA BOTAR OS NUMEROS DA NOVELA E SUBSTITUIR OS DE VIVER A VIDA. AFF!
ESSE SITE É BOM DE CONTEÚDO, MAS DE LONGE, É O MAIS ATRASADO! :queta1:

Resposta Jeferson: Meu quereedo nick fake, sim, estamos com poucas atualizações, que serão normalizadas em breve. O Ranking audiência já está sendo alterado e deve ser publicado até o fim de semana. Abs.

Veja também